Dentre todas as escolas de medicina na antiga Grécia, sem dúvida a escola de Cós foi a mais promissora. Os motivos estavam em seu conhecimento sobre saúde, ervas, princípios de atividades físicas e principalmente o uso do loutron ou seja a forma de passar óleo no corpo dos enfermos. Hipócrates além de lançar as bases da medicina também o introduziu princípios para massoterapia. A massoterapia que antes não era vista como ferramenta médica só seria utilizada para tal finalidade tempos futuros. Em 460 -350A.c Hipócrates possui todo fundamento da medicina grega antiga e dentre eles as” fricções “para manter o vigor físico. Diversas nações seguiram os pensamentos da escola de Cós, incluindo os Persas, Arabes, Turcos e Sírios. Razes Avicena teria utilizado a massoterapia como campo de tratamento para diversas enfermidades, assim também como outros expoentes da medicina. Muitos médicos do passado se valeram das fricções, mas somente em 1813, iniciaríamos o campo cientifico.
Atualmente a resposta tátil(toque) pode além de promover cura através de movimentos mecânicos e fisiológicos, auxilia em campos de energia e alinhamento de memória tissular. Hoje trabalhar com o esqueleto axial e bioenergético são coisas normais para os treinados em Terapia por massagem.
Hipócrates sabia das energias e o poder do toque, mas não sabia naquele tempo mensurar ou explicar tais fenômenos. Observe trechos de seus pensamentos.
“... O médico deve antes de tratar qualquer doença, deve procurar desenvolver a arte da fricção e da massagem”.
Hipócrates.
“Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças.”
―Hipócrates
“A cura está ligada ao tempo e, às vezes, também, às circunstâncias.”
―Hipócrates
ABRAMC – MEDICINA FEITA A MÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário