Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e com a maior demanda de pessoas realizando atividade física, especialmente corrida de rua, a exigência na articulação do joelho também aumentou muito, levando ao surgimento de lesões. O joelho é uma articulação que corre um risco maior de sofrer com sobrecarga, principalmente por conta dos movimentos de repetição.
Dependendo do esforço, o atleta pode apresentar dor e inchaço desencadeado pela Condromalacia patelar. Além disso, outros fatores como desequilíbrio muscular e biomecânico, atividades de alto impacto também podem provocar o amolecimento da cartilagem. A mulher pode sofrer um desgaste maior da cartilagem da patela por conta do alinhamento dos membros inferiores. A condromalácia é uma patologia que pode levar anos para se manifestar. A sua causa está associada ao atrito da patela e o fêmur durante o movimento de dobrar e esticar do joelho.
O principal sintoma da condromalácia é dor na face anterior do joelho que tende piorar quando é feito algum movimento. É comum os atletas se queixarem de dores ao subir ou descer escadas. O diagnóstico deve ser feito por meio de exames como teste compressão patelar, acompanhada de uma avaliação biomecânica. O médico também solicitar a ressonância nuclear magnética para confirmar a lesão. O tratamento pode ser feito com o auxílio da fisioterapia que pode utilizar técnicas de exercícios para controlar a dor e diminuir a pressão
Nenhum comentário:
Postar um comentário