Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

A Massagem como parte integrante do tratamento da Lesão Medular



Com benefícios comprovados em vários sistemas do corpo humano, a massagem é agora analisada como um meio fundamental para o trabalho de reabilitação em pacientes com lesões medulares – Sistema Nervoso.

São várias as causas que podem provocar traumatismos na medula espinal, localizada no canal raquidiano. Os acidentes de viação, sejam eles de automóvel ou de moto, são, sem dúvida, os principais responsáveis por este tipo de trauma. Além destes, encontram-se entre as principais causas, os acidentes de trabalho ou desportivos.

Existem diversos tipos de lesão medular, com características e limitações específicas. O tipo mais comum, e menos grave, é a comoção medular – inflamação da medula, causada por movimentos bruscos, e com manifestações reversíveis; a contusão medular é mais grave, pois é responsável pela destruição de tecido nervoso, originando problemas irreversíveis; e a laceração medular, com ruptura da medula e perda irreparável das funções nervosas abaixo do ponto de lesão.


Estudo de caso

Nome: Jaime Miguel Pardal Ambrósio
Idade: 31 anos
Patologia: Paraplegia e tetraplegia incompleta com nível 2 na escala de Ashworth
Causa: Acidente de viação com moto.

O paciente sofreu, em 2009, um acidente de viação do qual resultou uma tetraplegia incompleta, com fracturas da C6 e C7, e uma paraplegia incompleta, com fracturas da D6, D7 e D9, com foco de contusão medular.

Foi sujeito a um tratamento de reabilitação intensivo, no Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, em São Brás do Alportel, a fim de recuperar as capacidades motoras.

Em que consistiu o seu tratamento?
“Fui sujeito a programa de fisioterapia, com sessões de electroterapia, massagem com alongamentos posteriores e hidroterapia.

Diariamente e após sessão de fisioterapia, era feita sessão de massagem com o intuito de alongamento muscular e relaxamento, a fim de evitar e combater a hipertonia e hiper-reflexia resultante da lesão medular.”

O tratamento e recuperação dos pacientes são definidos caso a caso, de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, tendo como objectivo evitar contraturas e atrofias musculares, procurando sempre uma total recuperação das funções alteradas e melhoria da qualidade de vida.

A massagem é utilizada diariamente para auxiliar na recuperação de pacientes com estes tipos de lesão medular, sendo a pressão suave ou mais profunda, com ou sem alongamentos associados, mas sempre com o propósito de diminuir a dor, melhorar a circulação local e eliminar toxinas. Trata-se de movimentos suaves e rítmicos, baseados em deslizamentos e amassamentos de toda a massa muscular. O alongamento passivo é muito útil mas deve ser feito cuidadosamente, de modo a não alongar completamente o músculo, o que poderia causar contracção reflexa.

A hidroterapia fazia parte do seu tratamento?
“Sim, eram feitos exercícios em piscina que estimulavam a coordenação motora, como havia um enorme défice de massa muscular a hidroterapia facilitava o movimento e ao mesmo tempo evitava lesões articulares.”

A hidroterapia é uma importante ferramenta da fisioterapia, e fundamental para o desenvolvimento motor nestes casos.
As suas funções físicas foram recuperadas na totalidade?
“Não, actualmente sofro de Marcha Espástica.”

Que tipo de terapia faz atualmente?
“Actualmente faço trabalhos de ginásio para aumento de massa muscular, juntamente com sessões de alongamentos para combater a espasticidade.”

A espacidade apresenta diversas variações e complicações, sendo, de um modo geral, caracterizada pela hipertonia dos músculos, causando movimentos rígidos e descoordenados.

O paciente ficou com incapacidade a nível da marcha, denominada de Marcha Espástica – movimentos rígidos das pernas.

A massagem é, nestes casos, aplicada não só para melhorar as condições físicas, como também a nível de relaxamento, evitando contraturas causadas pela intensidade dos tratamentos e pelo stress, tendo ainda um valor emocional de grande importância.

Após os tratamentos, a presença da massagem na vida destes pacientes poderá ser bastante benéfica, pois apesar do alivio ser momentâneo, o seu efeito também é cumulativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário