Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como a massagem pode ajudar os profissionais do ballet


A massagem para Bailarinos é um método seguro para o tratamento de lesões e de auxiliar o processo de cura. Algumas manobras exclusivas foram desenvolvidos pelo  Professor Vladimir Nazarov com os membros do Ballet Bolschoi nos anos 90 .

Benefícios:
• auxilia e acelera o processo de recuperação natural do corpo
• a massagem ajuda a prevenir lesões
• melhora o desempenho por liberar a tensão muscular
• auxilia o processo de cura com pequenas lesões de tecidos moles
• melhora a flexibilidade e amplitude de movimento
• melhora a postura
• relaxamento geral

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como a massagem pode ajudar o golfista



Para ter um bom desempenho em um jogo de golfe, você deve estar apto a jogar bem. O que realmente significa “estar apto”? Ser saudável! Estar apto significa que seus tecidos musculares precisam ser saudáveis, flexíveis e tenham mobilidade!
Como a dor afeta o swing de um golfista?
O swing de golfista não é natural ao corpo devido ao fato de que deve estar em uma posição ligeiramente curvada ao tentar bater essa minúscula bola!
O swing envolve uma postura que tem que mudar o peso do corpo da esquerda para a direita e para a esquerda novamente (flexibilidade nos quadris), enquanto gira a parte superior das suas costas para fazer o movimento de enrolamento, enquanto seus quadris permanecem equilibrados abaixo.
Se as suas costas estão doloridas, os músculos não terão uma performance eficiente e você corre o risco de agravar uma distensão ou tensão lombar (parte inferior das costas).
Quantos jogadores de golfe estão sofrendo?
Estatisticamente mais de 50% dos golfistas sofrem de fraqueza no pescoço, problemas na parte inferior das costas, rigidez do ombro ou do manguito rotador, dor ou incômodo, disfunção do cotovelodesequilíbrio nas pernas e / ou lesões de pulso.
Se um jogador de golfe continua sentindo rigidez e dor em suas costas, corre o risco de outras lesões nos grupos musculares da região. Isso pode resultar em ciclos de dores crônicas, que interferem com o seu aproveitamento no jogo.
Como a massagem ajuda o golfista especificamente?
A Massagem
• relaxa a tensão e alivia as dores musculares, incômodos ou rigidez.
• permite a reprogramação do sistema nervoso e abre canais para formação de novos hábitos. Você pode adotar novas  estratégias para ajudar a melhorar seu swing.
• fornece a liberação da tensão muscular, do estresse e elimina os resíduos metabólicos, bem como restitui a elasticidade muscular (tônus muscular) e aumenta amplitude de movimento.
• tem efeitos fisiológicos positivos, libera endorfinas que lhe dão uma sensação boa e prazerosa após seu término.
• reduz o risco de lesões.
Por que é necessário receber uma massagem específica para jogar Golfe?
A massagem fui projetado com foco nos músculos envolvidos no swing do golfe,
• incluindo aqueles que fornecem o controle do taco (grupo do braço)
• e aqueles que fornecem força à mão (grupo do antebraço),
• aqueles que produzem a força motriz (grupo da perna),
• aqueles que transferem o poder das pernas para a parte superior do corpo (grupo da lombar e do abdomen),
• aqueles que produzem a ação oscilante (grupo do tronco),
• e aqueles que mantêm a estabilidade dos grupos da cabeça (pescoço).
A massagem é uma combinação perfeita dos 4 diferentes protocolos de massagem terapêutica seguintes.
1. Massagem profunda combina a pressão profunda com pancadas que “amassam” para ajudar aliviar os músculos comprimidos e os tecidos conjuntivos, ajudando a liberar toxinas que fazem os músculos enrigecerem.
2. Terapia do Ponto de Gatilho Miofacial libera os gatilhos que limitam o alcance do movimento do músculo, causando a referida dor, disfunção miofacial, incômodo e rigidez.
3. Massagem Desportiva é aquela que inclui massagem com vigorosa pancada e alongamento passivo assistido para relaxar os músculos comprimidos.
4. Terapia Neuromuscular restaura a elasticidade das fibras do músculo por descascamento e rompimento das aderências devido a lesões ou tensões musculares.

Com referência à flexibilidade, mobilidade e estabilidade nos quadris, ombros, pernas e braços, todas são benéficas para capacitar seu corpo a realizar um excelente swing de golfe. Como Terapeuta, eu uso a combinação das 4 terapias listadas acima ou cada uma separadamente, dependendo das condições e objetivos do cliente.
No geral, a maioria dos clientes tornam-se livres das dores após as primeiras sessões, os golfistas relatam os benefícios visíveis da melhoria de seus movimentos, suas costas não atrapalham mais o swing do taco. Eles notam impressionantes progressos na sua capacidade de bater a bola.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Que benefícios podemos conseguir através da massagem?



Massagem é um tema a que ninguém fica indiferente. Alguns reagem com credibilidade pois já experimentaram os seus benefícios, outros reagem com descrença de “que isso faça alguma coisa” e existe até quem reaja com sentido de humor e um olhar malandro.
Independentemente da tua reação, a verdade é que a massagem faz sim e muito pelos teus resultados, sejam eles estéticos, ao nível da saúde ou bem estar geral.

Porquê?

A massagem, quando bem executada, consiste num tratamento completo ao corpo todo, ela atua a nível físico, hormonal e a nível psicológico/neurológico. Só quem já experimentou uma boa massagem é que conhece a aquela sensação final de relaxamento e bem-estar profundo logo seguida por uma boa dose de energia, assim que nos levantamos.
Deixando claro que existem várias técnicas de massagem, cada uma com as suas especificidades. Cabe ao profissional perceber, após diagnóstico e conversa com o cliente, o que é mais indicado para o seu caso. Pois cada um de nós tem os seus objetivos e particularidades.

Que benefícios podemos conseguir através da massagem?


Ao nível físico:
A massagem por norma é efetuada em direção às zonas de drenagem naturais do corpo, os gânglios linfáticos, promovendo uma drenagem dos líquidos e detritos acumulados. O treino é um processo catabólico (desgastante) e oxidativo para o corpo (é bom que o seja).
A massagem vai drenar todas as toxinas produzidas, vai aliviar o cansaço muscular e vai promover uma regeneração mais rápida, uma vez que aumenta o aporte de nutrientes e óxigénio ao local através do aumento do fluxo sanguíneo.
Melhora a elasticidade dos músculos e acelera a eliminação do ácido láctico. A massagem pode ser utilizada também para otimizar a absorção de nutrientes, melhorando o transito intestinal, reduzindo a obstipação e diminuindo a flatulência. Também pode e deve ser utilizada em casos de celulite e de emagrecimento.
Ao nível psicológico:
Quem hoje em dia não sofre de stress? Existe até quem defenda que um pouco de stress faz bem e é necessário, mas, como medir o nível de stress?
Fazer um treino intenso 4x ou mais por semana + trabalho + casa + filhos + tentações alimentares + crise económica +++.., gerir tudo isto não é fácil e por vezes pode parecer demasiado. Cansaço, sonolência, falta de energia e irritabilidade podem ser sintomas de overtraining e/ou stress em demasia. Tirar uns minutos só para si e fazer uma massagem pode realmente baixar os níveis de stress e aumentar a sua auto-estima.
Está provado que a massagem também equilibra o sistema hormonal, reduz os níveis do cortisol (hormonio do stress) e aumenta os níveis de serotonina (hormonio da felicidade). Isto pode ter um impacto enorme na sua qualidade de vida.
Quer esteja a recuperar de um treino, quer esteja frustrado com a dieta ou tenha um dia demasiado longo no trabalho, a massagem pode acalmar todo o seu sistema nervoso central, produzindo uma sensação de calma e bem-estar!

AndreiaBarros

domingo, 25 de setembro de 2016

Massagem desportiva



A massagem desportiva é uma técnica manipulativa específica para aliviar contraturas musculares e inflamações dos músculos em consequências dos esforços na prática desportiva.
  
Pode ser aplicada para relaxamento no intervalo das sessões de treino, como tratamento pré-treino ou competições, para recuperação após o treino ou competição.

Tem aplicação na recuperação das lesões que afetam os músculos estirados e os tecidos moles das articulações.

A técnica por ser específica e delicada exige conhecimentos técnicos de massagem e as competências referentes às matérias de anatomia / fisiologia.

Curso de liberação Miofascial em Brasília DF




Curso de liberação Miofascial , ministrado pelo Doutor especialista José Mário Andrade, Fisioterapeuta, Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo para Grupos Especiais, Especialista em Terapias Manipulativas, Osteopatia – EBOM, Profissional de Educação Física, Diretor do CIPEX Brasília, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Biomecânica e Terapia Clínica Postural, Diretor do Simpósio Brasiliense Ciência do Esporte e do Congresso Brasiliense de Fisioterapia. 

Será realizado nos dias 01 e 02 de outubro de 2016. 

Informações e inscrições

(61) 98255-5777

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

MASSAGEM PERNAS LEVES



É uma massagem realizada nas pernas e nos pés, paradiminuir a fadiga muscular e a sensação de “pernas pesadas”. Esta massagem também pode ajudar a diminuir o mau estar causado pelas pernas inchadas. Também são utilizadas algumas técnicas de alongamento.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Curso de Massoterapia Desportiva agora este fim de semana em Buzios RJ

ATENÇÃO!
Últimas duas vagas dentro da pousada, quem fizer depois deverá ficar em uma pousada ao lado e vir caminhando ao curso.
O valor é R$700,00 que pode ser pago com dinheiro, cheque ou cartão e pode parcelar com pequeno acréscimo (fica por R$800,00)
Este valor já inclui, o curso, hospedagem, todas as refeições e nesta promoção, ainda pode trazer um acompanhante.

Data: 24 e 25 de Setembro de 2016 (Sábado e Domingo)
Carga Horária: 20 horas (2 dias)
Investimento: A partir de R$700,00
Ministrante:
Dr. Renato Garcia
Fisioterapeuta com especialização e ampla experiência na fisioterapia desportiva;
Professor da Universidade Estácio de Sá;
Presidente do Conselho fiscal da Actual Saúde;
Palestrante e Coaching;
Cutman do evento de MMA TFC;
Fisioterapeuta de atletas em diversas áreas (Triatleta – Lutador – Corredores – Jogadores de Futebol );
Massoterapeuta em eventos esportivos.
Público Alvo:
Acadêmicos e profissionais da saúde.
Conteúdo programático:1. Introdução
Anatomia;
Condições gerais do Toque terapêutico;
Efeitos fisiológicos e psicológicos;
Principais Lesões Ortopédicas e como identifica-las (diagnóstico diferencial);
Indicações e contra-indicações.
2. Desenvolvimento
Fundamentos e técnicas de massagem.
Massagem desportiva específica.
a) Massagem no condicionamento (desintoxicante)
b) Massagem como tratamento (Calmante – Terapêutica)
c) Massagem pré-competição (Estimulante)
d) Massagem Intercompetição (desintoxicante específica)
e) Massagem Pós-competição (Relaxante – Terapêutica)
f) Massagem pós-viagem (Relaxante – Tonificante)
3. Conclusão
Conhecimento específico na prática em clubes esportivos;
Conhecimento das principais bandagens ortopédicas terapêuticas e preventivas;
Conhecimento para indicações interdisciplinares no esporte.
Observação:
Vale ressaltar que a massoterapia desportiva não se encaixa apenas àquele profissional que pensa em atuar dentro de clubes ou entidades esportivas. A massoterapia desportiva se enquadra a todo praticante de atividade física desde recreacional até aos profissionais, com isso, este curso permite a atuação diferenciada até mesmo em consultórios. Lembre-se que por mais amador que seja seu cliente ele sempre buscará um atendimento diferenciado. ESPECIALIZE-SE!
Incluso (Sistema All Inclusive):Curso
Hospedagem em quarto duplo – Dois alunos do mesmo sexo por quarto
Café da manhã
Almoço
Coffee Break
Jantar
Bebidas (Água, Suco e Refrigerante)
Apostila
Certificado de conclusão de curso
Programação prevista:
Dia 23/09/16 – Sexta-feira
Dia livre com entrada a partir das 14 horas. Neste dia iremos oferecer uma deliciosa pizza à noite.
Dia 24/09/16 – Sábado
8 h – Café da manhã
9 h – início do curso
12 h – Almoço
13 h – Curso
16 h – Coffee break
18 h – Término do curso primeiro dia
20 h – Jantar
Dia 25/09/16 – Domingo
8 h – Café da manhã
9 h – início do curso
12 h – Almoço
13 h – Curso
16 h – Coffee break
18 h – Fim do curso e check-out na pousada
Acompanhantes:Você pode levar seu filho, seu marido ou esposa, amigos, enfim, quem você quiser. Você não precisa ficar longe de quem gosta para fazer nossos cursos. Entre em contato conosco através do e-mail contato@fisiobuzios.com.br para saber o valor a ser pago e como realizar o pagamento.
Observação:– A programação poderá ser modificada de acordo com a necessidade do curso e/ou grupo. A FisioBúzios se reserva ao direito de adiar qualquer data de curso caso o mesmo não atinja o número mínimo de participantes.
– A FisioBúzios se reserva ao direito de mudar o local do curso (pousada, guest house, etc) a qualquer momento e para qualquer outro bairro de Búzios caso seja necessário.
– Se você mora em Búzios ou Cabo Frio e por isso não precisa se hospedar conosco, oferecemos um desconto para você. Entre em contato conosco através do e-mail contato@fisiobuzios.com.br
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI!
  • Para pagamento à vista com depósito, o valor é R$700,00.

Acupressão

A Acupressão é uma terapia alternativa que pode ser aplicada para aliviar a dor de cabeça, a cólica menstrual e outras dores que surgem no dia-a-dia. Esta técnica tal como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, sendo indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos nas mãos, pés, e braços.
Segundo a medicina tradicional chinesa, estes pontos representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo. 
Para que possa usar a Acupressão para o alivio das dores e cabeça ou de tensão, estresse, cólica menstrual, alergias e enjoo, aqui ficam 4 pontos de acupressão que podem ser estimulados. 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Massagem nas costas, ombros e pescoço



É uma massagem nas costas, ombros e pescoço, para relaxar as zonas onde se acumulam as principais tensões musculares.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Quatro mitos sobre as dores nas costas



A dor nas costas afeta todo o mundo e é um dos principais motivos de ausência no trabalho.
Segundo a associação britânica de fisioterapeutas Chartered Society of Physiotherapy, há muitos mitos sobre o que provoca a dor nas costas e como lidar com ela.
Esses mitos, por sua vez, geram medos infundados. Por exemplo, o medo de nos movimentarmos quando sentimos dor. O problema, explicam os fisioterapeutas, é que não se mexer pode levar à piora no estado do paciente.
Numa tentativa de combater a desinformação sobre o tema, a entidade está promovendo uma campanha de conscientização. Com base em estudos e literatura especializada, a iniciativa quer derrubar quatro mitos sobre a dor nas costas. Veja o que diz Carley King, conselheira da organização:

1. 'Se me mexer, minha dor nas costas vai piorar'

No passado, acreditava-se que a cura para dor nas costas exigia repouso absoluto. No entanto, já foi comprovado que a imobilidade não resolve o problema. E retomar os movimentos assim que possível é melhor para a recuperação do paciente do que ficar na cama.
Ainda assim, muitos temem girar ou dobrar as costas, por exemplo.
Esse medo é compreensível, já que, se você está com dor, fazer movimentos desse tipo pode ser extremamente desconfortável, dizem os fisioterapeutas. Mas é essencial continuar se mexendo, já que o movimento tem poder lubrificante.
A dica, segundo os especialistas, é aumentar gradativamente as atividades e evitar longos períodos de imobilidade.

2. 'Devo evitar fazer exercícios -- especialmente treinamento com peso'

Entre especialistas, há um consenso de que a melhor forma de se tratar a dor lombar aguda e crônica é o exercício.
Estudos sobre o assunto revelaram grandes benefícios e a segurança, a longo prazo, de vários tipos de exercícios, incluindo o treinamento com pesos.
Um dado curioso sobre esses estudos é que não foram encontradas evdências de que um tipo particular de exercício seja melhor ou pior no que diz respeito à dor nas costas. Portanto, aconselham os fisioterapeutas, simplesmente faça o que gosta de fazer ? e o que consegue fazer. E vá aumentando aos poucos a quantidade de exercício à medida que sua tolerância, autoconfiança e habilidade melhoram.

3. 'Um exame de imagem vai mostrar exatamente o que está errado'

Um grande número de estudos concluiu que resultados de exames de imagem ? como raios-X, por exemplo ? não refletem adequadamente os sintomas de pessoas com dores lombares.
E para complicar ainda mais as coisas, as pesquisas também revelaram que a maioria dos exames feitos em pessoas que não sofrem de dor lombar apresenta alterações ? alterações que não são acompanhadas de qualquer sintoma.
Os fisioterapeutas dizem, portanto, que o exame em si não é capaz de explicar com exatidão por que alguém está sentindo dor.
Isso não quer dizer que os exames de ressonância magnética sejam irrelevantes em todos os casos, mas quer dizer, sim, que eles não são sempre necessários ou úteis.
Na verdade, alguns estudos sugerem que, em alguns casos, o exame pode piorar a situação, influenciando negativamente o paciente, por exemplo.

4. 'Dor é sinônimo de lesão'

A vivência da dor raramente é proporcional à severidade da lesão, explicam os especialistas. A dor é mais complexa do que isso.
O nível de dor reflete, na verdade, a percepção subjetiva de um indivíduo a respeito de quão ameaçado ele está.
Por exemplo, experiências vividas, a saúde em geral, crenças, níveis de sono, de exercício e de bem estar psicológico ? tudo isso tem um papel importante em determinar quanta dor uma pessoa pode sentir.

domingo, 18 de setembro de 2016

MASSAGEM DE RELAXAMENTO



É uma massagem para quem procura um relaxamento profundo e eliminar o stress. Nesta massagem, todo o corpo é massageado, desde os dedos dos pés, passando pelo abdominal até à cabeça. São realizadas várias técnicas de relaxamento e de alongamento.

sábado, 17 de setembro de 2016

MASSAGEM DESPORTIVA


É uma massagem profunda (Deep Tissue), especialmente indicada para aliviar tensões causadas pela prática desportiva. Também pode ser orientada para preparar os músculos para o treino, prevenindo lesões e aumentando a performance. Se houver necessidade também poderão ser usadas técnicas de alongamento.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Benefícios da massagem para atletas de alto impacto


Pesquisas recentes de algumas Universidades do estado da Califórnia – USA, confirmam que os atletas mais famosos de alta performance, fazem massagem antes e depois dos treinos.

Quando ouvimos algo a respeito das massagens é comum que se pense em algo para cuidar da pele, sentir-se mais bonito e simplesmente aliviar as tensões que acumulamos em nossas rotinas cansativas e desgastantes de trabalho.

E essa relação está correta, afinal muitas pessoas recorrem às massagens com essa finalidade. Mas os benefícios das massagens e o que o procedimento pode fazer por você vai muito além disso.

No caso dos esportistas e atletas, além de amenizar os desconfortos e pequenas dores que naturalmente surgem após os treinos, se submeter a uma boa massagem também promove relaxamento e auxilia na prevenção de novas lesões.

Isso porque massagear as áreas que mais sofrem pressão durante os treinamentos ajuda o atleta a conseguir uma recuperação mais rápida e eficaz.
E a gente sabe que todo atleta corre contra o tempo para se preparar para as competições ou para estar dentro das exigências informadas pelas organizações dos eventos.

Os benefícios da massagem para atletas são muitos e realmente fazem a diferença. Você é um atleta? Então está na hora de conhecer um massoterapeuta.

Para os esportistas de plantão existem dois momentos do treino em que a massagem é muito bem-vinda e potencializa os resultados: antes e depois da prática.

Pré Treino
Realizada antes da prática, a massagem prepara e aquece o corpo, além de preparar os músculos para que os atletas não sofram acidentes graves, como lesões na musculatura e tendões.

A massagem neste caso é uma espécie de tonificante superficial e rápida que excita o sistema nervoso central, aquece a musculatura, promove vasodilatação e estimula a excitação, deixando o atleta mais confiante e preparado para o dia da competição.

Pós Treino
A massagem recebida depois da prática ajuda o músculo a relaxar, ativa a circulação sanguínea, promove a desintoxicação dos músculos e previne a dor muscular. Uma das maiores queixas dos atletas após a prática.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Massagem desportiva pode dar alívio a dores musculares


A massagem desportiva pode ser grande aliada de atletas amadores de diferentes modalidades para preparação e, claro, alívio das dores musculares. Diferente da massagem relaxante, ela é feita com movimentos mais fortes e ágeis, que estimulam a circulação e aquecem o atleta antes do exercício, ou ajudam a liberar o ácido lático após a atividade.
Desenvolvida somente para atletas, a massagem desportiva têm dois objetivos principais: recuperar a musculatura ou prepará-la para que a prática do exercício possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor nos treinos e provas.
– É comum que quem pratica exercícios físicos regularmente sentir dores. Em alguns casos, esse é um incômodo que prejudica o desempenho do atleta. Quem sofre com isso pode apostar na massagem desportiva como forma eficiente de aliviar dores e preveni-las 
Massagem relaxante é diferente
A massagem relaxante tem como característica principal os movimentos mais leves e suaves, que estimulam o corpo a liberar alguns hormônios, como a endorfina.Tudo para que o resultado seja uma sensação plena de bem-estar.  A massagem desportiva atenta para seis dimensões diferentes, como musculatura, circulação sanguínea, linfática, articulações, tendões e psiquê.

Benefícios da massagem desportiva
Prepara a musculatura para o exercício
Aumenta a circulação sanguínea
Elimina as toxinas da musculatura
Previne lesões da musculatura e tendões
Tonifica o tecido muscular
Estimula a produção de adrenalina
Alivia as dores pós-treino


Quando a massagem desportiva é indicada
Antes do treino ou da prova 
A massagem facilita os exercícios de aquecimento por causa dos movimentos repetidos e rápidos, e ativa a circulação sanguínea. Este efeito sobre o corpo traz benefícios, como o aumento da capacidade cardiorrespiratória, abrindo então um início de condicionamento para a atividade a ser realizada. 

Estimula a produção de adrenalina e óleos que lubrificam as articulações e evitam lesões de tendões. Impulsiona a produção de hormônios de relaxamento, o que faz com que se evite a contratura muscular excessiva, lesões musculares e há também um importante efeito psicológico, pois acalma temores. Durante qualquer massagem, o paciente na maca tende a falar sobre seus medos e angústias. Isso ajuda a aliviar o estresse antes de uma prova ou competição.
Durante a prova
Retira fragmentos de incidentes, promove a condução de ácido lático evitando cãibras e dores musculares e auxilia na recuperação de tecido. Diminui a dor pela acupressura, desfazendo possíveis aderências teciduais e alivia o estresse muscular recondicionando para o retorno ao exercício.


Depois da prova
Ajuda a recuperar tecidos lesionados, distribuir e eliminar acido lático. Atua para diminuição de inchaço, eliminar toxinas, reduzir a sensação de dor e cansaço muscular. Ela recondiciona a musculatura, evita diminuição repentina da frequência cardíaca, alivia o estreses psicológico da competição, alonga a musculatura e os tendões, evitando assim torcicolos e demais inflamações.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Massagem Clássica/Descontracturante



A Massagem Clássica é ideal para relaxar os músculos e melhorar a harmonia energética do organismo.

Seu principal objetivo é aumentar o fluxo de oxigênio no sangue e liberar as toxinas da musculatura. Como resultado, o paciente tem a diminuição das tensões musculares e de suas conseqüentes dores. A harmonização da energia corporal promove o equilíbrio entre o emocional, físico e mental.

Benefícios:
  • Aumento da circulação sanguínea e linfática;
  • Aumento do fluxo de nutrientes;
  • Remoção de produtos catabólicos e metabólitos;
  • Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
  • Alivio da dor;
  • Aumento dos movimentos das articulações;
  • Facilitação da atividade muscular;
  • Estimulação das funções anatômicas e viscerais;
  • Promoção do relaxamento local geral;
  • Relaxamento físico;
  • Alivio da ansiedade e tensão (estresse);
  • Sensação geral de bem-estar e conforto.