Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Massagem Desportiva



Se pensarmos na atividade de um atleta, do treino à competição e durante esta, verificamos que existem necessidades e formas de atuação próprias para cada um destes momentos.

Com o objetivo de preparar, manter e recuperar os atletas para a prática desportiva, foram desenvolvidas técnicas e metodologias específicas que resultaram na criação da Massagem Desportiva.

É então composta por um conjunto de técnicas de manipulação das estruturas músculo-esqueléticas, usando conceitos comuns à Quiromassagem, mas com incidência particular em zonas corporais cruciais à atividade desportiva do atleta, adicionando características específicas reforçadas, quer a nível da pressão exercida e da localização, velocidade de execução e intensidade, quer ainda recorrendo a mobilizações e alongamentos como complemento essencial.


Existe assim, uma maior incidência na localização, vigor e dinâmica.

Cada atleta e cada modalidade tem o seu ciclo próprio e a sua especificidade, nomeadamente quanto aos grupos musculares mais utilizados. Isto significa que a massagem deverá estar adaptada a cada caso.

Como parte integrante na recuperação do atleta deve ainda referir-se o recurso ao uso do frio e do calor, principalmente no dia seguinte à competição, sendo neste caso muito utilizado o chamado Banho de Contraste que se deve iniciar com calor, alternando depois com o banho frio com gelo numa sequência que termina com um banho morno de 5 minutos.

Segue-se então a massagem e finaliza-se com Técnicas Especiais de Cinesoterapia, vulgo mobilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário