Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

A Massagem nós pés é útil para os atletas



A Massagem é útil para os atletas porque:

•             Ao ser uma terapia que trabalha o atleta como um todo aumenta a capacidade natural do corpo de auto-cura;
•             Ao ativar todos os sistemas do corpo acelerara a recuperação para uma prova, depois de uma lesão ou após uma cirurgia;
•             Previne desequilíbrios físicos, provenientes do treinamento repetitivo, sistemático e unidimensional, porque relaxa o corpo, a mente e o espírito;
•             Ao trabalhar com áreas Homologas e de Referência, reforças as áreas de maior desgaste e de lesão mais frequentes, assim como permite que áreas que eram contra indicadas para receberem tratamento possam ser trabalhadas por reflexo;
•             Ajuda a vencer o cansaço acumulado, melhora o desempenho atlético e a resistência, porque desenvolve um estado natural de bem estar, caracterizado pela harmonia entre o fluxo de energia, a circulação e a  tensão muscular;

•             Permite um sono descansado, porque produz em estado de relaxamento

segunda-feira, 30 de março de 2015

Lyoto Machida recebe 23 chutes na região abdnominal em treino de "massagem"

Brasileiro irá enfrentar o americano Luke Rockhold no dia 18 de abril, de olho na volta ao topo da divisão dos médios

Faltando apenas  20 dias para seu próximo compromisso pelo UFC, o brasileiro Lyoto Machida está na reta final da preparação para seu confronto contra Luke Rockhold. De olho em mais uma chance de se aproximar do título da divisão, Machida teve um vídeo de uma sessão de seus treinamentos publicado no Instagram por seu empresário Jorge Guimarães. Provando que sua resistência está em dia, o Dragão recebeu – e absorveu com aparente tranquilidade – 23 chutes em sequência na região abdominal. Rockhold que se prepare…
Assista o vídeo

domingo, 29 de março de 2015

Massagem esportiva ajuda atletas e amadores a relaxar e prevenir lesões

Depois dos exercícios físicos, a massagem relaxante está liberada para todas as modalidades de esporte

A prática é indicada para aliviar cãibras, descansar a musculatura e até melhorar o fluxo sanguíneo

Quem pratica exercícios físicos pode ter uma grande aliada na prevenção de lesões. A massagem esportiva ajuda a melhorar a circulação sanguínea para eliminar toxinas acumuladas na musculatura durante as atividades e beneficia tanto os atletas profissionais quanto os amadores.Basta saber do que o corpo realmente precisa antes ou depois da prática física: cada esporte requer um trabalho de massagem diferente.

Em modalidades de contato físico, como futebol e lutas, não é recomendado promover o relaxamento antes de entrar em campo ou no octógono, por exemplo, pois o cérebro emitirá uma mensagem para o músculo descansar - o que pode ocasionar contraturas durante a atividade. A intenção, portanto, deve ser tonificar os músculos.
— No momento pré-atividade física, não se pode fazer os músculos relaxarem, pois estarão mais suscetíveis a lesões. A musculatura tem de estar pronta para a carga de esforço a que será submetida em seguida — explica a fisiologista e professora da Unisinos, Fábia Krumholz.

Às vezes, indicada antes do exercício
Porém, há casos em que a massagem relaxante é indicada antes do esporte. O ritual praticado pelo nadador César Cielo a instantes do mergulho na piscina pode ser considerado um tipo de massagem, segundo o fisiologista e professor da PUCRS, André Estrela.
O acadêmico afirma que os socos no peito são uma forma de relaxar os músculos da região e, assim, facilitar a flutuação do atleta na água. Quem também pode se beneficiar com o relaxamento pré-atividade são os atiradores:
— Esportistas de precisão podem massagear os membros superiores, porque ficam com os braços muito tempo suspensos. E a fadiga muscular pode prejudicar a mira.
Depois dos exercícios físicos, a massagem relaxante está liberada para todas as modalidades de esporte. Além de auxiliar no descanso muscular, promove o bem-estar psicológico e indica que o coração não precisa mais seguir no ritmo em que estava durante a atividade.
Entre os casos mais comuns de problemas resolvidos quase que instantaneamente com a massagem estão as câimbras. Elas se manifestam quando o atleta está no limite do cansaço devido ao acúmulo de toxinas nas fibras musculares — os movimentos circulares e alongamentos auxiliam na limpeza dessas regiões.

Relaxamento amigo
Qualquer pessoa pode fazer um relaxamento básico em outra. Em uma corrida, por exemplo, é importante que companheiros de equipe ou amigos se auxiliem após as provas para todos voltarem com os músculos menos tensionados para casa. algumas dicas de massagem:
— Oriente seu amigo a deitar de postura reta (pode ser no chão, num colchonete, ou até no banco da praça
— Utilize algum creme hidratante para não promover queimaduras na pele de que está recebendo a massagem
— Faça movimentos com os dedos da coxa em direção ao joelho, no sentido do prolongamento da fibra muscular. Nos braços, sempre do ombro até a mão.
— É importante que quem recebe a massagem esteja tranquilo e confie em quem está massageando

Massagem desportiva relaxante (video)


sexta-feira, 27 de março de 2015

Massagem para ciclistas


Massagem: descubra a mais indicada para o seu problema


De diminuição do estresse à reabilitação motora, massagens

 trazem muitos benefícios.


A ideia geralmente está associada ao relaxamento. Porém, 
este conceito não é restrito apenas a fins terapêuticos, 
mas também relacionado à reabilitação. E não é preciso 
ir até uma clínica ou um spa: há cadeiras de massagem nos 
shoppings, nos hospitais e até mesmo em aeroportos.
As finalidades podem ser das mais variadas, seja você um 
atleta lesionado ou uma pessoa em busca de momentos tranquilos.
 Quer saber mais sobre os diferentes tipos de massagem? Confira.
A massagem alivia os pontos de tensão do corpo e causa relaxamento. 


Massagem sueca
Trata-se de uma forma suave de massagem, que utiliza movimentos 
circulares profundos e longos. O objetivo é ajudar a relaxar e energizar o corpo.
Massagem profunda
Esta técnica utiliza movimentos lentos e fortes para atingir as camadas mais profundas dos tecidos muscular e conjuntivo. A finalidade é ajudar a amenizar as dores provenientes de lesões musculares.
Massagem desportiva
Voltada especialmente para atletas, essa massagem tem fins de prevenção. Os benefícios incluem o relaxamento da musculatura e a melhora da circulação do sangue e da oxigenação das células. Assim, o atleta é capaz de recuperar seus grupos musculares mais rapidamente e prevenir lesões.

Recuperação com massoterapia

O termo massoterapia, como o próprio nome sugere, consiste no tratamento ou terapia com massagens. O massoterapeuta, profissional qualificado para tratar os pacientes, pode praticar diferentes técnicas, de acordo com a necessidade e o diagnóstico de cada pessoa.
Os benefícios da massoterapia vão desde o controle do estresse e da tensão até a possibilidade de diminuir dores musculares, controlar a dor - no caso de pessoas que passem por cirurgias ou que necessitem de reabilitação motora e muscular -, eliminar traumas físicos e melhorar acirculação sanguínea e a flexibilidade.

Técnicas de massagem

As massagens estão sendo cada vez mais aprimoradas e difundidas, de modo que novas técnicas surgem frequentemente. Por isso, é interessante conhecer alguns dos tratamentos oferecidos em clínicas médicas .

quinta-feira, 26 de março de 2015

Coluna desalinhada atrapalha evolução na atividade física. Conheça os benefícios da quiropraxia



Viver com dor é a realidade de muitas pessoas. Seja nas costas, causadas pela má postura, ou as musculares, depois de um treino pesado. Infelizmente, muitos se acostumam com isso e tratam com analgésicos e anti-inflamatórios, sem investigar a causa real do problema.
O equilíbrio deve estar presente no nosso dia-a-dia para conciliarmos todas as áreas da vida sem prejudicar nenhuma. O mesmo acontece com o nosso corpo e é o que defende a quiropraxia. Se nossa coluna vertebral está desalinhada, nosso sistema nervoso é prejudicado, de modo que dores nas costas e articulações se tornam frequentes. A qualidade de vida também está amplamente ligada a isso, já que os impulsos nervosos passam pela medula espinhal.
“Já tinha ouvido falar bastante sobre o método, mas quando comecei as sessões pude comprovar seus resultados, com melhoras já na segunda semana”, relata Adriano Bastos, atleta octacampeão da Maratona da Disney e treinador.
A quiropraxista Ketlin Mattiello explica a técnica por trás da filosofia: “acreditamos que o corpo possui uma energia interna (inteligência inata), que é capaz de curar a si mesmo. Deste modo, agimos na correção da subluxação vertebral (desalinhamento da vértebra)”.
Não é massagem!
Segundo a profissional, é comum as pessoas confundirem as técnicas quiropráticas com massagem. A diferença é que a massagem “solta” as articulações e a quiropraxia reposiciona as mesmas no lugar correto.
Diagnóstico e tratamento
É feita uma série de testes para determinar onde acontecem as subluxações, no próprio consultório. Testes ortopédicos e raio-x também podem ser solicitados.
A profissão de atleta exige que Adriano Bastos tenha um acompanhamento semanal. “Houve melhoras no alívio da região lombar, que devido ao impacto da corrida, fica muito sobrecarregada e tensa. Dores gerais na coluna vertebral também melhoraram, além de total relaxamento das pernas”, comemora.
Melhora no esporte e na vida
“Os corredores se queixam muito de dores na musculatura inferior, joelho e lombar. O tratamento é focado nisso”, relata Ketlin.
A melhora no desempenho dos atletas é resultado da extinção da dor. Passada a competição, a quiropraxia também recupera o movimento normal das articulações, evitando sobrecargas e desequilíbrios (a famosa sensação de ter algo preso). Prevenções de lesões também pode ser o foco do tratamento.
Mas nãos são apenas as consequências do esporte que fazem Adriano recorrer aos ajustes semanais. Assim como muitas pessoas, o tempo demais no computador prejudicava a postura do atleta, mas agora ele já não sente as consequências disso.
Dores na cabeça também são causas frequentes da procura pelo método, outra enfermidade auxiliada pela quiropraxia. Pra finalizar, a reclamação número um das pessoas com rotina agitada também aparece na lista dos ex-problemas de Adriano. “Depois que comecei a me tratar, além de alívio das dores, tive uma melhora na qualidade do meu sono”, conclui.

Fonte webrun.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2015

Lian Gong




A verdade da vida possui diversas composições. E uma destas composições é um fato simples: conforme os anos vão passando o eixo das articulações (joelhos, tornozelos, quadris, ombros e cotovelos) tendem a enfraquecer. Um fato inquestionável e capaz de comprometer a independência física. O Lian Gong é a vitamina, a proteína e o carboidrato das nossas dobradiças. O mundo da atividade física é próspero e o Lian Gong é um exercício forte composto de movimento leves.







terça-feira, 24 de março de 2015

Massagens para relaxar e amenizar a dor nas costas



Uma carga excessiva de treinos muitas vezes pode ser a razão para as suas dores nas costas. Há, porém, outros motivos que levam você a sofrer com o incômodo muscular.
“Sintomas como insônia, tensão muscular, sensação de desgaste constante, formigamentos, alterações no humor, perda de interesse pela suas atividades, dificuldade de concentração e memória, entre outros sintomas, podem ser sinais de que o nível do seu estresse físico e mental está alto”, afirma Tatiana Baccini, fisioterapeuta dermato-funcional.
Talvez, portanto, esteja na hora de alternar as aulas de Jiu-Jitsu com um pouco de massagem ou treinos físicos na água, grandes aliados de quem trabalha a musculatura a semana toda.
Uma lista 5 tipos de massagens, . Escolha a sua favorita, e bom relaxamento.
1. Shiatsu
Shiatsu é uma palavra japonesa que significa pressão (atsu) com os dedos (shi). Geralmente, a sessão tem duração de 60 minutos. A massagem é feita com a pressão dos dedos em vários pontos vitais do corpo para reequilibrar as energias e promover uma sensação de bem estar. A técnica age nos meridianos que se relacionam com os órgãos internos. A massagem beneficia o sistema muscular, respiratório, digestório, circulatório, urinário e reprodutor.
2. Massagem relaxante
Com movimentos suaves, lentos e firmes em todo o corpo, a massagem relaxante tem a finalidade de promover o alívio das tensões e do estresse. Esse tipo de massagem é ótimo para a circulação sanguínea. Geralmente, essa massagem é feita em um ambiente calmo para que o cliente consiga desligar a mente.
3. Candle massage
A chamada candle massage é uma técnica inovadora de massagem americana que faz uso de ceras vegetais naturais, atóxicas e próprias para este fim, formuladas a partir de substâncias emolientes e nutritivas, como a vitamina E. Óleos essenciais de capim-limão, eucalipto, lavanda e várias outras essências também estão presentes na mistura, ajudando no processo de relaxamento aliado ao aquecimento do corpo. A sensação de conforto físico e da diminuição do estresse, do cansaço e das dores na coluna são conseguidos através do odor agradável, da temperatura e da leve pressão dos movimentos sobre o corpo.
4. Massagem com pedras quentes
Esta técnica é realizada com pedras vulcânicas aquecidas, colocadas em sete pontos vitais do corpo. Essas pedras são deslizadas suavemente por toda a musculatura, sem que haja o contato das mãos do profissional com o corpo de quem recebe o procedimento. A terapia com pedras quentes ajuda a manter o estado de harmonia, promovendo alívio do estresse, aumento da circulação sanguínea, sensação de alegria e bem estar, alívio das dores musculares e mesmo cólicas menstruais.
5. Massagem ayurvédica
Essa massagem contribui para o equilíbrio entre a mente e o corpo. A técnica é feita por meio de deslizamentos e alongamentos com o uso de óleos vegetais e essências que estimulam a circulação. A ayurvédica promove um realinhamento postural, alívio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-estresse sobre a pessoa. Além disso, promove uma flexibilidade maior do corpo. Ela é indicada para quem tem dores musculares, enxaquecas, problemas de coluna, estresse e depressão.


Você costuma fazer massagens após o Jiu-Jitsu? Como isso colabora com seus treinos?

segunda-feira, 23 de março de 2015

ALONGAMENTO TERAPÊUTICO


Consiste em uma aula ministrada por um profissional com exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, a fim de restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a essa articulação, além de prevenir o encurtamento e tensionamento irreversível de grupos musculares. Tal técnica pode ser aplicada em atendimentos com massoterapia Terapêutica ou Clinica dependendo do profissional.


Além de alongamento, parte do atendimento é composta por exercícios de condicionados, com intuito de fortalecimento e melhora dos tônus musculares com uso de respiração correta e olhar direcionado. 

Tal forma de alongamento entrou para o universo dos Massoterapeutas nos EUA e depois no Brasil em 2001. Em 2005 foi utilizado como ferramenta para massoterapeutas em ambulatório. Lembrando que o limite dos Massoterapeutas é aplicar o alongamento passivamente no cliente e nao entrar na esfera de exercícios condicionados.

Benefícios do atendimento:
• reduzir tensões musculares 
• relaxamento corporal 
• proporcionar maior consciência corporal e coordenação 
• prevenir lesões 
• preparar o corpo para outras atividades físicas 
• relaxamento do corpo e mente.


Com a prática regular de alongamento os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias prevenindo o desenvolvimento de lesões.

Recebendo massoterapia em conjunto você obtém maiores benefícios...





SBMM-SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA MANUAL

domingo, 22 de março de 2015

A massagem é PREVENTIVA, INTENSA, e CURATIVA



A massagem é ideal para os esportistas em geral, e até pessoas comuns que estejam com fadiga e ou estresse de todos os tipos, excelente após uma longa viagem.
   
Muitos dos meus clientes que usufruem deste  serviço, estão entre eles corredores, nadadores, praticantes de triátlon  ciclistas, musculação, ginástica,  profissionais e amadores.
  
 Nesta terapia o corpo é trabalhado da cabeça aos pés. O Profissional utiliza de técnicas de alongamento para auxiliar no seu desporto, trabalhando também sua respiração em sincronia, concluindo com toques terapêuticos para relaxar seus músculos. Ideal para aliviar tensões, dores musculares, problemas de coluna, e até melhorar a elasticidade.
   
A massagem é PREVENTIVA, INTENSA, e CURATIVA, trabalha o cansaço físico, fadiga, estresse muscular.​

A massagem desportiva feita aqui apresenta uma abordagem mais casual, quero possibilitar ao meu cliente um momento  excelente de terapia, . Conversarmos sobre sua rotina, seu estado físico, nível de estresse e indico o melhor para sua recuperação física e mental. Mantendo o foco no seu bem estar.

Ofereçemos também outros tipos de  Massagens que você poderá escolher de acordo com aquilo o que busca para seu relaxamento.

sábado, 21 de março de 2015

DISTÚRBIOS NEUROMUSCULARES E TERAPIA POR MASSAGEM


Após o reingresso da massoterapia na área de saúde em 1960, muitas coisas (técnicas, conhecimento, princípios e recursos) foram acrescentados a terapia por massagem. Uma das contribuições foi o estudo minucioso sobre os tecidos moles. As informações anatômicas e fisiológicas das intercorrencias mecânicas descobertas foram fundamentais para mudar os parâmetros de tratamento em tecidos moles.O professor Patrick Pietroni, (FT),que trabalha com a analise de músculos e seu efeito na disfunção garante que o foco do terapeuta é totalmente outro em relação a quadro álgico, movimento e força. Hoje o massoterapeuta deve concentrar-se nas disfunções. 

A disfunção por sua vez á o campo primordial do massoterapeuta, pois só pode trabalhar para correção, reeducação de tecido e até regeneração caso o profissional entenda através do campo da disfunção. O Dr. Leon Chaitow, maior divulgador da massagem científica na Europa, explica que todo e qualquer distúrbio incluindo aspectos de campos bioenergéticos podem estar atrelados as disfunções. Uma disfunção clássica são ocorrências nos DNM's (distúrbios neuromusculares), que eram classificados na Osteopatia como lesões simples, mas para massoterapia são disfunções de compensação ou clássicas que promovem alterações no grupo neuro-músculo-esqueléto, ou musculo-fascia articulação, que impedem ou dificultam a função motriz de movimento incluindo a biomecânica e cinesiologia, comprometendo finalmente os músculos.

Após o acometimento o individuo apresenta sinais como:Fraqueza na região, nódulos palpáveis, sensibilidade cutânea, (contratura) banda tensa e presença de "pontos” de dor que podem ser chamados de pontos de Jonnes, que são formações nodulares agudas que se desenvolvem como consequência de continua injuria ao tecido miofacial ou tendíneo.Quando não cuidados esses pontos podem ficar crônicos e tornarem –se “pontos de gatilhos” formando micro-fibroses em trechos de feixes-musculares, podendo manifestar ainda; espasmo muscular segmentar, dor referida ou irradiada e perda de força que ocorre como efeito da disfunção da capacidade do fuso muscular e isquemia local. A novidade é que até os campos de energia da região podem ficar enfraquecidos ou com bioenergia estagnada.

A observação geral é que, em sua maioria as disfunções são manifestas de varias formas, sendo as mais conhecidas como DORT e LER. DORT (doenças relacionadas ao trabalho) ou LER (Lesão por esforço repetitivo). Caso não sendo tratado adequadamente, essas disfunções podem ser levadas para outras áreas do corpo, porque não são consideradas doenças e sim “pré-disposições vivas”, ou seja, elas se “alimentam” da mecânica errada, alimentação inadequada e falta de exercício corretivo quando já manifesta. Portanto, uma disfunção em determinado músculo não tratado irá crescer e se alastrar nas fibras para outras áreas, sendo conhecida como disfunção de grupo.

Tanto Europa quanto parte dos EUA, Massoterapeutas licenciados já trabalham focados nas lesões de tecidos moles ou disfunções clássicas. No Brasil a ABRAMC foi à pioneira nessa abordagem em e continua propagando e divulgando a metodologia para massoterapeutas.



ABRAMC-Um novo conceito em saúde
Massoterapia Clinica-É medicina feita a mão
University of the Westminster -2007
Miami Institute Center-2009
Seminary Fascia ,Virginia/EUA -2010

sexta-feira, 20 de março de 2015

MASSOTERAPIA PARA AMPUTADOS – UM CAMPO FANTASTICO



Os massoterapeutas foram os primeiros a trabalhar com amputados no período entre guerras. Após o estabelecimento da fisioterapia os massoterapeutas ficaram afastados desta área. Após os anos 80 no século passado acontece o reingresso da massoterapia ao cenário de saúde. 

As práticas do massoterapeuta no trato com amputados está em auxiliar a reabilitação. O cuidado por parte do massoterapeuta está no início pós operação, pois existe sensibilidade tátil e as manobras com massagem devem ser restritas, existe ainda o perigo da TVP (trombose venosa profunda). As técnicas recomendadas são movimentos de cinesiologia, massagem corpo inteiro evitando movimentos bruscos no local amputado durante três meses. 

Este é mais um campo da massoterapia que o técnico formado está retomando e com possibilidades com trabalho em equipe interdisdisciplinar.

A tendência é que este mercado cresça para massoterapia.



ABRAMC- Medicina feita a mão

quinta-feira, 19 de março de 2015

Massagem desportiva

Indicada para todos que praticam
algum
tipo de esporte, seja profissionalmente ou
por hobby. É uma massagem profunda 
com deslizamento nos grupos musculares
 mais solicitados na prática de atividade
 física. 

Tem o objetivo de melhorar a circulação
 sanguínea, alongar as fibras musculares 
e eliminar as toxinas geradas durante a 
pratica esportiva.

Benefícios
• Relaxar a musculatura em geral, porém 
com maior foco nos músculos mais
solicitados conforme a prática esportiva;
• Melhorar da circulação sanguínea e
 oxigenação das células;
• Acelerar a recuperação dos grupos 
musculares;
• Recuperação do vigor físico;


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails