Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Está lesionado? Faca isto !


1 Onde e por que dói?
A canela dói como se tivesse dado uma pancada contra a mesa da sala, provavelmente terá aumentado o ritmo ou a distância que faz a correr ou a andar de bicicleta; ou então machucou-se porque tem pé chato e tem andado a correr demasiados quilómetros.

Os especialistas identificam os sintomas-chave como uma dor dilacerante nas pernas. A zona dolorida pode medir 10-15 cm e a dor pode melhorar com o aquecimento e volta quando acaba de treinar.

No início é uma dor leve mas que pode voltar tão insuportável que o obriga a parar e a voltar para casa… a piar fininho.

2 Parece que aquilo que tem é…
Uma síndrome da tensão tibial medial (STTM) ou shin splints, como se costuma chamar em inglês. Trata-se de uma lesão por sobrecarga que segundo um estudo publicado no The Physician & Sports Medicine pode dever-se à perda de colágeno causada por tensão excessiva (os impactos contra o solo), o que afeta os músculos mais profundos que rodeiam a tíbia.

O músculo mais afetado é o tibial anterior que vai do joelho ao tornozelo. Correr pode irritar e inflamar o tecido conectivo que o rodeia assim como à tíbia, sensação parecida à que sentirá se o seu sobrinho decidir experimentar o seu jogo novo de ferramentas e usar as suas canelas como alvo.

3 Não se preocupe: não vai matar…
… mas vai fazer com que cambaleie como um velhote.
Reduza a sua carga de treino em 90 a 95% durante quatro semanas e deixe de correr sobre asfalto/cimento.

Procure superfícies de grama ou terra para reduzir o impacto. Aplique os princípios básicos do descanso: gelo, compressão e elevação, e ofereça-se uma massagem nas zonas afetadas duas vezes ao dia.

Use os polegares para fazer massagens nas canelas e nos gémeos começando pela parte mais baixa das pernas subindo até ao joelho. Isto irá ajudá-lo a criar colagénio novo, o que irá acelerar o processo de reparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário