Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A massagem desportiva


A massagem deve ser de uso freqüente na vida esportiva. A ela recorre-se para preparar e seguir a ação atlética, durante o treinamento, após o evento esportivo e também como forma de tratamento, quando ocorre algum traumatismo.
A prática da massagem antes do evento esportivo tem por objetivo preparar toda a estrutura muscular do atleta, aumentando sua rentabilidade e para reduzir os riscos de lesões. São feitas fricções e pressões efetuadas rápida e concisamente, e amassadura das massas musculares, provocando um afluxo de sangue na periferia, visando fazer com que os tecidos fiquem mais maleáveis, impedindo assim rupturas e torções. A massagem concebida e executada após exercícios é feita de maneira a conduzir a circulação na eliminação de ácido láctico e outras toxinas, descansando a musculatura para aliviar dores e contusões, desfazer inchaços, também tendo importância fundamental na recuperação de fadigas musculares e no tratamento de traumatismos leves. A massagem não deverá ser de maneira alguma excitante, pois tem o objetivo de conduzir calma a musculatura. No caso de lesões é indispensável a realização de exame radiográfico e mediante prescrição médica poder realizar as manobras de massagem para obter um bom resultado do tratamento.
Para aplicação das técnicas de massagem no esporte deve-se levar em conta a avaliação completa do sistema músculo-esquelético, verificando o alinhamento postural e a tensão dos tecidos moles exigindo preferência e prática na escolha da técnica mais eficaz.

1- TEXTO
1.1- HISTÓRIA DA MASSAGEM:
Historicamente, as definições constantes nos manuais de massagem têm se referido aos movimentos reparadores, à cura e à estimulação mecânica dos tecidos mediante a aplicação de pressão e alongamento.
Na Odisséia, de Homero (Século VIII a.C.), pela primeira vez foi relatado o uso da massagem junto as atividades atléticas. Heródoto, no século V a.C., e Hipócrates (c. 460-375 a.C.) escreveram sobre massagens que eram ministradas com o objetivo de preparar os competidores para extenuantes provas de força.
A massagem esportiva- algumas vezes chamada de "apoterapia"- foi revivida das suas origens gregas com seus ginastas, pugilistas e gladiadores no século XX, tendo seu valor confirmado por numerosos pesquisadores e sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica, à medida que um número cada vez maior de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos esportes e em treinamentos de aptidão.

1.2- INTRODUÇÃO:
Os movimentos da massagem (compressão, tração, estiramento, pressão e fricção) exercem evidentes efeitos mecânicos nos tecidos. As forças mecânicas aliadas as diferentes técnicas afetam os tecidos de diferentes formas como efeito mobilizador, estimulante, relaxante, e muitos outros efeitos.
O objetivo da massagem consiste em dispersar as matérias gastas (metabólitos) formadas nos músculos e não expelidas no exercício. Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo assim a fadiga, e fazendo com que os tecidos fiquem mais maleáveis, impedindo rupturas e torções.
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM:
  • Aumento da circulação sangüínea e linfática;
  • Aumento do fluxo de nutrientes;
  • Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
  • Estimulação dos processos de cicatrização;
  • Resolução de edema e hematoma crônico;
  • Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
  • Alívio da dor;
  • Aumento dos movimentos nas articulações;
  • Facilitação das atividades musculares;
  • Estimulação das funções viscerais;
  • Promoção do relaxamento local e geral.
EFEITOS PSICOLÓGICOS:
  • Relaxamento físico;
  • Alívio da ansiedade e tensão (estresse);
  • Estimulação da atividade física;
  • Alívio da dor;
  • Sensação geral de bem-estar (conforto).
Algumas formas de massagem provocam efeitos reflexos, como a vasodilatação ou constrição dos capilares, relaxamento ou estimulação dos músculos voluntários e alívio ou exacerbação da dor, com diversas variações dos dados sensoriais aferentes.
A massagem não é só aplicada aos músculos e sim a todos os tecidos principalmente os moles (cartilagens, tendões, ligamentos, etc...)
A aplicação rítmica de pressão e do alongamento aos tecidos moles do corpo resulta, em primeiro lugar, na estimulação dos exteroceptores, tanto profundos como superficiais; em segundo lugar, dos proprioceptores nos tendões e músculos; e, em terceiro, dos interoceptores nos tecidos mais profundos e nos órgãos.

1.3- DESENVOLVIMENTO:
No tratamento dos atletas em suas diversas atividades, a facilitação da circulação capilar e do fluxo da linfa não apenas reforça o aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo, mas também garante que tumefações e indurações sejam reduzidas, aderências sejam rompidas, tendões e ligamentos contraídos sejam estendidos, e a pele aquecida e mobilizada sobre os tecidos subjacentes.
Certas técnicas de massagens são bastantes estimulantes, produzindo uma forte sensação de revigoramento. Estas técnicas se mostraram muito úteis no mundo esportivo, e deram origem ao conceito da massagem esportiva que reflete a noção do uso de certas técnicas de massagem para a promoção da atividade física, sendo um meio auxiliar das atividades de alongamento e aquecimento, que são uma preparação muito importante para qualquer esforço atlético e melhora no desempenho.
Para aplicação das técnicas de massagem no esporte deve-se levar em conta a avaliação completa do sistema músculo-esquelético, diagnósticos da disfunção e identificação das alterações no alinhamento postural e na tensão dos tecidos moles, e ainda planejar uma intervenção efetiva e segura, exigindo experiência e prática na escolha da técnica mais eficaz.
Os objetivos da massagem esportiva são:
  • Prevenção de lesões, que se concretiza pela manutenção de um comprimento em repouso ideal dos músculos;
  • A massagem melhora a consistência do treinamento. Ela é ministrada antes do aquecimento e como parte dessa atividade preparatória;
  • Ajuda a prevenir lesões musculares e tendinosas;
  • Promove a cura de lesões agudas, evitando assim que se tornem crônicas;
  • Promove a cura de lesões muito prolongadas (rompe aderências para a restauração da mobilidade);
  • Reduz os espasmos musculares para a promoção da restauração do funcionamento muscular normal;
  • Prevenção da dor: massagem de condicionamento usando técnicas de Pétrissage (amassamento) e Tapotement (percussão);
  • Incentiva uma atitude mental relaxada;
  • Aumenta a confiança;
  • Capacita o atleta a permanecer no seu esporte por mais tempo.
Técnicas mais profundas são incluídas na rotina para os músculos, ligamentos e tendões que estejam vulneráveis. Estas técnicas podem ser as de pontos deflagradores (inclusive alongamento miofascial), massagem do tecido conjuntivo e fricções transversais profundas do tipo de Cyriax.



A MASSAGEM ANTES DO EVENTO ESPORTIVO:

Objetivo: É sobretudo circulatório, de aquecimento e excitante muscular.
  • Promoção da velocidade, força e resistência, e para evitar lesões;
  • Romper aderências;
  • Aumentar a nutrição celular;
  • Aumentar a circulação;
  • Reduzir o espasmo muscular.
As manobras principais: - Superficiais: deslizamentos leves ou superficiais, vibrações;
Profundos: deslizamentos profundos, compressões, percussões, fricções;
A massagem clássica, corretamente utilizada, isto é, de forma precisa e sistemática, é uma técnica satisfatória na preparação a longo prazo e na preparação que antecede o esforço do desportista.
Antes de uma sessão de treinamento ou atividade esportiva os músculos são aquecidos com manobras aceleradas de deslizamento e de fricção. A compressão também é aplicada como técnica de tonificação e aquecimento, executada com pouca pressão, mas com movimentos rápidos. Uma estimulação adicional dos músculos é obtida, a seguir, com movimentos de percussão. Os métodos se alternam uns com os outros e são repetidos diversas vezes.
Os tecidos devem estar aquecidos; os músculos, colocados em estado de receptividade tônica, devem estar prontos a se contrair com o máximo de velocidade e força.
A duração ideal para a aplicação da massagem é de 20 a 30 minutos antes do aquecimento- especificamente alongando as partes do corpo que serão submetidas à maior tensão durante o evento. Antes da massagem, um rápido banho de chuveiro para a estimulação das terminações nervosas periféricas deve começar com água tépida, a cerca de 45ºC, terminando com água fria (25ºC). Essa chuveirada final (fria) deixa estimulados os receptores sensitivos e a temperatura em um nível normal. A massagem não deve, em si, aumentar a temperatura central do corpo que irão se beneficiar mais com o aquecimento e alongamento específico subseqüentes. Isso é particularmente importante para eventos do tipo de maratona, pois estão associados a um risco maior de aumento da temperatura corporal central, especialmente em climas quentes e em dias em que a umidade do ar está elevada. Nestas circunstâncias , o tempo de aquecimento deve ser reduzido, e o único meio objetivo de avaliar o efeito sobre a temperatura central é o termômetro retal.
Após uma sessão de massagem preparatória para a ação, o atleta deve manter-se aquecido com vestimentas de lã até o momento da prova, a fim de não se resfriar. O resfriamento dos tecidos e, particularmente, dos músculos predispõe às cãibras e às rupturas fibrilares, retarda a marcha e o ritmo e diminui o dinamismo.



A MASSAGEM APÓS O EVENTO ESPORTIVO:

Depois da corrida, da luta, da disputa de remo ou de futebol, seja qual for a atividade física, o corpo aquecido e coberto de suor traduz a superatividade nervosa, circulatória e glandular. Os músculos ficam congestionados por metabólitos, como Ácido Láctico, Dióxido de Carbono e água. Esses derivados podem aumentar a fadiga, nesse caso então é usada a técnica de deslizamento para auxiliar na eliminação dessas toxinas e na devolução do Oxigênio e dos nutrientes para os músculos.
O intenso metabolismo faz com que os tecidos sejam irrigados com superabundância. Os vasos sangüíneos, particularmente as veias dos membros inferiores, uma vez alongadas pela alta pressão do sangue, as paredes desses vasos ficam suscetíveis a danos quando manuseadas. Por esta razão é aconselhável que a massagem não seja realizada logo após um treinamento ou atividade esportiva. Cerca de 30 minutos devem-se passar antes da aplicação da massagem, embora esse intervalo seja mais importante para alguns esportes do que para outros.
A massagem após esforço é para ajudar a supressão do cansaço, evitando o aparecimento das dores musculares e no tratamento de traumatismos leves.
Manobras aconselhadas: toques superficiais lentos, sistematicamente generalizados. Evitar manobras violentas e profundas. Não deverá ser de maneira alguma excitante, sendo concebida e executada de maneira a conduzir calma. Os afloramentos e as vibrações constituirão a base. A massagem pode ser empregada para aumentar a sensação- tanto emocional quanto psicológica- de bem-estar e relaxamento.
A massagem combina-se melhor com outras técnicas e modalidades, como o alongamento, movimentos passivos e ativos, facilitação neuromuscular proprioceptiva, exercícios livres e com resistência, gelo, calor e hidroterapia (a água morna levará o descanso aos músculos e assegurará ao sistema nervoso a distensão salutar após o exercício esportivo).

A MASSAGEM APÓS LESÕES DE ESPORTES:

Só deverá ser feita após realização de um diagnóstico extremamente cuidadoso, sendo indispensável a realização de exame radiográfico a fim de se determinar o estado das lesões.
As manobras de massagem deverão ser sobretudo realizadas sobre os músculos para combater a atrofia. Os primeiros movimentos deverão ser afloramentos com a polpa dos dedos ou em bracelete ou com a palma da mão. Ao afloramento seguir-se-ão as pressões e as fricções leves. Enfim, para lutar contra a atrofia e a tensão das massas musculares vizinhas de uma articulação lesada, poderemos recorrer a movimentos mais enérgicos de amassadura e de beliscadura, mas somente sobre os músculos.
A duração de cada sessão de massagem será curta no começo, não ultrapassando 10 minutos, passando, em seguida, a não mais que meia hora.
Para as lesões ligamentar e tendinares o objetivo é incentivar o desenvolvimento precoce de uma rede fibrilar ordenada. Desta forma, pode ser estabelecido um tecido conjuntivo forte e flexível, e o tecido lesionado pode ser restaurado até seu comprimento correto. A rede fibrilar está presente 48 horas após a lesão e se não for incentivada a recuperar-se em uma posição plana, irá sofrer um espesso enrolamento, levando ao encurtamento de toda a estrutura. é indicada a massagem de Cyriax, no tratamento das lesões musculotendinosas, cápsulas e ligamentos periarticulares. Sendo efetuada ao nível da lesão fricções transversais profundas com os dois dedos perpendicularmente à direção das fibras acometidas. Em alguns casos há ainda a necessidade de outros mecanismos, como o alongamento e agentes eletro físicos  para reduzir a formação do tecido cicatricial.
Para lacerações ligamentares recentes devem ser feitas fricções menos vigorosas aplicadas imediatamente, para que seja passivamente mantida a mobilidade no ligamento. Fricções profundas vigorosas são mais apropriadas nos casos de lacerações crônicas. Estes movimentos induzem o efeito atenuador da hiperemia.
Nos traumatismos agudos, defesa contra a dor e edema dos tecido moles musculares e periarticulares é indicada a massagem de Teirich-Leube que tem ação terapêutica que se divide em:
Ação cutânea: mobilização da pele sobre o tecido subcutâneo. A ação se faz com a ajuda da polpa do terceiro dedo. Este estiramento provoca sensação de descontinuidade muito característica.
Ação subcutânea ou aponeurótica nos casos mais antigos.

A PROGRESSÃO DO TRATAMENTO: trata-se de cuidar da projeção da afecção ou do traumatismo na pele ou no tecido subcutâneo.
Como nos casos agudos se projetam essencialmente no tecido cutâneo em torno da lesão, o tratamento é limitado à região. Entretanto, nos casos crônicos e rebeldes, a conduta consiste em procurar tratamento em um ponto de partida determinado.
RESULTADOS: quase espetaculares, porém a técnica é de execução delicada.
PRINCIPAIS INIDICAÇÕES: traumatismos recentes, sem rupturas significativas, com ou sem edema: tipo entorse; seqüelas de traumatismos antigos; cicatrizes dolorosas; limitações articulares.
Nos traumatismos de partes moles periarticulares em que o periósteo se encontra muito próximo à superfície da pele é feita a massagem de Vogler e Kraus sendo este um tratamento reflexo a distância, que evita o local da lesão, cuidando apenas de sua projeção dolorosa.
TÉCNICA: as pressões duram cinco minutos em cada ponto do periósteo. Potência de 1 a 5 kg. Pressões ritmadas pela respiração e realizadas com a ajuda do polegar ou do terceiro dedo.
RESULTADOS: quase sempre excelentes em duas ou três sessões. Contudo, a execução é dolorosa para o paciente e difícil para o terapeuta.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES: seqüelas dolorosas e crônicas dos traumatismos.
Em traumatismos sem lesão óssea, com dor, edema e bloqueio articular são usadas as massagens Chinesas. Estas são, freqüentemente, um complemento de tratamentos de acupuntura e permitem combater a dor, o edema e a limitação de amplitude dos movimentos, seqüelas de traumatismo.
RESULTADOS: quase sempre espetaculares. A dificuldade não reside na execução das massagens, mas sim na localização prévia dos pontos chineses e dos trajetos.

1.4- CONCLUSÃO:

A massagem constitui uma terapêutica preciosa na vida esportiva. Tais competições provocam estresse e conseqüentes contrações musculares impedindo movimentos livres e harmoniosos do atleta. O papel do massoterapeuta será observar os movimentos, a postura do atleta durante um evento, verificando os grupos musculares que são mais sacrificados e que exigem cuidado especiais, sem contar ainda com possíveis acidentes e quadros patológicos produzidos pelo esforço do treino ou da atividade esportiva.
A massagem é indicada na preparação a longo prazo e imediatamente antes do esforço, durante o treinamento, após eventos esportivos e no tratamento de lesões onde o controle médico deverá ser freqüente a fim de que nenhuma lesão grave passe despercebida. Pode não haver dúvida de que a massagem tem muitos efeitos mecânicos, fisiológicos, psicológicos a oferecer, e nem pode restar qualquer dúvida de que a massagem provavelmente ainda terá um papel importante no século XXI, e por muito tempo depois. Parece-nos extremamente improvável que qualquer máquina venha a algum dia substituir a sensibilidade e o poder das mãos humanas treinadas que trabalham em contato com outro ser humano. A atual popularidade dos diversos conceitos da saúde holística provavelmente irá assegurar que a massagem continuará sendo uma prática terapêutica popular no futuro previsível.

2- ANEXO:

Massagem Esportiva: Técnicas, Efeitos e Indicações

Técnica

Efeitos Prováveis

Indicações

Massagem Medicinal Sueca

Effleurage
Drenagem linfática, relaxamentoEdema, tensão física, estresse psicológico, imobilidade e letargia
Alisamento
Relaxamento ou estimulação(Idem ao Effleurage)
Pétrissage (amassamento, torcedura, beliscamento,ironing, rolamento da pele)A estimulação do fluxo sangüíneo. remove os detritos metabólicos e proporciona nutrientes; movimento profundo dos tecidos moles
Retenção dos produtos imprestáveis do metabolismo, má circulação, imobilidade, aderências, contraturas
Fricções (circulares)
Ruptura das aderências
Aderências, contraturas
Tapotement (cutiladas, socamento, pancadas)Estimulação das terminações nervosas periféricas e da circulaçãoMá circulação, reflexo de estiramento inativo
Fricções de Cyriax
TransversaisPrevenção e ruptura de aderências, movimento, hiperemia traumática, alívio da dorLesões musculares e ligamentares subagudas, aderências crônicas, tenossinovite, tendinite, vaginite

Massagem do tecido conjuntivo
Seção básica
Estimulação dos sistemas nervosos somático e autônomo; efeitos reflexos produzem alterações vascularesDoença vascular periférica, aderências, insuficiência circulatória
Movimentos longos e curtos
Movimentos de equilíbrio

Acupressão/ Shiatsu(pressão com os dedos em pontos especiais)
Homeostasia, equilíbrio deCh’i (Ki) (energia)
Dor, distúrbios funcionais

Ponto Deflagrador

Aplicação de Gelo
Reduz as respostas reflexas muscularesDor local
Alongamento
Relaxamento muscular
Tensão muscular
Pressão
Redução da dor
Dor referida

3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

3.1- LIVROS:
GUILLET, R., GENÉTY, J., BRUNET, E. Medicina no Esporte. Masson, 1983.
DOMENICO, Giovanni de. Técnicas de Massagem de Beard. 4 ed, Manole.
CASSAR, Mario Paul. Manual de Massagem Terapêutica: um guia completo de Massoterapia para o estudante e para o terapeuta., Manole, 2001
BOIGEY, Maurice. Manual de Massagem. 5 ed, Masson, 1986.
3.2- INTERNET:
AYALA, Artemio D’Agosto. Massagem.
Massagem nos Esportes, 30/10/2001 (http://www.massopatia.com.br/esportes)
Massagem Desportiva, 30/10/2001 (www.sapo.pt)

Autor: a
Instituição: SPERJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário