Páginas

domingo, 30 de abril de 2017

Como Alongar as Costas com um Rolo de Massagem

A tensão e as dores nas costas são complicações comuns entre muitas pessoas. Problemas como lesões, estresse, ansiedade e sedentarismo podem contribuir tanto para dores no pescoço como nas costas.[1] A dor nas costas também pode ser consequência de lesões ou tensões musculares. É possível alongar as áreas doloridas utilizando um rolo de massagem no pescoço e nas costas.



Imagem intitulada Stretch Your Back Using a Foam Roller Step 1
1

Curve o pescoço. O rolo de massagem ajuda a alongar músculos tensos e a aliviar quaisquer dores e tensões presentes. Ele é particularmente eficiente em aliviar dores relacionadas ao estresse, as quais costumam acumular no pescoço e na região superior das costas.[2] Os músculos da região superior das costas são resistentes e geralmente aguentam a pressão do rolo de massagem, porém, a musculatura do pescoço é mais delicada e a pressão do rolo de massagem pode ser excessiva. Tome cuidado ao utilizar o rolo de massagem no pescoço.[3]
  • Posicione o rolo de massagem sobre os ombros, deitando a cabeça nele em seguida. Deixe a cabeça se mover gentilmente em direção ao chão até sentir um alongamento. Continue movendo a cabeça até o chão à medida que for confortável. Permaneça na posição por 10 segundos.
  • Empurre as pernas gentilmente em direção à cabeça para proporcionar uma sensação de massagem. Você deve sentir o rolo de massagem movendo-se no seu pescoço e exercendo um pouco de pressão.
  • Levante a cabeça cuidadosamente ao final do processo.
  • Para alongar o pescoço de maneira mais segura, pode ser uma boa ideia utilizar um travesseiro ou uma bola para massagem, ou até mesmo um rolo de massagem cortado ao meio em vez do rolo inteiro.

2

Incline-se sobre a escápula. Uma das melhores formas de alongar os ombros, o pescoço e as costas é simplesmente inclinar o corpo sobre tais regiões. Esse movimento aplicará pressão sobre toda a extensão dessas partes do corpo, aliviando a tensão. O procedimento também ajudará a alongar os músculos das costas e do pescoço.[4]
  • Sente-se no chão e posicione o rolo de massagem cerca de 30 cm acima dos glúteos. Deite-se com os pés plantados no chão, de forma que as escápulas fiquem sobre o rolo de massagem. Levante os quadris e transfira o peso do corpo para a superfície do rolo. Em seguida, use os pés para movimentar o rolo de massagem entre o centro das costas e o pescoço.
  • Coloque as mãos no peito para alongar a musculatura interna da região superior das costas.
  • Faça 20 movimentos para cima e para baixo entre as costas e o pescoço.[5]

3 Execute extensões torácicas. A maioria das pessoas sentam com a coluna curvada o dia todo. Essa posição contrai a musculatura das costas e do pescoço, podendo causar dor e lesões. As extensões torácicas (ou arqueamentos) servirão para alongar os músculos da região média e superior das costas, assim como os do pescoço.[6]
  • Sente-se no chão e posicione o rolo de massagem a cerca de 30 cm de distância do corpo. Deite-se com os pés plantados no chão e afastados na largura dos quadris, de forma que a região média das costas toque o rolo de massagem.
  • Cruze os braços posicionando as mãos sobre o peito, estendendo as costas sobre o rolo de massagem. Tente encostar a cabeça no chão e permaneça nessa posição por 30 segundos, em seguida retornando à posição inicial.
  • Repita o procedimento movimentando o rolo de massagem para cima até sentir o alongamento dos músculos dos ombros e do pescoço.

4

Alongue o corpo com a postura do gato. A maioria das pessoas apenas conhecem essa postura no mundo da yoga, mas ela também pode ser utilizada com o rolo de massagem para alongar as costas. Faça uma série de 10 movimentos na postura do gato para alongar toda a região das costas.[7]
  • Posicione o rolo de massagem paralelo ao corpo. Coloque as mãos por cima do rolo, afastadas na largura dos ombros. Mantenha as mãos firmemente apoiadas e inspire enquanto arqueia a região superior das costas lentamente em direção ao chão. Você deve olhar na direção dos quadris durante o movimento.
  • Faça o movimento oposto ao expirar. Levante a cabeça e os quadris lentamente em direção ao teto.
  • Evite forçar o movimento das costas e do pescoço em uma amplitude completa, pois isso pode causar tensão excessiva nos músculos.

sábado, 29 de abril de 2017

Massagem Desportiva



Atuação em  atletas e clientes que necessitem massagem vigorosa e profunda (contraturas e nódulos de tensão) ou com efeito circulatório.
A Massagem Desportiva hoje é vista como um diferencial ao massoterapeuta  que atua em academias, spas e locais onde é exigido um trabalho mais vigoroso e dinâmico de corpo.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Massagens Terapêuticas



As massagens terapêuticas são realizadas por profissionais de saúde, sendo que a sua execução passa pela manipulação manual dos tecidos, promovendo assim a sensação de bem-estar geral e o reequilíbrio entre os vários sistemas do organismo.

Este tipo de massagem está indicado não só para fins relaxantes, como para a recuperação de lesões e processos patológicos, trata-se de uma terapia completa e passível de ser usufruída dentro das mais variadas faixas etárias.
Dentro dos vários benefícios e vantagens da massagem terapêutica, destacam-se os seguintes:
-Tem efeito analgésico em casos de dor crónica (p.e fribromialgia).
-Promove o relaxamento e a elasticidade/flexibilidade de músculos tensos e doridos.
-Melhora a performance e recuperação muscular.
-O tecido conjuntivo fica mais flexível e evita a formação de tecido cicatricial a nível muscular, após a ocorrência de uma lesão.
-Auxilia na recuperação de lesões por esforço repetitivo (p.e tendinite).
-Promove a circulação sanguínea e o transporte de oxigénio e nutrientes para os músculos.
-Promove a circulação linfática, melhorando o funcionamento do sistema imunológico.
-Ajuda a eliminar toxinas, principalmente o ácido láctico, aliviando as cãibras.
-Diminui e previne edemas.
-Melhora a respiração.
-Normaliza a pressão sanguínea.
-Tem um efeito relaxante no sistema nervoso, diminuindo o stress, melhorando o sistema digestivo e proporcionando um sono relaxado.
-Potencia a noção do próprio corpo.
Olhe pela sua Saúde!! A prevenção é a melhor Solução!

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dica: rolo de massagem muscular

"Como parte de meu treinamento para a travessia dos Pirineus, os pedais estão se intensificando bastante. Inicialmente em frequência, mas alguns também estão ficando mais longos e puxados. E com isso tem aparecido um desconforto nas pernas. Após as pedaladas mais puxadas o músculo tende a ficar tenso e até um pouco sensível. Conversando com a Suzana (educadora física) e a Natasha (fisioterapeuta), que estão me assistindo nos treinamentos, surgiu a ideia de usar um rolo de massagem miofascial.
O que é isso? Bom, eu também nunca tinha ouvido falar. Mas é uma coisa muito simples. Com ele é possível facilitar o relaxamento do músculo, reduzindo o desconforto e acelerando a sua recuperação. Estes efeitos são muito bem-vindos tanto para quem pedala em grupos noturnos e tem dificuldade e relaxar e dormir bem quanto para quem acumula pedais em dias seguidos, caso típico de nós cicloturistas.
Pesquisando um pouco, descobri que existem dois tipos básicos de rolo de massagem. Um maior, no qual você apoia o peso do corpo e faz movimentos de vai e vem, e um menor, que é bem parecido com um rolo de macarrão e é aplicado sentado. Eu acabei optando pelo segundo, pois acredito que a posição mais relaxada ajude no processo de desaceleração pós-pedal.
Comprei o meu em uma loja de equipamentos médicos aqui de Floripa, por R$ 70. Venho experimentando há mais de um mês, especialmente após os passeios mais puxados, e os resultados são muito bons. Tenho feito assim: após o pedal tomo um banho morno, deixando cair bastante água sobre as pernas. Na sequencia, faço massagem com a ajuda de um creme de relaxamento. Nada muito longo, em 5 minutos está concluído. E a perna fica nova!

fontehttps://pedalnativo.com.br/2017/04/26/dica-rolo-de-massagem-muscular/

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Como fazer o uso de massagens como fator de recuperação pós-treino?



Após um treino intenso de ciclismo, é comum que o atleta sinta dores incômodas pelo corpo. A prática contínua da modalidade exige que os músculos mais acionados durante o percurso respondam com rapidez e amplitude, o que acarreta desgaste e até mesmo fadiga. Você sabia que, para acelerar a recuperação pós-treino, as massagens são uma ótima opção?

Neste post, você vai conhecer os benefícios da massagem pós-treino e entender por que elas são eficientes na reabilitação física e muscular, favorecendo sua performance nos percursos de rotina. Vamos lá?

Por que a massagem?

A massagem esportiva, vertente que se dedica a aliviar as dores do atleta e a acelerar sua recuperação pós-treino, já é bastante utilizada nas mais diversas modalidades e apresenta resultados convincentes.

O procedimento consiste em acionar, com o auxílio das mãos, as áreas do corpo que sofrem mais estresse durante a prática esportiva, aliviando a pressão dos músculos e favorecendo uma reabilitação mais rápida e eficaz.

Quais os principais benefícios da massagem na recuperação pós-treino?

Após o treinamento, o ciclista pode apelar à massagem para favorecer a eliminação do ácido lático — substância tóxica que se acumula na corrente sanguínea durante a síntese metabólica para obtenção de energia — e aliviar o processo inflamatório das microlesões musculares inerentes à atividade.

Os movimentos manuais são responsáveis por levar mais oxigênio aos músculos e por favorecer a circulação de sangue na região trabalhada. Além de atuar diretamente na recuperação pós-treino, a massagem esportiva tem uma vantagem a longo prazo: se realizada com regularidade, ajuda a prevenir lesões e a alavancar a performance do atleta.

Para além da rotina de treinos, a massagem reduz espasmos musculares (que podem acontecer fora das pistas), aumenta o conhecimento corporal e tem efeito relaxante, estimulando o sistema nervoso central.

Quais as técnicas de massagem para a recuperação pós-treino?

Para melhorar o desempenho do atleta, o ideal é que a massagem faça parte da rotina de treinos — principalmente quando há mais volume ou intensidade de atividade visando competições próximas.

Caso não seja possível apelar constantemente para um profissional qualificado, algumas técnicas simples podem ser aplicadas individualmente ou em duplas — com o auxílio de outro atleta ou treinador, quando houver.

Após seu treino, experimente sentar-se com as mãos posicionadas nas laterais da coxa, fazendo movimentos rápidos para cima e para baixo com o objetivo de soltar os músculos do quadríceps à panturrilha. Alterne as pernas após um minuto.

Outra possibilidade é utilizar os dedos para massagear suavemente o quadríceps e o isquiotibial, movendo-os para cima do joelho com constância. Repita o processo na outra perna após um minuto e faça o mesmo na parte inferior das pernas.

A evolução no esporte é um processo contínuo que exige disciplina e dedicação, seguindo rotinas rigorosas de treinamento. Para melhorar sua performance, invista na recuperação pós-treino e aposte na massagem como um recurso para extrair o máximo de seu plano esportivo e prevenir a incidência de lesões.

fonte>http://blog.assosbrasil.com/como-fazer-o-uso-de-massagens-como-fator-de-recuperacao-pos-treino/

terça-feira, 25 de abril de 2017

Massagens e Tratamento Anti Stress


Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é através da massagem terapêutica anti-stress, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores.

Através de manobras terapêuticas específicas como amassamento, deslizamentos e percussões, promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Dúvidas Frequentes:
O que é uma massagem relaxante?
É uma massagem que através do toque das mãos, movimentos leves, amassamentos, fricções e deslizamentos, atua de forma eficiente e rápida na eliminação dos sintomas do estresse causado pelo corre-corre da vida diária, proporcionando uma revitalização energética e também melhoras na circulação, mais relaxamento muscular e equilíbrio, físico, mental e emocional.
Para que serve uma massagem relaxante?
Uma massagem pode fazer muito mais do que você imagina pelo seu bem-estar. Além de relaxar seu corpo e sua mente, uma boa massagem pode melhorar sua postura, sua saúde, a circulação, aliviar dores e a tensão muscular e repor suas energias.
Podemos considerar a massagem relaxante um tratamento?
Sim, além de ser deliciosa, a massagem relaxante traz inúmeros benefícios terapêuticos como:
- alivia as tensões físicas e emocionais
- tem efeito anti-stress
- estimula a circulação sanguínea
- elimina as toxinas do organismo
- combate a ansiedade, as dores de cabeça, a irritabilidade, a insônia, a falta de concentração e a retenção de líquidos.
- traz beleza e energia para as pessoas
Para se fazer uma massagem relaxante deve-se fazer somente quando a pessoa estiver “estressada”?
Não. O objetivo da massagem é a prevenção da saúde, assim é recomendado utilizar-se das massagens como um hábito saudável, exatamente para não chegar num nível de stress que acaba levando as pessoas muitas vezes a ficarem doentes......
Estas são algumas das dúvidas frequentes, no entanto, alguma dúvida que possa surgir não hesite em nos contatar.

segunda-feira, 24 de abril de 2017



A Massagem Desportiva utiliza técnicas específicas da massagem tradicional orientadas para a atividade física em geral, que visam o desenvolvimento das capacidades dos atletas e o aumento das suas performances, nos seus respetivos domínios desportivos. No âmbito da medicina desportiva intervêm na recuperação e na manutenção dos desportistas.

domingo, 23 de abril de 2017

MASSAGEM DESPORTIVA




Massagem desportiva é uma massagem que utiliza uma série de técnicas de alongamentos antes e depois de exercícios físicos. São realizados deslizamentos, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir e reabilitar atletas e esportistas.

Aumentar a circulação sanguínea;
Ajuda na eliminação das toxinas acumuladas após o exercício físico;
Recuperação mais eficaz depois de seu treino;
Atua diretamente na musculatura, tendões ou articulações.

sábado, 22 de abril de 2017

Massagem de Reabilitação ou Recuperação


A Massagem de Reabilitação ou Recuperação, também muitas vezes designada simplesmente por Massagem Terapêutica, implica a utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a flexibilidade muscular e tonificar os tecidos, dando especial atenção a determinadas partes de corpo; é essencialmente uma massagem localizada com o objetivo da recuperação gradual da zona afetada. 
É um tipo de massagem que se destina à manipulação dos tecidos moles com objetivos terapêuticos, normalmente com prescrição médica. 
A Massagem de Reabilitação ou Recuperação utiliza normalmente as quatro manipulações básicas da massagem (deslizamento, fricção ou pressão, percussão e amassamento). É essencialmente dirigida a pessoas com necessidades específicas de reabilitação motora / muscular, desde que não apresentem qualquer contra-indicação para a massagem.  Os seus principais efeitos incluem a recuperação gradual de lesões, a tonificação e regeneração muscular, a reabilitação motora e uma maior flexibilidade muscular.

Cuide de você!!!

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Massagem Desportiva Pós-competição



Atletas, profissionais ou não, forçam demasiadamente o sistema muscular e, normalmente, sentem dores. A massagem desportiva pós-competição é a mais indicada para estes casos.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

terça-feira, 18 de abril de 2017

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Saiba como obter permissão para eventos em parques do DF



Wanderleia de Souza ficou surpresa com a rapidez com que recebeu a permissão para montar uma tenda de massagem no Parque Urbano Bosque do Sudoeste. “Levei os documentos em 7 de março, e a autorização já estava pronta no dia 13. Eu até tive que pedir mais uma semana para ter tempo de arranjar tudo”, conta.
De 24 a 26 de março, a empresária de 48 anos esteve na área pública para promover a clínica de estética que mantém no Sudoeste desde 2004. “Quis aproveitar o movimento do parque e procurei a administração.”
Wanderleia recebeu a informação de que deveria entregar na sede do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) — 511 Norte, Bloco C, Edifício Bittar, 3º andar — o formulário de requerimento com a seguinte documentação:
  • Cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência
  • Memorial descritivo do evento e esboço da estrutura a ser montada
  • Comprovante de inscrição e de situação cadastral de pessoa jurídica (para empresas)
No caso de profissionais de educação física, também é exigido o registro no conselho regional de classe.
São os primeiros passos para que pessoas físicas ou jurídicas possam fazer eventos ou outras atividades com público em qualquer um dos 18 parques ecológicos do DF supervisionados pelo Ibram e prontos para receber visitação.
No instituto, Wanderleia foi cadastrada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Segundo o Ibram, o tempo de espera para dar esse tipo de permissão era de até quatro meses, mas, com a implementação do processo no sistema, o prazo diminuiu para 20 dias.
Depois de uma cobrança de taxa, que pôde pagar via boleto recebido por e-mail, a empresária recebeu a autorização pelo SEI. “No memorial descritivo, detalhei tudo o que trouxe, porque cada item usado em evento tem um pagamento”, explicou.
Com o SEI, Wanderleia imprimiu o documento em casa para entregar na administração do parque antes da data da atividade. Além disso, teve de levar uma cópia nos dias de atendimento, caso alguém questionasse se ela tinha a permissão para estar ali.

Autorizações para eventos em parques em 2016

No ano passado, o Ibram emitiu 140 autorizações de eventos nos parques ecológicos que supervisiona. Segundo o instituto, as reservas com mais requerimentos são o Parque Ecológico Águas Claras; o Parque Urbano Bosque do Sudoeste; o Parque dos Jequitibás, em Sobradinho; e o Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul.
As permissões respeitam o Regimento Interno dos Parques do Distrito Federal, de agosto de 2014, que especifica limites para os eventos de forma a evitar riscos ambientais.

VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
fonte:
https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2017/04/16/saiba-como-obter-permissao-para-eventos-em-parques-do-df/

domingo, 16 de abril de 2017

Massagem desportiva



Massagem desportiva o tratamento de distúrbios ou disfunções musculoesqueléticas, sejam estes crônicos ou agudos. Tem por objetivo restabelecer a força, amplitude de movimento, gesto funcional e esportivo, equilíbrio, coordenação e propriocepção.
Indicações
Lesões por esforços repetitivos, entorses, tendinites, bursites, reabilitação pré e pós-cirúrgico, lesões do esporte, fraturas, luxações, artrose, artrite, contraturas, distensões, entre outros.

sábado, 15 de abril de 2017

Massagem pós-maratona



Uma massagem pós-maratona sempre é uma boa opção para recuperação. O procedimento reduz a fadiga e ajuda também a eliminar o ácido lático (um dos causadores das dores musculares).

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Massagem neuromuscular


Após o treino, nada melhor que uma boa massagem para se recuperar. O que muitos não sabem, é que a massagem além de relaxar, age como um anti-inflamatório, capaz de aliviar dores musculares e reabilitar todos os músculos lesionados durante a atividade física.
A massagem possui diversas finalidades e é normalmente procurada para fins terapêuticos, estéticos e esportivos. Ela favorece a recuperação rápida do corpo após a prática de atividade física, uma massagem desportiva antes, tem como objetivo de preparar a musculatura para o esforço físico e após, ajuda a eliminar o lixo metabólico gerado pelo exercício (ácido lático, por exemplo) e também diminui as dores pós a prática. Além disso, a massagem melhora o condicionamento físico e o aspecto circulatório. A técnica garante uma resposta neuromuscular mais apropriada ao corpo, por conta dos estímulos que promove. É uma ação natural, uma ação rejuvenescedora.
A massagem estimula a produção de sinais químicos no corpo, capazes de diminuir inflamações. Segundo o estudo, 10 minutos de massagem já são suficientes para sentirmos os benefícios da técnica.
A massagem promove saúde, bem-estar e também melhora a qualidade de vida.
A vida é feita de movimento, então vamos movimentar!

Benefícios:

  • Circulação: tanto venosa, quanto linfática, a circulação gerada pela massagem pode aumentar até 400% em regiões específicas. Com isso, há o aumento do fluxo de oxigênio e nutrientes nessas regiões.
  • Liberação de hormônios: a massagem libera hormônios e um dos principais é a ocitocina, que gera relaxamento e bem-estar.
  • Ativa o sistema nervoso e diminui o ritmo cardíaco.
  • Alivia dores: com o estímulo da massagem, os nervos podem bloquear a dor, além de liberar hormônios “anti-dor”.
  • Aumenta o sistema imunológico: gera aumento do retorno linfático, o que nos ajuda a aumentar a imunidade.