Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dicas para prevenir as dores de coluna



Veja sete hábitos que podem melhorar, e muito, as dores nas costas

Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor nas costas, resultado de má postura, inatividade física, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios. A saúde da coluna é fundamental no dia-a-dia. Quando está bem, não nos damos conta do quão importante ela é. No entanto, quando temos dores é que percebemos o quanto somos afetados.

Claro, os problemas não surgem da noite para o dia. A grande maioria das pessoas hoje, trabalha sentada numa posição estática ou com movimentos repetitivos porém com amplitudes reduzidas e ambas as situações são prejudiciais. Abaixo, algumas dicas de como proteger a coluna lombar no dia-a-dia e aumentar a sensação de bem-estar.

1) Mantenha a boa postura da coluna
Manter a "posição neutra" nada mais é que manter essa curvatura na realização de nossas atividades diárias. O contrário de manter essa posição neutra seria o de arredondarmos a coluna, de forma similar a que acontece quando inclinamos nosso corpo à frente.

2) Carregue objetos próximos ao corpo
Ao carregarmos objetos, especialmente objetos pesados, quanto mais próximos os mantivermos de nosso corpo, menor será a força que teremos de fazer, e menor será a carga que será imposta nossa coluna lombar.

3) Sente-se de maneira correta
Sentar-se com os quadris e joelhos dobrados a 90º é popularmente conhecida como "a maneira correta" de se sentar. Entretanto, não é realmente a ideal. Para mantermos a saudável curva da coluna é necessário que o ângulo entre nossas coxas e nosso tronco seja um pouco maior que 90º. Um travesseiro dobrado é a melhor aposta. Isso ajuda a manter a posição neutra da coluna lombar e assim ela estará mais protegida e você, mais confortável.

4) Quando trabalhar sentado execute intervalos
Levantar-se de tempos em tempos ao se trabalhar sentado é essencial para diminuir a sobrecarga na coluna. Após ficar alguns segundos em pé, alongue-se, esticando o corpo para cima e para trás, respire fundo.

5) Mantenha o condicionamento físico
Mantenha o bom condicionamento de sua musculatura das costas e do abdômen. Outra importante dica é tentar manter uma boa flexibilidade do corpo.

6) Evite dobrar a coluna logo após acordar
O nosso disco intervertebral, quando ficamos deitados ou muito tempo sem nos movimentar, tende a acumular líquido em seu núcleo. Se dobrarmos nossa coluna a frente quando muito líquido está no disco, a pressão contra o disco será grande, e assim correremos o risco do líquido romper o disco, causando uma hérnia.

7) Em caso de dor, procure um profissional
Caso você esteja sentindo alguma dor em sua coluna lombar, procure um especialista. As dores lombares podem ter diversas origens. Identificar o que realmente está acontecendo é fundamental para o tratamento adequado.

2 comentários:

  1. minha mae esta com varios bico de papagaio qual masagem seria ideal paara ela

    ResponderExcluir
  2. As massagens nas costas podem aliviar momentaneamente as dores. O estímulo manual provoca a liberação de substâncias analgésicas (endorfinas), levando ao alívio da dor e relaxamento muscular. Obviamente, porém, as massagens não colocam a coluna no lugar e tampouco resolvem os problemas de forma definitiva. Podem, inclusive, agravá-los se forem aplicadas por pessoas sem conhecimento sobre a doença a ser tratada ou sem habilitação necessária. Procure um Massoterapeuta devidamente credenciado habilitado ou um Quiropraxista formado para tratar da sua coluna ou então faça exames periódicos com seu ortopedista.Também e recomendado acupuntura e Pilates.Como um dos principais sintomas de quem tem osteófito é a dor, o indivíduo geralmente entra em um ciclo: os movimentos e o padrão postural acabam comprometidos, conduzindo a um desequilíbrio e fraqueza muscular por compensação e desuso, que por sua vez, intensificam os dois primeiros citados e assim por diante.
    O Pilates auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos, direcionados e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com foco especial na região afetada e no reequilíbrio dos grupos musculares.
    Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada.

    ResponderExcluir