Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O condicionamento físico é uma das coisas mais importantes para qualquer atleta



O condicionamento físico é uma das coisas mais importantes para qualquer tenista. Quando chega uma competição importante como a Copa Davis, que além de tudo é disputada em melhor de cinco sets, esse fator ganha ainda mais relevância. Porém, o assunto não preocupa a comissão técnica da equipe brasileira, uma vez que os atletas estão em plenas condições de jogo.

“Não tem ninguém lesionado, no máximo aquelas dores normais de atleta, mas nada preocupante”, garantiu o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos. Para que os representantes nacionais estejam em perfeito estado para os duelos deste fim de semana, contra a Colômbia, pelo Zonal Americano, a equipe técnica tem trabalhado a semana inteira vidando deixar os atletas preparados para qualquer situação.

“Os jogadores estão sendo bem cuidados durante a semana inteira, boa hidratação, pesagem diária antes do jogo e após do jogo, para que não ocorram problemas. Temos que lembrar que são jogos de cinco sets e muito desgastantes, até mesmo sem sol”, colocou o fisioterapeuta. Além dele, o preparador físico Eduardo Faria, que tem a experiência de 20 edições da Davis, faz uma programação para que os tenistas não se desgastem excessivamente nos treinos.

“Copa Davis normalmente é um ajuste. É como um carro de corrida, você fica ajustando as coisas para os carros chegarem à pista. Aquilo que a gente tenta é ajustar e tirar o melhor de cada um nos dias que antecedem para eles chegarem à sexta-feira com toda a energia”, explicou o preparador físico.

Toda essa preparação também engloba, segundo o fisioterapeuta da delegação, a parte de recuperação para os jogos do fim de semana. “Não é que a gente faça um algo a mais, não tem isso. Como eles treinam todos os dias, todo esse de trabalho de recuperação é feito aos poucos”, comentou Paulo Roberto.

“O atleta tem o desgaste natural da partida e temos que cuidar dessa questão na parte de relaxamento, de reposição eletrolítica, de alimentação e mental”, complementou o fisioterapeuta, que durante a semana tem se utilizado de variados recursos na recuperação dos tenistas. “Temos feito banhos de imersão em água fria, temos usado muito a piscina, também há um trabalho tanto de alongamento para relaxamento como também temos feito shiatsu, que é uma massagem oriental, todas as noites”, pontuou.

A recuperação ativa foi outra questão abordada por ele. “Mesmo o atleta tendo um dia duro, no próximo ele próprio quer fazer uma soltura, mas nada desgastante. Nossa equipe tem feito um controle bem elaborado do acido lático nos atletas”, finalizou o fisioterapeuta.


Por Felipe PrianteEspecial para TenisBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário