Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Adrenalina- Endorfina - Serotonina


Adrenalina e Serotonina. Parecidas na órmula, mas bem diferentes nos efeitos

Adrenalina é um hormônio. Endorfina e Serotonina são neurotransmissores. Saiba o que cada um faz e por que são tão freqüentes nas conversas com temática esportiva:

- Adrenalina
Produzido nas glândulas suprarrenais, o hormônio é liberado em situações de estresse, como numa competição decisiva, arriscada, como num salto de paraquedas, por exemplo. Os ritmo dos batimentos cardíacos aumenta e há tonificação muscular (ou seja, você fica subitamente, mais forte e ágil) e dilatação das pupilas (sua atenção fica redobrada).

- Endorfina
Produzido na glândula hipófise, no cérebro, o neurotransmissor entra em cena em situações que causam bem-estar e relaxamento, como praticar exercícios aeróbicos e comer coisas gostosas. Euforia e prazer invadem todo o organismo.

- Serotonina
Produzida a partir de um aminoácido chamado Triptófano na glândula pineal, no cérebro, a serotonina regula os estados emocionais. Produção irregular de serotonina pode levar a estados depressivos e ansiosos. A serotonina controla também o apetite, sono, libido e dor. Praticar esportes e ter uma dieta rica em alimentos com triptófano são ótimos para regular a produção de serotonina e, portanto, aumentar a sensação de bem-estar e tranqüilidade.

Pesquisas tem demonstrado que a massagem terapêutica aumenta os níveis de dopamina, serotonina, encefalinas, endorfinas e a ocitocina, além de reduzir os níveis sanguíneos e salivares de cortisol. Esta informação é de grande relevância, visto que são hormônios altamente relacionados com os pacientes deprimidos.

http://equilibriummassagens.blogspot.com/2009/11/influencia-da-massagem-nas-substancias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário