Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Liberação Miofascial



Não é um assunto muito divulgado nas mídias, mas de relevante propriedade.  Vamos falar de relaxamento muscular.
Miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares (mio = músculo + fáscia = tecido conectivo).
liberação miofascial é uma técnica do método americano Rolfing®, que consiste na mobilização digital profunda do tecido conjuntivo, em especial das fáscias, que formam a rede de tecido fino e elástico existente em camadas contínuas por todo corpo, faz com que os músculos se libertem de padrões habituais de tensão crônica, melhorando desconfortos musculares, dores e mobilidade prejudicada.
As causas de lesões musculares e enfraquecimento da fáscia são:
- o uso incorreto da musculatura
- treinos demasiadamente intensos
- maus hábitos posturais
- desgastes emocionais e estresse
Essas causas geram uma pressão excessiva, geralmente, sobre os nervos e músculos fazendo com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos de gatilhos (tigger points). Os pontos afetam o bom funcionamento do sistema músculo-articular, junto à coordenação, flexibilidade e força muscular, e, consequentemente, prejudicam o desempenho no treinamento físico e o bem estar geral.
Uma das maneiras de liberação miofascial é a aplicação do método Rolfing® de pressão. A fáscia torna-se mais solúvel e pode permitir que as estruturas contidas no seu tecido alterem seu arranjo e se adaptem numa relação mais harmoniosa com as partes adjacentes do corpo evitando assim doenças como o LER & DORT.
Indicações:
- Pessoas que praticam atividades físicas variadas, ajudando na recuperação, relaxamento, melhoria da amplitude de movimento;
- Diminuição da “dor pós-treino”;
- Remoção de metabólitos através do aumento da vascularização muscular.
Podemos utilizar o Método Rolfing® no pré-treino para a preparação da musculatura que irá ser trabalhada aumentando a mobilidade articular, favorecendo uma melhor execução dos movimentos e diminuindo o estresse músculo-articular.
Já no pós-treino a liberação miofascial é orientada para um relaxamento muscular localizado prevenindo lesões e proposrcionando bem estar aos praticantes de atividades físicas regulares.
Alguns implementos foram desenvolvidos para tratá-los. Dependendo de seu tamanho e formato, inúmeros movimentos podem ser feitos para a realização do método. Nas imagens abaixo temos alguns exemplos de como realizar a técnica utilizando um foam roller.
fascia3
Os pontos para liberação miofascial são: panturrilhaquadril (lateral),piriformeglúteo e costas como um todo.
fascia2
Professor Wesley Paixão, instrutor de kinesis e Treinamento Funcional da Academia Unique Brasília. Professor excelente e que aprendemos muito sobre esse tipo de treino.
É normal aparecer dor no momento da execução, caso isso ocorra, permaneça com o foam roller sobre o local até que a dor desapareça em pelo menos 70%.
As massagens de liberação miofascial trazer benefícios aos pacientes neuromusculares:
- Libera sensivelmente as tensões e dores musculares crônicas;
- Libera o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
- Modifica adequadamente a distribuição da massa muscular;
- Melhora a circulação e a respiração;
- Promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
- Aumenta a consciência corporal.
Contra-indicações:
- Pessoas com hipersensibilidade vascular diagnosticada;
- Hipersensibilidade a dor; lesões musculares ou ósseas diagnosticadas nos locais de aplicação do Foam Roller;
- Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
A rigidez dos tecidos e restrições desaparecem rapidamente, permitindo a modulação de tônus necessária na aceleração dos processos de reabilitação, facilitando a reeducação dos movimentos.
Fonte:
Portal Educação – http://www.portaleducacao.com.br 
Portal Educação  Física – http://www.educacaofisica.com.br

cuidando do corpo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário