A massagem desportiva não é recente e desde a antiguidade, com os gregos e romanos, é utilizada como complemento da medicina esportiva. A massagem terapêutica esportiva, muitas vezes chamada de massagem esportiva, é definida como a aplicação científica e intuitiva de massagem, movimento e alongamentoem indivíduos fisicamente ativos. Em outras palavras, ela é utilizada com o objetivo de preparar, manter e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos, aumentando o rendimento de atletas e diminuindo a incidência de lesões.
No caso de lesões específicas, a massagem pode trabalhar as áreas diminuindo e melhorando as lesões além de, graças à sensibilidade do terapeuta, poder identificar e trabalhar os pontos que ainda não se tornaram lesões, prevenindo-os, podendo adaptar o tratamento em conformidade com aquelas percepções.
→ Volta aos exercícios após interrupção dos treinamentos;
→ Períodos de interrupção por lesões;
→ Manutenção dos treinamentos;
→ Pré e pós-competição.
O principal objetivo dessa massagem é promover o relaxamento da musculatura tensa. Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo. Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover melhor circulação sanguínea, preparando a pessoa para o exercício.
Já, na fase de pós-exercício, essa prática elimina o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”. Por apresentar essas características, mesmo que o cliente não seja atleta de alto desempenho, ela é importante para melhorar ainda mais os resultados esperados com a atividade física.
Portanto, apesar da alta tecnologia utilizada hoje, para que todos os tipos de atleta obtenham melhor desempenho, a massoterapia vem sendo utilizada e considerada fundamental.
Fontes: Cassar, Archer et al.
Nenhum comentário:
Postar um comentário