O que é?
É uma massagem que reúne um conjunto de técnicas que visam o melhoramento do tónus muscular e proporcionam o aumento da performance física. Esta massagem envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.
Efeitos da massagem desportiva
Os efeitos das técnicas manipulativas utilizadas no deporto são mecânicos, fisiológicos e psicológicos, ocorrendo por intermédio de mecanismos reflexos e diretos, permitindo promover:
- A diminuição das lesões e melhoria da consistência do treino;
- A prevenção de lesões musculares e dos tendões;
- A promoção da cura de lesões agudas;
- A reabilitação total, evitando que os problemas agudos se tornem crónicos;
- A reabilitação de lesões muito prolongadas;
- A redução dos espasmos musculares, promovendo a restauração da fisiologia muscular;
- Melhoria da Circulação sanguínea;
- Melhoria da Mobilidade Articular;
- Alívio dos músculos em tensão, rígidos e fatigados depois da prática desportiva ou após uma grande tensão física ou emocional;
- A redução da Fadiga;
- A serenidade mental;
- O aumento da confiança;
- A permanência do atleta durante mais tempo na prática do desporto.
Em suma, no tratamento dos atletas nas suas diversas atividades, a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa, permitem um maior aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo. Garantem também a redução de tumefações e edemas e o alongamento de tendões e ligamentos contraídos.
A quem se destina
Este tipo de massagem aplica-se em situações de pré-treino desportivo, treino desportivo, pós-treino desportivo, pré-competição, competição, pós-competição, pós-viagem, prevenção de lesões e recuperação de lesões. Contudo, para se beneficiar de uma massagem desportiva não é necessário ser-se atleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário