Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Massagem Miofascial


O deslizamento miofascial, é uma modalidade de massagem, originária nos Estados Unidos, na década de 70. Foi fundada por um fisioterapeuta, de nome John F. Barnes. Cansado da fisioterapia tradicional, e percebendo que nem sempre os resultados eram tão duradouros, John foi a procura de uma técnica que pudesse trazer resultados mais satisfatórios.

A técnica chamada de MyofascialRelease, baseia-se na fáscia do músculo como função primária, para um bom alongamento das fibras musculares. Todo músculo do nosso corpo é envolvido por um tecido conjuntivo chamado fáscia. Ela não só envolve os músculos como também as vísceras, as artérias e as veias. Podemos desta forma então entender a sua grande extensão, e sua importância.

Através de um toque, com pressão leve ou moderada, focado nos locais de restrições musculares, o terapeuta busca um aumento da circulação sanguínea na região, alterações bioquímicas locais, e dessa forma um alongamento da fáscia, e por consequência do músculo. De uma forma geral, a maioria das técnicas tradicionais visa o alongamento somente do músculo, esquecendo do componente fáscia. Se a fáscia não é trabalhada, o músculo retornará a sua posição original. Daí os resultados menos duradouros nas técnicas tradicionais.

É importante frisar que a fáscia tem a propriedade de guardar a memória da posição muscular, e dessa forma, ao manipulá-la durante a terapia o paciente pode vir a lembrar certos episódios ou fatos que ocorrerão no passado com aquele músculo, ou região. Ela pode ser aplicada nas mais diversas patologias músculo esqueléticas, desde um desportista com uma lesão muscular, até um paciente reumatológico idoso com grau de comprometimento maior.

Esta técnica de massagem também pode estar associada a um síndrome com o mesmo nome: A síndrome dolorosa miofascial é definida como uma disfunção neuromuscular regional que tem como característica a presença de regiões sensíveis em bandas musculares contracturadas / tensas que produzem dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Esta dor miofascial pode se originar em um único músculo ou pode envolver vários músculos, gerando padrões complexos e variáveis de dor.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Frase de incentivo [5]


“Running is the greatest metaphor for life, because you get out of it what you put into it”

Correr é a grande metáfora da vida, porque você consegue com ela o que você investiu nela.

Oprah Winfrey

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Oportunidade de trabalho para Fisioterapeutas - Brasília


FISIOTERAPEUTA CONTRATA TODAS as areas enviar curriculo p/ clinica.curriculo@globo.com

Alongamentos estáticos ou dinâmicos


Se joga futebol, substitua os alongamentos estáticos por alongamentos dinâmicos.


Os jogadores de futebol têm por hábito fazer alguns exercícios de alongamentos estáticos nos treinos e nos momentos que antecipam os jogos. Contudo, nos últimos tempos os alongamentos dinâmicos (isto é, alongamentos feitos a caminhar, e não no mesmo lugar) têm vindo a ganhar alguma preferência por alguns treinadores de futebol.

Um cientista de Ciências do Desporto decidiu comparar os efeitos destas duas diferentes formas de aquecimento no desempenho de jogadores de futebol. Depois de cada sessão de aquecimento, os jogadores foram analisados nas seguintes características: sprint, drible e marcação de grandes penalidades. Os investigadores registaram que o desempenho dos atletas que executaram exercícios dinâmicos foi superior ao dos restantes.

*Gelen, E, Acute effects of different warm-up methods on sprint, slalom dribbling, and penalty kick performance in soccer players, The Journal of Strength and Conditioning Research 24(4): 950-956, Abril 2010

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gelo pode sim ajudar nas lesões


Se usado na forma correta ele diminui a dor e controla os espasmos musculares

A utilização do gelo como forma terapêutica para o alívio de dores causadas por lesões é denominada crioterapia, e é um dos métodos mais utilizados, tanto por atletas profissionais como por amadores, para acabar com incômodos após o treino.

Mas existem algumas controvérsias em relação a sua utilização.Os principais efeitos da aplicação do gelo são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular, porém, ele nem sempre diminui a resposta inflamatória, como se acredita no meio esportivo. Ele apenas reduz os sintomas e sinais clássicos da inflamação: dor, inchaço (edema), vermelhidão (rubor), aumento da temperatura local, e diminuição da função do membro ou da articulação.

É importante ressaltar que sua indicação na fase inicial do tratamento deve ser restrita principalmente ao controle da dor e do edema, porque, pode causar uma diminuição do consumo de oxigênio consequente à lentificação do metabolismo, levando a menor transmissão de impulsos nervosos.

As formas de aplicação são variadas: bolsas com gelo, bolsas de gel congelado, bolsas químicas, imersão em água gelada, massagem com gelo, além de sprays com efeito congelante, todas elas utilizadas em ciclos de 15 a 20 minutos a cada hora.

Existem algumas precauções que devem ser adotadas quanto a utilização de gelo, como evitar regiões com grandes nervos superficiais, regiões sensíveis como extremidades de mãos e pés, e nunca dormir com uma bolsa de gelo junto a qualquer parte do corpo.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dor abdominal


Dor abdominal pode ser um sintoma associado a distúrbios transitórios ou a doenças mais graves. O diagnóstico definitivo da causa da dor pode ser difícil, pois muitas doenças podem apresentar sintomas semelhantes, incluindo doenças funcionais (como a síndrome do intestino irritável), que podem levar a dores crônicas de localização variada e até migratória, sem qualquer anormalidade em exames complementares.
Wikipédia
Gastroenterologia: Síndrome do Intestino Irritável

O paciente procura um serviço medico relatando dor abdominal, constipação ou diarréia, flatulência, que alivia com o ato de defecar, apresenta fezes endurecidas/diarréia. , dor epigástrica.

Diante do exposto deve-se fazer uma abordagem da vida do paciente no tocante ao aspecto físico,perda de peso,, idade do paciente, profissão, levando-se em conta o aparecimento dos sintomas, duração, hábitos alimentares, perfil emocional ,uso de medicação, qualidade de vida.

Os sintomas são mais acentuados com a ingesta de alimentos e a vida estressante do paciente.

Exame físico:

Localização da dor, duração, se piora com alimentação, se melhora com eliminação de gases

Devemos valorizar a queixa do paciente, e através da relação medico-paciente, pedir os exames que se julga necessario, para afastar causas que podem levar a estes sintomas.descartando-se assim as doenças orgânicas.que muitas cursam com os sintomas referidos.

INTERROGATÓRIO CLINICO DO PACIENTE

Pesquisar tempo e duração dos sintomas.

Quantos dias passa sem defecar Há alternância com evacuação normal e diarréia. Aspecto das fezes As evacuações são acompanhadas de cólicas Tem sensação de peso no reto Observa sangue nas fezes, pus, ou muco Apresentou febre Tem astenia, seu apetite esta conservado, apresentou emagrecimento.

Podemos solicitar a critério clínico

Hemograma Sumario de urina Parasitológico de Fezes/pesquiza de sangue oculto- com a finalidade de afastar parasitoses intestinais .doenças do colon Colonoscopia Rx do abdomem. Endoscopia Teste de tolerância a lactose. Ultrasonografia do abdomem total.

Tratamento:

Como não existe tratamento especifico para a SII. Tratamos somente a sintomatologia apresentada pelo paciente através de medicação especifica. Correção dos hábitos alimentares.(avaliação c/ Nutricionista) Apoio psicológico em suas varias modalidades.

Bibliografia:

Terapêutica em gastroenterologia-Antonio Frederico N. Magalhães. Revista Brasileira de Medicina- vol. 59 –2002. Gastrenterologia Prática- Djalma Vasconcelos

Fonte: Severino R. de Figueiredo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Efeito da massagem clássica


Efeito da massagem clássica na percepção subjetiva de dor, edema, amplitude articular e força máxima após dor muscular tardia induzida pelo exercício.
Vá no link abaixo para ler o artigo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000100007


ARTIGO ORIGINAL
APARELHO LOCOMOTOR NO EXERCÍCIOS E NO ESPORTE

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Massagem e síndrome do piriforme


Tratamento de massagem e acupuntura em corredores recreacionais com síndrome do piriforme :

Documento no link abaixo:


http://www.cienciasdasaude.famerp.br/racs_ol/vol-16-2/ID316.pdf




A SÍNDROME DO PIRIFORME é causada por trauma no local (cair sentado, por exemplo), hiperlordose (nas grávidas principalmente, ver Post “Deformidades na Coluna causam dor?”), em atletas (maratonistas, ciclistas e praticantes de spinning) e hábitos posturais não saudáveis (como ficar muito tempo sentado e dormir em posição fetal). Acontece devido a uma contratura deste músculo que comprime o nervo ciático em seu trajeto na região glútea.

Os sintomas da Síndrome do Piriforme são dor em região lombar, e/ou sacral, com irradiação para a região póstero-lateral da coxa, podendo se estender até o pé. Esta dor piora com a posição sentada por período prolongado (principalmente quando o paciente cruza as pernas), ou ficar em pé por período prolongado ou ainda, durante uma corrida. Eventualmente os pacientes podem sentir formigamento ou dormência na localização da irradiação da dor. A reprodução da dor pode ser conseguida através de manobras específicas que mimetizam a função deste músculo e através da palpação deste músculo realizada por um especialista.

A Síndrome do Piriforme deve ser avaliada por um médico Fisiatra, pois pode ser confundida com outras patologias como a hérnia de disco, tumor em coluna ou pélvico, artrose de quadril e até mesmo fratura de colo de fêmur .

O tratamento da Síndrome do Piriforme é feito com o diagnóstico correto dos músculos acometidos (eventualmente outros músculos podem apresentar Síndrome Dolorosa Miofascial concomitante), prescrição do tratamento medicamentoso (que depende do tempo de duração da dor, se ela é aguda ou crônica) e do tratamento de reabilitação que será realizado inicialmente com fisioterapia (através de analgesia com meios físicos, cinesioterapia e miofascioterapia), orientações ergonômicas, reeducação postural e posteriormente com exercícios físicos prescritos pelo médico Fisiatra. Em casos mais rebeldes, pode ser necessária a infiltração com lidocaína (anestésico local) no músculo para melhora do sintoma doloroso e facilitar o tratamento de reabilitação.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dicas de recuperação após treinos longos


A revista Runner’s World publicou uma rotina de recuperação após o “longão”,que melhora o condicionamento muscular e previne lesões. Essas dicas são sugeridas para treinos com mais de 28K de distância.

Hidratação: beba de 250 a 500 ml de isotônicos, para suprir a perda de minerais e eletrólitos perdidos no suor.

Troque a roupa: seu corpo precisa se resfriar. Colocando roupas secas (mesmo somente uma camiseta) vai ajudar o seu organismo a regular sua temperatura.

Recarregue: consuma uma mistura de carboidratos e proteínas dentro de 15 minutos após a corrida para iniciar a recuperação muscular.

Banho: água morna relaxa o sistema nervoso e ajuda o seu corpo a reajustar a temperatura.

Alongue: Alongamento dentro de uma hora após o término do treino vai ajudar na recuperação.

Recarregue, de novo: faça uma refeição com uma mistura de carboidratos e proteínas para recuperar seu glicogênio e reconstruir músculos danificados. Prefira cereais integrais.

Deite: cochilos são ideais, mas você irá se beneficiar mesmo com 15-30 minutos de pausa deitado com os pés em elevação (ajuda na circulação e diminui os batimentos cardíacos).

Banho frio: no inicio da noite, 10 minutos de banheira ou banho frio ajudam na recuperação muscular e prevenir dores no próximo dia.

Massageie-se: uma massagem profissional pode ser muito boa após um treino longo; massageando seus próprios músculos ajuda a recuperar seu nível de conforto.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Frases de incentivo [4]


"Se acredita que consegue, você está certo. Se acredita que não consegue, também"

Autor Desconhecido


"Tudo é possível. Podem te dizer que você tem 90% de chance, ou 50%, ou 1% de chance, mas você tem que acreditar e lutar."

Lance Armstrong

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alongamento e seus benefícios

O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Ele aumenta a flexibilidade muscular aumentando a amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação, evitando alguns problemas como artrite, que é a infamação das articulações.

O alongamento pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja em casa, no trabalho, ou mesmo no meio da rua, existem exercícios de alongamento que você pode fazer. A utilização de técnicas adequadas de alongamento é vital para que você não puxar um músculo e ferir permanentemente. O truque é fazer um pouco em vários momentos do dia. Basta segurar sua posição e contar de um a trinta. É importante para evitar rejeições súbito e estende-se extrema.

Para escolher o tipo de alongamento adequado para você é importante buscar um profissional de educação física.

Quem começa a se exercitar mais velho o alongamento é extremamente importante, porque com o passar da idade as chances de lesão nas articulações é muito grande, além disso os ossos tornam-se frágeis. Outro fator interessante é que o alongamento melhora a circulação sanguínea, deixando o corpo mais preparado para atividades mais pesadas.

Quando iniciar sua rotina de alongamento, provavelmente você vai encontrar alguns movimentos difíceis de fazer em primeiro lugar. Você precisa ter o seu tempo e relaxar. Em breve, você vai se surpreender com o quanto você pode conseguir com paciência. Isso é realmente recomendado por muitos especialistas em saúde, especialmente para o membro sênior da sociedade.

Os exercícios envolvidos são fundamentais para melhorar sua saúde e desenvolver a sua mobilidade com segurança.



Kirna Mota Nascimento - Saúde Plena

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Massagem para corredores


Só de pensar em uma boa massagem, qualquer um de nós já começa a desejar uma, não? Mais do que relaxar, elas também podem aliviar tensões, acelerar a recuperação e melhorar o desempenho de quem corre, sabia? Relaxam a musculatura, elevam a quantidade de oxigênio levado aos músculos, aumentam a circulação sanguínea e auxiliam o corpo a livrar-se mais rápido de algumas toxinas.

Ao contrário de outros tratamentos, a massagem não tem contraindicações, a menos que o atleta esteja com alguma lesão mais grave. Como sempre, o correto é consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

É comum que corredores sobrecarreguem a estrutura do corpo, mesmo sem querer. A massagem ajuda a aliviar contraturas musculares e a diminuir processos inflamatórios. Além disso, ela também previne lesões que podem surgir com o esforço dos treinos. Sabe aquela dorzinha chata que às vezes chega só no dia seguinte? Uma boa massagem pode evitar este problema.

As diferentes massagens

A aplicação de pedras quentes, vulcânicas ou cristais são usadas em diferentes tamanhos e tipos para massagear todo o corpo. As pedras são frias ou aquecidas e estimulam o corpo profundamente sem exigir muita pressão. A variação de temperatura traz um efeito relaxante e sedativo, além de estimular a circulação. Pode ser feita antes ou depois do treino.

Vinda da tradição chinesa, o shiatsu consiste em pressionar os dedos nos meridianos, os chamados “pontos de energia” do corpo, os mesmos utilizados na acupuntura. Traz equilíbrio físico e mental, além de fortalecer o sistema imunológico. Recomendado antes da corrida, pois quando realizado com muita intensidade pode aumentar os processos inflamatórios causados pelo treino.

A reflexologia introduz massagens em determinados pontos dos pés e das mãos, por exemplo, que correspondem a diferentes órgãos e glândulas. Assim, recupera-se a energia e trata-se uma área sem precisar tocá-la diretamente. Quando a massagem é feita nos pés traz bastante relaxamento, sensação de bem estar e também evita esporões e tendinites.

A massagem ayurvédica vem de tradições indianas e suas principais variações são a “Abyanga” e “Padaghati”. Uma curiosidade: ela pode ser aplicada não somente com as mãos, mas também com os punhos, pés, cotovelos e joelhos. Consiste em alongamentos, toques e torções realizados com óleos medicinais preparados especialmente para cada indivíduo. Tem o poder de relaxar e aliviar tensões.

Na massagem sueca ou esportiva há manobras e deslizamentos profundos. Ela é uma espécie de base para qualquer outra massagem. Pode ser feita antes ou depois da corrida, relaxa todo o corpo e ativa a circulação.

Para quem pensa que tudo isso pode gerar muitos gastos, também vale a dica: você pode automassagear-se, tanto quando quiser relaxar como quando sentir alguma dor leve. Procure um lugar tranquilo da sua casa, onde ficará confortável e sem perturbações. Para ajudar, utilize óleos de massagem. Existem vários no mercados, com diferentes ações e aromas.

E não esqueça que lesões aparentemente mais sérias devem ser tratadas por um médico, não limite-se às massagens.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A terapia da massagem voltada ao esporte


Cada esporte e evento atlético usa grupo de músculos de diferente maneiras. O terapeuta massagista voltado ao esporte deve estar familiar com cada músculo, grupo de músculos e como ele são afetados por movimentos específicos e os estresses de cada esporte. Estes terapeutas também devem ter treinados no uso apropriado de hidroterapia e crioterapia.

A terapia da massagem voltada ao esporte é freqüentemente baseada na massagem sueca e freqüentemente inclui o uso de um ou mais das seguintes técnicas:

Massagem Sueca Profunda

Aplicação em músculos específicos das técnicas de effleurage, petrissage e vibração.

Massagem de compressão

Compressão rítmica dos músculos, usado para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e um efeito de suavidade nos tecidos. É geralmente usada como aquecimento profundo quando se quer um trabalho de massagem bem específico.

Massagem nos Trigger Point/Tender Point

Posicionamento e pressão combinados dos dedos e/ou polegar nos trigger/tender point e em músculos e tecidos conectivos para reduzir a hipersensibilidade, espasmo muscular e padrões de dor referidos que caracterizam o ponto. Deixados sem tratamento, tais trigger/tender points freqüentemente conduzem a movimentos restritos e dolorosos em regiões inteiras do corpo.

Massagem Linfática

Estimulação do sistema linfático ajudando assim na remoção dos edemas e hematomas.

A massagem para esporte, quando realizada regularmente, pode trazer os seguintes benefícios:

Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e performance;
Reduz os tempo de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais.
Melhora a eliminação do produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Massagem Shiatsu promete benefícios a atletas


Espécie de massagem, o shiatsu é uma técnica oriental que promete benefícios a atletas, como minimizar dores musculares, lesões e cansaço e melhorar o desempenho esportivo .

Lesões, dores musculares e cansaço fazem parte da rotina de todos os atletas devido à quantidade de treinos e competições. Entre os métodos utilizados por eles para tentar minimizar esses incômodos está o shiatsu, terapia oriental que tem os mesmos princípios da acupuntura. Uma espécie de massagem, a prática é feita por um profissional que usa basicamente os dedos para pressionar determinados pontos do corpo.

O shiatsu é ótimo para a recuperação muscular após os treinos. Aumenta a capacidade de performance, melhora a flexibilidade e, se for feito frequentemente, dá uma regularidade na atuação esportiva.

Segundo Margot, a época para se aprender o shiatsu é a melhor possível. “Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, teremos muitos atletas para tratar. No Japão, onde surgiu a técnica, eles a utilizam para minimizar lesões e ajudar na recuperação do corpo. Além disso, o atleta que faz shiatsu fortalece musculatura e tendões e ganha uma certa resistência ao cansaço”, garante. “É um relaxamento e terapia tanto para o reequilíbrio físico quanto energético.”

Adepto do shiatsu, o judoca Alfredo Arrais procura, pelo menos duas vezes por semana, aplicar a massagem em seus alunos. “Muitos dos meus atletas são faixas-pretas e têm um treinamento pesado, com uso de força. Então, faço para ajudar no relaxamento do músculo, para acabar com a dor. Funciona bastante. Eles sentem a diferença depois”, comenta ele, que aprendeu a técnica quando era jovem e já chegou a trabalhar com essa prática.

“Eu gosto bastante e acho muito importante na recuperação. Dá um sensação boa de relaxamento e diminui o cansaço. Além disso, sinto que fico mais disposta para um próximo treino”, afirma Isadora Pereira, 15 anos, judoca há cinco. “Quando eles chegam atrasados, digo que não vão ter massagem. É o castigo”, brinca Alfredo, mostrando que o shiatsu realmente é apreciado pelos atletas.

O princípio
A técnica tem os mesmos princípios da acupuntura. Acredita-se que o homem possua uma energia vital denominada KI, que é a energia básica da vida de todos os seres vivos. Ela flui pelo corpo formando canais que são chamados de meridianos. Sempre que há algum “problema” nesse fluxo de energia, essencial para a saúde física, mental e emocional, desenvolvem-se doenças. Os terapeutas e profissionais de shiatsu atuam nos meridianos com o objetivo de reequilibrar essa energia. Os toques do shiatsu nos chamados pontos de pressão — que são os que acumulam a KI — restabelecem o fluxo energético normal, regular.

Os meridianos

Conheça os 12 principais:
1. Meridiano do pulmão
2. Meridiano do intestino grosso
3. Meridiano do estômago
4. Meridiano da vesícula biliar
5. Meridiano do coração
6. Meridiano do intestino delgado
7. Meridiano da bexiga
8. Meridiano do rim
9. Meridiano do constritor do coração
10. Meridiano do triplo aquecedor
11. Meridiano do baço e do pâncreas
12. Meridiano do fígado


Nádia Medeiros - Correio Braziliense

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Remoção de lactato em jogadores de futebol após aplicação de massagem


Remoção de lactato em jogadores de futebol após aplicação de massagem

Para ler o artigo vá no link abaixo:

http://www.efdeportes.com/efd136/remocao-de-lactato-em-jogadores-de-futebol.htm

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Massagem aplicada ao esporte


A massagem vem sendo aplicada nos esportes há mais de 35 séculos com o objetivo de aumentar os resultados deportivos, tendo sua eficácia consagrada com êxito e sendo recebida pela maioria dos atletas. Conforme Williams (1974, apud Hollis, 1998) os “atletas têm recorrido a massagem desde a época dos primeiros Jogos Olímpicos e os atletas antigos desenvolveram uma ferramenta especial, o strygil, para raspar o óleo de massagem da pele”.

É aplicada para aliviar dores, fadiga e rigidez muscular, tensão nervosa e preparação para uma melhor performance. Seus efeitos rápidos e eficientes resultam no melhor aliado para os praticantes de esportes.

É possivel afirmar que melhora o rendimento do atleta pois confere o alívio emocional necessário para que se tenha uma boa concentração e excelente participação. Também a remoção de tensões musculares, dores, contusões e estiramentos colabora para o bom rendimento do atleta.

Nos treinamentos e nas competições, o trabalho de alongamento passivo, juntamente com as frequentes sessões de massagem auxiliam no alongamento muscular, remoção de toxinas e nódulos de rigidez. Esse preparo físico, juntamente com a potencialização da energia vital aumenta sobremaneira o rendimento físico e emocional.

De uma maneira geral, a aplicação da massagem antes, durante e após os exercícios físicos é sempre benéfica. O alívio das dores e fadiga, juntamento com o aumento da capacidade flectiva e movimentação auxiliam os esportista a terem um rendimento otimizado em suas atividades esportivas.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Frases de incentivo [3]



"O êxito começa no exato momento em que o homem decide o que quer e começa a trabalhar para conseguí-lo."


Roberto Flávio C. Silva


"Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho."

Theodore Roosevelt

Ofertas de emprego para massagista e fisioterapeutas


FISIOTERAPEUTA COM PILATES E MASSAGISTA p/ o Lago Norte. Enviar Currículo p/: studiostarpilates@gmail.com


FISIOTERAPEUTA QUE TRABALHE c/ estética e tenha carro. ligar segunda
-feira : 3401-2027.

URGENTE FISIOTERAPEUTA COM RPG em Clínica no Gama, enviar cv p/ contatofisiogama@yahoo.com.br

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Massagem Atlética e desportiva


Esta massagem foi concebida para aliviar a tensão e dor muscular, habitualmente associadas a práticas desportivas. Pode ser personalizada de acordo com as necessidades concretas e tipos de músculo específicos.

A massagem atlética, tem sido utilizada como coadjuvante para a recuperação muscular. Pesquisadores sugerem que o aumento do fluxo sanguíneo causado pela massagem pode favorecer a remoção do lactato sanguíneo pelos músculos esqueléticos, pelo fígado, cérebro e coração (DI DOMENICO & WOOD, 1998).

As técnicas mais utilizadas na recuperação muscular são as mais profundas, como deslizamento profundo e amassamento(AUSTREGÉSILO, 1988).

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os 10 mandamentos do coração saudável


Estresse, cigarro, má alimentação e sedentarismo são os principais vilões para um coração saudável. Diante de tantos maus hábitos, que se agravam na correria do dia-a-dia, os problemas cardíacos aparecem cada vez mais cedo. Há pouco tempo atrás era mais comum ver pessoas acima dos 60 anos com problemas de coração. Hoje, vemos homens e mulheres a partir dos 30 sofrendo ataques cardíacos.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia esta divulgando uma lista de conselhos simples para melhorar a saúde das pessoas tendo um coração forte e saudável.

Siga estas regras e tenha uma vida longa com muita saúde e disposição:

1 – Diga não à obesidade e controle o seu peso.

2 – Consulte o seu médico periodicamente.

3 – Meça a sua pressão arterial com frequência.

4 – Diga não ao fumo.

5 – Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos.

6 – Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes.

7 – Escolha bem os alimentos.

8 – Saiba se é diabético e se tem colesterol alto.

9 – Evite o estresse.

10 – Ame a vida e o seu coração.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RMA: alívio para dores e lesões


Já imaginou como seria se um pequeno esparadrapo pudesse acabar com aquela dor que há muito o perturba? Pois, acredite, o RMA alivia as dores e promove o bem-estar utilizando apenas essa ferramenta. Saiba mais sobre o método


Seja tendinite, bursite ou trauma causado por uma pancada, conviver com uma dor, qualquer que seja ela, anula as possibilidades de se ter qualidade de vida. Ações que antes eram simples, como escrever uma carta, digitar um e-mail ou descer os degraus da escada, tornam-se verdadeiros desafios.

Entretanto, todo esse sofrimento pode ficar para trás. Além da medicina tradicional, cada vez mais surgem terapias alternativas para ajudar no combate a problemas relacionados ao sistema músculo-tendinoso, muito recorrentes. Desde 2000, foi configurada como forma de tratamento a Reprogramação Músculo-Articular, a RMA. À primeira vista, o nome pode assustar, ainda mais quando se conhece a técnica. Mas os especialistas garantem: o método é eficiente, tanto que já foi reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O RMA corresponde a um tratamento cuja principal ferramenta é um esparadrapo em forma circular com dois centímetros de diâmetro. Não vá pensando que qualquer esparadrapo pode resolver o problema. Esse pequeno adesivo não é comprado em farmácias. O material, que é hipoalergênico, de espuma maleável e formato especial para esse método, recebeu o nome de célula programada. E mais: apenas profissionais da saúde devem aplicá-lo, mesmo porque conhecimentos em Anatomia, Fisiologia, Patologia e Biomecânica são essenciais. Até aí, tudo bem. Mas como um pequeno esparadrapo é capaz de trazer tantos resultados positivos?

Informantes do cérebro
O método RMA foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas no Japão por meio de terapias como a acupuntura, aplicações de bandagens elásticas, além da fisioterapia, Kabat, Reeducação Postural Global (RPG), entre outros. “Esse método reprograma as cadeias musculares e articulares por meio de estímulos que visam o equilíbrio de um determinado grupo de estruturas do sistema músculo-esquelético que não estejam funcionando em harmonia”, explica Ricardo Giglio, responsável pelo desenvolvimento do método no Brasil e fisioterapeuta especializado em Acupuntura e Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, da Clínica TAO, em São Paulo.

O método funciona baseado em duas informações transmitidas ao sistema nervoso: a primeira é a proprioceptiva, aquela que vem de dentro do organismo. Refere-se às informações que todas as nossas estruturas enviam constantemente ao cérebro. Ou seja, quando há um músculo mais rígido a um movimento, por exemplo, o sistema nervoso começa um trabalho de proteção da região para evitar possíveis lesões. Se o corpo não dá conta, aí começam a surgir as dores, que são manifestações de que há algo errado.

É nessa hora que entra o RMA, fornecendo a segunda informação ou exteroceptiva, a que vem de fora do corpo, ou seja, dos esparadrapos, que estimulam receptores relacionados ao tato. Nesse caso, o resultado obtido é inversamente proporcional: “Quanto menor o estímulo, maior é a área cerebral incumbida de processá-lo”, explica Giglio. “É como imaginar uma mulher com um vestido longo. É fato que o vestido está ‘tocando’ quase que a pele do corpo todo, porém o exato local onde se encontra a etiqueta do dele é que a incomoda. Se ela retirar a etiqueta sentirá um grande alívio”, afirma o fisioterapeuta.

Dessa forma, o pequeno esparadrapo aderido superficialmente à pele é responsável por relembrar o sistema nervoso de que alguma estrutura abaixo da pele está mais tensa, sobrecarregada e é preciso providenciar esse distensionamento. “A colagem dos esparadrapos contribui para promover uma ação do sistema nervoso em enviar uma resposta que normalize o estado de tensão dessas estruturas, balanceando um conjunto de peças musculares e articulares”, conclui o fisioterapeuta.

Tratamento global
Depois da avaliação de cada paciente, são determinados os pontos de tensão que ocasionam a dor e inseridos os esparadrapos. Assim, a ação desses “curativos” ao ficarem em contato com a pele estimula os receptores a enviar mensagens ao sistema nervoso, avisando que existe sobrecarga na região. A captação e a retransmissão das mensagens ao cérebro demoram, em média, entre 48 e 72 horas, o tempo de adaptação ao novo estímulo. Algumas sessões depois, já são constatados os resultados. Não há uma regra de quantos esparadrapos utilizar, em que sentidos ou regiões do corpo. Cada tratamento é global e individual: “A função da RMA não é aliviar a dor, pois ela surge normalmente como conseqüência, um alarme informando que algo está funcionando de maneira inadequada. Portanto, temos como objetivo corrigir o sistema como um todo e, assim, obter a melhora do quadro clínico do paciente”, explica Giglio.

O esparadrapo será colocado só quando descoberta a origem da dor. Por exemplo, se o paciente sentir o desconforto nos ombros, existe a possibilidade de que o desequilíbrio esteja localizado na base da coluna, ou seja, na região lombar. Mais um dos benefícios das terapias alternativas, simples e eficaz, como um esparadrapo.


Texto • Renata de Salvi e Renata Rossi

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Alongue-se para ganhar saúde e disposição


Parece desnecessário, mas a prática faz muito bem a saúde

Muitas pessoas ainda torcem o nariz para a recomendação de que exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada promove uma revolução na vida de qualquer um. OK! Na correria que vivemos atualmente podemos até considerar como desculpa a falta de tempo. Porém, se o seu time é este, que tal começar com uma atitude extremamente simples que já irá promover flexibilidade aos seus músculos, mais disposição e evitar aquelas dorzinhas chatas. Portanto, a partir de agora você tem um compromisso rápido e fácil: não se esqueça de alongar o corpo sempre.

Pode parecer estranho, mas a pratica é extremamente benéfica. Confira quais as principais dúvidas que costumam aparecer quando falo a minha profissão:

1 ) Ao espreguiçar, logo ao acordar, já estamos alongando? Há alguma dica sobre como se esticar corretamente antes de levantar da cama?
Oba! Sim, já estamos alongando. Cada pessoa tem seu jeito próprio de espreguiçar na cama, porém o que eu aconselho é dar uma alongada simultânea de membros superiores e inferiores (braços e pernas), entrelaçando os dedos das mãos no sentido da cabeceira da cama e estendendo as pernas no sentido oposto e fazendo uma tração com os calcanhares para intensificar a parte posterior das pernas Também gosto de pedir para em seguida segurar na crista ilíaca, estes ossos superiores do quadril, e dar uma tracionada(empurrada) sentido pés, como se fosse descer o quadril.

2) Quais são as dicas de movimentos que alongam o corpo e que devem ser feitos ao longo do dia?
O ideal seria que as pessoas espreguiçassem mais. Porém, o que costumo ver é que a maioria tem hábitos errados, um deles é jogar as costas para trás, ou seja uma posteriorização. Isto favorece ainda mais a tensão nas costas. O certo é se espreguiçar em pé, com o tronco inclinado para a frente e levar as mãos entrelaçadas no sentido do teto com as palmas fechadas e pés paralelos, ou seja, a mesma regra do deitado, mas só que em pé.

3) É necessário alongar antes de praticar alguma atividade física?
O correto é aquecer o corpo com movimentos que proporcionem o aquecimento global. Alongar com o corpo totalmente frio pode acarretar algumas lesões nas articulações ou até mesmo no próprio músculo. Exemplo: para uma caminhada não há necessidade de uma série tão extensa de exercícios de alongamento e sim um alongamento para as panturrilhas. Se a pessoa vai trabalhar com pesos faz um aquecimento de 5 a 10 minutos (caminhada, dança bem leve) em seguida alongue a musculatura que irá recrutar. O importante é alongar mais caprichado no final do treinamento. O fato de não alongar nada pode provocar diversas lesões, além de não preparar a região a ser trabalhada. Em compensação, os benefícios da prática são inúmeros: melhora a postura, melhora a circulação sangüínea e, conseqüentemente também a respiração, além de proporcionar mais agilidade.

4 ) Dores no ombro ou na coluna por má postura, podem ser resolvidas com alongamento?
Nem sempre é só através do alongamento. O correto é que a pessoa faça uma avaliação do que está gerando a dor (ortopedista e fisioterapeuta), porque se a dor estiver relacionada com inflamação, o ideal é que não alongue o local que esteja inflamado, porque no ombro poderá ser um bursite, na coluna alguma hérnia ou até mesmo desvios descompensatórios. O correto é saber a origem da dor e, então, o profissional saberá direcionar o que deve ou não ser feito neste momento.

5) É comum sentir dor ao alongar?
Sim para uma dor suportável e não para insuportável. Quando se alonga é natural ter a sensação de que se está encurtado os músculos e, aos poucos, vai liberando e vai ficando melhor. Mas, se você sentir dor insuportável é um sinal de que se está indo além do que se deveria ou tem algum comprometimento que deve ser observado.

Dica: Qualquer que seja a parte a ser alongada, o ideal é ficar 10 segundos na postura, na segunda série 15 segundos e na terceira 20 segundos. Enquanto permanecer na posição intensifique a respiração.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A respiração faz qualquer treino mais fácil e agradável.


Se você quer se sentir mais relaxado e cheio de energia enquanto se exercita, a respiração nasal te dá passe livre. Mas nem toda fórmula funciona para todo mundo, então utilize essas dicas apenas como um ponto de partida. A idéia é fazer o exercício menos estressante, então eis uma técnica de treino que você não precisa se chatear por fazer em excesso.

Antes de começar seu treino:
Expire e inspire profundamente pelo nariz e enquanto expira por completo, contraia levemente os músculos da garganta e estômago, fazendo um som silencioso - “hhhaaa”.

Por alguns minutos, apenas caminhe. Conte até três enquanto inspira, faça o mesmo com a expiração. Mantenha a respiração nasal lenta e profunda. Repita esse exercício até conseguir contar até 10 na inspiração e expiração, só assim você expande a sua respiração por completo. A meta final é 20 e 20. Conte e caminhe num passo firme e estável. Isso leva algumas semanas para acontecer. Comece a caminhar (correr, pedalar ou qualquer outra atividade que queira) lentamente. Repita o mesmo processo de inalar e exalar profundamente pelo nariz, contando até 10. Quando começar a respirar pela boca, vá mais devagar para que você possa retomar a respiração nasal em uma velocidade relaxada. Escute seu corpo, se você precisar reverter a respiração pela boca, faça-o por um minuto. Diminua a passada quando a sua respiração nasal encurtar, assim você evita a respiração de emergência pela boca.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Má postura e os prejuízos para a saúde


Entenda por que a má postura acaba com o ânimo e prejudica sua saúde

Você já reparou na sua postura? Se a resposta for negativa pode ser o momento de rever conceitos. Especialistas explicam os milagres de uma coluna alinhada para estética do seu corpo e para sua saúde.

O stress do dia-a-dia cansa e facilita o costume de andar de forma curvada, por se tratar de uma posição, a princípio, mais cômoda.

Os benefícios de uma bela postura
Enquanto uma postura inadequada causa tantos problemas para nosso corpo, o contrário pode fazer milagres.

Uma boa postura traz muitos benefícios a saúde e ao bem-estar do indivíduo. Dentre os benefícios estão melhor disposição, melhor aparência, redução da sobrecarga sobre os músculos e articulações e melhora da autoconfiança .

Peito para fora, barriga para dentro
Uma pessoa com a coluna alinhada tem mais disposição. Isso porque os órgãos internos trabalham melhor já que não ficam pressionados pela acomodação inadequada das vértebras. E não é tão difícil conseguir isso. Consciência corporal e alongamento são os maiores aliados nessa conquista. A prática de diversos exercícios que exijam boa coordenação motora e controle do corpo traz resultados rapidamente .

Habitue-se a policiar os ombros caídos, manter o abdômen sempre contraído e preste atenção ao modo como você permanece em frente ao computador ou à televisão.

RPG, uma forcinha extra
O RPG é uma técnica fisioterapêutica de correção postural, que tem como benefícios a redução da dor, a melhora da postura, o aumento da flexibilidade, melhora da consciência corporal, aumento da auto-estima, redução das tensões e melhora da respiração.

Abra o olho
Geralmente as pessoas só procuram um médico quando estão sentindo fortes dores na coluna. Esse não é o único indicativo de que existe algum problema. Cansaço crônico, tensão, ruídos articulares e a própria percepção de uma má postura são indicativos de algum distúrbio que demanda a atenção de um especialista.

Pontos de tensão
As dores começam na região lombar (área próxima do quadril) e seguem coluna acima, com forte tensão no pescoço (área cervical).

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Frses de incentivo [2]


"Nunca falhar não é nossa maior glória e sim levantar-se toda a vez que falhamos."

Ralph Waldo Emerson

"Procure adquirir o hábito de ser vitoriosos em pequenas lutas,
com o passar do tempo você se tornará capaz de grandes vitórias"


Edson Alves

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Correr com orientação adequada diminui a dor nas costas


Proteja sua coluna; combinando o treino a exercícios de fortalecimento muscular

A dor nas costas é um termo popular para um trio de problemas bem conhecido da Medicina: a lombalgia, a cervicalgia e a dorsalgia. O nome identifica a região das costas em que o desconforto aparece: na coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril); na coluna cervical (região do pescoço) ou na coluna dorsal (o meio da coluna,respectivamente.

Dependendo da região das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional. Cerca de 80% da população, em todo o mundo, já teve ou irá ter dor nas costas ao longo da vida segundo a Organização Mundial da Saúde. O número só vem atrás do total de vítimas de dor de cabeça.

Praticada com acompanhamento adequado, a atividade física age de forma preventiva. Isso porque ela fortalece os músculos que dão sustentação à coluna e combate a obesidade (que exige demais do esqueleto).

Mas a falta de orientação pode transformar até os atletas saudáveis em alvo de algum problema nas costas. Excesso de peso, excesso de gordura abdominal, flacidez abdominal, encurtamento da musculatura posterior das pernas, encurtamento e/ou fraqueza da musculatura lombar e movimentos bruscos são as causas mais comuns de problemas de coluna entre os praticantes de corrida.

O uso de tênis e palmilhas inadequados também favorece o mal. Para se prevenir, alongue bastante os músculos atrás da coxa e das costas, na região lombar. E faça abdominais, porque é a musculatura desta região é importante na sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida, diminuindo a sobrecarga na musculatura lombar e paravertebral (todos os músculos em volta da coluna dorsal).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sete dicas que ajudam a acabar com a dor nas costas


Alguns hábitos na postura podem prevenir incômodos na coluna

A saúde de nossa coluna é fundamental no nosso dia-a-dia. Quando está bem, não nos damos conta do quão importante ela é. No entanto, quando temos dores é que percebemos o quanto somos afetados. Nossa coluna é dividida em coluna cervical, que é a parte mais superior de nossa coluna, acima dos ombros, forma a nossa "nuca", a coluna torácica, a região do meio das costas, e coluna lombar, a região mais inferior das costas.

A seguir, então, algumas dicas de como proteger nossa coluna lombar no dia-a-dia e para aumentar a nossa sensação de bem-estar.


1) Mantenha a boa postura da coluna

A coluna lombar possui uma curvatura natural que chamamos de lordose, que se caracteriza por ser uma leve concavidade nas nossas costas. Manter a "posição neutra" nada mais é que manter essa curvatura na realização de nossas atividades diárias. O contrário de manter essa posição neutra seria o de arredondarmos a coluna, de forma similar a que acontece quando inclinamos nosso corpo à frente.

E o que faz da posição neutra da coluna a ideal? Nessa posição há uma maior estabilidade da coluna, os músculos estão numa posição em que uma contração leve pode manter a posição adequada de suas vértebras, os ligamentos estão protegidos pois não estão excessivamente esticados e o disco intervertebral (estrutura que se localiza entre as vértebras, funcionando como um absorvedor de impacto) fica protegido de uma possível herniação, como a temida e dolorosa hérnia de disco.

Durante as diversas atividades diárias é recomendado que mantenhamos a posição neutra da coluna, seja ao carregarmos ou empurramos um objeto ou ao nos inclinarmos à frente, seja em outras atividades, para que mantenhamos nossa coluna em ótimas condições.

2) Carregue objetos próximos ao corpo

Ao carregarmos objetos, especialmente objetos pesados, quanto mais próximos os mantivermos de nosso corpo, menor será a força que teremos de fazer, e menor será a carga que será imposta nossa coluna lombar. Como exemplo, pegue uma mochila e segure-a com o braço esticado, e então dobre o braço e veja como fica mais fácil, tanto para o braço quanto para as costas.

3) Sente-se de maneira correta

Sentar-se com os quadris e joelhos dobrados a 90º é popularmente conhecida como "a maneira correta" de se sentar. Entretanto, não é realmente a ideal. Isso porque nela perdemos a curvatura natural da coluna lombar, a lordose que falamos no item um.

Para mantermos essa saudável curva da coluna é necessário que o ângulo entre nossas coxas e nosso tronco seja um pouco maior que 90º. E como conseguir isso? Colocando um apoio embaixo do bumbum, de forma que a altura de seu quadril esteja levemente acima da altura de seu joelho. Um travesseiro dobrado é a melhor aposta. Isso ajuda a manter a posição neutra da coluna lombar e assim ela estará mais protegida e você, mais confortável.

4) Quando trabalhar sentado execute intervalos

Levantar-se de tempos em tempos ao se trabalhar sentado é essencial para diminuir a sobrecarga na coluna. Após ficar alguns segundos em pé, alongue-se, esticando o corpo para cima e para trás, respire fundo. Procure evitar a inclinar o tronco à frente (isso sobrecarrega a coluna de forma semelhante a se você estivesse sentado). Você pode até associar o levantar com atividades próprias do trabalho ou do dia-a-dia, tais como atender ao telefone.

5) Mantenha o condicionamento físico

Mantenha o bom condicionamento de sua musculatura das costas e do abdômen, mas não negligencie o resto do corpo. Com os glúteos, coxas, pernas e braços fortalecidos sua coluna estará ainda mais protegida de possíveis problemas. Outra importante dica é tentar manter uma boa flexibilidade do corpo.

6) Evite dobrar a coluna logo após acordar

Ficar de pé e nos inclinarmos para frente, ou então abraçarmos nossos joelhos enquanto deitados são exercícios contra-indicados quando acabamos de acordar. E por quê? Por uma razão simples. O nosso disco intervertebral, quando ficamos deitados ou muito tempo sem nos movimentar, tende a acumular líquido em seu núcleo.

Se dobrarmos nossa coluna a frente quando muito líquido está no disco, a pressão contra o disco será grande, e assim correremos o risco do líquido romper o disco, causando uma hérnia. Se pretendermos realizar tais exercícios, devemos aguardar cerca de uma hora após termos levantado, pois o movimento do corpo vai ajudar a bombear o líquido "em excesso" e assim deixar o disco mais protegido.

7) Em caso de dor, procure um profissional

Caso você esteja sentindo alguma dor em sua coluna lombar, procure um especialista. As dores lombares podem ter diversas origens. Identificar o que realmente está acontecendo é fundamental para o tratamento adequado. Hérnias de disco, vértebras mal posicionadas, tensão muscular, são apenas algumas das situações que podem originar dores nas costas. A procura de um profissional é essencial para que ele possa realizar um tratamento adequado ou lhe encaminhar para o profissional apropriado.

Referências Bibliográficas

MCGILL S. - Low back disorders - evidence-based prevention and rehabilitation - Human Kinetics, 1ª edição, 2002.

VIEL E., ESNAULT M. - Lombalgias e cervicalgias da posição sentada - conselhos e exercícios - ed. Manole, 1ª ed. Brasileira, 2000.


minha vida

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ginástica no trabalho descontrai e anima


Durante todo o dia de trabalho é muito comum o cansaço físico e as tensões. Assim, dedicar alguns minutos a alguma atividade física - ginástica laboral -, especialmente exercícios de alongamento, pode ser o caminho para relaxar o organismo, renovar as energias e trabalhar melhor.

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.

Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Benefícios

As atividades físicas garantem o bem-estar e estão cada vez mais populares nas empresas, sempre orientadas por um profissional na área. São sessões geralmente animadas por música e com o acompanhamento de um professor de educação física.

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.

As atividades podem ser realizadas de manhã, antes ou durante o expediente, ou ao fim da tarde. Normalmente, quando realizadas no início da manhã, estes exercícios servem para despertar para o trabalho, já que o pessoal fica mais animado.

Porém, a atividade não pode ser obrigatória. O trabalhador deve se sentir à vontade. Só assim, os dez ou vinte minutos gastos durante os exercícios são compensados com a melhoria e até aumento da produtividade.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lian Gong


Lian Gong em Dezoito Terapias (em chinês: 练功十八法 pinyin: Liàn gōng shí bā fǎ) é um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental.

O Lian Gong Shi Ba Fa foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, residente em Shangai.

Por desenvolver esta técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural, ele recebeu do governo chinês o Prêmio de Pesquisa Científica de Resultado Relevante.

Ao criar sua técnica, o Dr. Zhuang se inspirou em outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses, tais como o Ba Duan Jin (Exercícios dos Oito Brocados da Seda), O Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (Exercício dos Camponeses), dentre outros.

A prática do Lian Gong se fundamenta nos mesmos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a Acupuntura, a Fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os Meridianos e a relação Yin e Yang.

As três séries de exercícios
O Dr. Zhuang complementou esta prática desenvolvendo mais 2 sequências de 18 exercícios:

A 1ª sequência é conhecida como "18 Terapias Anterior", dividida em 3 séries
1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros
2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nas costas e região lombar
3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nos glúteos e nas pernas
A 2ª sequência é conhecida como "18 Terapias Posterior", dividida em 3 séries*
1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades
2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de tenossinovites
3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento das desordens de órgãos internos (hipertensão, desordens do trato gastrointestinal, problemas de sono, ansiedade)
A 3ª sequência é conhecida como "I Qi Gong", planejada para fortalecer as funções do coração-pulmão e previnir e tratar infecções das vias respiratórias.
Os exercícios são praticados seguindo o ritmo de músicas tradicionais chinesas.

Fonte: enciclopédia livre Wikipédia.


Significado de Ideograma Lian Gong

Lian Gong é o trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico com o objetivo de transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável.

Os chineses comparam o treinamento de fortalecer e tornar saudável o corpo com o processo de forjar e refinar um metal:

Neste processo é necessário “mil marteladas e centenas de refinações”. No treinamento do Lian Gong em 18 terapias, as marteladas representam a prática diária dos exercícios, e as refinações são as transformações da qualidade do corpo físico, de fraco para o forte e de doente para saudável, sob a atuação terapêutica do zhen-qi (qi verdadeiro).

“Por meio de ginástica, você não somente parecerá jovem, como se sentirá mais jovem.”

Para ver a séries das Dezoito Terapias:
http://www.espacoholistico.com.br/18terapias.htm

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Má postura durante o trabalho pode trazer muitas complicações


A maior parte das pessoas passa boa parte do tempo sentado, seja trabalhando, estudando, dirigindo, assistindo TV, enfim, quase 70% do tempo em que se está acordado é passado sentado.

Por isso a preocupação com a postura é tão importante, pois irá prevenir futuros problemas como dores no pescoço, costas, cansaço e até mesmo alterações na coluna, que muitas vezes se tornam irreversíveis.

Trabalhar sentado pode cansar menos que trabalhar em pé, pois é necessário menos energia para a execução do trabalho. Porém, a postura incorreta pode causar problemas e dores muito fortes. Quando se trabalha sentado, movimenta-se menos o corpo do que quando se trabalha em pé. Essa é a grande desvantagem do trabalho sentado, pois o corpo precisa de movimento. E é muito difícil ficar o tempo todo na posição correta.

Por isso, a primeira condição para o conforto postural é poder mudar de posição enquanto se está trabalhando sentado. É bom poder dobrar ou esticar as pernas , aproximar ou afastar os joelhos, mudar o apoio dos pés, cruzar as pernas ou os pés. Ou quando se está cansado de trabalhar com o tronco na vertical, inclinar-se um pouco para trás, ou então escorregar para a frente na cadeira trabalhando com as costas um pouco encuravadas.

Lembre-se: Nem o posto de trabalho mais confortável dispensa quem
trabalha sentado de levantar-se várias vezes, movimentar-se ou fazer alguma coisa em pé.

Outro fator importante é sentar da maneira correta. Há algumas posturas corporais que, a longo prazo, podem causar deformações nas vértebras, lesões nos discos que ligam as vértebras e dores crônicas na coluna.

Geralmente a principal causa de preferência por essas posturas é a debilidade e flacidez de alguns músculos juntamente com o enrijecimento e encurtamento de outros.

Nesses casos são aconselháveis trabalhos fisioterápicos de reeducação postural (como RPG, holfing) certas prática esportivas por indicação de médico ou fisioterapeuta, ou ainda trabalhos corporais como lian-gon,tai chi chuan, yoga, massagem, entre outros.

Pessoas com alterações da coluna, como escoliose, ou seqüelas de traumatismos, podem preferir posturas aparentemente desconfortáveis porque lhes aliviam tensões ou contraturas.

Para ficar na posição correta quando estiver na frente do computador existem algumas dicas:

- Mantenha o topo do monitor ao nível dos olhos e a distância certa de um comprimento de um antebraço.
- Mantenha a cabeça e o pescoço em posição reta e os ombros relaxados.
- O monitor na altura dos olhos e a cerca de um antebraço de distância (45 a 70 cm).
- Mantenha o antebraço, punho e mãos em linha reta (posição neutra do punho) em relação ao teclado.
- Mantenha o cotovelo junto ao corpo num ângulo de 90º.
- Mantenha a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou no suporte das costas.
- Mantenha um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira.
- Mantenha o ângulo de 90º para as dobras do joelho e do quadril.
- Mantenha os pés apoiados no chão ou use um descanso para os pés
- Mantenha o mouse e outros acessórios próximos do teclado e no mesmo plano.
- Mantenha o documento próximo ao monitor e no mesmo plano visual, no caso dos trabalhos de digitação.
- Não torça o pescoço.
- Utilize apoio para os punhos (é importante para ajudar a manter a posição neutra)
- Quando for movimentar o mouse, movimento apenas o mouse e não o punho, evitando fazer movimentos para os lados com o punho.


Possíveis efeitos da má postura:

- Dor no pescoço, costas, braços, antebraços e punhos;
- Sensação de cansaço e desconforto;
- Problemas de saúde;
- Limitações de movimento;
- Perda de qualidade de vida.


Fonte: saude plena

Depilação masculina e o desempenho desportivo


A depilação masculina começou como uma necessidade para aumentar o desempenho desportivo, no ciclismo. Saiba o que levou os homens a aventurarem-se na eliminação dos pêlos, antes tipicamente feminina.

Chamavam-no de "o diabo roxo", mas o seu verdadeiro nome era Giovanni Gerbi, um campeão nos primeiros anos do século XX. Além de suas vitórias, passou para a história do desporto como o pioneiro das pernas depiladas.

Sabe-se que nos primórdios do ciclismo, os corredores eram tão despreparados que hoje até parece piada: sem regras, sem treinamento e sem planejamento.

Na primeira Paris-Brest-Paris em 1891, disputada em 1196 Km a maioria dos corredores disse que jamais haviam pedalado mais de 100Km num único dia.

Com o passar do tempo, o desporto foi ficando mais popular e evoluido. Assim as equipes começaram a contar com treinadores e massagistas. Porém, os pêlos que cobriam as suas pernas impediam uma boa massagem com unguentos ao mesmo tempo que dificultavam a recuperação em caso de quedas.

A velha máxima de que o homem de verdade é o homem rústico está totalmente fora de moda. Cada vez mais vaidosos, eles usam usam cremes, pintam o cabelo e - por que não? - se depilam. Os futebolistas Adriano e Romário, David Beckham, estão entre os adeptos da prática, que chegou a zonas inimagináveis para o universo masculino como a virilha e as axilas.

As mulheres, por sua vez, são as principais incentivadoras. A maioria dos homens que se depila hoje é levada por elas. Foi o caso de Romário, que aderiu à prática, em Abril de 2009, atendendo a um pedido da mulher Isabelle.

"É mais bonito e higiênico. Ele se rendeu e depilou o corpo todo, só deixou a barba. Agora não quer outra coisa", revelou a mulher.

É um fato que a depilação masculina tem tornado uma tendência cada vez mais evidente nos nossos dias. Mas qual é a motivação de um homem para se converter à rotina que as mulheres mais odeiam?

Conheça as 5 principais razões que levam o homem a render-se à depilação

1 - Deixar de perder tempo a fazer a barba - Alguns homens são obrigados a fazer a barba duas vezes ao dia, devido à apresentação que devem ter no trabalho;

2 - Pêlos encravados ou foliculite - Inflamação dos folículos pilosos caracterizada por pequenas bolas vermelhas;

3 - Melhorar a definição muscular - Tirar os pêlos do tronco atrai a atenção para o tórax e abdomen;

4 - Para agradar à namorada;

5 - Por motivos desportivos - Os nadadores e atletas costumam fazer a depilação para diminuir a resistência do corpo à água e ao ar.

Saiba por que razão os ciclistas fazem a depilação:

Para um maior aerodinamismo, menor atrito ao ar ;

Para as massagens;

Até por uma questão estética.