A cada dia aumenta mais o número de provas de corrida de rua nas grandes cidades. Tanto o número de corredores quanto o número de assessorias de corrida vem crescendo e se desenvolvendo no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento dos alunos envolvidos. Seja o objetivo dos alunos saúde ou performance há profissionais da saúde vinculados ao treino dos alunos e ao seu atendimento no dia das PROVAS DE CORRIDA.
Não raro há, além de profissionais da educação física e massoterapeutas nas ditas tendas dos grupos de corrida.
O Objetivo desse artigo é descrever o papel de um massoterapeuta nesses ambientes das assessorias, bem como ressaltar sua importância e principalmente o que este pode acrescentar no dia de uma PROVA.
A grande maioria dos atletas amadores, principalmente aqueles que buscam a saúde em detrimento da performance, tende a associar a imagem de um massoterapeuta e uma maca portátil numa tenda de assessoria ao momento de ALONGAMENTO pós prova. No entanto, há muito mais que o massoterapeuta pode oferecer.
É muito comum o surgimento de queixas de DOR justamente no dia das provas de corrida, em especial porque o atleta tende a “forçar” sobre si mesmo um ritmo ligeiramente mais intenso do que nos treinos. Além disso, há um enorme numero de pessoas na hora da largada e o atleta acaba adaptando um movimento de zigue-zague que pode parecer inocente, mas aumenta e MUITO!) a demanda sobre os tornozelos , joelhos e quadris.
Dessa forma, o massoterapeuta mostra-se como um profissional que além de estar atuando no alongamento pós prova está apto a orientar condutas imediatas com relação as lesões ocorridas no momento da prova. O mesmo massoterapeuta pode ser futuramente o profissional a acompanhar uma eventual reabilitação do individuo caso ela venha a ser necessária.
O recado para os atletas é de que NÃO somos meros alongadores após a prova. Esse é um momento essencial de contato entre o atleta e o profissional e é SIM o momento de relatar essa ou aquela dorzinha para o massoterapeuta para que seja possível SANAR os fatores de lesão antes que ela se torne algo grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário