Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Massagem Desportiva – técnica e aplicações

Muito requisitada em Spas por praticantes de atividades físicas, após jogos de tênis, para relaxar a musculatura dos braços e costas contraídos, para jogadores de futebol, para tensões nas pernas e distensões na virilha. É uma massagem mais vigorosa que trabalha com a técnica de deep tissue, ou seja, pressiona, massageia e estimula o tecido profundo. Atua também nos trigger points, os pontos de gatilho, onde músculo e tecido se conectam e onde se acumula tensão.

A terapia ajuda na eliminação de ácido láctico (muitas vezes com ardência e tensão localizada), produzida durante a atividade física, reduzindo a sensação de cansaço e levando ao relaxamento. Estimula também o sistema linfático, ajudando na remoção dos edemas e hematomas.

Esta técnica é ótima para combater o estresse do dia a dia, em que movimentos de percussão estimulam e são extremamente benéficos quando aplicados antes das atividades esportivas. Quando aplicada no abdômen com as palmas das mãos em forma de concha, recebe o nome de tapotagem e visa ativar os movimentos peristálticos. É ótimo para quem sofre de prisão de ventre. São também utilizadas para problemas respiratórios, desde que aplicadas por fisioterapeutas.

Todas as manobras são executadas por tempo moderado ou rápido (durante um jogo, quando os jogadores param com dor ou contraturas) aplicando sobre os locais de dor, e mais tarde, após o jogo, sobre as áreas mais amplas. Esta técnica exige grande “flexibilidade” dos punhos e mãos por parte do terapeuta, durante aplicação das percussões, para que o massageado não sinta desconforto, auxiliando na “acomodação” dos tecidos pela pressão dos golpes, reduzindo dores e rigidez das articulações que muitas vezes vão ao seu limite durante uma prática esportiva.


Artigo extraído do livro: “SPAS – Alquimia de uma Jornada”
Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Nenhum comentário:

Postar um comentário