Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Corpo Malhado e Mente Sadia


Não adianta malhar o corpo, a mente precisa estar em paz!

Uma nova tendência está invadindo as academias e fazendo com que os profissionais de fitness voltem seus olhares para uma questão que vai muito além da boa forma física: a saúde da mente!

Apesar de ser pouco discutido, o bem-star físico e até mesmo a boa aparência depende muito do estado em que se encontram suas emoções e seus estados psicológicos. Isso quer dizer que não adianta você ser todo certinho na academia e cumprir horários, exercícios físicos e combinar aulas especiais de musculação e aeróbica. Para ser um bom aluno, você tem que administrar melhor o seu estresse, sua ansiedade, seus problemas profissionais, suas questões familiares e, porque não, as questões financeiras e amorosas.

Isso também não quer dizer que esses fatores citados acima são empecilhos terríveis que vão minar o seu treino e fazer com que você se afunde nos biscoitos de chocolate e no ócio. Na verdade, é muito pelo contrário.

O que muitas academias estão propondo agora é uma solução para esses problemas que consiste em uma fórmula mágica que vai (literalmente) fazer sua vida andar para frente. Essa fórmula mágica consiste em “equilibrar três carros chefes das nossas vidas: o corpo, a mente e a alma”. Somente dessa maneira o indivíduo vai poder se considerar uma pessoa saudável.

Apesar de isso ser uma novidade para as academias, esse conceito já existe há muito tempo e teve origem com a medicina chinesa, que pregava essa filosofia do equilíbrio. Desse modo, o ser humano encontra uma harmonia perfeita, capaz de levá-lo a suportar com mais vigor todas as tarefas do dia-a-dia.

Quer saber se você possui esse equilíbrio corpo/mente/alma? Muito fácil. Coloque na balança todas as prioridades e tarefas do seu dia-a-dia. Por acaso você vai para a academia totalmente contra a sua vontade, vive correndo de um lado para o outro e não consegue realizar nada direito, nem no trabalho, nem na família e nem com os amigos? Ou então vive estressado demais e raramente encontra tempo para malhar e, se encontra, fica o tempo todo pensando nas questões que ainda faltam ser resolvidas na sua vida?

Se você se encaixa nesse padrão (sub-humano) de vida ou, pior, se você nem faz exercícios físicos, uma má notícia: está faltando, sim, equilíbrio na sua vida! E quer saber? O fato é o seguinte: quem não possui esse equilíbrio tem mais dificuldades de manter um humor estável, possui uma baixa qualidade de vida e, certamente, tem maiores chances de envelhecer mais rapidamente.

Cada coisa no seu tempo

Se há injustiça no mundo, pelo menos uma coisa existe igualmente para todos: o tempo. Todo mundo tem 24 horas no dia, independente de ser rico, pobre, lindo, feio, gordo ou magro.

Pois bem, e daí? E daí que é o seguinte. Você precisa saber administrar essas 24 horas da sua vida para que tudo dê certo e flua de uma maneira mais descontraída e gostosa, tudo com o mínimo de estresse possível. Conseguido isso, você atrasará seu relógio biológico, retardará o processo de envelhecimento do seu físico e viverá mais.

Então, preste atenção: hora de trabalho é hora de trabalho, hora de malhar é hora de malhar, hora de curtir com os amigos é hora disso e nada mais e assim por diante. Não misture tarefas e jamais faça uma coisa pensando em outra. Viva cada momento do seu dia, aproveitando o máximo que ele tem a lhe oferecer. Desse modo, sua mente já vai ficar mais aliviada e preparada para resolver cada problema de uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário