Não está totalmente claro o que causa nós nos músculos, mas é sabido que os músculos não ficam literalmente torcidos e amarrados como um nó de cadarço.
Especialistas acreditam que essas adesões musculares (também chamadas de trigger points miofasciais) são resultados de tensão repetitiva e sobreuso de uma área específica.
Os locais mais comuns para formação desses nódulos são o pescoço, ombros e costas. Contrair os músculos devido à ansiedade ou stress pode criar nódulos ou podem se desenvolver de uma lesão, má postura ou até mesmo longos períodos de inatividade.
Desfazendo o nó com massagem
Um dos melhores meios de “desatar” um nó muscular é a boa e velha massagem. Se encontrar um massagista vai levar tempo, é possível agir de forma a aliviar o problema: é preciso por pressão sobre a área, de forma bem firme.
Uma bola de tênis pode ser usada para que a pessoa se deite sobre ela, colocando-a bem embaixo do ponto onde o nó está, por cerca de um minuto, respirando de forma lenta e profunda durante o período.
Atualmente existe o foam roller, um rolo especialmente voltado para a auto-massagem. Ele também pode ser usado para essa massagem em pontos doloridos e especialmente sensíveis, mas é indicado para massagear mesmo quando não há um “problema”. Após a prática física diária, por exemplo.
Se a contração e o nó foram insistentes e a dor aumentar ao invés de diminuir, procure um médico.
The post Como combater o “nó” muscular? appeared first on Malhar Bem - Dicas de Saúde e Malhação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário