Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Água de coco



Água de coco: uma ótima pedida para hidratar-se durante o exercício As pesquisas científicas garantem que o sumo doce do coco tem tudo para ser uma alternativa interessante a quem prefere gastar o tempo livre se exercitando no verão. Veja só: a frutose da água de coco tem uma absorção mais lenta quando comparada à glicose, que prevalece em isotônicos industrializados. Assim, é uma boa pedida em modalidades menos exigentes, como caminhadas de até uma hora de duração. 

O líquido ainda é rico em potássio, elemento relacionado à queda da pressão arterial. Para quem mora em regiões onde a água de coco in natura é mais escassa, a opção industrializada, vendida nas gôndolas do supermercado, é confiável, apesar de contar com conservantes. Mas é bom ficar de olho na data de validade, na forma como o produto é estocado e na exposição ao sol, fatores que acabam com os seus benefícios. 

Confira os principais nutrientes em 100 mililitros de água de coco: Calorias – 22 kcal Carboidrato - 5,3 gramas Cálcio - 19 miligramas Fósforo - 4 miligramas Sódio - 2 miligramas Potássio - 162 miligramas


fonte saude vital

8 Conselhos rápidos para um fígado mais saudável

Como fazer desintoxicação do fígado?


O fígado é um dos órgãos mais importantes e maiores do corpo humano. Ele desempenha um papel essencial na metabolização de nutrientes assim como na limpeza de substâncias tóxicas ao organismo.

Manter um fígado saudável é um fator chave para o bem estar físico e mental. O bom funcionamento do fígado reflete-se não só a nível interno como externo através da pele.

O que pode fazer para melhorar a saúde do fígado?

1. Cortar com o tabaco e o café e álcool. Eles contém substancias químicas nocivas que provocam um stress desnecessário às funções hepáticas.

2. Beber mais água.

3. Comer comidas orgânicas. Os produtos não orgânicos muitas vezes contêm substâncias químicas como pesticidas, hormônios ou antibióticos que se tornam mais difíceis de processar transformando-se por isso numa carga extra para as funções hepáticas.

4. Dormir mais. É durante o sono profundo que o fígado inicia o seu processo de limpeza do organismo. Deitar cedo e sempre à mesma hora é a melhor forma de ajudar o fígado a estabelecer o seu ciclo de rotina diária de desintoxicação.

O sucesso da função hepática durante a noite fá-lo-á também sentir-se melhor ao acordar.

5. Utilize os benefícios das ervas naturais. O chá de raiz de dente de leão é tido como um bom ajudante na regeneração das células do fígado, assim como um estimulante do funcionamento renal.

6. Aumente o consumo de legumes verdes. Principalmente legumes de folha como os espinafres. Estes ajudam a balançar a acidez do organismo assim como a melhorar a textura e brilho da pele.

7. Coma mais abacate. O abacate promove a saúde do fígado através do seu composto glutationa que não só combate o envelhecimento como promove o rejuvenescimento celular protegendo o fígado contra toxinas e potenciando o seu poder de limpeza.

8. Raíz de cúrcuma. A cúrcuma, tumérico ou gengibre amarelo é um poderoso adjuvante na saúde do fígado protegendo-o de danos causados por substâncias tóxicas e ativando a regeneração das células danificadas.


sábado, 28 de dezembro de 2013

Tratamento Para Atletas - Active Release Techniques



Muitos atletas costumam sofres com dores musculares causadas pelo esforço físico feito na prática de esportes. Em casos mais severos, uma boa opção de tratamento é a Active Release Techniques, também chamada de ART. Esse tipo de tratamento pode cuidar de lesões como fadiga muscular do músculo, sensação de queimadura muscular ou dores musculares intensas, por exemplo.

Esta terapia é também é muito utilizada por atletas que realizam movimentos repetitivos com os músculos e tendões musculares.

Durante uma sessão de ART, o massagista vai aplicar pressão com as mãos para localizar as áreas infectadas do atleta. Fazendo uma massagem, o terapeuta usa as mãos para verificar a textura, a firmeza muscular e a flexibilidade dos movimentos dos tecidos musculares, sentindo os filamentos, os tendões e os ligamentos para identificar lesões.
Ao descobrir um tecido muscular anormal, o terapeuta realiza uma série intensiva de massagem para fazer o músculo funcionar novamente com o movimento completo. Isto alivia os tecidos ao redor, que podem estar bloqueando o músculo afetado, permitindo que o sangue chegue livremente a ele. Esta limpeza ajudará a recompor o músculo.

A ART geralmente é utilizada no tratamento de lesões relacionadas com o desporto. Ela costuma ser muito usada por campeões olímpicos como um fator de sucesso, após terem sofrido algum problema muscular.
Entretanto, a ART também pode ser usada com eficácia em tratamento de pacientes com enxaquecas crónicas, posturas deficientes, dores de coluna, ciática e lesões nos joelhos e tornozelos.
A ART também pode ser recomendada por um médico em conjunto com um série de outros exercícios de reabilitação.

Fonte: Como Fazer Massagem

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Como surgem as bolhas nos pés?



As bolhas são lesões comuns em muitos desportos em que a pele sofre atrito, seja por causa do calçado (por exemplo, durante eventos de corrida, patinagem ou esqui) ou de aparelhos desportivos (por exemplo, em competições de ginástica e desportos com raquetes).

Formam-se então, sobre a pele, pequenas bolhas com líquido ou vesículas em resposta ao atrito. Em geral, o líquido é claro, mas, ocasionalmente, a hemorragia no interior da bolha causa uma coloração avermelhada ou azulada.

Anatomia e fisiologia
As bolhas ocorrem quando há uma separação da epiderme com a derme (camada intermédia da pele, localizada logo abaixo da epiderme) ou uma separação das múltiplas camadas no interior da própria epiderme. Soro, linfa, sangue ou líquido extracelular preenche então o espaço entre as camadas. Formam-se paredes finas e translúcidas e a área fica inchada, podendo tornar-se sensível ou dolorosa.

As causas da lesão podem ser atrito nos pés (em desportos de corrida), nos dedos e palmas das mãos (causado por tacos de golfe, raquetes de ténis, etc) ou nas mãos, quando se trata de atividades acrobáticas ou ginástica olímpica.

As bolhas cutâneas translúcidas, em relevo, na área de desgaste são um dos sintomas para bolhas, assim como a sensação de picada ou de dor aguda. O próprio toque, no local da lesão, pode ajudar a identificar a bolha. Caso incomode, drene o líquido.

Se não prestar atenção às bolhas e prosseguir com a sua atividade física habitual, elas podem acabar por romper, o que provocaria uma maior irritação cutânea e dor. Bolhas inadequadamente tratadas também correm o risco de infecção, já que uma ferida aberta é um meio de cultura ideal para bactérias e outros organismos.
Tratamento imediato
Lave a(s) bolhas(s) cuidadosamente com sabão e água morna. Se necessário, drene o líquido com cuidado e cubra com uma compressa esterilizada.

As bolhas cicatrizam com um mínimo de cuidado e a atenção adequada caso, obviamente, nenhuma infecção tiver ocorrido. Meias e calçados apropriadamente ajustados podem evitar que quem corra tenha bolhas.

Alguns atletas colocam pó de magnésio nas mãos para diminuir o atrito (causador de bolhas), como é o caso dos ginastas. A atenção adequada na prática desportiva também pode ajudar a minimizar as bolhas.

Prognóstico a longo prazo
As bolhas cicatrizam num período que pode ir de alguns dias a uma semana, caso não haja nenhuma infecção grave. Contudo, até a cicatrização pode, por vezes, interferir no seu desempenho, devido ao desconforto e à dor

A massagem desportiva para recuperação


A MASSAGEM DESPORTIVA É INDICADA TANTO PARA HOMEM COMO PARA MULHER.

Beneficie de uma recuperação e relaxamento muscular, libertando as tensões acumuladas através de movimentos vigorosos e descongestionantes.

Aproveite este dia especial para recuperar do seu treino!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Massagem Relaxante Muscular




Após um dia de trabalho estressante os músculos começam a tensionar, a respiração torna-se irregular, sensação de cansaço, cabeça e olhos doem. Uma sessão de massagem relaxante, auxilia no reequilíbrio do corpo e da mente aliviando as tensões provocadas no dia-a-dia.

Recomenda-se realizar a massagem relaxante em conjunto com hábitos de vida saudável como por exemplo a prática de esportes ou técnica de relaxamento que auxilia na prevenção de problemas de saúde e no combate ao estresse.

O movimento da massagem relaxante proporciona benefícios físicos e psicológicos, aliviando o estresse, dores musculares, diminuição da ansiedade, irritabilidade, aumenta sua flexibilidade, elasticidade entre outros benefícios. Pode ser aplicada tanto em homens como mulheres nas mais diversas faixas etárias.

Após um dia de trabalho cansativo você merece uma boa massagem relaxante em um ambiente tranqüilo, com total privacidade e conforto. 



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MASSAGEM É MELHOR QUE REPOUSO PARA RECUPERAÇÃO MUSCULAR



Em estudo realizado, a massagem foi a melhor alternativa para a recuperação muscular pós-esforço físico.


O estudo foi realizado com voluntários que se submeteram a exercícios exaustivos de modo a apresentarem as dores típicas do esforço no dia seguinte. Foram montados 3 grupos: pessoas que se recuperariam apenas com repouso, pessoas que se recuperariam com exercício leve, e pessoas que se recuperariam com massagem.

O resultado foi: as pessoas que se submeteram à massagem se recuperaram mais do que os outros grupos. Em segundo lugar ficaram as pessoas que fizeram exercícios leves e, com a pior recuperação, ficaram as pessoas que apenas repousaram.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Massagem reduz inflamação e aumenta produção de mitocôndria



Massagem não é brincadeira. Bem sabem os atletas, que contam com profissionais para aliviarem sua dor, se recuperarem, entre outros efeitos vantajosos e relaxantes da massagem.
Agora, uma base científica apoia uma boa sessão de massagem: segundo um novo estudo, a nível celular, a massagem reduz a inflamação e promove o crescimento de novas mitocôndrias no músculo esquelético.
O estudo envolveu a análise genética de biópsias musculares realizadas no quadríceps de onze homens jovens depois deles terem se exercitado até a exaustão em uma bicicleta estacionária.
Uma das pernas de cada participante foi aleatoriamente escolhida para ser massageada. As biópsias foram feitas em ambas as pernas antes do exercício, após 10 minutos de tratamento de massagem, e depois de um período de 2,5 horas de recuperação.
“Nossa pesquisa mostrou que a massagem diminui citocinas inflamatórias nas células musculares e promove a biogênese de mitocôndrias, que são as unidades produtoras de energia nas células”, disse Simon Melov.
O pesquisador acrescentou que a redução da dor associada com a massagem pode envolver o mesmo mecanismo de drogas anti-inflamatórias convencionais.
A pesquisa fornece a validação necessária para uma prática que está crescendo em popularidade. Os potenciais benefícios da massagem podem ser úteis para um amplo espectro de pessoas, incluindo idosos, pessoas com lesões músculoesqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica – nesses casos, terapias manipulativas, como massagem, podem ser justificáveis na prática médica.


[ScienceDaily]

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Auto massagem pós-treino, com rolo



Evaldo Bosio Filho, diretor clínico da Prime Fisioterapia Esportiva, em São Paulo, revela as funções do rolo de auto massagem, quais os seus benefícios para quem pratica esporte e demonstra quatro exercícios para serem realizados após os treinos.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A importância da massagem desportiva - pré e pós ...



Para nós corredores, é comum sentirmos algumas dores não decorrentes de lesões, principalmente nas pernas e lombar. Isso pode ocorrer quando determinadas atividades solicitam excessivamente o sistema muscular apresentamos queixas de dores difusas. Nesse caso é importante verificar a presença de nódulos, os quais podem ser ativos (onde há queixas de dor) ou latentes (quando presentes, mas sem queixa de dor). Ao serem tocados, os nódulos ativos podem mover-se ou recuar com uma contração súbita. Dependendo da tensão, os pontos latentes podem tornar-se ativos e, assim, dolorosos.

A ausência de alongamento também pode manifestar o encurtamento muscular e, subsequentemente, instalarem-se os nódulos. Exercícios de alongamento e diversos tipos de massagem e, inclusive, acupuntura, são indicados para desativar nódulos e evitar lesões, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular: estimulam a produção de glicosaminoglicanas que beneficiam os músculos e diminuem seu estado semi-sólido quando tencionados, reduzem o endurecimento muscular e rompem as adesões (nódulos).

Assim, depois de uma prova ou treino longo, nada melhor do que uma massagem desportiva para relaxar os músculos, propiciando oxigenação para que as fibras musculares relaxem e evitem câimbras. Não podemos nos esquecer, entretanto, que a massagem, quando realizada antes do treino/prova, tem como objetivo estimular a circulação sanguínea dos músculos e os preparar para a jornada que virá. Certamente sua performance será muito melhor e a sua recuperação mais rápida e menos “dolorida”.

Considere a massagem como atividade complementar ao seu treino, tornando-a tão importante quanto a sua alimentação e suplementação.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

sábado, 14 de dezembro de 2013

Massagem desportiva



A massagem desportiva é específica para aliviar as tensões musculares e as inflamações dos músculos depois dos eventos desportivos.

É também muito utilizada para aquecer e relaxar os músculos antes das provas, seja em atletas amadores como em atletas de alta competição.

Uma das formas de encorajar os músculos a recuperarem após os treinos é através da massagem desportiva, porque alivia todas as tensões e o ácido lácteo nos músculos exaustos.

Com isto o sangue e oxigénio podem voltar aos músculos e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, originando músculos mais fortes e resistentes.

Por isso é que as massagens desportivas são tão utilizadas em alta competição, já que ajudam os atletas a prevenirem lesões por utilização muscular excessiva.