Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

Dor crônica cervical


A causa de dor crônica cervical (>3 meses) continua controvérsia. Algumas das terapias convencionais incluem remédios, terapia manual, acupuntura, tração, TENS, massagem. Existe um aumento em evidências de que a dor crônica é caracterizada por alterações na estrutura e função cerebral. De acordo com algumas teorias, persistência de dor cervical pode ser atribuída a incongruência entre a resposta sensorial e motora na cervical, e com conflito visual-motor nas áreas relevantes do sistema cortical gerado pela direção do olhar. 

Este estudo foi desenvolvido para testar se a tarefa mental de reconhecimento da direção do olhar (RDO) desenvolvida pelos pesquisadores poderia ser útil no tratamento de dor crônica cervical. Todos 17 participantes foram alocados em dois grupos, submetidos a fisioterapia e RDO ou somente fisioterapia durante 3 semanas. As medidas adotadas incluíram amplitude de movimento ativa e dor (na escala visual analógica). Medidas secundarias no grupo de tarefa RDO incluíram tempo de reação e precisão de resposta na tarefa de RDO. 

Resultados indicaram melhoras da rotação cervical e redução da dor cervical e sugerem a potencial intervenção terapêutica para o tratamento de dor crônica cervical. O efeito de RDO deveria ser analisado em mais detalhes, considerando efeitos diferenciais dos fatores psicofisiológicos sobre eficácia de RDO e eficácia a longo prazo.> 




From: Nobusako et al., Rehabil Res Pract 2012 (2012) 570387. All rights reserved to Satoshi Nobusako et al.


Traduzido por Glauber Barduzzi - Fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário