Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

Rolfing foi atração na 6ª Jornada de Massoterapia

Durante a 6ª Jornada de Massoterapia, na Beauty Fair 2013,em 7 de setembro, a rolfista Yeda Bocaletto trouxe diversos detalhes da técnica de Rolfing ao público presente. A profissional é formada pelo Rolf Institute (EUA), leciona na Associação Brasileira de Rolfing®- ABR e também foi coordenadora de pesquisa do Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing – NAPER.

Rolfing é uma terapia que abrange a educação postural. A técnica envolve mudanças significativas no equilíbrio e na liberdade dos movimentos. De acordo com a palestrante, a terapia também traz resultados rápidos e alivia dores. “O Rolfing coloca o músculo no lugar e também trabalha o emocional. Tenho clientes que se sentem mais seguras após o tratamento”, analisa Yeda.

O público presente pode acompanhar uma demonstração prática da terapia norte- americana. A professora mostrou exemplos da evolução de pacientes, respondeu perguntas da platéia e deu dicas  para interessados em trabalhar com o Rolfing. Hoje, apenas 170 profissionais da área atuam no Brasil. 

O que é uma porção?


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O QUE É MASSAGEM DESPORTIVA?



Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos. Leia todo o artigo e saiba mais sobre o que é massagem desportiva!

Para quem pratica atividade física é fundamental conhecer mais sobre o que é a massagem desportiva, pois acredito que seus rendimentos irão aumentar consideravelmente.
Se você já sentiu dores após um treino, uma corrida, uma competição, saiba que a massagem desportiva é a técnica mais indicada para sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.

MAIS SOBRE O QUE É MASSAGEM DESPORTIVA


Esta técnica é indicada tanto para amadores e profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição.
Esta massagem age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão e sim, principalmente, ao contrário. Ela deve ser realizada para prevenir lesões.
A massagem desportiva pode ser feito nos dias do treinamento ou em dias intercalados.
Após competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada devido às competições.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA?

Dentre os diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:
  • Prepara a musculatura para o exercício
  • Aumenta a circulação sanguínea
  • Elimina as toxinas da musculatura
  • Previne lesões da musculatura e tendões
  • Tonifica o tecido muscular
  • Estimula a produção de adrenalina
  • Alivia as dores pós-treino


QUAL A DIFERENÇA DA MASSAGEM RELAXANTE PARA A DESPORTIVA?

O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa.
Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.

Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais agitada” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”.


CONCLUSÃO SOBRE O QUE É MASSAGEM DESPORTIVA

Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados.
Como vimos, o ideal é utilizar não só a massagem desportiva, mas todas as técnicas como forma de prevenção de doenças e não apenas para tratamento.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Massagem esportiva em Brasilia



Ofereço massagem terapêutica preventiva a praticantes de esportes que querem prevenir lesões e melhorar seu rendimento muscular. utilizo óleos ou cremes no atendimento, em ambiente tranquilo e adequado para o seu bem-estar. É incluído o alongamento passivo para dar ao atleta mais resistência física. se você busca eliminar os efeitos do estresse, do cansaço físico e mental depois do seu trabalhoou atividade física, agende uma sessão de massagem relaxante terapêutica e verifique o resultado.


Indicada para quem pratica algum tipo de esporte. O foco são os grupos musculares mais solicitados na realização da atividade física em questão.
Os benefícios incluem o relaxamento da musculatura e melhora da circulação do sangue e oxigenação das células. Com isso, o atleta é capaz de recuperar seus grupos musculares mais rapidamente, bem como o vigor físico.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Entorses de tornozelo




Os entorses de tornozelo são as lesões desportivas mais comuns, pelo menos um dos ligamentos do tornozelo pode ser danificado (desde um simples estiramento a uma ruptura completa). Uma vez que se coloca a hipótese dos ultrasons (pulsadas sonoras de alta frequência) para ajudarem na cicatrização dos tecidos por aumentar a temperatura dos mesmos, estes são muitas vezes utilizados para tratar entorses agudas do tornozelo. O objetivo desta revisão da literatura foi determinar a eficácia da terapia dos ultra-sons em pacientes com entorse aguda do tornozelo, em comparação com placebo, sham (sem tratamento) ou de outras modalidades terapeuticas (imobilização, AINES em gel, eletroterapia).

Seis ensaios clínicos randomizados, envolvendo 606 participantes, foram incluídos nesta revisão: apenas um estudo, de 1977, foram reportados os efeitos a favor da utilização dos ultra-sons, em comparação com ai mobilização. 

Em outros estudos, os ultra-sons mostraram resultados piores do que eletroterapia ou os AINES em gel. Nenhum dos ensaios comparando ultra-sons e placebo conseguiram detectar diferenças estatisticamente significativas ou clinicamente importantes entre os grupos de tratamento. - Os dados obtidos também resultaram em diferenças não significativas.

Em conclusão, os efeitos dos ultra-sons (versus placebo / sham) na melhoria geral, dor (escala, questionário), edema, funcionalidade (atividades quotidianas, marcha, desporto, baixa médica), assim como as melhorias a nivel das amplitudes de movimento foram consideradas insignificantes e de importância clínica limitada. Com base nessas evidências, esta revisão não suporta o uso de terapia através dos ultra-sons para tratamento das entorses agudas do tornozelo. > De: Van den Bekerom et al, Cochrane Syst Rev (2011). Todos os direitos reservados ao The Cochrane Collaboration. Publicado por John Wiley & Sons, Ltd.

Traduzido por Lidia da Silva Farinha - Fisioterapeuta.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Massagem acelera a regeneração muscular


 Uma massagem depois do treino não é só um mimo. Estudos apontam que a técnica acelera em até 60% a regeneração muscular. 

"A massagem previne lesões e melhora a recuperação porque estimula o fluxo sanguíneo na área e reduz as inflamações no tecido".

Faça uma massagem de 10 minutos dando atenção especial à musculatura trabalhada no dia. A dica é deslizar as mãos em direção aos gânglios das regiões. Ou seja, em movimentos ascendentes nas coxas - direcionados à virilha -, seguindo em direção às axilas nos braços, no sentido horário no abdômen (tendo o umbigo como centro) e da cintura para a virilha. Um creme hidratante facilita as manobras.

Caso encontre um nó, dedique mais tempo ao local pressionando suavemente de fora para dentro. "Se sentir dores localizadas, faça compressa fria durante 20 minutos antes da massagem para diminuir a inflamação e o inchaço".

Tomate é bom para...


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Está com o corpo cansado para as atividades esportivas



Está com o corpo cansado para as atividades esportivas que realiza durante a sua rotina? Nada melhor que uma massagem forte e profunda, que alivia todas as tensões do corpo para te preparar para uma nova semana de exercícios. Por isso, vamos falar sobre a massagem desportiva.

Com base nas massagens sueca e na massoterapia, a desportiva reduz a chance de contusões, melhora a amplitude dos movimentos e a flexibilidade dos músculos. Além disso, melhora a força e a performance desportiva.

Sua técnica se baseia em liberar mais rapidamente o ácido lático e os pontos de tensão (trigger points).
Realizada por profissionais altamente treinados, a sessão acontece em um ambiente com luz baixa, música ambiente e acomodações confortáveis. Ao final, como em todas as massagens, movimentos suaves são aplicados para relaxar o corpo.

Quem tem mais risco de ficar hipertenso


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fortaleça seus pés com exercícios




A FRAQUEZA DOS MÚSCULOS DO PÉ PODE LEVAR A SITUAÇÕES COMO PÉ CHATO E FASCITE PLANTAR, além de interferir em outras partes do corpo.

Fortalecimento de panturrilha, quadríceps, posterior de coxa, glúteos, costas, abdominais. Esse tipo de treino de musculação é comum e conhecido entre os praticantes de corrida, mas já reparou que mesmo englobando boa parte dos membros inferiores esse treino não inclui os pés?

Existem vários músculos no pé, que dão a ele sua forma e garantem seu funcionamento. Dores na panturrilha e no joelho podem ser causas por um mau funcionamento do pé, pois ele é a base do corpo e precisa dar suporte e alinhamento para o restante da perna. A diminuição da força dos músculos do pé é mais comum do que se imagina, pois a maior parte do tempo usamos sapatos, o que diminui os estímulos sobre essa musculatura.

Por isso, a seguir, estão alguns exercícios e orientações para trabalhar esse importante segmento do corpo:
- Ande mais descalço: a sola do pé é cheia de sensores que ajudam o cérebro a controlar melhor o movimento e o equilíbrio, então é importante tirar os sapatos e sentir o chão de vez em quando.
- Em pé, tente deixar o arco interno do pé mais alto, sem mover o restante da perna. Você deve sentir que está fazendo força nos músculos da sola do pé. No começo é difícil mas é só uma questão de prática.
- Eleve somente o dedão e depois eleve os outros dedos mantendo o dedão no chão. Abra e feche os dedos.
- Arraste os dedos no chão como se quisesse usá-los para puxar algo para perto de você.

Troque refrigerante por suco


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Overdose De Video Game Pode Causar Dores. Como Evitar?

Poucas coisas são melhores do que reunir os amigos e se divertir com um bom e velho video game. Atualmente, jogos de interatividade como os desenvolvidos para o Kinect (Xbox) e Wii (Nintendo) se destacam e atraem cada vez mais jogadores. Mas e aquela dor muscular insuportável do dia seguinte? Pois é, muita gente esquece dela. Saiba aqui como se prevenir e parar de passar vergonha no trabalho, na faculdade, na escola, etc!

É basicamente a ressaca de uma noite nerd. Além de ter tomado aquela surra no boxe e perceber o quão cego é no boliche, você mal consegue levantar da cama de dor nas costas, movimentar a mão por causa da tendinite e muito menos agachar para amarrar o tênis ao ver suas pernas completamente travadas.

Coordenador científico do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Associação Paulista de Medicina, o doutor Marco Tulio Costa destacou a importância de um preparo físico prévio antes deste tipo de atividade, por mais inofensiva que ela possa parecer.

“Jogos como Kinect e Wii exigem mais movimento do usuário. Teoricamente é uma vantagem você não ficar apenas parado, evitando assim uma possível dor por conta da permanência da postura incorreta por muito tempo, como nos video games tradicionais. Por outro lado, eles forçam muitas vezes movimentos repetitivos, responsáveis por grande parte das lesões”, explica.

Apesar de queimar algumas calorias extras remando e pulando pela sua vida como se não houvesse amanhã, é necessário também saber seus limites. Lesões causadas pela repetição de movimentos bruscos não são uma realidade tão distante. “Os casos mais frequentes são de tendinites, dores musculares e desconfortos nas articulações”, continuou Marco Tulio.

“Jogar este tipo de game deve ser encarado como a prática de qualquer outro esporte. Para evitar esse tipo de desconforto é necessário fortalecer seus músculos diariamente e realizar alongamentos sempre”, aconselha.
“As dores acabam surgindo porque você se distrai jogando e passa do limite do próprio corpo. A tensão durante a atividade ainda contribui para o enrijecimento dos músculos, que posteriormente vão ficar mais sensíveis por conta do esforço”, completou Marco Tulio.

Moral da história: previna-se. Não custa perder um tempinho se alongando antes e durante a brincadeira. Além disso, evite jogar se você já tiver algum tipo de lesão, já que a chance de agravar é muito grande.
PS: apesar de tudo isso, existem coisas que não podemos prever. Todo cuidado é pouco .


Fonte: Yahoo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quer melhorar seu rendimento? Então aposte na massagem desportiva!



Diferente da massagem para relaxamento, a massagem desportiva é indicada, basicamente, para preparar e recuperar a musculatura dos praticantes de exercícios físicos e esportistas. Ela é realizada de forma mais rápida e vigorosa, focando nos grupos musculares mais exigidos na prática esportiva e em possíveis queixas do atleta. Para cada fase do treinamento ou da competição, a massagem desportiva terá objetivos distintos:
- Pré-treino/competição: estimular a musculatura para o exercício através do aquecimento gerado pelas manobras, prevenindo lesões.
- Intercompetição (atletas): manter a temperatura corporal aquecida e a atividade cardiovascular, no intuito de auxiliar a musculatura na manutenção do exercício.
- Pós-treino/competição: eliminar os resíduos metabólicos para diminuir a dor e os nódulos de tensão.
- Tratamento de lesões: remover o excesso de fluido do tecido, estimular a circulação para a recuperação mais rápida, diminuir aderências e manter a flexibilidade. Nesse momento, poderá ser utilizada a criomassagem.
- Pós-viagem (atletas que necessitam se deslocar para outras cidades para competições): diminui a sensação de rigidez, melhora a dor, sobretudo nas costas, coluna cervical, ombros e diminui o edema em MMII, pelo incremento da circulação venosa e linfática.
- Massagem desportiva não-específica (período sem competição): promover relaxamento e aumentar a sensação de bem-estar geral e monitorar as condições musculares do atleta.
Uma vez que a massagem desportiva auxilia no aumento da circulação e do fluxo de nutrientes, na extensibilidade do tecido conjuntivo, nos movimentos articulares e na diminuição dos espasmos musculares e da dor, os riscos de lesão consequentemente diminuem. Dessa forma, a função muscular mais prontamente restabelecida confere ao atleta ou esportista maior bem-estar físico e psicológico, impactando diretamente na sua confiança e performance, além de maior longevidade na prática esportiva.
Fisioterapeuta – Maura Rigoldi Simões da Rocha

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Os benefícios da massagem desportiva


A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e serve não apenas para tratar um determinado problema, mas para ajudar também em cada uma das fases de treinamento do atleta (cada fase com seu objetivo específico).
Entre seus principais efeitos, destacamos a diminuição dos riscos de lesão (pois remove produtos metabólicos e catabólitos, aumenta o fluxo de nutrientes e a circulação, além de aumentar a extensibilidade do tecido conjuntivo,aumenta os movimentos articulares- pelo relaxamento muscular, e ainda facilita a atividade muscular), melhora a consistência do treinamento, promove cura de lesões, reduz espasmos musculares, promovendo a função muscular normal, aumenta a confiança, aumentando a vida útil do atleta na atividade.
As principais indicações para o atleta realizar um programa de massagem são: ajudar tanto no relaxamento (pós treino ou prova), efeito estimulante (pré treino ou prova), alívio de dores, tratamento de lesões principalmente quando há edema (inchaço) e aderências (tecido cicatricial).
Objetivos: A massagem realizada na fase de condicionamento tem por objetivo promover rápida recuperação após treinamento intenso, evitar a dor muscular tardia (DMT), evitar a fadiga, além do bem estar físico.
Como tratamento, ela estimula a circulação, a quebra de aderências e ainda auxilia na manutenção da flexibilidade.
No período pré competição (pré evento), o objetivo é sempre preparar o corpo para a atividade física. Eleva a temperatura das regiões que irão sofrer maior desgaste e normalmente é realizada antes do aquecimento (de 20 a 30 minutos). Neste caso, as manobras realizadas são mais rápidas , intensas e vigorosas para “acordar” a musculatura, deixando-a mais ativa durante a prova.
Já no pós competição, o intuito é eliminar resíduos tóxicos do corpo, auxiliar na redução de dor e DMT e, havendo suspeita de lesão tecidual, pode ainda ser usada a criomassagem (massagem com gelo).
A massagem no pós evento promove uma recuperação de 2 a 3 vezes mais rápida que somente o repouso.
A massagem ainda pode ser realizada em situações especiais, enfrentada por grande número de atletas: as viagens!  Objetivando melhorar a sensação generalizada de rigidez, dores nas costas e inchaço em membros inferiores (aliás, nestes casos de inchaços e retenção líquida a drenagem linfática é uma boa pedida).
Boas massagens!

O exercício que combina com você

í

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Auto-Ajuda para Disfunção e/ou Desordens da ATM.


Se você acha que pode ter um problema de DTM, primeiro consulte um médico para descartar doenças ou problemas que possam imitar ou expressar sintomas semelhantes aos das doenças de DTM. Muitas pessoas que têm sintomas de DTM têm grandes chances de melhorar com tratamentos reversíveis. Às vezes, o problema melhora gradualmente. 

Nós gostaríamos de oferecer técnicas de auto-ajuda que podem aliviar os sintomas: 

Calor úmido: O calor reduz a inflamação e melhora a função. Use uma bolsa de água quente ou garrafa de água quente ou uma toalha morna embrulhada ao redor do rosto, com cuidado para não se queimar. Há várias bolsas térmicas no mercado e a preços acessíveis. 

Gelo: O gelo tem o mesmo efeito que o calor e também aumenta o fluxo de sangue promovendo o relaxamento muscular. Se você for usar uma bolsa de gelo, embrulhe-a em um pano e coloque-a no rosto por no máximo 10 minutos, para não danificar sua pele. 

Dieta macia: As comidas brandas temporariamente podem ajudar, ao permitir que a mandíbula e músculos circunvizinhos descansem. Evite especialmente comidas duras, crocantes ou mastigáveis que possam traumatizar a articulação, ou comidas que lhe exijam abrir a boca grandemente, como uma maçã ou uma espiga de milho. Não mastigue chicletes. 

Uso de analgésicos: Talvez você tenha que experimentar vários analgésicos até encontrar um que melhor se adapte ao seu organismo. Acetominofen, como Tylenol, ajudam algumas pessoas, outros acham alívio com o uso da Aspirina ou Ibuprofen. Alguns medicamentos necessitam de prescrição. Confira com seu cirurgião oral antes de tomar qualquer tipo de medicamento. 

Exercícios de mandíbula: Exercitar a mandíbula, abrir e fechar lentamente sua boca mover a mandíbula para os lados, isto às vezes melhora a mobilidade. Exercícios que causam um aumento da dor ou deficiência devem ser descontinuados. 

Técnicas de relaxamento: Há evidências de que técnicas de relaxamento diminuem o sofrimento em casos de dor crônica. Respire lenta e profundamente, enrijeça e relaxe seus músculos, alternadamente, yoga e/ou hipnose são úteis para algumas pessoas. Se você foi diagnosticado com Disfunção de ATM. 

Auto-educação: Um paciente bem informado, pode tornar melhor as difíceis decisões relativas as opções de tratamentos e discutir estas opções com o profissional. Descubra tanto quanto possível, lendo e falando com outras pessoas que têm ATM. 

Tratamento Há várias opções de tratamento e uma variedade de termos usados para descrever estes diferentes métodos de tratamento. Porém, a maioria dos cuidados que seu cirurgião oral oferecerá vai incluir pelo menos três ou mais dos seguintes tratamentos: - Educação do paciente e auto-cuidado - Modificação de comportamento, incluindo técnicas de relaxamento e cuidados com o estresse, - Medicamentos, - Terapia física, - Terapia de aplicação ortopédica (placa estabilizadora), - Terapia oclusal (ortodontia, reabilitação oral, etc ), às vezes é necessário. - Cirurgia. 

Os objetivos do tratamento são: Reduzir a dor; Restabelecer confortável função mandibular; Limitar a recorrência da dor; Restabelecer padrão de vida normal o mais rápido possível. Recomendações de tratamento: Freqüentemente, somado a dor física existe o estigma que muitos cirurgiões maxilo-faciais ou médicos afirmam para seus pacientes de ATM que eles só têm um problema psicológico e não querem melhorar, ou não podem corrigir o estresse. Foi enfatizado que o tratamento farmacológico que se utiliza para aliviar as dores persistentes relacionadas com DTM (ATM), são iguais aos tratamentos de outras condições de dores crônicas. Opiáceos e AINEs (medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais) são reconhecidos como analgésicos e deveriam ser implementados proporcionalmente à intensidade da dor apresentada pelo paciente". Nós podemos presumir que com estas recomendações a dor relacionada à ATM é adequadamente controlada, portanto, os pacientes poderiam desfrutar de uma melhor qualidade de vida cessando a sua desesperada busca por um tratamento mágico para aliviar a dor. Um grande esforço educacional tem que acontecer para os profissionais da saúde sobre Disfunções/Desordens da ATM. É imperativo que os profissionais que tratam pacientes com dor crônica, tenham que acreditar que esta dor está relacionada com ATM e é real. 

Recentemente, houve uma explosão de pesquisas científicas que está aumentando a compreensão dos mecanismos de neurofisiologia da dor, os neurotransmissores da dor e sistema nervoso periférico e central. escrito por: Dr. Nicolas e Dra.Francine 


fonte:http://www.wmulher.com.br

sábado, 7 de setembro de 2013

FORTALECIMENTO E ELASTICIDADE DAS DUAS PAREDES DO TRONCO, COSTAS E PEITORAIS/ ABDOMINAIS.



Sente sobre um rolo, facilmente encontrado em lojas de fitness. Exercite-se, estimulando equilíbrio e movimento. Simultaneamente, ao lançar o tronco para frente, eleve as pernas. Enquanto o rolo gira para frente, a bacia lança-se para trás. 

A sustentação e suspensão do corpo acontece pelo equilíbrio da contração muscular das paredes, anterior e posterior do tronco, da contração do quadríceps , da dorsi flexão dos pés. Detenha-se pelo menos cinco minutos nesse exercício, não bloqueie sua expiração ao lançar-se para trás, suspenda as pernas, alongue os braços, cresça o seu pescoço, mantenha o olhar levemente para frente e para baixo. Divirta-se! Não sofra! 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Massagem Desportiva - Depois do esporte


A massagem esportiva tem como principal objetivo reestabelecer as funções fisiológicas do corpo apósa prática esportiva. 

Dentre os benefícios podemos observar: 
a redução dos batimentos cardíacos,
diminuição da pressão sanguínea,
 melhora da circulação e fluxo linfático,
 relaxamento da musculatura, 
melhora da amplitude dos movimentos, 
aumento da endorfina ( que é o analgésico natural do corpo), 
maximização da ação de nutrientes, 
ajuda na eliminação do ácido lático, 
contribui para uma recuperação mais rápida entre os treinos e provas.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Terapia manual melhora a dor em pacientes com osteoartrose (OA) do Joelho



Resultados de muitos estudos demosntram que a terapia manual melhora a dor e a função física a curto e longo prazo em pacientes com osteoartrose (OA) do Joelho, mas os efeitos da mobilização segundo o método de Mulligan, mobilização com movimento (MCM) precisam ainda de ser explorados na OA do joelho.

Como um primeiro passo, este estudo investigou os benefícios imediatos e a curto prazo das MCM em três fases do tratamento em 19 pacientes com OA do joelho. A pesquisa foi 14 mulheres e 5 homens que receberam tratamentos individuais de MCM e também executaram auto-MCM. Os resultados incluem:


- intensidade de dor (escala visual análoga) durante a marcha, subir e descer escadas, e levantar sentar;
- Amplitude de movimento passiva de flexão e extensão; e
- Atividades da vida diária - escala de levantamento de resultados do joelho (KOS-ADLS)

Foram identificadas melhorias significativas da "baseline" nas amplitudes de flexão e nas pontuações de dor em todas as tarefas a seguir ao tratamento inicial. O resultado da KOS-ADLS melhorou significativamente desde o primeiro até ao último tratamento. As MCM foram associadas com alivio imediato da dor e melhoria funcional do joelho, sugerindo o seu potencial como um componente de manuseio inicial à abordagem ao joelho com OA. Todos os direitos reservados a Informa Healthcare USA, Inc.

Traduzido por: Lídia da Silva Farinha - Fisioterapeuta.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MASSOTERAPIA E POMADAS ANTI-INFLAMATÓRIAS.



Atualmente não se critica a massoterapia por falta de evidencias e efeitos comprovados, o que antes era uma afirmação, que a massoterapia era um placebo e não apresentava efeito algum caiu por terra, com as evidencias e comprovações nos mais variados campos de pesquisas em biomedicina. Entretanto, novas combinações estão chamando a atenção em pesquisas, pois se as combinações tipo pomadas anti-inflamatórias e massoterapia como sairia?Como o corpo reage? No inicio deste século, surge uma gama de pomadas, cremes anti-inflamatórios que estão melhorando os diversos quadros álgicos em geral. São fórmulas antigas, porém, mais potentes. Mas nossa pergunta aqui é: Será que não existe nenhuma contra indicação nisto? Será que a massoterapia aplicada adequadamente seguindo o protocolo cientificamente correto, não causará problemas ou anulará os supostos benefícios do fármaco?

Ainda estamos especulando isto, entretanto, sabe-se que para passar pomadas ninguém utiliza os protocolos de massoterapia, mas quando é para aplicação de massoterapia, o uso de pomadas anti-inflamatórias não são utilizadas. Mas, nada se pode provar se existe ou não de contra indicações nos efeitos do fármaco com os movimentos passivos realizados pela massoterapia.
Veja o que existe para uso como recurso.

Modo de uso
• Pomada ou Gel: fazer uma pequena massagem local com o produto, durante 2 minutos ou até que a região fique ligeiramente avermelhada.
• Aerosol: vaporizar o produto a uma distância de 20 cm, por 2 a 3 segundos, aplicando uma toalha no local, fazendo uma ligeira compressão.
• Adesivo: Aplicá-lo na região a ser tratada com a pele seca e limpa. Promove calor local por até 8 horas.
• Bolsa de gelo: Sem abrir a embalagem, quebrar o objeto sólido de seu interior e mexer para misturar o conteúdo. A bolsa ficará fria imediatamente e durará até 40 minutos. Envolver a embalagem numa toalha fina e aplicar no local desejado.

Therapist Journal -2009
Westminster Ingland -2008
SMS/RJ-2004
ABRAMC- 2009

Cinco indicadores de saúde


domingo, 1 de setembro de 2013

Dicas de saúde


Livro - Massagem No Ambiente de Trabalho

Nos últimos anos, muitas empresas brasileiras têm incorporado práticas de massagem ao seu dia a dia. Essas práticas são inseridas em eventos, aliadas aos programas de ginástica laboral ou acrescidas aos serviços prestados pelo ambulatório médico, objetivando tanto a prevenção e tratamento de diversas afecções que acometem os trabalhadores quanto a premiação de colaboradores pela conquista de metas.

A relação entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores vem ganhando uma nova dimensão no processo de globalização, pois as condições dessa nova ordem mundial, relativas ao modo de produzir e comercializar produtos e serviços, refletem diretamente nas formas de trabalho, no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores.

A obra Massagem no ambiente de trabalho aborda as competências necessárias a serem desenvolvidas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para que possam apresentar as práticas de massagem de forma diferenciada a empresas, incluindo técnicas e manobras de massagem, formas de elaboração, implantação e avaliação de programas, além de possibilitar discussões embasadas em referências científicas sobre o tema.


- Editora Phorte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails