Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bellucci é eliminado por israelense na estreia do Aberto dos EUA


O brasileiro Thomaz Bellucci perdeu de virada para o israelense Dudi Sela nesta segunda-feira e foi eliminado logo na estreia do Aberto dos Estados Unidos.

Bellucci, 35° colocado no ranking mundial, abriu vantagem de dois sets, mas permitiu a recuperação do adversário, 93° no ranking, e acabou derrotado por 4-6, 2-6, 6-4, 6-3 e 6-0.

O brasileiro chegou a pedir ajuda de um fisioterapeuta na metade do terceiro set e recebeu massagem na coxa esquerda.

Sela enfrentará na próxima rodada o vencedor do confronto entre o suíço Roger Federer e o colombiano Santiago Giraldo.

Como surge o esporão de calcanhar?



Atente-se para os cuidados necessários com esta região

A cada ano, cerca de um milhão de brasileiros e 2,5 milhões de americanos procuram os consultórios de ortopedistas queixando-se de dores no calcanhar.

A maior parte desses pacientes apresenta um problema chamado fasceíte plantar, ou fascite plantar, uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão.

Para entender a origem do esporão de calcanhar é importante lembrar que a planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como um braço de alavanca.

Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, que é acionado quando o calcanhar se distancia do solo.

"As pessoas mais suscetíveis ao problema são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, praticantes de esportes como caminhada, corridas e maratonas".Um estresse excessivo nesta região provoca um estiramento da fáscia, originando fissuras e inflamação. Entre as principais causas estão a retração do tendão calcâneo conhecido popularmente como tendão de Aquiles e pés com a curvatura acentuada, rígidos, pouco flexíveis ou pronados.

As pessoas mais suscetíveis ao problema são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, praticantes de esportes como caminhada, corridas e maratonas.

Há, ainda, incidência significativa de casos entre as que trabalham em pé por longos períodos ou que sofrem com sobrepeso. O tratamento é principalmente clínico, realizado por meio de exercícios de alongamento do tendão de Aquiles e da fascia plantar.

Estudos revelam que 80% dos portadores de esporão de calcanhar melhoram após seis a oito semanas de tratamento.

Além da fisioterapia, medicamentos para amenizar as dores e conter a inflamação podem ser benéficos.

Ao persistir a doença, especialistas recomendam a terapia de ondas de choque extracopórea. Os tratamentos cirúrgicos costumam ser raros, cabendo a casos muito específicos.

Por Minha Vida

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Além do ganho estético, fortalecer os glúteos ajuda a saúde



O sonho da maioria das mulheres é ter um bumbum sarado. Nem as brasileiras, conhecidas pela fama de seus glúteos naturalmente avantajados, deixam de experimentar as inúmeras alternativas para deixar esse músculo enrijecido e torneado. Afinal, nem todas estão satisfeitas com a silhueta.

Mas bem mais que uma parte importante da autoestima, o bumbum é significativo na composição da musculatura e interfere na saúde de maneira geral. Além de gordura, ele é composto por três músculos de cada lado, que são os glúteos. Graças a eles, é possível exercitar a região e desenvolver essa parte tão prestigiada pelos brasileiros. Esses músculos estão ligados a toda a musculatura das pernas. Por isso, quando estão fortalecidos, toda a estrutura da parte de baixo do corpo fica mais firme.

As vantagens de fortalecer esses músculos vão muito além do ganho estético de aumentar essa região do corpo. Trabalhar o bumbum diminui o risco de lesões como torções no joelho e os movimentos ficam mais bem coordenados com os músculos do quadril e das costas. Malhar essa parte da musculatura também evita a incontinência urinária, um problema que se torna comum em mulheres acima dos 40 anos. Isso acontece porque os glúteos trabalham conectados aos músculos do assoalho pélvico, que fica entre as coxas.

Exercitar essa musculatura dá mais resistência e força muscular. Também reduz o desgaste físico do dia a dia e ajuda a evitar cãibras.

Mas é preciso lembrar que aumentar o tamanho dos glúteos com ginástica dá trabalho. Mas não desista. Como acontece com qualquer músculo, o exercício é capaz de fazê-los crescer. Porém, o processo é lento e exige paciência. A dificuldade existe, porque diferentemente do braço ou da coxa, onde a carga acelera o aumento da musculatura, colocar peso nos glúteos é uma tarefa mais complicada.

Além disso, uma grande dificuldade a mais para melhorar a firmeza do bumbum é que nem todas as mulheres se sentem a vontade para praticarem os exercícios específicos em academias. Outras, além dessa “timidez”, também não têm condições financeiras para pagar pelo treino. Mas o simples ato de subir e descer escadas e ladeiras trabalha a musculatura dos glúteos.

Especialistas também sugerem a elevação do quadril com a barriga para cima. Ou seja, a pessoa deita de barriga pra cima com o joelho dobrado, faz força no chão e levanta o quadril. Depois, é só levantar apenas o quadril, sendo que os pés continuam no chão. Vai levantar e voltar. Fazer essa repetição em três séries de 20 vezes já é o suficiente

Ginástica combinada com uma dieta balanceada é a fórmula para enrijecer os glúteos. No entanto, quanto o assunto é malhação, ir com muita sede ao pote pode trazer malefícios ao corpo. É preciso moderação na hora de se exercitar.


Saúde Plena

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estudo defende: exercícios de resistência ajudam a largar o fumo


Dados preliminares de uma pesquisa realizada no Hospital Miriam, em Rhode Island, nos Estados Unidos, apontaram que homens e mulheres estão duas vezes mais propensos a parar de fumar se fizerem treinamentos regulares de resistência. Desta forma, o levantamento de peso pode ajudar de maneira significativa os fumantes a largarem o vício e representar uma nova direção para as políticas públicas de combate ao tabagismo.

O estudo, relatado pela revista Nicotine & Tobacco Research, acompanhou 25 homens e mulheres fumantes com idades de 18 a 65 anos, que relataram fumar pelo menos cinco cigarros por dia durante, pelo menos, um ano.

Todos os participantes receberam oito semanas de adesivo de nicotina, antes de serem colocados em grupos aleatórios. O grupo que recebeu treinamentos de resistência enfrentou 60 minutos de treino por semana, durante três meses. A rotina envolvia dez exercícios, com o aumento gradual da intensidade durante as semanas.

Após o monitoramento, 16% dos fumantes largaram o vício e conseguiram diminuir o peso. No outro grupo, que não se exercitou, apenas 8% dos integrantes largaram o vício e todos eles engordaram após a desistência, o que é comum quando se tenta interromper o uso do cigarro.

De acordo com o autor da pesquisa, o médico Joseph Ciccolo, o estudo é promissor. "São necessárias mais pesquisas na sequência deste estudo, antes do treino de resistência ser utilizado como um tratamento clínico para o combate ao tabagismo", afirmou o especialista. A pesquisa mostra que os exercícios de resistência podem fazer mais para o organismo do que o aumento de músculos e traz novas perspectivas para quem deseja parar de fumar, mas não sabe exatamente o que fazer para conseguir.

Massagem é bom...

E todo mundo gosta, rs...

David Beckham faz massagem em Cicinho

Boa semana a todos!

domingo, 28 de agosto de 2011

Correu? Dicas para boa recuperação após participação em provas longas




Hidratação, massagem, treino leve e outros esportes são recomendações dadas por especialistas e por participante de provas de longa distância

Apaixonados por corrida normalmente trocam a calmaria do fim de semana pela participação em provas que envolvem grande desgaste físico. As competições de corrida de rua acontecem em todo país e milhares de pessoas se preparam para fazer bonito e melhorar suas marcas. Se os treinos antes são duros, aquela dorzinha e o cansaço após a corrida também costumam incomodar os corredores. Então, o que fazer?


Raphael Pazos está feliz. Ele completou a Meia Maratona do Rio, no último domingo de manhã, dois minutos mais rápido que sua marca anterior. A comemoração, claro, vem junto com o cansaço, afinal, todo esforço traz suas conseqüências. Nada que abale Raphael, experiente e com muita bagagem de treino. Ele já estava pronto para o momento de regeneração muscular:

- Logo após o termino de uma prova de longa distância, estou acostumado a tomar um produto com fórmula balanceada em uma relação de 4:1 (quatro porções de carboidrato para uma de proteína) para auxiliar na recuperação de glicogênio nos músculos e na reconstrução dos mesmos após atividade física.

A nutricionista Cristiane Perroni também ressalta a importância em se recuperar glicogênio e indica:

- Retomar alimentação equilibrada e variada. Dividir em cinco refeições priorizando os carboidratos e as proteínas. Quanto mais colorida as grandes refeições – almoço e jantar, mais fácil de atender às recomendações nutricionais.

Outra questão muito importante seguida por Raphael e recomendada pela nutricionista é com relação à ingestão de água. Cristiane sugere no mínimo dois litros por dia, principalmente entre as refeições e Rapahel conta que o ideal é ter sempre uma garrafa por perto.

- Muitas pessoas se enganam apenas se hidratando nas 48h antecedentes a prova. A hidratação deve ser feita diariamente, antes, durante e após as provas. Eu, por exemplo, tenho sempre uma garrafa de um litro e meio meu escritório, no meu carro e ao lado de minha cama. Sempre que posso estou bebendo água – indica Rafael.

Aumentar o consumo de água e fazer disso um hábito é importante. O que não é preciso após uma corrida é comer mais.

Como os treinos diminuem e ocorre o descanso, não há necessidade de aumentar a ingestão dos alimentos – avisa a nutricionista.

A diminuição de treinos é importante para recuperar o desgaste físico e mental, segundo a treinadora Márcia Ferreira. Mas ela explica que cada corredor deve pensar sua semana seguinte com base na bagagem que já possuem de corrida.

- Os mais experientes podem descansar uma semana, mas um descanso ativo. , que seria realizar um treino mais leve de corrida em pisos que absorvem mais o impacto, como a grama, treinos mais confortáveis sem preocupação com intensidade – explica Márcia.

Ela treina praticantes de triatlo e, para esses que já têm intimidade com outras modalidades, sugere diversificar a atividade, como, por exemplo, nadar para soltar os músculos ou dar uma pedalada. Raphael é um de seus alunos e depois de um dia seguinte à corrida completo de folga ele volta aos treinos de ciclismo e natação, mas apenas regenerativos.

Natação e outras modalidades esportivas podem ajudar no descanso ativo do atleta .Quando o aluno é mais inexperiente, no entanto, Márcia sugere até duas semanas para se recuperar de uma prova longa. Vale para eles também procurar uma atividade de menor impacto, mas, lembrando, que se não estiverem acostumados a outros esportes não vale praticá-los com o corpo cansado, pois eles só terão um desgaste ainda maior.

A experiência de Raphael aparece também numa outra boa dica. Já sabendo do desgaste que teria na Meia do Rio com seus 21 quilômetros bem desafiadores, ele se antecipou:

- Eu ja tinha marcado com meu massagista , uma hora de alongamento e massagem, pois em uma prova dessas, nao sao apenas as pernas que sofrem e sim todo o seu corpo.

Assim, depois da linha de chegada, o momento de relaxamento é certo.

Então, corredor, se você está se preparando para alguma competição, vale ficar atento também às dicas para um momento pós-prova. Aproveite e boa corrida!

Por Luisa Prochnik

sábado, 27 de agosto de 2011

Mundial de Daegu: Maurren é atração na abertura



O 13º Mundial de Atletismo começa neste sábado, às 9h, com a largada da maratona feminina. Por conta do fuso horário, para quem está no Brasil o Campeonato terá início ainda na sexta-feira, às 21h. Isto porque, em Daegu, na Coreia do Sul, são 12 horas a mais do que em Brasília.

Na rodada de abertura do Mundial serão disputadas 20 provas, sendo que duas são finais: a maratona feminina, pela manhã, e os 10 mil, também no feminino, à tarde. Perto de 2 mil atletas de 202 países competirão até 4 de setembro no Daegu Stadium, que deverá receber lotação completa, segundo a organização.

O Brasil tem 29 atletas nesta edição do Mundial e 13 entram na pista logo na 1ª rodada. O destaque da equipe, naturalmente, é Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância nos Jogos de Pequim-2008. Maurren já foi quatro vezes finalista no Mundial: Sevilha-1999, Edmonton-2001, Osaka-2007 e Berlim-2009.

A saltadora e o treinador Nélio Moura admitem que a preparação deste ano "tem como meta central a conquista do tricampeonato no Pan 2011 (em outubro, no México)". No entanto, Maurren diz sentir-se "ótima e um bom resultado pode acontecer aqui, mesmo, no Mundial da Coreia".

Entre as atletas que estão na lista preliminar da Iaaf, a brasileira é a 5ª melhor, com 6,89m. As quatro primeiras são Brittney Reese (EUA) 7,19m, Darya Klishina (Rússia) 7,05m, Olga Zaitseva (Rússia) 7,01m e Veronica Shutkova (Belarus) 6,95m.

"Espero uma prova difícil, de alto nível", afirma Maurren.

Sobre Keila Costa, vice-campeã pan-americana no Rio 2007, Nélio vê boas chances da atleta qualificar-se para a final, no domingo, às 18h15min, hora local (6h15min da manhã, em Brasília).

"A Keila esteve nas finais dos Mundiais de Osaka e Berlim, e da Olimpíada de Pequim. No Mundial Indoor de Doha-2010 ela ganhou bronze", conclui Nélio.

A atleta diz que está tranquila:

"Estou bem e espero fazer um bom salto", comenta, enquanto usufrui de uma massagem na sala de fisioterapia da CBAt, na Vila dos Atletas.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Calendário Histórico

1960: Começam os Jogos Olímpicos de Roma

Wilma Rudolph em foto de 1984


No dia 25 de agosto de 1960 iniciaram-se os Jogos Olímpicos de Roma, em que a norte-americana Wilma Rudolph tornou-se uma estrela do atletismo ao vencer as provas de 100e 200 metros rasos.

Os Jogos Olímpicos de 1960 entraram para a história na Alemanha como o primeiro grande espetáculo transmitido pela televisão. Diante dos seus aparelhos nas salas de estar, as famílias de maior poder aquisitivo puderam acompanhar Armin Hary quebrando o recorde mundial nos 100 metros e Martin Lauer estabelecendo a melhor marca do mundo nos 110 metros com barreiras.

Mas a grande estrela da competição foi a norte-americana Wilma Rudolph, a "gazela negra", que praticamente revolucionou as provas de curta distância. Ela havia nascido em Clarksville, no estado do Tennessee, a 23 de junho de 1940, como a filha de número 20. Depois dela, vieram mais dois irmãos. Aos 4 anos, teve uma pneumonia dupla, agravada por uma escarlatina. Pouco depois, teve paralisia infantil, que deixou sua perna esquerda paralisada por vários anos.

Doenças ajudaram a desenvolver perseverança

Neste tempo, teve todo o carinho e a atenção da família. Com muito exercício, massagem e persistência, ela aprendeu a acreditar nas próprias forças. Talvez tenha sido isso que a reergueu. Todos os dias, treinava bola ao cesto, até que, aos 8 anos, deixou a prótese e voltou a caminhar.

Aos 14 anos, foi um dos destaques do time de basquete do seu estado. Um ano depois, classificou-se para a equipe de revezamento dos Estados Unidos, que ganhou a medalha de bronze nos Jogos de 1956, em Melbourne. Cansada do estresse nas pistas, resolveu fazer uma pausa até 1959.

Entrementes, a "gazela" havia atingido 1,80 metro de altura e seu estilo elegante de correr conquistava as arquibancadas. Seu auge foi atingido nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, quando venceu as provas de 100 e 200 metros rasos e na equipe de revezamento 4 x 100.




Karin Jäger (rw)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dor nos ossos pode ser sintoma de Mieloma Múltiplo



Câncer no sangue tem atraso no diagnóstico por ser confundido com problemas ortopédicos

A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – começou uma campanha de conscientização sobre o mieloma múltiplo, tipo de câncer hematológico que atinge quatro a cada 100 mil pessoas acima dos 60 anos e corresponde a 10% dos cânceres hematológicos. A doença, cuja causa ainda não é conhecida, ataca as células plasmáticas, responsáveis pela produção de anticorpos. O tratamento pode exigir um transplante de medula óssea.

O principal sintoma do mieloma múltiplo são dores nos ossos e articulações, além de fraturas espontâneas. Por isso, boa parte dos portadores da doença procura ortopedistas para descobrir o que está errado. Parte desses especialistas, por falta de conhecimento aprofundado sobre a doença, demoram a encaminhar o paciente a um hematologista - o médico habilitado a tratá-la.

O paciente chega ao ortopedista reclamando de dores nas costas. Ele receita um anti-inflamatório. Assim, elimina somente a dor muscular, mas não as dores nos ossos. Quando os pacientes finalmente chegam ao consultório do hematologista, geralmente já estão em fase avançada, com fraturas frequentes ou até o colapso da vértebra”, afirma Celso Massumoto, médico membro do Comitê Científico Médico da Abrale. Se não tratada, o quadro evolui para anemia severa e sangramentos.

“Como em todo câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura. Após cinco anos, a taxa de sobrevivência do paciente é de apenas 40%. Por isso, é necessário atingir tanto os pacientes quanto os médicos”, avalia Merula Steagall, fundadora e presidente da Abrale. Celso concorda: “o que falta é informação”.

A entidade distribuio folderes e cartazes explicativos, com linguagem simples e direta, nos principais hospitais e centros de tratamento. A campanha, realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Ortopedistas, também foi divulgada nas principais rádios do país por meio de spot.

O tratamento do Mieloma Múltiplo é feito à base de drogas como o Bortezomib (cujo nome comercial é Velcade), aliado ao Fosfato de Dexametasona (Decadron). O índice de resposta a estes medicamentos é de 45%, taxa alta para cânceres. Em pacientes mais jovens, a opção preferida pelos médicos é quimioterapia seguida de transplante de medula óssea.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Detalhes importantes definem sucesso de corrida para iniciantes


Ajuda a emagrecer, reforça o sistema imunológico, diminui o estresse, melhora o sono, reduz a depressão, diminui o mau colesterol e aumenta o bom, equilibra a pressão arterial e previne diabetes. A corrida é uma atividade que pode mudar a vida de muitas pessoas, trazendo uma infinidade de benefícios à saúde de praticantes de todas as idades. Mas antes de interagir com a natureza ou começar a praticar com o auxílio de uma esteira é importante ficar esperto. O sucesso da nova iniciativa – e a prevenção de problemas com lesões e com a saúde do coração – depende fundamentalmente da atenção a alguns detalhes. Veja quais são eles:

O primeiro passo antes de calçar o tênis é procurar um médico para fazer os exames necessários. O médico mais bem capacitado para esta avaliação é o especialista em medicina do exercício e do esporte, o que não significa que um cardiologista ou um clínico não possa fazê-la.

Sabendo dos resultados dos exames, é só calçar os tênis e ir em frente. Mas não se esqueça dos cuidados com o alongamento, que, além de proporcionar uma maior amplitude dos movimentos, também contribui para reduzir a possibilidade de lesões musculares e tendinites.

Também é importante que os treinos sejam realizados sob a supervisão de um especialista. Isso porque o começo é o momento mais delicado e por isso depende de orientação, já que é muito comum a pessoa ter disposição de sobra, mas ter a perna fraca ou a pisada errada. Só depois de corrigir todos os probleminhas normais nessa fase, o corredor tem condições de seguir sozinho.

Os primeiros passos devem ser cuidadosos. Começar com caminhadas e trotes leves é o mais indicado nesse início. O corredor pode começar com três atividades por semana, abrindo com uma caminhada de 45 minutos. Nos outros dois treinos, um treino um pouco mais forte com alternâncias de piques leves e caminhadas é o indicado.

Acompanhe mais detalhes:

Marque uma consulta com o médico. Ele deverá pedir três exames: hemograma (para avaliar colesterol, triglicérides e anemia); eletrocardiograma (investiga alguma arritmia ou insuficiência); e teste ergométrico (determina a sua frequência cardíaca máxima).
Escolha um tênis que seja compatível com o seu tipo de pisada: neutra, para dentro ou para fora.
Para descobrir exatamente qual é a sua procure um ortopedista.
Inicie a corrida intercalando pequenos trotes enquanto caminha. Em um treino de 30 minutos, três vezes por semana, faça 5 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida leve. No fim, termine com 10 minutos de caminhada leve para desacelerar. A cada semana aumente um minuto de corrida, até o dia em que conseguir emendar a corrida sem parar.

Éverton Oliveira - Saúde Plena

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Massoterapia desportiva



A massoterapia consiste na manipulação dos tecidos moles com objetivos desportivos e terapêuticos. Esta massagem é dirigida à recuperação motora, recuperação de lesões, regeneração muscular e dispersão de estados dolorosos.

Para além dos positivos efeitos psicológicos que se conseguem, é criado durante a massagem um clima de confiança entre o doente e o seu terapeuta, indispensável ao sucesso do tratamento.

As pressões alternativas e a vibromassagem são complementos à massagem manual capazes de a tornar mais eficaz e com resultados mais rápidos.

Apos abandono de Djokovic Murray vence em Cincinnati



O escocês Andy Murray conquistou o torneio Masters 1000 de Cincinnati ao derrotar neste domingo na final o sérvio Novak Djokovic (N.1), que abandonou a partida quando estava 6-4, 3-0 em favor de seu oponente.

Djokovic queixou-se constantemente de um problema no ombro direito durante o jogo, que terminou com a sua segunda derrota na temporada (57 vitórias).

O sérvio foi dominado enquanto esteve na quadra e pediu uma pausa para atendimento médico para receber massagem no ombro após a perda do primeiro set.

Sacando mal, ele não conseguiu vencer mais um game e jogou a toalha após uma série de erros não forçados em seu segundo game de serviço no set.

"Quando vi que a velocidade de seu serviço caía, por volta do fim do primeiro set, achei que seria duro para ele", declarou Murray. "Não queria ganhar dele desse jeito, mas mesmo assim é uma vitória. Prefiro vencê-lo daqui a três semanas (no US Open)."

Como o último torneio Grand Slam da temporada, que começa em uma semana em Nova York, o nº 1 do mundo seguramente preferiu não se arriscar.

domingo, 21 de agosto de 2011

Circuito Brasília de Corrida de Rua



Circuito Brasília de Corrida de Rua
7ª Corrida do Lago Sul, Gilberto Salomão dia 28/ago às 08h.
Inscrições ate 25/ago - Lojas Free Corner
Conjunto Nacional - Brasília Shopping - 304 Sul - Gilberto Salomão - Sudoeste - 308 Sul (Outlet).
Informações: Park da Cidade ou pelo site www.freecorner.com.br

sábado, 20 de agosto de 2011

Entenda porque a ioga ganha cada vez mais adeptos no Brasil



A ioga é uma filosofia de vida de milhares de anos. A prática criada e difundida onde hoje é a Índia tem como princípio fundamental facilitar a conexão do corpo com a mente, entendidos como uma coisa única, indissociável. Para que isso seja possível, ela se apoia em recursos como a meditação e a respiração profunda e a execução de posturas corporais inspiradas em animais ou em outras referências da natureza.

Cada vez mais, a prática importada do Oriente ganha adeptos no Brasil e uma infinidade de pesquisas apontam novas vantagens para o organismo dos que a praticam. A Associação Brasileira de Ioga estima que no País há cerca de 500 mil adeptos. O que ainda é bem pouco perto dos milhões de praticantes nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Mas a prática tem crescido por aqui, com a abertura de novas escolas e academias dedicadas a oferecer algumas das centenas de variedades da modalidade.

Veja, a seguir, vários benefícios que essa modalidade que está em alta pode oferecer à saúde e à autoestima de praticantes de todas as idades:

Fortalece a musculatura: ainda que timidamente, a ioga começa a ser vista como algo muito mais completo do que uma simples técnica de relaxamento. Ela movimenta todas as partes do corpo. Justamente por isso, uma de suas principais características é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo - o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, principalmente quando esta é feita de maneira exagerada.

Amplia a percepção do corpo: a ioga é poderosa para ampliar a consciência corporal, que se estende também para além das sessões. Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular e, assim, é capaz de controlar melhor as situações de estresse. A pessoa passa a perceber com mais facilidade vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para frente.

Ajuda a emagrecer: a ioga favorece a eliminação de calorias – e de maneira muito prazerosa. Especialistas estimam que, conforme a intensidade das aulas, centenas de calorias podem ser eliminadas e o melhor: sem sacrifícios. Algumas técnicas são eficientes para trabalhar a capacidade respiratória em favor do emagrecimento. O controle da inspiração e da expiração do ar ajuda a diminuir a ansiedade e, por tabela, o desejo de comer.

Diminui os efeitos da menopausa: técnicas específicas têm sido aplicadas para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com frequentes ondas de calor e perda de libido. Buscam estimular o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação a partir de posturas que atuam sobre áreas estratégicas, como os ovários, a hipófise, a tireoide e as glândulas suprarrenais,.

Mente sã e menos estresse: durante a meditação, o cérebro trabalha mais lentamente e os ruídos causados pelos pensamentos se tornam sutis. A agitação constante causa a instabilidade emocional e enfraquece o sistema imunológico. Com a ioga, nossa mente aprende a “falar menos”, o que torna a nossa mais tranquila porque temos menos assuntos para pensar.

Mais bem-estar: silenciar a mente também eleva o astral. Estudos realizados pelas universidades de Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, comprovaram que essa atividade libera endorfina, hormônio que atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a sensação de bem-estar, deixando o dia a dia mais alegre.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Diferença entre Fisioterapia e Massoterapia



Os dois temas tem como foco principal o corpo humano.
Para dar uma ajuda pra quem tem essa dúvida, vamos aos conceitos de cada um:

Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.


Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e massagem desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.


Depois das definições, agora fica mais claro saber qual profissional procurar de imediato dependendo do problema de cada um.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alongamento na prevenção de problemas musculares



Alongamento é importante tanto para prevenção quanto para o tratamento de lesões. Quando feito corretamente, o alongamento aumenta a flexibilidade e desempenha um papel fundamental na redução do risco de lesões. Os músculos e tendões com uma maior flexibilidade são menos propensos aos estiramentos ou tensões quando usados. Alongamento também é usado para melhorar o desempenho atlético e as funções respiratórias.

O cuidado que se deve ter é que algumas pessoas têm mais dificuldades com a flexibilidade que as outras e podem exagerar a dose do exercícios.

O alongamento pode ter uma rotina de exercícios simples que irão melhorar a sua flexibilidade e postura, ajudando a reduzir tensão. Deve ter uma evolução gradual durante um longo período de tempo e então mantida para evitar a volta para inflexibilidade. É muito importante relaxar durante o alongamento. Fazer com movimentos e respiração lentos. A mente acompanha observando e livre.

Nas sessões acrescentam-se exercícios de alongamentos passivos. Sempre em de acordo com grupamento muscular que encontra-se debilitado e principalmente nos casos de contratura e nódulos.

O alongamento quando uma outra pessoa administra em nós, geralmente é mais eficiente pois assim podemos relaxar de forma mais ampla.

Um Livro que indico para profissionais é o ” Pontos-Gatilhos Miofaciais” Kostopoulos / Rizopoulos – Editora Labs

http://www.eduardomarino.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Benefícios da massagem para o organismo:



Uma massagem suave ajuda o corpo a relaxar e proporciona uma sensação agradável.
Benefícios da massagem para o organismo:

.Estimula a relaxação física e psicológica
• Alivia dores proporcionando bem-estar aos lugares cansados e doloridos do corpo
• Ajuda na reposição de músculos danificados
• Aumenta a circulação do sistema sanguíneo e linfático
• Aumenta a capacidade de oxigenação do sangue
• Estimula a recuperação muscular produzida pela fatiga
• Ajuda na eliminação do ácido lático (uma excreção produto da atividade muscular)
• Ajuda a eliminar a rigidez e a paralisia temporal
• Ajuda a reduzir inchaço
• Promove a regeneração dos tecidos
• Aumenta o nível de ação e liberdade dos movimentos
• Tonifica a musculatura
• Atua tanto como sedante e estimulante para o sistema nervoso, dependendo da técnica utilizada
• Alivia reduzindo a possibilidade de câimbras e espasmos musculares

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Massagem Desportiva




Todos os atletas desejam aumentar as suas performances esportivas para poderem ser mais competitivos e ganharem nas suas modalidades de competição. Para conseguirem os melhores resultados, precisam seguir um plano de treino rigoroso que faça aumentar as suas capacidades e habilidades, como a força, resistência e velocidade. O problema é que o aumento dos níveis dos treinos também aumentam as probabilidades de existirem lesões musculares graves, que impedem a competição durante vários meses e em casos mais graves podem mesmo impedir a continuidade do atleta.

A massagem desportiva é muito indicada para lesões musculares causadas pelo esporte. Ela aumenta a circulação e ajuda a eliminar toxinas (como o ácido lático) que se acumulam nos músculos depois da prática de exercícios. A massagem desportiva também é indicada antes do treino ou da competição, por estimular a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo.


Os objetivos são elevar a temperatura do corpo, aumentando a atividade cardiovascular, preparando assim os músculos para o exercício, auxiliando a execução de alongamentos específicos necessários para qualquer desempenho. A massagem é realizada com deslizamentos profundos, amassamentos, com a intenção de liberar a musculatura e também dando ênfase nas articulações e tendões. Auxilia na redução de dor e nódulos de tensão.

É um bom momento de reforçar mensagens de otimismo e acalmar temores sobre medo de lesões e o estado dos adversários. A massagem desportiva funciona para todas as pessoas que fazem algum tipo de esporte, seja como profissão, hobby ou como amador. Ela complementa o treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esporte.

A massagem é contra indicada em lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).Para ter um ótimo treino, é preciso descansar os músculos.

A massagem pode ser um bom complemento para evitar lesões e ainda melhorar o seu desempenho.

Relaxe e Bom treino

Letícia Novaes

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Depilação desportiva



No ciclismo, tal como em outras modalidades de alta competição, a depilação é obrigatória, pois facilita as massagens e o tratamento de algumas feridas.

Durante a Volta a Portugal, a depilação uma vez por semana é uma prática comum entre o pelotão, uma vez que facilita as demoradas e retemperadoras massagens, tal como o tratamento das dolorosas feridas do alcatrão.

"A depilação... das pernas! No fim de cada etapa, somos massageados sensivelmente 45 minutos a uma hora. É uma massagem profunda e acaba por haver a exigência de a pele ser depilada porque criava uma irritação de tal ordem que tornava a massagem pouco eficaz. Daí a obrigatoriedade de sermos depilados", afirmou Cândido Barbosa,ciclista.

O Ciclista explicou também que a remoção dos pelos "também ajuda, mas ninguém depila os braços ou outras partes do corpo por causa da aerodinâmica, é sobretudo pela massagem, mas também tem essa vantagem". "Não, simplesmente, no meu início de carreira, a forma de me reconhecerem como ciclista na praia era por isso mesmo (estar depilado)", comentou, divertido, quando questionado se a prática originava muitas piadas por parte de amigos e familiares.

José Paz, médico espanhol da LA-Antarte, desvalorizou a crença de que haja maior eficácia aerodinâmica, mas afirmou que existem vantagens relativamente às massagens e tratamentos: "A aerodinâmica não tem muita importância, ainda mais pelas velocidades a que andam. Se andassem a cento e tanto quilómetros por hora talvez se pudesse, eventualmente, estudar se teria resultados práticos".

O clínico adiantou ainda que "tem basicamente duas funções: a primeira é facilitar as massagens que os ciclistas recebem todos os dias, a segunda é facilitar o tratamento de algumas feridas, no caso de terem sofrido uma queda porque uma ferida numa pele com pelo é sujeita às infecções".

domingo, 14 de agosto de 2011

Curso massagem desportiva em SP




Graduados em Ed. Fisica e Fisio
Carga Horária: 16h

Cidade: São Paulo

Data e Horário: 27 e 28/08/2011 (Sábado e domingo, das 8h às 16h)

Conteúdo Programático

- Definição e utilização da massagem desportiva

- Meios de utilização

- Movimentos da massagem teoria e prática

- Indicação para cada tipo de esporte

- Tipo de toque antes e após competição

- Seqüência básica de massagem

- Pontos de acupuntura aplicados na sequência de massagem

- Óleo para massagem

- Toalhas, lenço umedecido para higienizar os pés

- Roupa para prática esportiva: bermuda ou calça esportiva, camiseta, e tênis.


Corpo Docente

Prof.ª Esp. Suzete Coló Roseto


Investimento

Até 20 dias antes do início do curso: R$ 60,00 + 1x R$ 130,00

Após 20 dias antes do início do curso: R$ 75,00 + 1x R$ 130,00

SAO PAULO
UGF- CENTRAL DE CURSOS- RUA TREZE DE MAIO, 681- BELA VISTA
Universidade Gama Filho
0300 10 10 10 1

sábado, 13 de agosto de 2011

Teuto lança gel de arnica



Produto incrementa linha de cosméticos do laboratório e entra em um segmento em franco crescimento.

O Brasil tem se mostrado um bom mercado de produtos cosméticos, principalmente, os de massagem corporal que usam a Arnica como componente principal. De acordo com uma análise de mercado da equipe de lançamentos do Laboratório Teuto, este segmento cresceu a taxas superiores a 50% nos dois últimos anos.

O Arnical Gel® é um gel para massagem corporal, elaborado a partir do extrato das flores de arnica (Arnica montana), um dos anti-inflamatórios naturais mais utilizados na medicina popular. Arnica Gel® do Teuto promove ação calmante e refrescante sobre a pele, potencializando o efeito relaxante da massagem.

O produto é dermatologicamente testado e oferece a segurança que é a marca registrada do Laboratório Teuto. O Arnica Gel® chega ao mercado em modernas e econômicas bisnagas plásticas de 60g com tampa flip-top.

Mercado - Em 2010, o faturamento dos produtos desta linha de cosméticos fechou um faturamento superior a R$ 4 milhões. As marcas concorrentes, que disputarão o mercado com o Arnica Gel® venderam aproximadamente 380 mil unidades no último ano e devem fechar 2011 próximo da marca de meio milhão de unidades vendidas.

"O Teuto tem como compromisso distribuir produtos de qualidade e com preços competitivos nos pontos de venda. Assim, estamos seguros de que temos condições de conquistar, rapidamente, nosso espaço no mercado nacional de produtos cosméticos para massagem", avalia Thiago Lobo, do departamento de desenvolvimento de novos produtos no Laboratório Teuto.

Lançamentos - O Laboratório Teuto tem em 2011 uma intensa programação de lançamentos. Até agora já lançou mais de 27 produtos. A companhia possui mais de 500 apresentações de medicamentos, entre genéricos, que já representam 50 % da linha, MIP (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, genéricos de marcas (similares), fitoterápicos, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para saúde.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Massagem Relaxante depois dos exercícios físicos.


Após exercícios físicos pesados,musculação ou outros,nada melhor do que receber uma sessão de massagem relaxante, cheia de bem-estar e qualidade de vida.

Massagem é a combinação de técnicas combinadas através de toques de alisamento, amassamento, pressão dos tecidos e manipulações proporcionando bem-estar físico e mental.

A massagem freqüente ajuda a manter o nível de estresse dentro de limites seguros. Ela atua diretamente sobre os pontos de intensa tensão muscular, ajudando a relaxar.

Os benefícios físicos da massagem são: O relaxamento muscular, o estímulo ao fluxo venoso do sangue, aumento do nível de hemoglobina, incentivo ao fluxo linfático, alongamento do tecido conjuntivo das articulações,entre outros.

A nível mental a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas nos deixa mais conscientes do nosso corpo como um todo. Proporciona sensações de bem-estar, alegria, libera energia e melhora a postura e a expressão facial.

Contra-indicações:

A massagem deve ser evitada em pessoas que apresentem sintomas de erupção cutânea como bolhas, feridas e escabiose, contusões, varizes graves, febre, articulações inflamadas, tumores e inchaços, problemas cardiovasculares e circulatórios graves.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Memória da dor




É muito comum o atleta, logo após se tratar de uma lesão, sentir dores no local que estava lesionado e pensar: “Será que eu realmente estou sentindo essa dor ou estou procurando sentí-la?”.

Quando o atleta retorna ao esporte, na maioria das vezes seu lado emocional está abalado, e ele corre pensando na dor, prestando atenção se está sentindo algo ou não... Pelo fato de ter ficado um período afastado de sua atividade esportiva., quando é liberado para finalmente recomeçar, vem aquela insegurança, aquele medo de que ele se lesione novamente e que aconteça tudo de novo... Muitas vezes o lado emocional fala mais alto, e a “suposta” dor pode ser fruto de nossa imaginação...

Mas existe uma explicação neurofisiológica para esse tipo de dor após lesão... Os nociceptores são as células nervosas responsáveis por transmitir o estímulo de dor ao Sistema Nervoso Central (SNC). Eles estão presentes em quase todos os tecidos do nosso corpo. Após uma lesão, como a Síndrome Femoropatelar (uma causa muito comum de dor no joelho dos atletas) ou uma fratura, por exemplo, os nociceptores da região da lesão estão hiperestimulados. Assim, um estímulo pequeno na região já é capaz de ser interpretado pelo SNC como dor.

A antecipação da dor, causada pelo medo e pela ansiedade, também pode estar relacionada com a intensidade dessa dor e alterar o limiar de percepção de dor do atleta.

Os treinos de propriocepção (treinos de equilíbrio), que fazem parte da reabilitação do atleta, são de extrema importância para que este retorne ao esporte não só mais preparado fisicamente, mas também mais seguro e confiante.

Mesmo após ser liberado da fisioterapia, o atleta deve continuar com acompanhamento profissional, fazendo avaliações periódicas e reforço muscular, como musculação ou pilates. Este acompanhamento é importante não só para evitar a recidiva de lesão, mas também para que ele se sinta realmente capacitado e saiba seus limites.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saiba sintomas que não devem ser ignorados durante os exercícios



Quando se fala em músculos, existem dores toleráveis e que você consegue lidar com elas, e aquelas que te obrigam a sentar e esperar. Não reconhecer a diferença entre as duas situações é extremamente problemático, porque alguns machucados se não forem cuidados podem se agravar e exigir tempo prolongado para a recuperação.

Na prática de exercícios a atenção deve ser redobrada. Um movimento errado ou excesso de peso podem não só causar dores musculares, como complicações em todo o corpo. O importante é não ser relapso com estes sinais do organismo.

O site Ask Men preparou uma lista com oito dores durante a prática de exercícios que devem ser levadas a sério. Tenha em mente que nada substitui o conselho médico nessas horas. Se você sente uma das dores a seguir e não sabe do que se trata, a atitude mais apropriada é procurar um especialista e não tentar adivinhar o que está passando dentro do seu corpo.

Confira as dores que não podem ser ignoradas:

Dor no calcanhar: corredores são extremamente dedicados com o esporte e estão acostumados a sentir dores. Por isso, às vezes eles não dão atenção à dor e seguem com a maratona. Quando você sente uma dor no calcanhar que faz o pé pular sozinho pode ser uma torção ou lesão no ligamento.

Fisgada na virilha: se você está fazendo agachamento com bastante peso e sente uma fisgada na área da virilha, pode ser apenas uma cãibra ou uma distensão muscular. Se repetir o movimento e sentir a mesma dor, no entanto mais fraca, é um forte sinal de que você estirou o músculo interno da coxa.

Fadiga: a fadiga crônica é um sintoma que jamais pode ser ignorado. Se você dorme mais, tenta uma nova dieta, aguarda alguns dias e faz de tudo para diminuir o cansaço, mas nada funciona, fique atento. A fadiga constante pode ser sinal de que o seu corpo esteja exausto por conta dos treinos.

Níveis extremos de fome: Após um período rigoroso de dieta, o equilíbrio hormonal do corpo fica desregulado e a pessoa começa a ter crises intensas de fome, que não cessa mesmo após a refeição. Estes sintomas indicam que você deve deixar de lado por uns dias a dieta e suprir as vitaminas e substâncias que estão faltando.

Dor nas costas: Você deve sempre prestar atenção a qualquer tipo de dor sentida nas costas, pois pode se tornar um problema crônico. Quando a dor for forte e localizada, pare imediatamente, pois pode ser sinal de hérnia de disco ou de um nervo comprimido.

Tontura: Este sintoma geralmente aparece quando você se abaixa e levanta rapidamente. Diferente dos hipertensos que precisam controlar a pressão para que ela não suba demais, a pressão baixa às vezes passa despercebida, mas pode ocasionar o desmaio durante o treino.

Dor na canela: a dor na canela é um sintoma comum para corredores. No entanto, se ela se torna persistente e você não cuida da forma certa, pode ser resultado de esforço sobrecarregado na tíbia.

Dor súbita na cabeça ou pescoço: Se você tem uma dor repentina na cabeça ou pescoço, especialmente quando agacha e levanta, pode ser sinal de que um vaso sanguíneo está sendo sobrecarregado ou um músculo que está tendo dificuldade em lidar com o estresse do peso que você está levantando.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conheça alguns nutrientes importantes para aumentar seu rendimento nas partidas de futebol



Você não precisa ser um famoso craque dos gramados para adotar uma dieta equilibrada. Se o simples fato de calçar as chuteiras no campo de várzea não faz de ninguém um candidato a Pelé, a atenção ao cardápio pelo menos melhora o rendimento nas “peladas” – e a qualidade de vida – até de quem pratica a atividade somente uma vez por semana.

Para começar, a garrafinha d´água sempre ao alcance é tão indispensável para o jogador quanto a bola – aliás, a água é um item fundamental para a prática de todos os esportes. “Sem água não há jogo”, diz a nutricionista
Fernanda Granja, de São Paulo. Isso porque, de acordo com ela, depois de meia hora de exercício intenso o organismo já começa a se desidratar. Portanto, é importante não ficar todo esse tempo sem tomar líquido. Em vez de esperar o apito final do juiz, deixe uma garrafa d´água na beira do campo e aproveite sempre que puder os intervalos entre os lances para tomar uns goles.

Aos “peladeiros” de plantão, a nutricionista recomenda também uma dieta rica em carboidratos (encontrados na quinua, milho, inhame, batata, massas e mandioca, por exemplo), sempre tomando cuidado, claro, para fazer isso nas quantidades adequadas, que não promovam ganho de peso. “Os carboidratos, que são importantes para dar energia ao jogador, devem constar no cardápio sempre e não apenas no dia do jogo”, ressalta Fernanda.

As proteínas – leite, carne vermelha e ovos, por exemplo – também não podem ser jogadas para escanteio na alimentação dos atletas que precisam ter bom rendimento em capo. “As proteínas são compostas de aminoácidos que contribuem para a resistência física”, explica Fernanda..

Futebol depois do almoço?

Não se trata de um mito. Jogar futebol depois do almoço, sim, faz mal. “A prática de qualquer esporte não é indicada após a refeição, pois isso atrapalha a digestão e pode causar refluxo, ou até congestão”, diz a nutricionista.

Por isso, se você se reuniu com amigos para almoçar no clube e o pessoal se animou a disputar uma pelada, muna-se de bastante paciência. De acordo com Fernanda, o ideal é esperar pelo menos quatro horas após a refeição antes de calçar as chuteiras.

Por outro lado, também não é indicado jogar futebol em jejum. Abaixo, Fernanda sugere um cardápio adequado para antes e depois do jogo, bem como durante – isto é, nos intervalos. Para mais informações sobre as quantidades ideais para seu organismo, ela aconselha a consultar um especialista:
Meia hora antes do jogo:

1 – Uma porção de carboidrato simples (pão, bolachas, banana, salada de frutas, flocos de milho, tapioca, entre outros).

2 – Água

3 – Vá devagar e evite nesse momento as proteínas e os alimentos ricos em fibras, pois são de difícil digestão e capazes de causar desconforto abdominal durante o exercício.

Durante o jogo:

1 – Conforme já citado: apenas água.

Depois do jogo:

1 – Combine carboidratos e proteínas. “Se a pessoa comer apenas proteína, há uma tendência à perda de massa muscular, o que desacelera seu metabolismo e pode levar até ao ganho de peso. O ideal é um tipo de carboidrato e outro de proteína”, avalia Fernanda.

Exemplos de combinações: sanduíche natural, grelhado com arroz integral e legumes, um copo de leite com fatia de bolo e um shake de proteína batido com frutas ou água de coco.


Custom Editora

domingo, 7 de agosto de 2011

Falta de nutrientes na coluna pode causar dores nas costas

Segundo um estudo de especialistas do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), em artigo publicado na revista PLoS Computational Biology, a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles.

Como este tipo de pesquisa não poderia ser conduzida em seres humanos vivos, os pesquisadores usaram modelos computadorizados dos discos humanos e observaram os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre os discos na parte inferior da coluna.

Estudos anteriores indicavam que 80% da população ativa sofre de dores na parte inferior das costas em algum momento da vida, mas pouco se sabe sobre o processo que degenera os discos da coluna.

Os especialistas dizem que um nível normal de pressão ajuda a nutrição das células. Mas a pesquisa feita na Espanha mostra que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes no disco. As células precisam de glicose, mas o excesso de ácido láctico pode ser prejudicial porque ele interrompe a nutrição e pode dar inicio ao processo degenerativo. A interrupção do balanço nutricional nos discos pode acarretar em doenças degenerativas, que causam dores extremante incômodas para os pacientes.

sábado, 6 de agosto de 2011

Massoterapia Milenar e Contemporânea



Aspecto Histórico:
Neste artigo convencionamos alguns termos e citações como sinônimos: massagem e/ou massoterapia, considerando que essas citações são descritas pelos diversos autores aqui referenciados, assim como também designa a prática de procedimentos manuais com fins preventivos e terapêuticos.

Segundo Cassar (2001) A prática da "massagem" vem desde os tempos pré-históricos, com origens na: Grécia, Roma, Índia, Japão e China.
As referências mais antigas encontradas são nos manuscritos de Nei Ching, um texto médico chinês escrito num período anterior a 2500 a.C. Escritos posteriores sobre a massagem ou "massoterapia" foram desenvolvidos por eruditos e médicos, como Hipócrates no século V a.C. e Avicena e Ambrose Paré nos séculos X e XVI. Um livro muito citado na idade média sobre massagem, The Book of Cong-Fou, foi traduzido por dois missionários Hue e Amiot, criando um grande interesse e influenciando o pensamento de muitos pesquisadores da massoterapia.

A palavra terapêutica é definida tratamento ou cura de um distúrbio ou doença. Ela vem do grego terapêuticos e relaciona-se ao efeito do tratamento médico (therapeia). A palavra massagem ou massoterapia também vem do grego masso, que significa “amassar”.
Hipócrates (480 a.C.) usou o termo anatripsis, que significa “friccionar pressionando o tecido”, e este foi traduzido, posteriormente, para a palavra latina frictio, que significa “fricção” ou “esfregação”. A expressão para a massoterapia na Índia era shampooing; na China a massoterapia era conhecida como Cong-Fou e, no Japão, como Ambou.

É importante relembrar que Hipócrates, Heródiko, Aristóteles, Celso, Platão, Galeno, Henrick Ling e muitos outros contribuíram para que a história da massagem ou massoterapia não se perdesse no tempo.
Nessi (2003, p. 1) explica que:

A massagem é utilizada de forma instintiva por todos nós. Assim, ao contundir uma parte do corpo, temos por hábito friccionar o local com as mãos, prática essa que é um dos métodos naturais de cura mais antigos da humanidade e está presente nas áreas de medicina, esporte e estética.

Segundo Fritz (2003, p.15) em 1990 David Palmer formaliza o conceito de "massagem on-site ou de cadeira".
Glay e Pounds afirmam:

Clay e Pounds (2003, p.29) a massoterapia está passando por um renascimento, na medida em mais pessoas vêm descobrindo sua eficácia como método de relaxamento, de combate ao estresse [...]

Existem técnicas variadas para se aplicar a massoterapia, de forma didática atualmente são aplicadas às técnicas ocidentais e as técnicas orientais.
A massoterapia deve ser aplicada com base nos conhecimentos nas técnicas ocidentais ou orientais, com embasamento científico da massoterapia clínica, e ainda embasado nos estudos da anatomofisiologia, patologias e disfunções dermato-neuro-músculo-esquelética.

A massoterapia deve ser eficiente, podendo ser realizado em institutos, clínicas, nas empresas ou no domicílio.

A massoterapia pode proporcionar mais conforto e relaxamento, se aplicada nas regiões que sofrem a ação do estresse (cervical, ombros, lombar, membros superiores e inferiores. Podem ser utilizadas diversas manobras de massoterapia, aqui denominadas como: deslizamento, compressão, fricção, amassamento e vibração; a técnica é milenar, mas as adaptações são modernas e com embasamento científico.

Efeitos Fisiológicos Atribuídos a Massoterapia.
A massoterapia, quando aplicada de forma correta, estimula uma ação direta, de efeitos locais, causando uma sensação de alívio, de relaxamento e bem estar geral no local de sua aplicação e uma ação direta sobre o fisiológico, produzindo maior resposta de alívio na área afetada, como a diminuição do acúmulo de tensão, se bem aplicada.
Knapp, Apud Krusen (1986), descreve que os efeitos da massagem podem ser reflexos e mecânicos:

Efeitos reflexos são produzidos na pele pela estimulação dos receptores periféricos, os quais a seguir transmitem impulsos através da medula espinhal ao cérebro e produzem sensações de prazer ou relaxamento [...] do músculo bem como da tensão mental.

Os efeitos mecânicos consistem em medidas que auxiliam o fluxo de retorno da circulação de sangue e linfa [...] podem ser eficazes para estirar aderências entre as fibras musculares e mobilizar acumulações de líquidos.

A massoterapia sobre o organismo contribui para melhorar os efeitos sistêmicos do organismo, estimulando a circulação centrípeta: sangüínea e linfática, através de estímulos neurovasculares, diminuindo a congestão e recuperando a homeostasia.
Os efeitos fisiológicos da massoterapia são:

1 - Fortalecimento das fibras tegumentares mediante movimentos constantes e rítmicos;
2 - Estimulação da circulação dos fluidos, tais como a circulação venosa e a linfática;
3 - Promoção da elasticidade e melhora na hidratação, mediante a manipulação dos tecidos moles;
4 - Redução das disfunções dermato-músculo-esqueléticas, tais como rigidez e imobilidade muscular através da melhora da elasticidade dos tecidos moles em processos cicatriciais;
5 - Melhora na homeostasia do funcionamento do sistema nervoso;
6 - Revitalização nas disfunções dos órgãos internos através da estimulação;
7 - Aprimoramento do metabolismo global por meio de estimulação direta ou indireta das glândulas endógrinas, endógenas e/ou exógenas.
8 - Aumento na velocidade de reabsorção metabolização do ácido lático e demais catabólitos acumulado nos tecidos corporais após intensa atividade física, evitando a degradação do tecido muscular e algias.
9 - Auxilia no equilíbrio emocional, na consciência corporal e auto estima.

Segundo Fritz (2002, p. 5) os efeitos fisiológicos da massoterapia, são estudados no Touch Research Institute da Escola de Medicina da Universidade de Miami: a Dra. Tiffany Field apud Fritz (2002) descreve:

[...] ampliou em muito nossa compreensão da importância do toque ao estudar muitos grupos diferentes de pessoas, inclusive bebês, pessoas idosas, pessoas que no momento estavam bem, porém sob estresse, e pessoas muito doente. A pesquisa apóia a crença de que tocar de maneira estruturada é uma necessidade muito importante, se não absoluta, de todos os seres vivos.

Podemos deduzir a partir das pesquisas mais recentes, que a massoterapia pode interferir na:

1 - Facilitação do crescimento, devido o alívio das algias nos períodos de "estirão" do adolescente;
2- Aumento da atenção e do aprendizado, tendo resultados positivos em pessoas com problemas de concentração, hiperatividade ou incapacidade de aprendizado;
3- Auxílio no desenvolvimento das atividades sociais, no que se refere ao tocar e ser tocado;
4- Auxílio na superação de vícios e compulsividade se o mesmo é provocado por ansiedade;
5- Atenuação dos sintomas pré-menstruais (TPM);
6- Auxilia na regulação do fluxo sangüíneo, principalmente o centrípeto;
7- Redução da ansiedade, durante as crises de estresse;
8- Diminuição dos níveis de hostilidade em indivíduos com hipertensão;
9- Diminuição do tempo de cálculo matemático e aumento do número de acertos, auxiliando o raciocínio lógico.
10- Melhora da tensão muscular psicofísica;
11- Redução do estresse nas fases de alarme e resistência.

Mediante os efeitos fisiológicos citados, a massoterapia é uma grande aliada em qualquer setor de trabalho, nas atividades da vida diária e para aqueles que são acometidos pelos sintomas do estresse.

Efeitos Locais e Gerais da Massoterapia
Os efeitos da massoterapia sobre o organismo podem ser descritos em: sedante e estimulante.
O efeito sedante da massoterapia é conseguido pela anulação progressiva da sensibilidade da dor ou desconforto, estimulado por meio da fricção gradual e continua das terminações nervosas localizadas na derme e disseminadas na direção dos demais tecidos moles interligados. Tal fricção permite sedar os estímulos nocivos. O Dr. Ruffier (1979), afirma que:

A simples imposição das mãos, imobilizadas ou praticando um leve deslizamento, tem às vezes, sobre o sistema nervoso, uma ação manifesta; dependendo dos casos, ela acalma as pessoas excitadas e contraídas, ou anima as deprimidas. É um efeito de causa aparentemente misteriosa, que nem todos os massagistas conseguem, mas que faz com que muitos dos massageados fiquem presos aos massagistas que o realizam. Podemos chamar “neurotônico” este efeito do simples contato com as mãos.

O efeito estimulante se consegue por meio da estimulação das terminações nervosas da pele e neuromuscular, através da aplicação de diferentes técnicas de massoterapia, por meio das quais se consegue fazer com que as absorções dos elementos vitais, sejam potencializadas nos tecidos moles.


Clay e Pounds afirmam:

Os tecidos moles do corpo reagem ao toque: Existem muitas teorias que explicam esse fato. Uma das mais persuasivas é que a dor miofacial é causada por um circuito de retroalimentação (feedback) neuromuscular autoperpetuadora, no qual a estimulação por meio do toque interfere, restaurando assim a função normal.

Ação Fisiológica da Massoterapia Neuromuscular
Segundo Leitão apud Nessi (2003), com a finalidade de se obter maior clareza do papel da massagem ou massoterapia, devemos citar uma parte do trabalho de dois grandes fisiologistas: Best e Taylor, segundo os quais a fricção profunda causa uma dilatação capilar duradoura. Desse modo, as trocas gasosas no interior dos músculos são realizadas com maior facilidade, permitindo que o sangue circule facilmente e com maior quantidade de oxigênio. Devido ao maior aporte sangüíneo no interior do músculo e na superfície da pele, ocorre um aumento pequeno na temperatura e uma conseqüente vasodilatação. Além disso, a massoterapia também desempenha papel importante nas trocas nutritivas e gasosas, entre a corrente sangüínea e os tecidos subcutâneos, contribuindo para melhorar o funcionamento de todo o organismo.
Segundo Figueira apud Nessi (2003, p. 5), também afirma que:

Massagem é o termo usado para indicar um conjunto de manipulações sistemáticas, científicas e corporais, podendo ser manual ou mecânica, com efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e circulatório. A massagem hoje é também uma terapia de alívio, podendo ser utilizada a qualquer momento, desde que feita com sabedoria.

Podemos dizer que a massoterapia estimula a nutrição tecidual e muscular, impedindo que a fadiga se acumule num músculo ativando a circulação e conseqüentemente eleva a capacidade de reabsorção dos catabólitos celulares. A massoterapia sendo empregada sobre os músculos pode ser estimulante, se realizada por apenas 15 minutos e pode fazer com que desapareça, temporariamente o estresse muscular, o qual se manifesta após uma jornada de trabalho e atividades da vida diária.

Ação Fisiológica da Massoterapia Sobre o Sistema Nervoso
A massoterapia sobre o sistema nervoso, dependendo da pessoa a qual está sendo submetida e pode agir de formas diferentes. Aplicada num ritmo rápido e com intensidade leve estimula e excita, ao passo que com uma intensidade moderada à profunda num ritmo lento acalma, produz efeitos sedativos.


Cassar (2001), afirma “o efeito reflexo sobre sistema nervoso autônomo mais freqüente da massagem é sensação geral de bem-estar”.
Com as modernas e atuais tecnologias hoje é possível saber o que ocorre a nível nervoso e endócrino quando se aplica a massoterapia sobre o corpo humano.
Fritz (2003, p.5) afirma:

A tecnologia científica nos possibilitou descrever algumas respostas fisiológicas ao toque, tais como as mudanças na concentração de hormônios, alteração na atividade do sistema nervoso central e periférico e na regulação dos ritmos do corpo.

Manobras da Massoterapia
Deslizamento: Ação mecânica sobre a pele; desobstrui os poros; melhora a circulação cutânea; aumenta a temperatura local; exerce efeito calmante sobre os filetes nervosos e é de profundo auxílio à circulação de retorno venoso e linfático, liberando catabólitos nos espaços intercelulares.
Fricção: Aquece; produz grande fluxo sanguíneo na superfície da pele, deixando-a com hipertermia e facilitando a absorção de produtos de uso tópico, facilita a liberação de aderências e fibroses na derme e mio-facial.
Vibração: Melhora o relaxamento e a atividade dos músculos e tendões; atenua a hiperexcitabilidade nervosa; melhorando por via vasomotora, o fluxo venoso e linfático dos tecidos moles.
Amassamento e compressão: Libera tencionamentos dos músculos e tendões retraídos por tensão excessiva e crônica; aumenta a energia da fibra muscular; abranda a aderência e cicatrizes das fascias; ativa a circulação local e melhora a nutrição dos tecidos moles.

Só haverá saúde se houver o toque, e o toque é essencial para existência da vida humana, portanto toque com amor, toque com respeito, toque com responsabilidade.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dicas para evitar lesões típicas em corredores



Os educativos de corrida são fundamentais, pois aprimoram a técnica e coordenação do corredor e conseqüentemente diminuindo seu desgaste físico e melhorando sua performance, os educativos são tão importantes quanto o alongamento. Podemos também denominar como escolinha de corrida.

Os exercícios educativos são de muita importância para o desenvolvimento do corredor, seja ele velocista, meio fundista ou fundista. É comum apenas os velocistas praticarem durante seus treinamentos educativos de corrida, dificilmente vemos atletas corredores de fundo fazendo estes tipos de exercícios.

Os educativos de corrida, quando bem trabalhados, fazem com que o corredor tenha uma melhor postura, equilíbrio, coordenação e conseqüentemente sofra menos durante o esforço desenvolvido na corrida, também como condicionamento. Existem inúmeros exercícios que o atleta pode fazer preliminarmente ao treino.

O técnico não deve adotar uma forma padronizada de corrida para seus atletas, entretanto deve fazer com que todos façam exercícios educativos, pois são essenciais para que o atleta tenha menos dificuldades no desenvolver de sua corrida. Muitos corredores fazem força sem necessidade alguma. São poucos exercícios que trarão grandes benefícios e conseqüentemente eliminarão vícios de postura.

Vamos explicar para aqueles corredores que não possuem um técnico a disposição quais são os principais exercícios educativos:
· Corrida com elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, trabalhando os braços com uniformidade e velocidade, repetições em 20 a 30 metros.
· Corrida com os calcanhares tocando os glúteos com bastante velocidade, tronco levemente inclinado à frente, repetições em 20 a 30 metros.
· corrida elevando os joelhos até a altura dos quadris, mantendo a perna de impulsão estendida, trabalho dos braços, para o alto coordenadamente, repetições em 20 a 30 metros.
· corrida na planta- ponta dos pés executando elevações rápidas dos joelhos em passadas curtíssimas. Repetições em 20 a 30 metros.
· Da mesma forma que um boxeador faz educativos defronte ao espelho, o corredor deve correr defronte ao espelho, procurando aprimorar a desenvoltura dos seus movimentos, desta forma atingindo melhor nível de descontração.

Fonte: Copacabana Runners

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Massoterapeuta Desportivo



Objetivo da Massoterapia Desportiva é estabelecer os princípios da massagem preparatória para atividade física.

Colocar em ação todos os reflexos do atleta, rapidamente solicitados dos pés a cabeça, através da aplicação direta da massoterapia desportiva. Propiciar mais destreza atlética durante as competições.

Desenvolver no profissional de massoterapia a principal essência da massagem desportiva, que consiste em provocar um afluxo importante de sangue na periferia, por reflexos vasodilatadores, momentos antes que antecede a competição. E após a competição, promover um relaxamento muscular e drenagem das toxinas acumuladas, devido a fadiga, para prevenir as dores musculares tardias.

Muito difundida e utilizada nas academias e clubes esportivos. Hoje o massoterapeuta (antigo massagista) é um integrante indispensável nas equipes desportivas e academias.
Equipes desportivas e academias, que empenham em oferecer todos os recursos que a Tecnologia Desportiva oferece para aumentar a capacidade e o desempenho dos atletas, sejam eles amadores ou profissionais.

Todos os desportistas e dirigentes de clubes sabem que uma equipe só consegue resultados positivos se estiver completa e se todos trabalharem de forma interdisciplinar e com conhecimento científico.


Além dos estudos de anatomia, humana, fisiologia e patologia geral, são componentes de estudo a história, princípio, ambiente e efeitos da massoterapia desportiva. Como aplicar a massagem antes, durante e após as competições desportivas, mobilizações passivas nos esportes, como proporcionar maior destreza atlética.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A massoterapia desportiva



Uma junção das duas grandes linhas que até pouco tempo não se misturavam, a Ocidental e a Oriental. A massoterapia é uma nova postura que está conquistando os amantes da terapia corporal, reunindo técnicas que manipulam músculos, ativam a circulação sangüínea e linfática com práticas de revitalização de pontos energéticos e virtuais do corpo humano.

A massagem ocidental é muito utilizada entre esportistas, inclusive para recuperação de músculos machucados ou paralisados. Essa linha está muito ligada à fisioterapia. Já a massagem oriental busca estimular pontos específicos do corpo onde circulam energia. São usadas há milênios em países como Japão, China e Índia. As famílias acreditam que essas massagens podem prevenir doenças e os médicos destes países confiam em capacidade de cura.


A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática. A massagem como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões. Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão.

Massoterapia é o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou acessoriamente com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com a finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia além de utilizar da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A dor e os nervos




A Dor é uma sensação desagradável que manifesta uma lesão real ou a possibilidade de uma lesão no corpo. A dor se inicia nos receptores especiais da dor, os quais estão distribuídos por todo o corpo. Esses receptores da dor transmitem as mensagens sob a forma de impulsos elétricos ao longo dos nervos até a medula espinhal e, em seguida, ao cérebro. Algumas vezes, o sinal desencadeia uma resposta reflexa ao chegar à medula espinhal.

Quando isto ocorre, um sinal é imediatamente reenviado ao longo de nervos motores até o local original da dor, desencadeando a contração muscular. Um exemplo de resposta reflexa a dor aguda é a reação de uma alfinetada no dedão do pé. O sinal da dor reflexa é também transmitido ao cérebro em milésimos de segundo. Somente quando o cérebro processa o sinal e o interpreta como dor, o indivíduo passa a ter uma percepção consciente. Os receptores da dor e suas vias nervosas diferem nas diferentes partes do corpo.

A dor varia de acordo com o tipo e a localização da lesão. Por exemplo, a quantidade de receptores da dor na pele é enorme e eles são capazes de transmitir informações precisas como, por exemplo, a localização de uma lesão e se a dor é surda (por ex., causada pela pressão, calor ou frio) ou uma dor pelo encurtamento de nervos, músculos e inflamação nos tendões.

Em contraste, os sinais da dor procedentes dos intestinos são limitados e imprecisos. A coluna pode estar pinçada por algum nervo, com dor leve ou queimado sem produzir um sinal doloroso. Entretanto, uma distensão e a pressão podem causar dores intestinais muito intensas, mesmo quando sua causa for relativamente inofensiva como, por exemplo, a retenção de uma bolha de gás. O cérebro não consegue identificar a origem precisa da dor intestinal, que é de difícil localização e pode ser sentida sobre uma grande área. A dor sentida em algumas áreas do corpo pode não refletir a localização do problema, porque pode tratar-se de uma dor referida, isto é, originária de um nervo no peito comprimindo a caixa torácica ou costelas encurtando nervos dos braços e dedos.


Somente percorrendo a área com a sensibilidade na ponta dos dedos do Massoterapeuta pode-se sentir o problema que poderia estar agravando seu sono por vários dias, causando desconforto por algum tempo. É só quando o paciente liga para o consultório e deita na maca que realmente passa conhecer o próprio corpo: a partir desta sessão irá perceber como estava precisando de uma massagem!

A dor referida ocorre porque sinais de várias áreas do corpo frequentemente são transmitidos pelas mesmas vias nervosas que vão à medula espinhal e ao cérebro. A tolerância à dor varia enormemente de um indivíduo a outro.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Frase




Antes de falar, escute.

Antes de escrever, pense.

Antes de gastar, ganhe.

Antes de julgar, espere.

Antes de rezar, perdoe.

Antes de desistir, tente.