Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Síndrome do impacto posterior

Já sentiu dor atrás do tornozelo? Pode ser a síndrome do impacto posterior

Ela ocorre de um incidente traumático específico ou crônica de uma 

flexão plantar forçada e repetitiva de baixo grau, como apontar 

os dedos dos pés e o pé para o solo. Ortopedista explica


síndrome do impacto posterior do tornozelo (SIPT) é uma lesão que
 ocorre na região de partes moles posterior ou no segmento ósseo do 
lado posterior (interno) do tornozelo. O local da lesão é a porção posterior
 do talus, o osso do tornozelo, que se encontra com a parte inferior da perna
 (tíbia). A SIPT pode ser identificada como uma questão aguda que ocorre
 de um incidente traumático específico ou crônica de uma flexão plantar
 forçada repetitiva de baixo grau, que é definida como apontar os dedos dos 
pés e o pé para o solo (como ocorre com as bailarinas).

Quais são os sintomas do impacto posterior do tornozelo?

  • Dor, vermelhidão, inchaço e calor no tornozelo posterior 
  • (internamente)
  • Dor que se torna pior ao apontar os dedos dos pés e pé para
  •  baixo
  • Dor com atividades como correr, saltar ou descer escadas e 
  • descidas

Fatores de risco

  • Atletas que participam de esportes que envolvem flexão plantar
  •  repetitiva,
  •  como bailarinas, ginastas e jogadores de futebol.
  • Atividades que envolvem trauma enquanto o pé é flexionado
  •  plantar.
  • Lesão no tornozelo antiga, principalmente as que geram
  •  instabilidades.
  • Sapatos não adequados ou atleta inadequadamente
  •  equipados.

Tratamento

A fisioterapia pode ajudar no gerenciamento da dor, restaurar a
 amplitude de movimento, manutenção da força muscular,
 aumentar o equilíbrio, recuperar as habilidades funcionais e
 restaurar os padrões de movimento normais.
Algumas das técnicas utilizadas para reduzir a dor podem incluir
 massagem com gelo e estimulação elétrica. Para recuperar o
 movimento, eles podem realizar mobilizações que ajudam o
 tornozelo a começar a se mover normalmente.
O fortalecimento dos músculos do tornozelo pode ajudar a auxiliar
 a mecânica articular adequada, diminuindo o risco de problemas futuros.
O treinamento de equilíbrio pode ajudar a tornar o seu tornozelo
 mais estável em conjunto com o fortalecimento, a fim de evitar mais
 lesões, progredindo para atividades mais funcionais para ajudar a 
retornar ao seu esporte e atividades diárias.
Na maioria dos casos onde existe uma saliência óssea (processo 
de stieda), faz-se necessária a remoção cirúrgica, que hoje é feita 
via artroscópica (por vídeo) onde a recuperação é rápida e eficaz, além
 de resolutiva.

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/
ja-sentiu-dor-atras-do-tornozelo-pode-ser-a-sindrome-do-
impacto-posterior.
ghtml

sábado, 29 de julho de 2017

Sessão de massagem melhora a imunidade!



Pesquisadores do departamento de psiquiatria e neurociências do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles (EUA), descobriram que uma simples sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade de uma pessoa.

Segundo os pesquisadores, cerca de 9% dos adultos que residem nos EUA passaram por ao menos uma sessão de massagem no último ano. “As pessoas sempre buscaram a massagem como parte de uma vida saudável, mas até agora não havia provas de que a terapia pudesse melhorar a resposta imunológica”, explica Mark Rapaport, médico responsável pelo departamento.

A pesquisa avaliou dois grupos: um deles, com 29 pessoas, foi submetido a 45 minutos de massagem sueca (parecida com a massagem clássica ou relaxante que conhecemos no Brasil) e o outro, de 24 pessoas, recebeu apenas toques leves no corpo. Todos os participantes tiveram amostras de sangue coletado cinco minutos antes da sessão, e 5, 10, 15, 30 e 60 minutos após a massagem.
O grupo que recebeu a massagem sueca apresentou, entre outras alterações, mudanças significativas no nível de leucócitos (glóbulos brancos do sangue) e uma redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

O estudo foi publicado na edição de outubro do Journal of Alternative and Complementary Medicine.

E acada dia a procura por tecnicas especificas ou globais de massagem vem aumentando!

sexta-feira, 28 de julho de 2017

quinta-feira, 27 de julho de 2017

A importância da liberação miofascial



Pra quem ainda fica curioso ao ver os praticantes de CrossFit passando um “rolo de pizza” no corpo, saiba que essa técnica é o grande segredo para a prevenção de lesões musculares e alívio das dores musculares, quando treinamos intensamente. Aqueles são sticks ou os rolos de liberação miofascial.
A liberação miofascial consiste em um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de amassá-los, literalmente, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia (FUKUJIMA, 2007). A fáscia é uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. Ao pé da letra, mio = músculo; fáscia = tecido conectivo. Por isso, miofascial.
Quando me perguntam se é normal doer quando faz a liberação? Respondo sinceramente que sim. Mas explico que a pressão da liberação é uma “dor boa”, pois está efetivamente liberando a fáscia dos pontos de tensão, estimulando a circulação local e ofertando oxigênio para a mesma. E pode ter certeza que, quando finalizada, provoca um grande alívio. O que acho mais interessante é que recebo diariamente no consultório, diversos desportistas que apresentam dores persistentes e sem diagnóstico informado pelo médico, já que muitas vezes os exames de imagem se apresentam normais. Na sua grande maioria, além de disfunções nas articulações, o que mais acontecem são restrições de movimento por problemas na fáscia (LEVY, 2001).
Não é à toa que nas maiores competições mundiais, como nos Jogos Olímpicos, facilmente visualizamos as grandes seleções ofertando no aquecimento com os seus terapeutas e preparadores físicos, atividades de liberação e auto-massagem. Os rolos e sticks já são instrumentos obrigatórios e inseparáveis dos atletas de elite.
O uso exagerado da musculatura, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto e até mesmo desgastes emocionais e estresse podem levar a uma alteração prejudicial da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos (LEITE, 2008). Isso faz com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos gatilhos (trigger points). Esses pontos acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, mais uma vez formando uma bola de neve que certamente vai culminar no aparecimento de lesões, e impedir o desempenho no treinamento físico e o bem estar em geral.
Geralmente, indico a liberação miofascial no pré-treino (pode ser a auto-liberação, na qual a própria pessoa executa), para aumentar a mobilidade articular, favorecendo uma melhor execução dos movimentos e diminuindo a sobrecarga e tensão músculo-articular. Nesse momento, não precisa ter pena e a pressão pode ser suficiente para causar a dorzinha boa.  Já no pós-treino, também é muito bem vindo,  já que faz com que o praticante saia do treino com a musculatura relaxada.
Independente do esporte ou atividade física que você pratique, crie o hábito de ofertar o máximo de conforto e segurança, deixando os músculos sempre livres de impedimentos ou dores, através da auto liberação, seja com a mão, seja com uma bolinha de tênis ou rolos específicos. O que importa é proteger-se sempre e se afastar das possibilidades de lesões.


quarta-feira, 26 de julho de 2017

Massagem Esportiva e crossfit



A massagem esportiva é prática comum para atletas de elite e amadores. A facilidade e versatilidade da técnica possibilita que seja utilizada facilmente para qualquer esporte. O foco em áreas de maior uso e estresse para melhora na recuperação muscular são o segredo do sucesso da Massagem Esportiva.

A massagem esportiva é considerada tendência mundial para melhora e balanço do regime de treinamento, além de aprimorar um fundamento do Crossfit a mobilidade. Bastante utilizada pré eventos de maior intensidade como campeonatos e quebra de Personal Record, por sua capacidade de melhora na resistência e potência. E com ampla eficiência no pós treino pela diminuição da fadiga e reequilíbrio do corpo.

Estudos diversos de alta evidência ( aqueles contém maior confiabilidade) demonstram que a prática regular da massagem esportiva diminui a ocorrência de lesões. Outro dado importante é o que em caso de lesão pessoas com atendimento especializado prévio , como massagem esportiva, tendem a passar menor tempo afastadas da atividade e despendem menos recursos com reabilitação. Tornando assim a massagem esportiva uma alternativa barata para a segurança do treino.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Mix massagem desportiva



É uma terapia totalmente personalizada que circula entre a profundidade da massagem dos tecidos profundos e a suavidade da massagem relaxante clássica, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio necessário para realização das suas atividades diárias. 

INDICAÇÃO

Tensões e lesões musculares, Dores, Rigidez de articulações, Insônia, Estresse, Depressão e Ansiedade.

EFEITO

Alívio de dores musculares, Estimulação da circulação, Eliminação dos resíduos metabólicos, Melhora do sistema imunológico, Reabilitação física, Prevenção de lesões, Alívio do estresse, Redução da ansiedade e depressão e Aumento da produção de endorfinas.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Massagem tem uma ação anti-inflamatória



"A publicação na revista Science Translational Medicine (2012) conclui que a massagem tem uma ação anti-inflamatória e é eficaz na reabilitação de músculos que sofrem lesões. "Há consenso de que a massagem produz bem-estar. Agora temos base científica para explicar como ela atua", afirma Simon Melov, do Instituto Buck, nos EUA.

Os cientistas concluíram que a massagem estimula a produção de sinais químicos que diminuem a inflamação e estimula a geração de mitocôndrias, pequenas estruturas que funcionam como verdadeiras usinas de energia dentro da célula. Assim, a prática de massagem também contribui para acelerar a reconstrução de tecidos musculoesqueléticos, afetados por exercícios físicos ou doenças. "Os benefícios da massagem podem ser úteis para um amplo grupo de indivíduos que inclui idosos, pessoas que sofrem de lesões musculoesqueléticas e pacientes com doença inflamatória crónica", pondera Mark Tarnopolsky, principal autor do estudo e cientista de Departamento de Pediatria e Medicina da Universidade de McMaster, em Ontário (Canadá). "Apesar de não ter efeito sobre metabólitos musculares (como ácido lático), a massagem diminui a produção do fator inflamatório, mitigando o stress celular da fibra muscular."


Dez minutos de massagem bastariam para produzir um efeito benéfico perceptível, aponta o artigo, que contou com a participação de 11 atletas voluntários." 

Livro Massoterapia Oriental e Ocidental - A Linguagem do Toque

domingo, 23 de julho de 2017

Massagem Desportiva



Se você, atleta amador ou profissional, pratica exercícios físicos, precisa recuperar e/ou relaxar a musculatura, aumentar os rendimentos pré ou pós de qualquer atividade correlata ou sentiu dores após uma corrida, uma competição, a Massagem Desportiva é a mais indicada. Ela alivia as dores, melhora a corrente sanguínea, elimina as toxinas na musculatura e estimula a produção de adrenalina.
Suas manobras são mais intensas, fortes e rápidas para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais agitada” antes do exercício e no pós-exercício. Além de conter técnicas de liberação miofascial, alongamentos terapêuticos e outros recursos, como gelo, ataduras e esparadrapo. Isso conforme cada caso.

sábado, 22 de julho de 2017

sexta-feira, 21 de julho de 2017

terça-feira, 18 de julho de 2017

Inscrições para a Meia Maratona de Curitiba estão abertas


Praticada por todas as idades, a corrida de rua vem ganhando cada vez mais adeptos em Curitiba (PR), tanto entre os corredores amadores como entre os que levam o esporte como profissão. Para estimular esses atletas, a cidade vai promover, no dia 6 de agosto, a tradicional Meia Maratona de Curitiba.
Com largada no Museu Oscar Niemeyer, o trajeto de 21 km poderá ser percorrido individualmente, em duplas ou trios, nas categorias masculina, feminina e mista – com separação por faixa etária. Os pequenos corredores também podem participar na categoria kids, com percursos que vão de 100 a 400 m, dependendo da idade.
As inscrições podem ser feitas no site do evento, com valores que variam de R$ 50 a R$ 70 por pessoa. Apoiadora da meia maratona, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário está oferecendo 20% de desconto na inscrição para clientes que quiserem participar da prova e vai disponibilizar um espaço de massagem aos corredores no dia do evento.
Serviço
Largada: Museu Oscar Niemeyer, na Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
Data e horário: 06/08, às 7h
Inscrição com desconto para clientes da Ademilar: R$ 55,92

segunda-feira, 17 de julho de 2017




As fibras musculares se embaraçam e formam pequenos caroços, que são os nódulos, é como se o músculo desse nós em si mesmo, e por isso ele fica tensionada. A dor que estes nódulos causam não se atém só ao local. Ela pode se refletir em outros músculos ou então se generalizar pelo corpo inteiro. 

 🔘 Massagem relaxante alivia tensões, stress, depressão, fadiga e muito mais!
🔘 Sessão de 1 hora. Seu corpo será massageado da cabeça aos pés.
🔘Após a massagem, você se sentirá revigorado com a pilha recarregada!

domingo, 16 de julho de 2017

Dê adeus ao estresse e às dores pós futebol e academia



Sabe quando você volta quebrado do futebol, da academia ou de um dia cheio no trabalho? Uma ótima alternativa para recuperar as energias é com uma massagem relaxante. Isso pode parecer um luxo, mas a técnica é indicada inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como tratamento para auxiliar na cura de doenças como depressão, debilidades físicas, artrose, estresse, fadiga, contraturas musculares, cansaço e dores no corpo.

Se você nunca experimentou uma massagem dessas está perdendo tempo, cada vez mais homens estão procurando essa técnica. De acordo com dados do aplicativo Singu, 93% dos caras de 18 a 44 anos do app estão atrás de uma massagem relaxante , 4% por drenagem e 3% por modeladora. “Acredito que essa procura se deva ao fato dos homens estarem mais atentos aos cuidados com o corpo”, fala o massagista Ivan Souza.



O que é essa massagem?
O especialista explica que a relaxante é uma técnica na qual são aplicados movimentos suaves utilizando as mãos na musculatura do corpo mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios. “Durante a massagem são utilizados óleos vegetais que auxiliam a execução dos movimentos e também em alguns óleos essenciais que são produtos fitoterápicos usado na medicina natural e têm propriedades curativas”, ressalta.
Benefício atrás de benefício
Os benefícios dessa massagem são muitos, um deles é a melhora na pele por favorecer a circulação sanguínea, elevar a quantidade de nutrientes distribuída para as células e fazer com que a pele se torne hidratada, elástica e jovem. Além disso, a prática ajuda a diminuir a retenção de líquidos e os edemas. Fora isso, beneficia a flexibilidade, ajuda a regular as energias, harmonizando todo o organismo. Na parte psicológica, cria uma sensação de bem-estar e alegria.
“De modo geral, a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento e diminui dores musculares, lesões e cãibras causadas pelo esporte, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células”, afirma Ivan.
Como funciona?
Geralmente, a massagem tem duração média de uma hora e é feita em todos os músculos do corpo, tanto nos membros inferiores quanto nos superiores. Também inclui os pés, o rosto e a cabeça num geral. “Além das manobras feitas com as mãos, também podem ser usadas outras técnicas para realização da massagem, como bambu, pedras quentes, entre outros”, fala o massagista.
Indicações e contraindicações
Quando for fazer a massagem é preciso ter alguns cuidados que são listados pelo especialista:
Evite comer pouco antes da massagem. O ideal é ingerir algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes;
  • Como é uma massagem realizada com óleo diretamente sobre a pele, você deve ficar apenas com a roupa íntima; 
  • Retirar também todos os acessórios (anéis, corrente, brincos e relógios); 
  • Fique atento a estas contraindicações. Quem tem algum desses problemas não deve fazer a massagem relaxante: trombose venosa profunda, alterações cardíacas e vasculares, fraturas ósseas, febre, infecções, embolias, casos de gripe ou infecção forte, doenças contagiosas, pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas. 

sábado, 15 de julho de 2017

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Porque é que sentimos dor de veado?


Os motivos podem ser vários, mas as soluções também.

Sabe aquele momento em que estamos a desfrutar de uma boa corrida e de repente somos interrompidos por aquela dor aguda horrível? Falamos da chamada dor de veado que ataca sem dó nem piedade.
Aquela dor na zona abdominal que sentimos durante o esforço físico é frequente e não é fácil de identificar a sua causa. Ainda assim, não é uma missão impossível.
Na verdade, esta dor pode aparecer devido a diferentes situações e todas elas têm soluções simples e rápidas. Saiba como evitá-la.

Pode ser insuficiência circulatória aguda

O que é que isto significa? Quer dizer que “o coração não consegue acompanhar o esforço físico exigido, provocando um bloqueio do sangue venoso no fígado, lado direito do abdómen, ou no baço, do lado esquerdo.” Isto acaba por provocar um congestionamento dos órgãos e, consequentemente, a maldita dor.
Se sente este tipo de dor várias vezes, para prevenir, deve montar um aquecimento apropriado para preparar o corpo para a atividade física. Mais: o nível de intensidade do exercício deve ser gradual e deve ter em conta a sua condição física.

Sente dor nos músculos abdominais ou do diafragma?

Os músculos abdominais suportam as vísceras abdominais e desempenham uma função essencial no sistema respiratório. Ou seja, se estes músculos forem trabalhados de forma incorreta e numa posição errada, podem provocar lesões e até inflamação muscular. Resultado: lá vem a dor novamente.
Neste caso, a respiração pode ter uma grande influência, bem como a condição física dos músculos da zona abdominal. Solução: praticar mais abdominais hipopressivos — contração dos músculos feita através do movimento de respiração pelo diafragma. Desta forma, vai conseguir fortalecer mais os músculos e melhorar a respiração.

Tudo pode começar com uma dor barriga

Sabia que enquanto se faz a digestão há um maior afluxo sanguíneo ao nível do abdómen? Isso ajuda na congestão dos órgãos abdominais, provocando a tal dor. Além disso, também pode ser provocada pelo excesso de gases no intestino.
Se este é o seu tipo de dor, é essencial focar-se numa alimentação saudável e equilibrada. Isto quer dizer que deve evitar excesso de hidratos de carbono, gorduras, fibras ou líquidos com gás. Atenção: também deve “evitar comer e beber em grandes quantidades duas a três horas antes de ir treinar”.
Em qualquer um destes casos, reduzir o ritmo de treino pode sempre ajudar. O ideal é tentar realizar uma respiração abdominal e inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca lentamente. Se a dor não diminuir, deve para e fazer uma pequena massagem no local da dor, bem como alguns alongamentos para o lado oposto da dor.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Abuso nos treinos podem causar lesão grave


Prevenir é a melhor alternativa, como o aumento de cargas gradativamente


Se você abusou no treino e está cheio de dores musculares, talvez seja necessário avaliar se a carga que imprimiu no exercício foi inadequada ao seu preparo físico, ou se ainda você esteve em atividade sem uma constância mínima. Este tipo de procedimento pode representar uma lesão esportiva, muitas vezes, grave.

Se os sintomas são sensibilidade ao toque, dor, inchação e enrijecimento da área afetada é preciso tomar algumas providências: é possível tratar a lesão com alongamento, massagem, gelo, e até o uso de anti-inflamatórios, dependendo de cada caso. Sempre consultar um médico antes de promover qualquer tratamento.

Melhor que tratar a lesão é prevenir, ou seja, alimentar-se apropriadamente, alongar os músculos antes e depois das atividades, aumentar a carga e a intensidade gradativamente, respeitando o seu limite.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Massagem e Futebol, tem tudo a ver


Um dos passos que compõe um processo adequado de recuperação física e um dos mais utilizados no futebol é a massagem esportiva, aplicada antes ou após os jogos. A massagem esportiva é muito indicada para lesões musculares causadas pelos treinos excessivos, e também aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a eliminar toxinas que se acumulam nos músculos após a prática de exercícios físicos. Ela é indicada antes dos treinos ou de alguma competição, pois estimula a produção do hormônio adrenalina e aquece os tecidos do corpo.

Os principais objetivos da aplicação da massagem esportiva são:

- Aliviar o estresse e a dor;

- Aumentar o desempenho do atleta;

- Evitar fadiga;

- Diminuir inchaços e tensão muscular;

- Aumentar a flexibilidade;

- Prevenir lesões;

- Recuperar o corpo após treinos ou exercícios.

A massagem esportiva é contra indicada em casos de lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).

Sou William e sou formado em massagem esportiva, para prevenir e/ou recuperar lesões. Solicite seu atendimento ou se precisar de mais informações sobre Massoterapia, entre em contato conosco.

Agende uma pré-avaliação via WhatsApp. Será um prazer atendê-lo!
Vamos RELAXAR.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Massagem relaxante para atletas


Se você sofre com dores depois de jogar futebol com os amigos ou de uma série na academia ou anda se aborrecendo no trabalho, a técnica pode ajudar

Sabe quando você volta quebrado do futebol, da academia ou de um dia cheio no trabalho? Uma ótima alternativa para recuperar as energias é com uma massagem relaxante. Isso pode parecer um luxo, mas a técnica é indicada inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como tratamento para auxiliar na cura de doenças como depressão, debilidades físicas, artrose, estresse, fadiga, contraturas musculares, cansaço e dores no corpo.
F

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Liberação Miofascia


A liberação miofascial consiste em um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de amassá-los, literalmente, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia (FUKUJIMA, 2007). - A fáscia é uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. Ao pé da letra, mio = músculo; fáscia = tecido conectivo.

A técnica de liberação miofascial é um dos métodos de tratamento dos tecidos moles mais antigos da história.

Muitas das técnicas miofasciais se originaram da Osteopatia nos EUA (Rubik, 1992 apud Dixon, 2007). Marcel Bienfait (1999) apresentou estas técnicas através do livro Fáscias e Pompagens, e hoje estão incorporadas a fisioterapia tendo como principal indicação a manutenção das tensões miofasciais.
Consiste em uma manobra de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos de um segmento corporal, capaz de atingir todas as estruturas fasciais nele contidas, até as mais profundas. O tratamento realiza-se em três tempos: tensionamento, manutenção da tensão e retorno à posição inicial. Tal seqüência possibilita relaxamento muscular, melhora da circulação e regeneração articular.
Muitas dores cervicais têm como origem primária a tensão miofascial, que leva a restrição tecidual e conseqüente diminuição do arco de movimento de uma articulação. Na região cervical a tensão gerada por músculos vertebrais, pré-vertebrais e acessórios da respiração podem contribuir muito para o desequilíbrio postural e originar patologias musculares como os pontos gatilhos miofasciais (síndrome da dor miofascial) e articulares como os osteófitos cervicais, a artrose e a irritação nervosa por diminuição de espaço articular.

domingo, 9 de julho de 2017

Que tal uma massagem?



Depois da atividade fisica, nada melhor do que cair nas mãos de um bom massagista. Feita com movimentos ágeis em pés, coxas, panturrilhas e costas, a massagem desportiva pode ser uma grande aliada de atletas, amadores ou profissionais, principalmente por facilitar a liberação de ácido lático no pós-exercício. 

O objetivo é recuperar a musculatura para que a prática do exercício possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor nos treinos e provas. Os movimentos ajudam na recuperação de tecidos lesionados e na diminuição de inchaço, a eliminar toxinas, diminuir a sensação de dor e o cansaço muscular. 
Além disso, durante qualquer massagem, o atleta na maca tende a falar sobre seus medos e angústias. E Isso também vai ajudar a afastar o estresse antes de uma prova ou competição.

A massagem fecha um trabalho para recuperar membros inferiores, principalmente a coxa e a panturrilha. Todo jogador adora porque realmente relaxa os músculos depois daquela atividade desgastante. As dores diminuem bastante .

sábado, 8 de julho de 2017

Terapia de massagem desportiva


A Terapia de massagem desportiva é voltada para atletas de todos os tipos, desde profissionais de alta performance até atletas de baixa performance como aqueles que apenas querem cuidar da saúde. Os detalhes da técnica de massagem desportiva são específicos para o esporte praticado pelo paciente. Concentrando-se em áreas do corpo que são usadas demais e estressadas por movimentos repetitivos e muitas vezes agressivos.
Aspectos da terapia de massagem desportiva estão ganhando popularidade como componentes úteis em um regime de treinamento balanceado. A terapia de massagem desportiva pode ser usada para melhorar a preparação do pré-treino e reduz o tempo de recuperação para o máximo desempenho durante o treino ou no pós-treino. Os atletas vêm descobrindo que esta técnica de massagem desportiva promove flexibilidade, reduz à fadiga, melhora a resistência, ajuda a prevenir lesões e prepara seu corpo e mente para o melhor desempenho.
Um dos principais benefícios da terapia de massagem desportiva em comparação com outras modalidades é a sua capacidade de direcionar junções músculo-tendíneas melhorando sua mobilidade e tempo de recuperação. Em casos de atendimentos de 30 minutos já se percebe uma melhora na amplitude de movimentos que demonstraram uma notável tendência para diminuir a dor muscular em atletas que receberam massagem antes ou depois do exercício.
Para qualquer pessoa que participe de atividades físicas regulares, a terapia de massagem desportiva, realizada semanalmente, pode ser uma excelente adição ao seu regime de treino. É melhor conversar para encontrar um plano que funcione melhor com sua programação e nível de atividade.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Recuperação – Como a massagem ajuda o atleta


No esporte, além da dedicação durante o treinamento, é preciso muita dedicação também na recuperação. Muitos atletas quando estão muito motivados – ou amedrontados – por um novo desafio, esquecem totalmente que o corpo precisa de um período de descanso e é nesse período que o corpo se recupera, e evolui.
Tirar o pé em dias específicos vai evitar que seu corpo jogue a toalha, apesar de você estar com todo o gás. Mas além de colocar as pernas pra cima e assistir TV (o que deixa muitos atletas inquietos e com a sensação de que estão perdendo tudo que ganharam com os treinos), o que mais podemos fazer para ajudar o corpo a descansar?

Massagem

Para amenizar os desconfortos das dores, massagear a região que é mais exigida durante o treino é o ideal para ajudar a liberação de ácido lático acumulado no músculo, evitando cãibras e acelerando o tempo de recuperação.
A massagem também estimula o músculo, elevando a quantidade de oxigênio levado para os músculos, aumentando a circulação sanguínea.

Periodização

Se realizado 2 ou 3 vezes no mes, é uma boa ferramenta para evitar lesões, podendo inclusive, aumentar o rendimento do atleta – já que alivia muito a sensação de “peso” nas pernas, braços, etc.

Corpo

Apesar de para corredores, ciclistas e até mesmo triatletas, as pernas serem a principal parte de tensão no corpo, é importante realizar uma massagem no corpo todo, já que existem outros músculos secundários que necessitam de atenção que também fazem esforço e recebem impacto.
A lombar é um dos pontos que merece atenção mesmo de corredores, é uma área de sustentação com músculos que auxiliam no movimento do quadril, sendo essa uma região com altas chances de lesão caso esteja enfraquecida ou sobrecarregada

Locais

Apesar de existirem massagens voltadas para quem pratica esportes (massagem desportiva – muitas vezes realizada por profissionais autônomos), existem outras terapias, que podem ser encontradas mais facilmente em estabelecimentos especializados.
Com opções como essa, o atleta vai ter um momento consigo mesmo, ainda que trabalhando para melhorar sua performance, e podendo fazer isso próximo a sua residência ou local de trabalho.

Terapias

Entre as inúmeras opções, nos recomendamos para atletas, a massagem Ayurvédica, sendo a mais completa, já que combina alongamentos, movimentos de drenagem, realinhamento postural e estimula a circulação sanguínea, perfeito para o atleta.
Para quem prefere massagens mais fortes, a opção é a deep, que através da medicina milenar chinesa, trabalha diversos pontos do corpo, proporciona um grande alivio de tensões, não só do corpo, mas no emocional também.
Com todos os benefícios proporcionados por uma boa massagem, e ainda ter a chance de ter um tempo pra si – mesmo que no meio do dia – trabalhando o corpo e preparando-o para os próximos treinos e desafios, atletas deveriam incluir mais essa modalidade em sua rotina.
Devemos sempre lembrar que no esporte não exigimos apenas do corpo, mas também da mente, treine ambos, mas também deixe ambos descansar.