Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Homens X osteoporose


Estudo mostra que osteoporose atinge igualmente homens e mulheres

Para muitos, osteoporose era um mal que afetava apenas as mulheres. Engano. Os homens têm quase a mesma chance de sofrer a doença.

A tese foi comprovada pela organização não-governamental (ONG) Instituto Ortopedia & Saúde, que realizou pesquisa para descobrir a incidência da doença entre homens e mulheres. Segundo o estudo, feito com 250 homens e 250 mulheres, a ocorrência da osteoporose no fêmur entre eles é de 15%, próximo dos 18% entre elas. Os índices de ocorrência da doença na coluna são de 35% e 43%, respectivamente.

O primeiro estágio é a osteopenia, quando os ossos estão pouco comprometidos. A pesquisa mostrou que nesse caso os homens superam as mulheres quando o mal acomete a coluna (50% e 43%). Segundo Marcelo Pinheiro, reumatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a doença atinge um homem para três mulheres. Mas o quadro vai mudar. "Em 20 anos, aumentará a incidência nos homens. Entre elas, os índices vão se estagnar." A explicação é que, nos últimos 30 anos, as campanhas de prevenção foram focadas nas mulheres.

De acordo com o especialista, uma pesquisa realizada no ano passado com pessoas acima de 40 anos revelou que 12% dos homens tinham sofrido pelo menos uma fratura de osso causada pela osteoporose. Entre as mulheres, o índice foi de 15%.

Presidente da ONG, o ortopedista Fabio Ravaglia explica que a doença atinge os homens principalmente na andropausa - quando cai o nível de testosterona, o hormônio responsável pelas características masculinas. "A partir dos 35 anos, quando se atinge o pico do índice de massa óssea, as perdas são maiores do que as reposições." Quando o homem chega aos 65 e tem histórico de condutas de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, o risco da doença é maior.

"Os homens devem fazer o máximo de exercícios físicos para fortalecer os ossos", recomenda o ortopedista. Outras dicas são adotar dieta rica em cálcio (presente principalmente no leite e derivados) e evitar álcool e cigarro. Também é importante realizar exames preventivos - o que, segundo a pesquisa, é ignorado pelos homens: 80% dos 250 entrevistados mediram pela primeira vez a densidade óssea durante o estudo. Entre as mulheres, somente 18% estavam na mesma situação.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Respiração



RESPIRAÇÃO NORMAL - média
Lactentes
30 a 40 movimentos
Crianças
25 a 30 movimentos
Mulheres
18 movimentos
Homem adulto
16 movimentos

A respiração aumenta com a digestão, os movimentos musculares, nervosismo e a excitação diminui com o repouso e o sono.
A contagem dos movimentos respiratória é observada através do peito ou ventre e após a inspiração e expiração conta-se 1 (um) movimento.
Não é conveniente alertar o cliente, pois o mesmo iria modificar o ritmo da sua respiração.
Em geral, inicia-se contando a pulsação, findo o que se inicia a contagem da respiração, continuando a segurar o punho do cliente e observando ao mesmo tempo os movimentos da respiração.
A classificação quanto às alterações na respiração são as seguintes:
· APNÉIA – Respiração sem regularidade é interrompida;
· DISPNÉIA – Respiração difícil;
· TAQUIPNÉIA – Respiração acelerada;
· BRADIPNÉIA – Respiração vagarosa.

PRESSÃO ARTERIAL

1. PRESSÃO MÁXIMA = É a contração do coração que recebe o nome de SÍSTOLE;
2. PRESSÃO MÍNIMA = é o relaxamento muscular do coração. É a fase em que ele o sangue. É a DIÁSTOLE.
O manômetro marca a pressão em milímetros de mercúrio (mmhg). A faixa que contém a câmara de ar embutida para se comprimir o braço chama-se ESFIGNOMANÔMETRO.A média, na maioria dos indivíduos é de:
· Máxima = 120 mmhg
· Mínima = 80 mmhg
PULSAÇÃO NORMAL
CLASSIFICAÇÃO
BPM
Crianças de 1 ano
120 a 130
Crianças de 5 anos
100
Crianças de 10 anos
90 a 95
Mulher adulta
70 a 80
Homem adulto
60 a 70
Sob condições normais, varia ainda com o exercício físico (100 a 120 Bpm) aumentando com o estado de nervosismo ou emoção, decrescendo com o repouso.
Com o aumento de temperatura, em regra geral, a pulsação acelera-se, em média, cerca de 10 batimentos para cada grau de temperatura. Verifica-se a pulsação através das artérias radial, carótida, temporal e pedis. Quando da contagem, observa-se a regularidade e o volume.

O método de contagem pode ser aplicado de várias formas:

· Contam-se os batimentos no período de 60 segundos;
· Contam-se os batimentos no período de 15 segundo e multiplica-se por 4;
· Contam-se os batimentos no período de 20 segundo e multiplica-se por 3;
· Contam-se os batimentos no período de 30 segundo e multiplica-se por 2;
Nos casos mórbidos, caracteriza-se a pulsação nos seguintes casos:
ARRITMIA
Bate sem regularidade
TAQUICARDIA
Bate aceleradamente
BRADICARDIA
Bate lentamente
FILIFORME
Apresenta-se débil como um fio

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Depressão X osteoporose


Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Israel , quadros de depressão favorecem o desenvolvimento de doenças como a osteoporose. Para os estudiosos, a explicação para tal associação é a diminuição da emissão de estímulos nervosos nestes pacientes, que acabam ficando com menos pique e sobrecarregam os ossos na tentativa de manter a frequência de atividades físicas que tinham antes.

Os estudiosos explicam que essa sobrecarga provoca a diminuição da densidade óssea dos pacientes, favorecendo o aparecimento de fraturas. Quanto mais tempo a pessoa força os ósseos, mais chances de desenvolver a osteoporose.

Foram testadas mais de 2400 pessoas depressivas que foram submetidas à exercícios físicos por seis meses. Após o teste, os cientistas observaram a perda da densidade óssea em até 80% dos participantes, quando comparados com pacientes que sofriam de depressão.

Outras pesquisas haviam sido feitas nesta direção, mas nenhuma tinha comprovado a real ligação entre as duas doenças. Os cientistas acreditam que estes resultados são muito importantes para tratar a osteoporose em idosos, pois, muitos não apresentam propensão a doença, mas desenvolvem o quadro devido a depressão desencadeada pelas perdas trazidas pela idade.

domingo, 20 de setembro de 2009

Crioterapia


Crioterapia s. f. (fr. cryothérapie; ing. cryotherapy). Emprego terapêutico das baixas temperaturas, sob a forma de duchas ou de banhos frios, de aplicações locais de gelo, de neve carbônica ou de cloreto de etilo.

Todos nós já vimos em jogos de futebol a aplicação de cloreto de etilo, nas regiões lesionadas. O seu eficaz efeito faz com que muitas vezes se chame a este tipo de sprays de mágico.
A crioterapia é uma das principais técnicas utilizadas na traumatologia desportiva, sendo também entre todas, a mais econômica e a de mais fácil acesso.
Como todas as terapias aplicadas na medicina desportiva, também a crioterapia tem indicações e contra-indicações.

Os efeitos fisiológicos associados ao uso da crioterapia são:

a) Anestesia;
b) Redução da dor (efeito de analgesia);
c) Redução do espasmo muscular;
d) Estimulo do relaxamento;
e) Facilita a mobilização precoce;
f) Melhora a amplitude de movimento;
g) Estimula a rigidez articular;
h) Redução do metabolismo;
i) Redução da inflamação;
j) Redução da circulação;
k) Redução do edema; e,
l) Quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

Como contra-indicações podemos apontar entre outras as seguintes situações:

a) Queimaduras;
b) Gangrena;
c) Resfriados, etc.

Técnicas de tratamento

Bolsas frias

Este tipo de bolsas podem ser compradas por um preço bastante baixo e são reutilizáveis. Normalmente são fabricadas com um fel de sílica e existem diversos tamanhos e formas. A temperatura de armazenamento deverá ser de aproximadamente de -5ºC e ser colocada no frigorífico pelo menos duas horas antes. Por uma questão de assepsia deve-se colocar um pano entre a bolsa e a zona lesionada. Este pano não deverá ser muito espesso para que o frio possa passar. Este princípio aplica-se a todas as técnicas onde se utilize um pano.

Compressas frias

Geralmente usadas em casa, quando ocorrem pequenos traumatismos (nomeadamente com crianças), consiste no molhar de uma toalha em água fria ou na colocação de gelo moído dentro de uma toalha.
Este é um método pouco eficaz, devendo ser aplicado durante um período de tempo, não inferior a 5 minutos.

Massagem com gelo

Ao contrário do que muita gente (quase todos os agentes desportivos) afirma, o gelo pode ser aplicado diretamente. Diretamente sim, fixo não. O gelo direto tem de ser aplicado sobre a forma de massagem. Por norma é extremamente eficaz em zonas como a região tíbio-társica, o joelho e as articulações do membro superior. A massagem deve ser efetuada sempre no sentido da circulação de retorno ou seja em direção ao coração.

Banho de imersão

Eis uma das técnicas mais eficazes e menos aplicadas no desporto nos nossos dias.. Ao fim da prova entra numa banheira de água e gelo para evitar as micro-rupturas tão comuns em alguns esportes.

sábado, 19 de setembro de 2009

Alongamentos


O alongamento é uma parte importante de qualquer treinamento físico. Ele ajuda não só a diminuir a dor que geralmente aparece depois dos exercícios como também aumenta o comprimento dos músculos, melhorando a mobilidade e a flexibilidade geral do corpo. O alongamento também aj­uda a prevenir lesões que podem acontecer durante o exercício. Mesmo que você não realize atividades físicas intensas, o alongamento pode ser incorporado a sua rotina diária. O alongamento melhora a circulação, diminui o estresse e alivia as tensões.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As incômodas e dolorosas caimbras


Um dos problemas que aflige atletas e médicos são as incômodas e dolorosas caimbras musculares. Estas, porém não é um problema exclusivo dos atletas afetando toda a população em geral especialmente os mais sedentários. Nos atletas, as caimbras surgem com maior freqüência durante ou após um grande esforço e/ou em climas muito quentes.

Causas:

As principais causas são, quando a competição se desenrola em ambientes muito quentes e o organismo perde uma grande quantidade de líquidos. Esta perda exagerada de líquidos pode, além de provocar a desidratação, predispor o músculo a sofrer uma cãibra muscular, pese embora a inter-relação entre estes fatores ainda não ser cientificamente conhecida. No entanto, a diminuição do glicogênio e a perda de sais minerais, podem contribuir para o aparecimento das referidas caimbras.

Podem contribuir para o aparecimento de caimbras, o calçado (incluindo meias e ligaduras elásticas) demasiado apertados, o acumular do ácido láctico nos músculos e as infecções.

Como prevenir o aparecimento das caimbras?

Deve o atleta efetuar um treino adequado ao exercício/competição seguinte, efetuando um prévio e correto aquecimento e fazer o uso devido dos equipamentos auxiliares à sua atividade.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Objetivos da massagem


Perde-se no tempo a origem da massagem. Acreditamos que desde sempre, existiu quem massageia e quem fosse massageado.
É algo que está presente nas nossas vidas, no nosso dia a dia e que de uma forma geral, todos nós apreciamos. Sejam desportistas ou casais de namorados, sejam velhos, novos ou mesmo bebês, todos apreciam uma boa massagem.

A massagem pode ser relaxante, minorando ou mesmo fazendo desaparecer a tensão acumulada após um dia de trabalho, ou antes, de uma competição onde “os nervos”, estejam “à flor da pele”.
A massagem pode ser igualmente revigorante e tonificante, estimulando músculos e tendões, preparando o “corpo” para o esforço.

Estes dois tipos de massagem (relaxante e revigorante) podem ser administrados por um massagista ou fazendo uma auto-massagem. Quando estamos com uma dor de cabeça, e com os dedos médio e indicador “massageamos” a zona temporal, estamos a auto-massagearmos.
A massagem é a mais pessoal das terapias. Implica uma estreita ligação entre o massagista e o massageado, visto haver um permanente contato físico entre ambos. Talvez por isso, as massagens são muitas vezes vistas como práticas de índole sexual, onde por vezes o pudor, o desconhecimento e a desconfiança, impedem a boa prática de uma terapia, onde apenas os conhecimentos do massagista, aliado a “umas boas mãos” (saber de experiências feito), contam. A massagem aplica óleos, cremes e gel, não recorrendo (na maioria dos casos) a fármacos. Contam mais vezes as “boas mãos”, do que quaisquer bálsamos ou pomadas antiinflamatórias.

Será talvez esta uma das razões pela qual, já os chineses (cerca de 3000 AC) e os egípcios a praticavam.
Igualmente, os filósofos e os médicos gregos, já prescreviam esta terapêutica aos seus pacientes.

Objetivos da massagem

Na massagem, um dos objetivos é o revigorar ou relaxar, não só o corpo como também a mente.
A massagem revigorante, promove a renovação celular e ajuda a eliminar toxinas. Por sua vez, a massagem relaxante visa “amolecer” os músculos e articulações tensas, dando ao massageado uma completa sensação de bem-estar.

O nosso organismo, possui terminações nervosas ao longo de todo o corpo. Estas são estimuladas/relaxadas com a massagem. A massagem colabora também no aumento da circulação sanguínea, dando á pele, elasticidade e rigidez, retardando assim o aparecimento de rugas.
Nos músculos, com a massagem os nutrientes fundamentais ao sangue, circulam com eficácia melhorada. As luxações, entorses e câimbras, têm uma recuperação mais célere, se houver o recurso às técnicas de massagem.

No que concerne ao desporto, a massagem deve ser revigorante, antes da competição, treino ou exercício e relaxante após este, “acalmando” os músculos doridos.
Como é sabido da física, o calor dilata os corpos. A massagem, pelas suas características de fricção e ao “obrigar” o movimento de articulações e músculos, dilata os vasos sanguíneos. Assim o fluxo sanguíneo é aumentado, fazendo com que a circulação aumente o fluxo de linfa e de oxigênio, reduzindo assim o risco de infecções e de doenças.

A própria digestão é beneficiada. São melhorados os processos de assimilação e de eliminação, minorando problemas com a constipação e flatulência. Uma massagem regular é potenciadora de um melhorar da regulação digestiva.

domingo, 13 de setembro de 2009

Massagem Desportiva


A massagem desportiva é reconhecida atualmente como uma terapia eficaz na prevenção de lesões musculares e na preparação física e psíquica dos atletas, em todo o processo desportivo. Este tipo de massagem, tem muitos pontos em comum com outras formas de massagem.

A Massagem Desportiva pretende ir de encontro às necessidades individuais do atleta. Com o aumento do número de pessoas a praticar esporte, combinado com um aumento de competitividade e intensidade do exercício físico, o interesse e a procura da massagem desportiva tem também registado um aumento significativo. É cada vez mais uma terapia reconhecida como uma “arte” que pode maximizar o desempenho desportivo.

Tornou-se parte integrante da recuperação atlética na medicina desportiva, passando pelas faculdades, clubes desportivos amadores, clubes desportivos profissionais e ao treino para os Jogos Olímpicos.

A massagem desportiva tem muitos pontos em comum com outras formas de massagem. No entanto, é especialmente importante compreender a fisiologia do esforço, a nutrição desportiva, a própria farmacologia desportiva e o mecanismo e o tratamento de lesões.

Compreendendo estas áreas, será possível apreciar como a massagem pode beneficiar o atleta, quer na sua vida pessoal, quer no seu treino desportivo. A massagem desportiva tornou-se um ingrediente necessário para um trabalho desportivo completo.Só assim a massagem poderá beneficiar o atleta, quer na sua vida pessoal, quer no seu treino desportivo.

sábado, 12 de setembro de 2009

Massagem e força física


A massagem não aumenta diretamente a força do músculo mas serve como meio para alcançar este objetivo. A massagem é mais efetiva que o repouso na promoção da recuperação da fadigar causada pelo exercício excessivo. Portanto, teoricamente, a massagem torna possível praticar mais exercício, o que, por sua vez, aumenta a força e resistência musculares. Esse é um fator importante no tratamento.

Parece ser lógico que a massagem seja administrada entre períodos de exercício, quando o exercício, quando o exercício é praticado com o objetivo de desenvolver a força e a resistência musculares.Isso é particularmente relevante na medicina esportiva.

Em termos gerais, a massagem não aumenta o tono muscular (tono muscular é a qualidade de um músculo estar firme e pronto para contrair), mas certas manipulações poder ser aplicadas com o objetivo de facilitar a atividade muscular.

A massagem pode reduzir a quantidade de fibrose que inevitavelmente ocorre no músculo imobilizado, lesionado ou desnervado.

O objetivo da massagem no tratamento do músculo desnervado de ser a manutenção dos músculos no melhor estado possível de nutrição, flexibilidade e vitalidade, de modo que, após a recuperação -caso isto seja possível- de um traumatismo ou enfermidade, o músculo possa funcionar no seu limite máximo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Alongamento das pernas sentado

Você pode fazer o alongamento das pernas sentado. Isso deve ser feito, porém, com a postura correta. Concentre-se em deixar a coluna ereta.

Passo 1
Sente-se com a postura firme e o tronco erguido. Relaxe os ombros. Flexione o joelho direito e estenda a perna esquerda confortavelmente.


Passo 2
Lentamente, estenda para frente. Fique nessa posição por 30 a 60 segundos, depois relaxe o corpo. Repita o movimento com o joelho esquerdo flexionado.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Massagem, exercício e relaxamento muscular


Você já ouviu isso antes: um dos mais efetivos redutores de estresse é o exercício físico regular. Evidências demonstram que pessoas com boa forma física não sofrem tanto com estresse [fonte: University of Iowa].

Você já notou que quando se exercita, sua mente passa a ter pensamentos positivos? Isso acontece porque a prática esportiva libera endorfina, substância química que estimula o bom humor e o pensamento positivo.

Exercícios também representam uma boa válvula de escape da energia que o estresse provoca. Além disso, praticar exercícios melhora a circulação sangüínea no cérebro e garante melhor oxigenação, o que resulta em inúmeras vantagens incluindo o raciocínio rápido.

Existem diversos tipos de exercícios para reduzir o estresse, então você pode escolher o que você preferir. Caminhada, corrida e jogos esportivos, todos aliviam o estresse. Para obter os benefícios dos redutores de estresse, os especialistas recomendam a prática de exercícios por meia hora, três vezes por semana.

Massagens também reduzem significativamente os níveis de estresse ao eliminar tensão nos músculos. Segundo estudos, massagens não apenas ajudam a aliviar o estresse, mas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico que pode ter se enfraquecido com o estresse [fonte: MayoClinic].

Nem todos têm condições ou tempo de receber uma massagem profissional. Por sorte, existem alguns métodos de massagem que você pode realizar sozinho. Você pode fazer uma efetiva massagem anti-estresse nas mãos, nos pés, no rosto, nos braços, nas pernas e nos ombros. Movimentos circulares suaves sobre os músculos por alguns minutos ajudam a aliviar a tensão.

No início do século 20, o médico Edmund Jacobson inventou um processo, chamado relaxamento progressivo, que realmente reduz o estresse. Trata-se de uma auto-massagem que promove relaxamento progressivo dos músculos. Comece pela cabeça e vá seguindo em direção aos pés (ou às mãos, desde que siga uma única direção). Veja abaixo os passos.

1.De maneira gradual, tensione os músculos do pé até que esteja contraindo os músculos intensamente.
2.Mantenha os músculos contraídos por cerca de 5 a 10 segundos.
3.Relaxe o pé.
4.Preste atenção à redução da pressão nos pés por alguns segundos.
5.Repita esses procedimentos no outro pé, depois siga o movimento em direção a outras partes do corpo, focando-se em diferentes músculos por vez [fonte: Helpguide.org].



Além dessas técnicas, mudar a forma como respiramos e fazer intervalos para meditar ajudam muito no relaxamento.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Massagem esportiva para o bem-estar físico

Engana-se quem pensa que massagem serve apenas para tratar dores e auxiliar no combate a doenças. Uma variação da técnica, chamada de "massagem esportiva" – aplicada em pessoas saudáveis - atua na prevenção de enfermidades e de outros efeitos colaterais causados pelo estresse do dia-a-dia.

A massagem caracteriza-se pelo fato de transmitir ao corpo certa quantidade de energia que determina reações especiais e benefícios à saúde. É possível afirmar sem perigo de errar, que a aplicação da massagem, no aperfeiçoamento e conservação da saúde e bem-estar físico é muito mais importante do que todo o vasto campo da massagem médica.

Uma "massagem esportiva" profunda é realizada em todo o corpo, com ajuda de cremes, e é capaz de tonificá-lo por dois ou três dias. Ela atua na melhora da circulação sangüínea, abrange todo o metabolismo, e melhora a questão de retenção de líquidos e diminui a fadiga. Esta massagem propicia uma sensação de bem-estar e previne dores que podem vir a acarretar doenças. Geralmente, as sessões duram, em média, uma hora.

A massagem também auxilia na "retirada de água" dos tecidos musculares, pois quanto mais líquido contiverem, mais difícil será a execução de movimentos. Com a massagem, a pele limpa, sem obstruções, torna-se mais porosa e permeável à eliminação de suor.

Lamenta-se que existam tão poucas pessoas que conhecem os benefícios preventivos, de conservação da saúde e de vigor, desta técnica: Muitas pessoas que sentem dores pelo corpo, ou vítimas de estresse, se tivessem feito a massagem preventiva, pelo menos uma vez por semana, não sofreriam com estes problemas.

domingo, 6 de setembro de 2009

Como sentar


Em casa ou no trabalho, sente-se numa cadeira firme que tenha encosto.

Evite sentar-se em poltronas ou sofás muito fundos ou excessivamente macios.

Se você não o fizer, poderá alongar demasiadamente os músculos extensores que correm ao longo da coluna, fazendo com que eles se contraiam ou entrem em espasmo.
O espasmo muscular pode ser muito doloroso.

Quando você estiver sentado numa cadeira, seus joelhos deverão estar 2 centímetros mais alto do que seu quadril. Isso inclinará sua pélvis um pouco para trás e aliviará parte das pressões mecânicas na região inferior da coluna.

Se não puder adaptar a sua cadeira de modo que você fique nessa posição, use um pequeno banquinho para apoiar os pés.

Evite ficar sentado por longo tempo; se o fizer o seus músculos poderão enrijecer e você poderá sobrecarregar desnecessariamente sua costas.

Levante-se pelo menos a cada 20 ou 30 minutos e ande um pouco, ou mude freqüentemente de posição enquanto sentado.

sábado, 5 de setembro de 2009

Como ficar em Pé

Não fique em pé na mesma posição mais do que alguns minutos.
Transfira o seu peso de um pé para o outro ou, se a situação o permitir, coloque um dos pés em cima de um objeto mais alto (como o trilho para apoio dos pés ao longo da parte inferior do balcão de um bar, por exemplo). Quando você faz isto, a sua pélvis é levada para trás e a carga sobre os músculos das costas diminui.

Se você tem que fica muito tempo em pé, ou se você sente um mal-estar nas costas sempre que é obrigado a fica nessa posição, é bom que você faça exercícios de alongamento para o músculo flexor do quadril ou para os músculos da coxa. Músculos flexores do quadril enrijecidos farão com que sua pélvis se incline para frente o que forçará o músculo das costas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Importância da massagem para o atleta

Atletas geralmente tem um sistema circulatório eficiente e acostumado ao esporte, mas os resíduos de subprodutos do metabolismo muscular que você produz depois de treinos fortes ou competições tendem a permanecer por mais tempo após estes eventos, a realização de uma técnica de massagem irá auxiliá-lo no processo de eliminação destas toxinas corporais acumuladas. com isso, você ira realizar seu esporte com mais prazer e segurança.