Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2019



Dezenas de estudos – que remontam a várias décadas – vincularam a massagem a benefícios físicos e psicológicos reais. Um estudo australiano descobriu que uma massagem muscular de 10 minutos após um treino pode reduzir a dor em 30%. Outro estudo constatou que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentaram aproximadamente 30%. Aliás, a redução da dor e o alívio da tensão e da depressão são os benefícios associados à massagem com evidências mais robustas. 

E não precisa nem pagar alguém para te massagear. Pesquisas mostraram que diferentes formas de auto-massagem ajudam a reduzir a dor muscular e melhorar os sintomas da dor. 

O toque da massagem é capaz de aliviar a tensão e a dor muscular, melhorar a circulação sanguínea e o sistema imunológico.  Quando estimulados, os receptores de pressão sob a pele aumentam a atividade do nervo vago, um componente importante do sistema nervoso humano que desempenha um papel nas funções autonômicas, como frequência cardíaca, respiração e digestão. O aumento da atividade nesse nervo pode ter, entre outros benefícios, um efeito calmante semelhante à meditação, o que explicaria a queda no cortisol e outros sintomas relacionados ao estresse. 

 Fonte: Revista Veja 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

domingo, 29 de dezembro de 2019

Massagem Relaxante



Por meio de vários mecanismos fisiológicos, a massagem melhora consideravelmente a qualidade de vida. Em primeiro lugar, o toque provoca analgesia, que é a redução ou eliminação da dor, o que, por si só, já deixa qualquer um menos ansioso e agitado. 

Durante a sessão, o corpo libera serotonina e endorfina, substâncias que ajudam a combater os incômodos físicos, proporcionam sensação de bem-estar e melhoram o humor. A massagem também promove a redução do nível de cortisol, o hormônio do estresse, que, quando em níveis elevados, causa insônia, irritação e ansiedade.

sábado, 28 de dezembro de 2019

Contratura muscular



A contratura muscular ocorre quando o músculo contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. Elas podem acontecer em diversas partes do corpo, como pescoço, cervical ou coxa por exemplo, e podem ocorrer depois de praticar um exercício muito forte, uma noite mal dormida ou por excesso de tensão no corpo causada pelo excesso de estresse e de preocupações. 

Podem causar dor, desconforto e muitas vezes limita os movimentos, podendo ser na maioria dos casos facilmente sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e rija. Esse tipo de lesão muscular pode ser tratada através de massagens relaxantes ou por meio da liberação miofascial aliviando os pontos de tensão causados pelas contraturas musculares... 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

⠀ Lesões



 As lesões desportivas são produzidas por esportes ou exercícios em consequência de métodos de treinamento incorretos, fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos e desgaste crônico resultantes de movimentos repetitivos. As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva afetando seu desempenho técnico e físico, além de trazer prejuízos psicológicos e nos esportes coletivos, pode afetar a equipe. ⠀

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A importância da massagem para o atleta



Massagem é capaz de reduzir dores musculares; aliviar espasmos musculares; melhorar a propriocepção e consciência corporal para a coordenação; restaurar o comprimento normal dos músculos hipertônicos em repouso; reduzir o período de recuperação; aumentar da amplitude de movimentos; melhorar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a saúde do tecido muscular, e o mais importante, proporcionar o equilíbrio entre mente corpo e espírito.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019



A massagem desportiva é usada para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada após exercícios físicos intensos, aliviando dores e tensões musculares. É muito utilizada também na prevenção de lesões.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Massagem Desportiva




Há inúmeras indicações ou benefícios da Massoterapia Desportiva. Além do relaxamento e do apoio emocional que oferece, ela é benéfica devido a sua influência sobre diversos processos orgânicos. Para atingir esses benefícios, são utilizados efeitos considerados mecânicos e reflexos que estão inter-relacionados. Quando consideramos a Massoterapia Desportiva, esses benefícios se tornam ainda mais amplos e até dependentes do objetivo do atleta. 

Tanto os atletas amadores quantos os profissionais têm objetivos definidos para os quais seguem os planos de treino mais ou menos rigorosos. A maioria deseja aumentar o seu desempenho desportivo. Para isso, aumentam os seus níveis de treino, submetendo seu corpo a maior esforço. No entanto, a probabilidade de lesão também aumenta com o aumento de esforço. 

Assim, entre os maiores benefícios da massagem desportiva estão: 1️⃣ A prevenção da lesão e 2️⃣ A possibilidade de aumento da atividade sem as consequências diretas, como a dor.  

Faça da massagem um hábito.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Massagem na panturrilha



Massagem relaxante na panturrilha, uma das partes mais importantes do corpo. Os músculos dessa região bombeiam o sangue de volta pra região superior do corpo.  

domingo, 22 de dezembro de 2019

MASSAGEM DESPORTIVA




A Massagem Desportiva, de forma indireta, também contribui para melhorar a performance dos atletas, se levarmos em consideração os benefícios que a massagem proporciona. Alguns desses benefícios são amplamente relatados e universais, e os principais são: 
1-Reduzir a ansiedade; 
2-Combater a depressão, pois promove a sensação de bem-estar; 
3-Combater o estresse; 
4-Estimular a circulação sanguínea e linfática; 
5-Reduzir a tensão e dor muscular; 
6-Eliminar toxinas e resíduos metabólicos; 
7-Aumentar a sensação de bem-estar e concentração; 
8-Melhorar o padrão de sono; 
9-Identificar áreas de tensão ou inflamação a serem tratadas antes de ocorrer uma lesão; 
10-Fornecer feedback cenestésico que ajuda a criar um estado mental positivo (os atletas sentem os músculos relaxados e as articulações descomprimidas, aumentando a sensação de facilidade na realização de um movimento).

Faça da massagem um hábito.

sábado, 21 de dezembro de 2019

A massagem desportiva



A massagem desportiva é uma importante forma para tratar a tensão muscular de atletas, podendo ser utilizada com regularidade para ajudar a prevenir lesões por esgotamento.

Os principais sintomas apresentados por atletas que se submetem a intensos esforços físicos são as dores musculares, dores nas articulações, inflamações dos tendões e da cavidade anatômica. Outras indicações podem incluir o controle da ansiedade e da dificuldade em dormir, causadas pela tensão física e o mal-estar. 

Quando o sistema musculoesquelético está sobrecarregado, o desportista fica vulnerável ao traumatismo. Enquanto se segue um programa de treino aparentemente normal, por exemplo, ele pode sofrer uma lesão aguda, como uma distensão muscular, deslocações das articulações e fraturas, pelo esforço violento". 

Fazemos massagem desportiva e alongamento.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Os Benefícios da Massagem



Os Benefícios da Massagem: 

👉 Desempenho Atlético: Massagens musculotendinosas tem o poder de melhorar a performance muscular. / 
👉 Dor no Pescoço: Pessoas com dor cervical crônica relatam uma grande melhoria da dor com a massagem e muitas dessas, melhora da função do pescoço. / 
👉 Pressão Alta: A massagem atua profundamente na pressão arterial da pessoa podendo diminuí-la significativamente. / 
👉 Dor nas Costas: Técnicas de massagem podem ajudar a relaxar e desativar alguns pontos gatilhos com a liberação de endorfina. / 
👉 Estresse: Uma mão e 30 minutos de massagem no pé reduz significativamente os batimentos cardíacos, os níveis de cortisol e os níveis de insulina, atuando diretamente na diminuição do nível de estresse. / 
👉 Prisão de Ventre: Muitas vezes a solução para esse problema é a massagem. Ela pode realizar tal estimulação a ponto de melhorar a constipação intestinal. / 
👉 Depressão: A massagem reduz frequência cardíaca, níveis elevados de estresse e pressão sanguínea, além de melhorar o humor e relaxar devido à liberação de oxitocina e serotonina. 

 E aí, precisando de uma massagem?

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Dia 21 de dezembro é comemorado o Dia Do Atleta



Na área esportiva a dor está presente ao longo de toda a carreira do atleta e pode estar ligada à uma experiência sensorial, emocional e psicológica, que afeta completamente o rendimento, a estabilidade física e saúde.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2017 indica que 53% dos atletas sofrem com dores musculares pelo menos uma vez a cada três meses. O estudo mostrou também que 58% das pessoas justifica as dores como a má postura, enquanto 56% indicam que um dos principais fatores é o excesso de atividade física.


Dia 21 de dezembro é comemorado o Dia Do Atleta, uma data importante para homenagear estas pessoas e ainda alertá-las sobre os tratamentos e riscos esportivos. A massoterapia pode ser a solução mais assertiva para dores físicas de esportistas.


Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, genética, peso, alongamento, sedentarismo e temperaturas climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune.





quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Formas de prevenir lesões



Há muitas formas de prevenir lesões ou machucados, como a postura, alongamentos, cuidado ao carregar peso, cintas médicas, palmilhas, óleos corporais, musculação, exercícios e tratamentos médicos, entre eles, sessões de reumatologia, que lhe ajudará a enxergar a principal causa do problema e assim, poder te encaminhar para seu tratamento adequado, como por exemplo, a ortopedia, a quiropraxia, fisioterapia ou massoterapia.”

“As dores causadas em exercícios podem se tornar uma enfermidade e causar grandes lesões se não forem tratadas corretamente.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Massagem antiestresse



Muay-Thai é uma arte marcial e um método de auto-defesa com regras diferentes das outras artes marciais. No Muay-Thai nenhuma parte do corpo permanece inativa, força física e o intelecto são qualidades necessárias que cada lutador deve possuir. 

A massagem antiestresse é uma técnica manual de toques metódicos que tem por finalidade ação terapêutica, ajuda na eliminação de catabólicos do organismo, benefícios de relaxamento, agindo na circulação e principalmente no retorno venoso e linfático. 

A massagem age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão e sim principalmente, ao contrário para prevenir as lesões. Nos atletas muitas vezes ocorre a fadiga muscular, quando um músculo foi excessivamente usado perturbando o processo fisiológico do mesmo. Dessa forma, á massagem relaxante entra como prevenção e como terapia muscular, trazendo o relaxamento e descanso pré e pós treino, e, até também, antes e depois da luta.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Massagem esportiva . Como é feita?



Pré treino: Tem a função de ativação muscular. Os movimentos são mais vigorosos, intensos e rápidos, com a intenção de deixar o músculo mais 'esperto' e ativo. Tem efeito semelhante a de um aquecimento, estimula a produção de adrenalina e de óleos que lubrificam as articulações e evitam lesões de tendões. Além disso, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. 

Pós treino: Movimentos são mais lentos, com a função de alongar as fibras musculares e melhorar a circulação, semelhante a uma drenagem linfática. Ajuda a recuperar tecidos lesionados, distribuir e eliminar ácido lático (evitando a cãibra). Diminui a sensação de dor e cansaço muscular, recondiciona a musculatura e alivia o estresse. 

domingo, 15 de dezembro de 2019

Massagem profunda e alongamento passivo



Massagem  é ideal após um treino forte ou uma corrida.
Massagem profunda para soltar a musculatura, dissolver o ácido latico que se forma no corpo depois de um grande esforço.
Através de varias manobras terapêuticas vai soltando todos os nódulos.
É também utilizada a técnica de alongamento passivo para auxiliar a musculatura a relaxar. A sensação de alivio é muito grande, imediatamente a pessoa já sente melhora a tensão muscular.
A Massagem também pode servir como uma preparação para uma competição, pois ela vai condicionando a musculatura ao alongamento, permitindo uma melhora na elasticidade muscular.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Efeitos Fisiológicos e Psicológicos da massagem



⭐️Efeitos Fisiológicos 

1. Aumento da circulação sanguínea e linfática 
2. Aumento do Fluxo de nutrientes 
3. Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos 
4. Estimulação dos processos de cicatrização 
5. Resolução de edema e hematomas crônico 
6. Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo 
7. Alívio da dor 
8. Aumento dos movimentos das articulações 
9. Facilitação das atividades musculares 
10. Estimulação das funções viscerais 
11. Promoção do relaxamento local e geral 

⭐️Efeitos Psicológicos 

1. Relaxamento Físico 
2. Alívio da ansiedade e tensão (Estresse) 
3. Estimulação da atividade física 4. Alívio da dor 
5. Sensação geral de bem estar (conforto). 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Massagem de Recuperação



Massagem de Recuperação, Também conhecida como massagem restauradora , massagem curativa ou massagem pós competição/pós treino . Tem como objetivo proporcionar um relaxamento geral de todo organismo após competição ou atividade física, alívio da dor muscular , prevenção de possíveis lesões , bem como melhorar a circulação sanguínea e linfática . Auxiliar a remoção de toxinas e metabólicos . Melhora fadiga e a recuperação muscular

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Sabia que existem 3 tipos de músculo no seu corpo?



Sabia que existem 3 tipos de músculo no seu corpo? 

 Os 3 tipos de músculo tem quatro características funcionais fundamentais: 
👉🏻 Contratilidade, capacidade de contrair ou encolher forçosamente; 
👉🏻 Excitabilidade, responde à estimulação pelos neurônios ou hormônios; 
👉🏻 Extensibilidade; pode ser estirado até ao seu normal comprimento em repouso; 
👉🏻 Elasticidade; capacidade de retornar ao seu comprimento em repouso. 

 Os diferentes tipos são: 
👉🏻 Músculo esquelético - inseridos nos ossos; constituído por células longas e cilíndricas; multinucleados com localização periférica; estriados devido a organização dos sarcômeros; o seu controle é voluntário e involuntário (reflexos) e são responsáveis pelo movimento corporal.
👉🏻 Músculo liso - parte da estrutura de órgãos, vasos sanguíneos, glândulas e pele (sim na pele, são os responsáveis pela “pele de galinha”); células em forma de fuso com um núcleo central; não tem estrias; o seu controle é involuntário e são responsáveis pela mobilização dos alimentos no tubo digestivo, esvaziamento da bexiga, regulação do diâmetro dos vasos sanguíneos entre muitas outras funções. 
👉🏻 Músculo cardíaco - existe apenas no coração; as células são ramificadas em forma de Y com um único núcleo central; tem estrias; controle involuntário; responsável por bombear o sangue para todo o corpo. 

 Escute o seu corpo. Viva melhor. 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019




“Estudos sugerem que a fáscia se reorganiza junto às linhas de tensão impostas ou expressas no corpo (como má postura ou treinamento físico) e de modos que podem causar repercussões de restrição fascial que são amplas. Isso potencialmente pode criar estresse sobre quaisquer estruturas envolvidas pela própria fáscia, com consequentes efeitos mecânicos e fisiológicos”. Tozzi (2012).


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Massagem desportiva



A massagem desportiva é uma importante forma para tratar a tensão muscular de atletas e apresenta a vantagem sobre a maioria das terapias, podendo ser utilizada com regularidade para ajudar a prevenir lesões por esgotamento. ⠀ 

Se você é atleta ou pratica algum esporte por lazer e está com o músculo fadigado, que tal fazermos uma massagem para soltar a tensão?

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Massagem pós-treino



Quer mais um motivo pra pedir uma massagem? __ Uma massagem pós-treino, tem efeito rápido na diminuição da dor e da percepção de fadiga. __ Isso acontece provavelmente por conta do aumento de fluxo sanguíneo e nos vasos linfáticos, fazendo uma “limpeza” rápida de metabólitos inflamatórios gerados durante o exercício. __ Mas o engraçado é que os estudos que analisaram a performance não viram efeito da massagem. 🤔 __ Pois é, pelo que temos até agora de estudo, a massagem alivia os sintomas mas não te faz retomar sua capacidade física (pico de torque e força isométrica). 💪🏼 __ Um estudo mostrou diferença de retomada modesta da força após 72h de descanso pós massagem (mas sendo sincero, 3 dias esperando num parece ser uma vantagem tão grande) __ As principais Técnicas de massagem avaliadas são a chinesa e a sueca. Talvez outros métodos possam gerar efeitos diferentes. __ Ah, massagem também aumenta a liberação de endorfinas (hormônio associado ao prazer). 😌 __ Então a dica é: quem tiver acesso a massagem, desfrute. Faz bem pro seu treino e faz bem pra você. __ O simples pode ser eficiente e prazeroso, já pensou nisso?

domingo, 8 de dezembro de 2019

sábado, 7 de dezembro de 2019

Massagem relaxante



Você sabia que aquela correria diária faz nosso corpo e mente desestabilizar?!  Excesso de trabalho, milhares de tarefas que temos que cumprir em um curto espaço de tempo nos fazem ficar bem ansiosos, podendo também trazer sentimentos negativos, como de desmotivação e impotência, contribuindo assim para a depressão. O grande problema disso é que, se não houver prevenção e tratamento correto, essas condições podem atrapalhar totalmente sua vida. 

Sessões regulares, ajudam a relaxar o corpo e também a mente. Você passa a ter uma nova percepção de sua imagem corporal, o que propicia uma mudança de comportamento muito importante, fundamental para o processo de cura. E o melhor de tudo é que as as técnicas podem ser aplicadas em qualquer pessoa. Então, se você sentir que o trabalho ou a vida está se tornando muito exigente para o seu corpo ou se simplesmente precisar de um espaço para se acalmar, relaxar e limpar a mente, vem que cuidaremos de você.


Com movimentos firmes e suaves empregado na Massagem relaxante geram uma sensação de bem-estar e alívio. É uma técnica que auxilia no tratamento de DORES musculares, contorções, luxações, edemas, distúrbios nervosos, fadiga, estresse, auxilia também na diminuição da pressão arterial fortalece o sistema imunológico combate a insônia e retarda o envelhecimento, além de outros benefícios no organismo humano. Agende um horário e vem cuidar de você .

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Benefícios da massagem desportiva pré e pós competição



A Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio. 

A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. Confira: 

-Pré competição: A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova. É uma massagem tonificante, superficial e rápida - de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação. 

-Pós competição: A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição. A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos. O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular. 

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva. A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles: • Melhora a fadiga e a recuperação muscular • Reduz aderências • Melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos • Previne lesões • Reduz espasmos musculares • Reduz edemas e processos inflamatórios • Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central • Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade. • Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Como melhorar a performance e reduzir a dor muscular pós-treino


Imediatamente antes de um jogo, esqueça o alongamento e opte pela Liberação Miofascial se você quiser ter alta performance! Pelo menos é o que a Ciência do Esporte aponta. Estudos revelam que o alongamento pode de forma imediata promover o aumento da amplitude do movimento mas infelizmente ocasionar também prejuízo na produção de força. Ninguém quer ter menos força para jogar ou para treinar, correto?
Por isso, a liberação miofascial surge como uma estratégia promissora otimizando os ganhos, sem impactar em perda de força em atletas.

Entenda a Liberação Miofascial

A liberação miofascial é uma forma de terapia utilizada por massoterapeutas que envolve a aplicação de um alongamento de baixa carga e longa duração no Complexo Miofascial (músculo+tecido que o recobre), com o objetivo de restaurar a qualidade do músculo e diminuir a dor.
Essa técnica já é amplamente utilizada na rotina dos consultórios de massoterapia para tratar diversos quadros de pacientes e ainda melhorar a performance em atletas.
Estudos apontam que a liberação melhora a flexibilidade, aumenta a qualidade nos movimentos durante os treinos, promovendo um maior recrutamento neuromuscular para execução e por isso, levando a otimização de força e de performance.

Pesquisas apontam os benefícios da Liberação Miofascial

Estudos prévios que examinaram o uso da liberação sobre o desempenho de atletas antes de exercícios sugerem um efeito positivo dependente da duração: volumes maiores (120 segundos) são mais benéficos que menores tempos de aplicação de técnica.
Os benefícios da liberação miofascial não se restringem aos esportistas, saiba que até mesmo quem pratica musculação pode se beneficiar e ter mais saúde nos músculos. Estudos sugerem que a utilização da técnica em conjunto com exercícios de alongamento pode acelerar o ganho de flexibilidade.
Em outro estudo foi avaliado o impacto da aplicação de liberação miofascial em uma perna imediatamente após o treinamento intervalado de alta intensidade, sendo a outra perna usada como controle (isso é, não realizou liberação miofascial). Os resultados mostraram que a liberação miofascial diminuiu em 50% a dor muscular em comparação à perna controle. No entanto, apesar desses resultados positivos não foram observadas mudanças na recuperação do desempenho inicial.
A ciência aponta que a liberação miofascial é uma estratégia interessante e eficaz quando o objetivo do treinamento for a otimização do desempenho e potência, pelo aumento imediato da amplitude de movimento articular e mobilidade do corpo.

4 mitos mais citados pelos atletas para os profissionais que trabalham com liberação miofascial

  1. "Antes do jogo é melhor alongar do que perder o tempo nessa liberação miofascial". MITO. Estudos apontam que o alongamento pode ocasionar prejuízo na geração de força. Já na liberação miofascial pode-se otimizar os ganhos, sem prejudicar a força e ainda diminuir o risco de fadiga e lesões
  2. "Não adianta fazer a liberação após jogo ou treino". MITO. Imediatamente após a partida/treino é considerado um momento ótimo para desfrutar dos melhores benefícios para recuperar seu corpo. Para se benefíciar ainda mais desses protocolos de Recovery, do inglês: recuperação ou retorno para o estado normal de saúde físico ou mental, lembre-se que a janela terapêutica é de até duas horas após a atividade física. Isso é, sabe que irá abusar da musculatura em um dia, já reserve uma sessão com seu massoterapeuta.
  3. "Os efeitos antes e depois da liberação miofascial são os mesmos". MITO. Você irá desfrutar de benefícios diferentes dependendo do momento em que fizer a técnica. Antes do jogo, a liberação promove maior mobilidade e recrutamento neuromuscular, maior desempenho do atleta. Após um jogo, a liberação diminui marcadores de lesão muscular da corrente sanguínea e menor dor muscular tardia. Os estudos apontam que a liberação miofascial é a estratégia mais eficaz para acelerar a recuperação pós-jogos.
  4. "Liberação miofascial é igual a uma massagem relaxante".  MITO. Aos olhos de quem é leigo pode até se parecer com uma massagem. É preciso que o massoterapeuta entenda a biomecânica do movimento e a maior demanda da musculatura usada durante o jogo, pois será ela a ser trabalhada. Uma das crenças comuns é acreditar que a técnica será relaxante e sem desconfortos. Mas esteja ciente que durante a técnica são liberados os pontos mais contraturados para a soltura, e é bastante comum o atleta sentir desconfortos.
*Colaboração da Dra. Renata Luri, PhD Unifesp e Clínica LA POSTURE e Dra. Juliana Satake, Fisioterapeuta Unifesp e Clínica LA POSTURE
Referências:
– Behara, B.; Jacobson, B.H. The acute effects of deep tissue foam rolling and dynamic stretching on muscular strength, power, and flexibility in division i linemen. Journal of strength and Conditioning Research. 2015.
– Behm DG1, Wilke J2.Do Self-Myofascial. Release Devices Release Myofascia? Rolling Sports Med. 2019. Aug;49(8):1173-1181. doi: 10.1007/s40279-019-01149-y. Mechanisms: A Narrative Review.
– Bradbury-Squires, D.J.; Noftall, J.C.; Sullivan, K.M.; Behm, D.G.; Power, K.E.; Button, D.C. Roller-massager application to the quadriceps and knee-joint range of motion and neuromuscular efficiency during a lunge. Journal of Athletic Training. Vol. 50. Num. 2. 2015. p.133-140.
– Drinkwater EJ, Latella C, Wilsmore C, Bird SP, Skein M.Foam Rolling as a Recovery Tool Following Eccentric Exercise: Potential Mechanisms Underpinning. Changes in Jump Performance.Front Physiol. 2019 Jun 26;10:768. doi: 10.3389/fphys.2019.00768. eCollection 2019.
– Dupuy, O., Douzi, W., Theurot, D., Bosquet, L., &Dugué, B. (2018). AnEvidence-Based Approach for Choosing Post-exercise Recovery TechniquestoReduceMarkersofMuscleDamage, Soreness, Fatigue, andInflammation: A Systematic Review With Meta-Analysis. Frontiers in physiology, 9, 403.
– Eriksson Crommert M, Lacourpaile L, Heales LJ, Tucjer K, Hug F. Massage induces an immediate, albeit shortterm, reduction in muscle stiffness. Scan J Med Sci Sports 2015;25:490-6. doi: 10.1111/sms.12341.
– Sousa, P. A. C., Araújo, V. A., Morais, N. A., Souza, E. S., & Cruz, R. A. R. S. (2017). Influência da autolibertação miofascial sobre a flexibilidade e força de atletas de ginástica rítmica. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, 4(1), 18-25.
– Stecco C, Schleip R. A fascia and the fascial system. J Bodyw Mov Ther 2016;20:139-40. doi: 10.1016/j.jbmt.2015.11.012 8.
– Krause F, Wilke J, Niederer D, Vogt L, Banzer W.Acute effects of foam rolling on passive stiffness, stretch sensation and fascial sliding: A randomized controlled trial.Hum Mov Sci. 2019 Oct;67:102514. doi: 10.1016/j.humov.2019.102514. Epub 2019 Sep 26.
– Laffaye G, Da Silva D, Delafontaine A.Self-Myofascial Release Effect With Foam Rolling on Recovery After High-Intensity Interval Training.Front Physiol. 2019. Oct 16;10:1287. doi: 10.3389/fphys.2019.01287. eCollection 2019.
– Monteiro, da Silva Novaes J, Cavanaugh MT, Hoogenboom BJ, Steele J, Vingren JL, Škarabot J.Quadriceps foam rolling and rolling massage increases hip flexion and extension passive range-of-motion.J Bodyw Mov Ther. 2019. Jul;23(3):575-580. doi: 10.1016/j.jbmt.2019.01.008. Epub 2019 Jan 29.
– Vigotsky AD, Lehman GJ, Contreras B, Beardsley C, Chung B, Feser EH. Acute effects of anterior thigh foam rolling on hip angle, knee angle, and rectus femoris length in the modified Thomas test. PeerJ 3 2015;3:e1281. doi 10.7717/ peerj.1281.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Lesões causadas pela corrida



Conheça algumas das principais causas mais comuns de dor em corredores.
Fratura por estresse
A fratura por estresse é uma pequena fratura no osso (fratura incompleta) que não é causada por trauma, mas pela aplicação repetida de forças durante o exercício. As forças poderiam vir de execução impactos ou de músculos e tendões puxando com força no osso. Se não for tratada, o osso pode quebrar completamente (fratura completa).
Nós, médicos especializados em esportes, sabemos que a forma do osso, a densidade óssea, a condição muscular e a condição dos calçados podem desempenhar um papel no risco de fratura por estresse. Atletas iniciantes e despreparados fisicamente correm mais riscos, e atletas do sexo feminino estão estatisticamente mais propícias a essa lesão. A tíbia é o osso mais acometido na fratura por estresse.
Pode ser difícil evitar uma fratura por estresse, uma vez que são raras e podem ser causadas por muitos fatores. O mais importante a fazer é parar de correr assim que houver a suspeita de uma fratura por estresse, ou seja, sentir uma dor insidiosa no osso, que corredores descrevem como uma dor profunda que piora ao longo de uma corrida, geralmente em um lugar muito sensível sobre o osso. É necessário procurar um ortopedista para fazer uma avaliação e confirmar o diagnóstico.
Bursite
As articulações são cheias de tecidos conjuntivos e fluidos lubrificantes (líquido sinovial) para mantê-las se movimentando suavemente. Um dos principais agentes de amortecimento de impacto são as bursas, pequenos sacos de fluidos que absorvem choques e mantêm os ossos longe dos atritos uns dos outros nas articulações. Movimentos repetitivos, como corrida de longa distância, podem colocar muita pressão sobre as bursas. Elas podem se tornar dolorosamente inflamadas, uma condição conhecida como bursite.
Ocorre em alguns casos rigidez articular e dores nas articulações, que podem ficar visivelmente vermelhas ou inchadas.
Os corredores são mais suscetíveis à bursite nos quadris, joelhos e calcanhares (arremessadores de beisebol e jogadores de vôlei e basquete tendem a ter bursite nos ombros). Em alguns casos, a bursa pode ser perfurada, o que pode levar a infecção e um problema mais sério conhecido como bursite séptica.
O tratamento inicial é simples: imobilizar e descansar a articulação, aplicar gelo e tomar medicamentos anti-inflamatórios.
Estiramento/Distensão/Lesão Muscular
Estiramento, distensão ou lesão muscular descrevem mais ou menos a mesma fisiopatologia da lesão. Elas podem resultar de músculos que não foram alongados ou aquecidos adequadamente, ou o uso excessivo do músculo por um movimento repetitivo, ou até mesmo um movimento poderoso e súbito como saltar ou explodir (saída/largada) fora dos blocos de partida em sprints (tiros).
A lesão muscular mostra-se como uma dor súbita na corrida que não vai embora e mantém-se constante durante todo treino/prova. Mais tarde, ele se tornará inchado, doloroso e, possivelmente, ruborizado.
O tratamento é semelhante em todos os casos de lesões musculares e varia de acordo com o grau da lesão e o tempo de recuperação à medida que aumenta a gravidade. Iniciamos com proteção, repouso, gelo, compressão, elevação - conhecido como PRICE, método seguido de reabilitação dos músculos danificados com exercícios leves-, fisioterapia e massagem muscular profunda para evitar a formação de tecido cicatricial dentro do músculo.
Tendinite
Os tendões são estruturas de tecidos conjuntivo que funcionam ancorando os músculos aos ossos. Quadris, joelhos, tornozelos e pés são todos os lugares possíveis onde um corredor pode sofrer de tendinite.
A tendinite ocorre quando o tendão se torna inflamado ou danificado por excesso de uso. No jogo de tênis, por exemplo, ocorrem as tendinites e epicondilites do cotovelo. Corredores podem ter uma dificuldade particular com o tendão de Aquiles.
O tratamento da tendinite assemelha-se aos de outras lesões desportivas (PRICE). O corredor pode não perceber quando tem tendinite no princípio, até que se torne visivelmente inchado, com a articulação quase rígida devido à dor. É mais fácil de tratar quando diagnosticada no início, por isso a cautela é a melhor maneira de prevenir.
Câimbra
Câimbras musculares podem ser bastante limitantes. O músculo se contrai incansavelmente e, mesmo que dure apenas alguns segundos, a dor é bastante aguda. Felizmente, não levam a lesões graves (embora você possa experimentar alguma dor muscular no dia seguinte). Infelizmente, ninguém sabe exatamente a real causa ou como preveni-las, existem apenas hipóteses.
Muitos acreditam que a desidratação leva a câimbras, mas isso não ocorre em alguns casos. Estudos têm demonstrado que a hidratação não é a questão subjacente, embora possa ser um desequilíbrio eletrolítico, caso em que a ingestão de bebidas esportivas eletrolíticas poderia ajudar.
Podem ser causadas por alteração nervosa/neurológica devido à fadiga muscular, o que seria evitável comendo carboidratos antes das provas. Algumas pessoas que sofrem de câimbras têm encontrado alívio com massagem muscular profunda.
Existem algumas condições médicas que aparecem como câimbras musculares, por isso, se você tem essa queixa frequente, procure um especialista para investigar!
Bons treinos!
Fonte: http://www.selfgrowth.com/articles/sundquist.html
Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A massagem desportiva



A massagem desportiva é reconhecida por tratar recuperação e ajudar a alcançar melhores objetivos ao esportista; serve portanto, para pré e pós atividades físicas ou competições. Na fase de condicionamento, pode ajudar os atletas a recuperarem a musculatura após um treino intenso e também a evitar dores causadas pela fadiga. ​

Os principais objetivos da massagem desportiva são: relaxar musculatura, aliviar estresse e possíveis dores, evitar a fadiga, remoção de toxinas, diminuir edemas, aumentar o desempenho, prevenir lesões. ​Ideal ser realizada uma vez por semana.