A Pubalgia também é conhecida como sinfisite púbica, pubeíte ou osteíte púbica, se trata de um processo inflamatório que ocorre na região do Púbis. A sínfise púbica é uma mínima articulação que faz parte dos três ossos que juntam a pelve e nela estão inseridos os tendões dos músculos adutores do quadril e do reto abdominal. Uma assimetria de força entre esses músculos, fortalecimento excessivo ou até mesmo um encurtamento pode gerar esse processo inflamatório que normalmente é encontrado em atletas, predominantemente homens. Causas da doença Importante excluir causas de pubalgia relacionadas a outras especialidades como: hérnia inguinal, prostatite, diverticulite, infecção urinária, gravidez ectópica e neuropatia periférica. A sínfise púbica ou púbis é uma articulação fixa, que fica sujeita a inúmeras forças de sentidos diferentes.
Durante a prática esportiva, as musculaturas abdominais e adutoras exercem forças de intensidades grandes e com bastante repetições. Essas forças possibilitam os movimentos de grande amplitude, as alterações de direção, os saltos, as mudanças na aceleração e os chutes. Todavia, com isso, a sínfise púbica sofre bastante estresse.
Tratamento da pubalgia
O tratamento da pubalgia, na grande maioria dos casos, é conservador e engloba: Repouso; Medicação anti-inflamatória e analgésica; Terapia com gelo; Fisioterapia motora; Massagem e liberação miofascial; Hidroterapia; Reeducação dos gestos esportivos.
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL ☆ interessante dar ênfase na liberação miofascial • Reto femoral • Iliopsoas • Adutor Mobilidade lombar, sacro iliaca e do quadril.