A massagem esportiva de competição tem como objetivo dar ao atleta condições favoráveis para a preparação e a recuperação do esforço físico.
Podemos diferenciar a massagem de competição em massagem pré-competição, massagem entre competições e massagem pós-competição.
A massagem pré competição pode melhorar o potencial do atleta para um desempenho vitorioso. Ela objetiva aumentar a circulação e a temperatura central, facilitar as trajetórias neuromusculares, além de fornecer feedback cinestésico melhorando a consciência corporal, flexibilizar e afrouxar a fáscia e outras estruturas do tecido conjuntivo e diminuir o excesso de tensão muscular.
É uma massagem mais vigorosa e de ritmo mais rápido, buscando os benefícios da massagem, sem levar a um relaxamento que retire o atleta de seu limiar competitivo.
A massagem entre as competições é realizada em torneios com várias competições num mesmo dia, ou mesmo no intervalo de jogos de futebol, basquete, dentre outros. O principal objetivo é identificar e tratar quaisquer área de tensão excessiva que tenham se desenvolvido durante o exercício.
Nestes dois tipos de massagem, o uso ou não de creme emoliente é importante. Um primeiro fator a ser considerado, obviamente, é a vontade do atleta, entretanto o terapeuta não pode se limitar a isso. Nos casos em que o atleta veste uniforme para o corpo todo, dispositivos para treinar ou em competições em que a lubrificação residual sobre a pele pode causar escorregões ou retenção de calor, recomenda-se as técnicas de massagem seca.
A massagem pós competição auxilia na recuperação, reduzindo as tensões musculares desenvolvidas durante o exercício, facilitando a captação de edema (inchaço) e o movimento linfático, auxiliando o retorno venoso para sustentar a recuperação, desativando pontos-gatilho e reduzindo o risco de dor muscular de início retardado.
Diferente das massagens comuns, a massagem de competição se foca nos grupos musculares mais exigidos na prática esportiva e em possíveis queixas do atleta. Isso é válido principalmente para a massagem entre competições, em que o tempo é extremamente escasso.
É importante que as massagens de competição sejam algo a mais, sem atrapalhar a rotina normal do atleta. Assim, a massagem não substitui o aquecimento e resfriamento, mas sim os complementa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário