Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mitos e fatos sobre a dor nas costas

Os dados médicos mostram que, mais cedo ou mais tarde, 8 em cada 10 pessoas vai sofrer dor nas costas. A dor nas costas é comum, assim como os mitos sobre as razões que a originam.



Mito 1: senta-te sempre com as costas retas

É verdade que um sentar corcunda é mau para as costas. Mas também é verdade que se estiveres sempre com uma postura demasiado reta podes provocar tensão nas costas. Se passas demasiado tempo sentado, experimenta sentar de modo a que os pés estejam pousados no chão e as costas ligeiramente curvadas.

Mito 2: não levantar objetos demasiado pesados

Não é necessariamente quanto peso levantas mas sim como o levantas. É claro que não deves levantar coisas demasiado pesadas para a tua estrutura corporal. É normal os praticantes de musculação levantarem grandes cargas. Quando fores levantar um haltere, deves agachar-te junto dele e manter as costas retas e a cabeça erguida. Utiliza as pernas para o levantar. Não dobres as costas durante o levantamento pois poderás causar-lhes dano.

Mito 3: ficar na cama é a melhor cura

O descanso pode, efetivamente, ajudar a reduzir a dor nas costas. No entanto, passar um dia inteiro ou mais na cama poderá aumentar as dores.

Mito 4: a dor nas costas é causada por lesões

Também, mas não só. Outras causas incluem a degeneração dos discos, doenças e infecções.

Mito 5: pessoas magras não têm dor nas costas

Toda a gente pode ter dor nas costas. Tal como pessoas com excesso de peso estão mais propensas a sofrer das costas (confrontar com Fato 1), indivíduos com peso abaixo do normal (como os que sofrem de anorexia) podem sofrer perda óssea, o que resulta em vértebras fraturadas ou esmagadas.

Mito 6: o exercício é mau para a dor nas costas

Um grande mito. O exercício regular previne a dor nas costas. Os médicos costumam recomendar programas de treino a pessoas com dor nas costas, iniciando com exercícios simples e ir aumentando a intensidade. Logo que a dor desapareça, a continuação da prática de exercício físico poderá ajudar a prevenir futuras incidências.

Mito 7: Colchões mais firmes são os melhores

Um estudo realizado por investigadores espanhóis com indivíduos com dores de costas crónicas mostrou que aqueles que dormiram em colchões de firmeza média (classificados com 5,6 numa escala até 10 pontos, em que 10 representa um colchão muito mole) registaram menos dores nas costas do que aqueles que dormiram em colchões muito firmes (2,3 pontos na escala) [*1].

E agora os fatos:
Fato 1: Mais peso, mais dor

Estar em forma ajuda a prevenir a dor nas costas. Ela é mais comum em indivíduos sedentários, especialmente aqueles que praticam exercício físico só ao fim de semana. Como tal, pessoas com excesso de peso são mais propensas a registar episódios de dor nas costas.

Fato 2: a quiropraxia pode ajudar

As linhas de orientação para tratamento de dor nas costas do American College of Physicians and American Pain Society recomendam que os pacientes considerem opções válidas no tratamento de dor nas costas, como a manipulação espinal ou a massagem terapêutica.

Fato 3: a acupuntura pode aliviar a dor

Segundo as guias do American College of Physicians and American Pain Society, a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor nas costas.

Fato 4: O Ioga também ajuda a reduzir dores na parte inferior das costas

Um estudo publicado em 2009 na revista Spine indicou que a terapia de ioga pode reduzir a dor e melhorar as funções de pessoas com dores crónicas na parte inferior das costas [*2].

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] - Evaluation of the Effectiveness and Efficacy of Iyengar Yoga Therapy on Chronic Low Back Pain, Spine Vol. 34 – Issue 19, Setembro 2009 (LINK)
[*2] – Kovacs, F. et. al., Effect of firmness of mattress on chronic non-specific low-back pain: randomised, double-blind, controlled, multicentre trial, The Lancet, Vol. 362 (9396), págs. 1599-1604, Novembro 2003 (LINK)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Suco Com Gérmen De Trigo Dá Energia Extra Para Começar O Dia



O calor costuma deixar algumas pessoas prostradas. Para dar uma animada, que tal preparar um suco energético e nutritivo com banana, laranja e gérmen de trigo?

A fibra enriquece o suco com vitaminas do complexo B, importantes no metabolismo celular. A receita dá dois copos do suco Salada Mista, feito pela RG Nutri, com cerca de 152 calorias cada.

Ingredientes

1 caixinha de suco de banana (250ml)

1 caixinha de suco de laranja (200ml)

3 morangos

2 colheres de chá cheias de gérmen de trigo

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

152,45 36,68 1,22 0,09
Calorias Carboidrato (g) Proteína (g) Gordura (g)


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/11/26/suco-com-germen-de-trigo-da-energia-extra-para-comecar-o-dia.jhtm

sábado, 26 de novembro de 2011

A utilidade da massagem na musculação



Dentre tantas técnicas, objetivos e benefícios que a massagem tem, também podemos agregá-la antes e/ou depois da musculação.

Uma massagem desportiva antes, tem como objetivo de preparar a musculatura para o esforço físico. Após a musculação, ajuda a eliminar o lixo metabólico gerado pelo exercício (ácido lático, por exemplo).

Mas precisamos ter o cuidado com algumas contra-indicações como dores agudas, inchaço, hematomas, inflamações, entre outras que são adquiridos com o esforço excessivo. Esses são alguns resultados do exageiro na atividade física e geralmente descartamos a massagem.

Uma compressa gelada pode ter muita utilidade em casos como de inchaço e inflamações, pois com a baixa temperatura, as fibras musculares que antes estavam “dilatadas”, se unem novamente, eliminando o inchaço aos poucos.

Em casos de tensões musculares seguidas ou não de hipersensibilidade, o ideal é uma compressa quente. O calor “solta” as fibras musculares que estão rígidas causando o relaxamento e alongamento dos mesmos.

A massagem e esses cuidados não são apenas para quem faz musculação. São para qualquer atividade física.

Procure se informar em sua academia ou mesmo procure um médico e faça uma avaliação de sua estrutura física para obter melhores resultados em seus exercícios.

Desta forma, o conhecimento e intimidade com o próprio corpo aumentam e os resultados físicos desejados serão rápidos e satisfatórios.

De quebra, a respiração, qualidade do sono e bem-estar mental melhoram gradativamente!

Kátia Kioki, Terapeuta Complementar

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Massagem :Reações ao tratamento



As reações à massagem e ao trabalho corporal variam de um paciente para outro. Enquanto uma pessoa apresenta uma resposta positiva em um curto período de tempo, outro paciente nas mesmas condições talvez necessite de um tratamento muito mais longo. A diferença é inevitável e deve ser encarada como natural. É válido lembrar que os pacientes se curam a si mesmos, ainda que com a orientação e ajuda do terapeuta. Existe disparidade, também, nos efeitos físicos imediatos do tratamento.

Apesar de, em geral, a massagem ser um conjunto agradável, algumas das manobras são mais agradáveis que outras. As técnicas de massagem profunda, por exemplo, assemelham-se mais a uma "dor gostosa", quando comparadas com a sensação tranqüilizadora do deslizamento superficial. Às vezes, uma sensação residual de leve dor permanece após o tratamento, o que invariavelmente decorre da superestimulação dos nervos sensoriais.

Entretanto, qualquer dor ou abrasão que persista ou demonstre alguma importância deve ser registrada, literal ou mentalmente, já que revela a necessidade de ajustes nos tratamentos subseqüentes ou de omissão completa da área. Alguns pacientes também relatam uma sensação de peso na cabeça ou a necessidade de assoar o nariz logo após o tratamento.Ambos os sintomas são temporários e indicam que o corpo está eliminando toxinas. Não raro, a massagem no abdômen é seguida por defecação, e a massagem na linfa e nos rins, por micção.São, portanto, reações esperadas.

Para que o tratamento se complete, o paciente deve estar informado sobre os resultados esperados da massagem e ser aconselhado quanto a eles. Em um evento improvável de inflamação em um tecido ou em uma articulação, uma toalha molhada e fria é colocada sobre a área por cerca de 15 minutos. Aplicação similar é recomendada quando há suspeita de inflamação em um nervo. Também, a dor em um músculo pode ser aliviada com uma bolsa de água quente.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cuide dos seus pés



Instrumento de trabalho dos corredores, os pés são os que mais sofrem com a prática desse esporte, e não por acaso. São eles que dão sustentação ao corpo e padecem com o impacto no chão. Para que se tenha uma ideia, cada um deles bate contra o solo mais ou menos 15 000 vezes a cada 16 k corridos, com uma força que chega a quatro vezes o peso do corpo. Não é à toa, portanto, que fiquem doloridos e frequentemente sejam acometidos por lesões. Mas, por mais que sejam essenci­ais para quem pratica o esporte, são poucos os que se preocupam com possíveis machucados. "Os pés são muito maltratados. Às vezes, até esquecemos que existem", brinca Flávio Freire, diretor-técnico da Flávio Freire Assessoria Esportiva, em São Paulo.

De acordo com Ana Paula Simões, ortopedista especializada em pés da Taktos Medicina Esportiva, as lesões geralmente ocorrem por falha no treinamento, por condicionamento físico inadequado, técnica de corrida ou pisada er­­­­radas, que podem levar o atleta a forçar um dos membros mais que o ou­­­tro, e uso de tênis ruins (leia ao lado). "Treinos em pisos rígidos também são uma das causas de lesões", comenta.

Freire explica que os exercícios de fortaleci­mento são essenciais para que o atleta não te­nha problemas futuros. O treinador dá uma sugestão: andar descalço por algum tempo. "É bom ca­minhar com o pé no chão de vez em quando, porque o uso de calçado faz com que ele fi­que acostumado e acomodado, o que não proporciona o seu fortalecimento", lembra. Uma das maneiras de prevenir dores e possíveis lesões é fazer uma avaliação médica antes de começar a praticar o esporte e manter um acompanhamento durante a corrida. "Procurar uma equipe ou personal para orientar o treino é uma ótima saída para evitar complicações", salienta Ana Paula.


Outra dica é fazer um teste para saber o tipo de pé que você tem. "A avaliação é a garantia da escolha de um calçado adequado, também responsável por parte das lesões que afetam os pés", recomenda o fisioterapeuta Nelson Morini Junior, dono da clínica Reactive, de São Paulo.
Mas fique atento: se você machucou o pé e a dor for intensa ou persistir por muito tempo, procure um especialista. "É sempre importante buscar ajuda. Adotar uma solução caseira pode piorar o problema, já que a dor corre o risco de ser mascarada", indica o especialista. "Se você sente dor, é porque algo está errado e passar pelo médico não pode ser substituído por nenhum tratamento popular", alerta o fisioterapeuta.

Os especialistas afirmam que os corredores tendem a ser "teimosos" e a evitar a ajuda médica para não terem de interromper o treino. Se for preciso parar por um tempo, pare, e procure alternativas para não perder o condicionamento.
"Enquanto a lesão não estiver curada, pode-se recorrer a outros exercícios, como aqueles que utilizam a água, pois, assim, o impacto diminui e a forma física do atleta é mantida", aconselha Freire. Alongar, fazer exercícios que esquentem a musculatura e, principalmente, não exagerar nos treinamentos também são atitudes preventivas que evitam muitos dos problemas nos pés.

Higiene é fundamental
São poucos os que sabem que desprezar alguns hábitos considerados banais podem trazer problemas para essa região do corpo. É o caso, por exemplo, da falta de preocupação com a higiene. Como os pés ficam cobertos na maior parte do dia, os fungos encontram ali um ambiente ideal para proliferarem. Por isso, é preciso secá-los bem para que as incômodas micoses não comecem a aparecer.
"Os fungos crescem em lugares úmidos, quen­tes e escuros, como o tênis", comenta Alessandro Guerra, coordenador-técnico da rede Doc­tor Feet. O podólogo dá uma dica a quem so­fre com o problema: "Passe talco, pois é uma forma de diminuir a umidade."

Outra situação recorrente para quem corre é a unha encravada. Geralmente, ela aparece quan­do o corte é feito de maneira errada. Elas começam a ficar mais curvas e uma calosi­dade acaba por se formar no local. Pronto! É só a unha encostar nessa região sensibilizada pa­ra que as dores comecem. "É preciso acertar o tamanho da unha, mas não há um mode­lo certo de corte. Varia de pessoa para pessoa", comenta o treinador Freire.

O calo também é uma preocupação constante de quem corre. Ele é resultado do atrito contra o tênis e da pressão que os membros sofrem. Para evitá-lo, basta inibir as causas, utilizando produtos feitos com silicone, por exemplo.   

Mas o que geralmente tira o sono dos corredores são as bolhas. Alguns atletas de longa distância chegam a cruzar a linha de chegada com os pés em "chamas" e "pelados", quer dizer, sem parte da pele que cobre a sola. A melhor maneira de evitá-las é usar tênis confortáveis e que garantem proteção às deformidades e saliências ósseas do pé – lugares onde elas costumam aparecer. E, claro, proteger essas regiões mais delicadas e propensas a bolhas com um esparadrapo, por exemplo.

Não esqueça de dar atenção às meias. Evite as que possuem costura, que são feitas de náilon, um material mais abrasivo, e hidrate os pés. "O corredor que toma água adequadamente tem uma maior hidratação nos pés, mas quando há alguma fissura pelo fato de a pele estar mais sensível, é preciso reforçar a hidratação", revela Guerra. Jamais use tênis novos em uma competição. O calçado tem de ser lasseado nos treinos. Usar tênis "duros" em uma prova é praticamente garantia de bolhas.

Mesmo tomando todos os cuidados, certas vezes, elas insistem em aparecer. Nesse caso, o recomendável é que você estoure a bolha utilizando uma agulha esterilizada e pressione até que saia todo o líquido. Nunca, de maneira alguma, retire a pele. Ela protege o pé contra a entrada de bactérias. "Se ela não for estourada, pode ocorrer um acidente no meio da prova e você não conseguirá terminar a competição. As bolhas de sangue, que algumas vezes se formam, podem trazer ainda mais risco para o atleta", comenta Freire.

:Massagem de zonas reflexas




Massagem é também um Procedimento de Contato. Trata-se do recurso fisioterápico mais antigo. Desprezado por algumas gerações de profissionais que não queriam ser confundidos com "massagistas", é um procedimento que nunca deixou de ser prestigiado pelos que sempre tiveram uma abordagem "manual" da profissão. Atualmente, quando se reconhece que as "terapias manuais", em que a mão do fisioterapeuta é o principal recurso, são as mais eficientes, é hora de se voltar para sua utilização com especial atenção.

Através da massagem estimulam-se mecanicamente os tecidos moles, o que tem efeitos circulatórios, em especial venosos e linfáticos, por produzir variação no calibre dos vasos; efeitos relaxantes ou tonificantes, por estimular receptores nervosos musculares, tendinosos, articulares e cutâneos; efeitos preventivos na formação de aderências do tecido conjuntivo pós-imobilização ou cicatrização; efeitos de drenagem das vias respiratórias.

Existem várias formas de aplicação dessa força mecânica. Cada gesto, cada forma de manipulação dos tecidos leva um nome e tem um efeito mais circulatório, mais tonificante, mais desaderante, e assim por diante. A massagem clássica descreve o deslizamento superficial, o deslizamento profundo, a fricção, o amassamento, a percussão e a vibração.

A massagem de zonas reflexas é um procedimento cujas origens remontam ao final do século passado, quando a teoria das zonas reflexas foi abordada pela primeira vez por Head Mackenzie.

Wolfrang Kohlrausch desde 1937 estudou e confirmou que transformações hipertônicas de uma determinada região estão relacionadas com um órgão portador de patologia. Por exemplo, uma crise de apendicite associa-se com uma hipertonia muscular característica de músculos do abdome e dorso, assim como do psoas, ilíaco e diafragma. Em problemas funcionais crônicos, fora de períodos inflamatórios, demonstrou-se que o tratamento da região hipertônica leva a uma diminuição rápida dos sintomas.

Um mapa das zonas cutâneas relacionadas com órgãos internos foi estabelecido e manobras de diagnóstico e tratamento das hipertonias foram descritas. Essas formas de manipulação são diferentes daquelas das massagens clássicas. Em massagem reflexa, descrevem-se o pinçamento, os traços longitudinais e transversais, o deslizamento longitudinal da prega cutânea e o transversal da prega cutânea.

Os efeitos reflexos cutaneoviscerais advindos desse tipo de massagem ainda merecem pesquisas e comprovações; no entanto, as manipulações reflexas têm efeitos seguros sobre a tonicidade muscular. Se forem aplicadas sobre a região paravertebral, onde as zonas hipertônicas estão mais concentradas, o efeito de diminuição do tônus se evidencia pela melhoria da flexibilidade da região.

Mesmo as manobras da massagem clássica podem obter efeito semelhante. Elisabeth Wood e Paul Becker citam o trabalho realizado por Nordschow e Biermann (77) sobre 25 pessoas normais para determinar se a massagem manualmente aplicada poderia causar relaxamento muscular. Os autores utilizaram um procedimento extremamente simples e conclusivo. A tensão da musculatura posterior das pernas, das coxas e do dorso foi testada através de um teste dedos-chão: cada pessoa em pé com os joelhos esticados flexionou o tronco e tocou ou tentou tocar o chão com as pontas dos dedos das mãos. Depois, foi realizada uma massagem na região dorsal do tronco durante quinze minutos e na região posterior de cada membro inferior durante sete minutos e meio cada uma. O teste foi repetido e os resultados anotados. Os autores concluíram que apenas a utilização da massagem manual pode levar ao relaxamento da musculatura.

No entanto, as manobras de massagem de zona reflexa são ainda mais eficientes na obtenção desse efeito.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mente sã e corpo saudável



Hoje em dia numerosos estudos e estatisticas demonstram claramente a influência destes dois elementos (mente e corpo) um sobre o outro na dor, no alívio e cura.

A titulo de exemplo podemos observar o aparecimento de doenças e pequenos males fisicos com origem na disposição mental da pessoa(doenças psicossomáticas), assim como o contrário,doenças psiquicas originadas por problemas físicos.

Embora algumas doenças tenham sido erradicadas no passado recente,é no presente que outras doenças de grande perigo fustigam a estrutura eletro quimica dos seres humanos.As doenças cardiovasculares e cancerígenas são alguns dos exemplos a citar.
Eis alguns dos fatores que ajudam a enfraquecer e a desiquilibrar o ser humano através do seu sistema nervoso:

A poluição ambiental, alimentos pobres em nutrientes, ar impróprio para consumo, uso e abuso de substâncias psico-ativas como alcool tabaco e drogas, ruído , stresse, exposição a ondas eletro magnéticas, periodos curtos de sono, longos períodos em posição sentado/a,falta de exercicio fisico, movimentos repetitivos,ações medicamentosas em excesso a longo prazo(quimicos)etc..

Todos sabemos que é o sistema nervoso que regula e comanda todo o funcionamento do organismo, sendo ele que ordena as atividades voluntárias e involuntárias colocando-nos em comunicação com a realidade que percepcionamos através dos sentidos .

Ora este sistema nervoso divide-se em partes diferentes .O sistema nervoso central a par com o sistema nervoso periférico com seus doze pares de nervos cranianos e seus trinta pares de nervos espinais.Este último divide se em duas partes que se definem como sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo.
O autonomo ou neuro vegetativo controla a vida inconsciente que, compreende outros dois sistemas dos quais o simpático e o parassimpático.

A ação da massagem como complemento na qualidade de vida

A ação da massagem na sociedade de uma forma geral assenta sobre um elemento muito básico que na minha opinião tem um impacto enorme sobre o individuo.O elemento TOQUE.
A qualidade do toque e o seu profissionalismo, contribui desde logo para uma predisposição bastante positiva do corpo da pessoa que o recebe.Depois disto veêm as técnicas e as abordagens dependendo de que tipo de massagem se pretende.

Um dos objetivos principal da massagem na minha opinião passa pelo descongestionamento de pequenas áreas do corpo que por diversos motivos não estão a receber oxigénio, logo os receptores nervosos transmitem a sensação de dor ao cérebro.
Também através da massagem se pode influenciar o sistema linfático,principalmente em pessoas com pouca mobilidade diária, mobilizando manualmente a linfa e melhorando a sua circulação e direcionamento para os ganglios linfáticos.

A aplicação de alongamentos passivos e inibição muscular contribui para o ganho de comprimento dos músculos refletindo-se no relaxamento dos mesmos, assim como nas articulações que irão beneficiar do alívio da tensão ou força que os músculos exercem aquando encurtados ou hipertónicos.
Podemos concluir através desta breve descrição que o uso da massagem é de fato de grande valia para o aumento de qualidade de vida e saúde na sociedade de hoje.

domingo, 20 de novembro de 2011

Ronaldinho é poupado em treino do Flamengo



Ronaldinho foi poupado do treino do Flamengo, na manhã do sábado, no Serrinha. O meia ficou fazendo massagem e não participou do rachão. Porém, não preocupa para o jogo deste domingo, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada.

Em outras ocasiões, a comissão técnica rubro-negra já havia comentado sobre o desgaste do jogador e vem evitando de colocá-lo em treinamentos recreativos. Thiago Neves também fez massagens antes do início da atividade, mas participou da movimentação.

Durante o recreativo disputado debaixo de forte calor, Muralha se destacou ao fazer um belo gol. O auxiliar Junior Lopes foi quem comandou o treino.

sábado, 19 de novembro de 2011

Massagem Desportiva Integral



Desportiva Integral
Terapia de Distenção Miofascial / Terapia Neuromuscular / Terapia de Distenção dos Tecidos Músculos
- Terapias corporais profundas que auxiliam a cura de lesões e manutenção de dor.

Nota: A primeira consulta de Massagem Desportiva Integral inclui uma avaliação estrutural

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dor e bursite no ombro



A bursite no ombro define-se como um rompimento das bolsas liquidas protetoras que evitam a friccão entre osso, músculo e tendão.
Quando isso acontece, a área entra em processo inflamatório com a bolsa a ganhar mais volume, ocupando mais espaço, com isto gerando dor ao movimento e consequente imobilização parcial de movimentos importantes para o dia a dia.
Normalmente pessoas com o ombro mais arredondado e para a frente, são mais propensas a este problema porque, quando do movimento de flexão e abdução do ombro, devido a forma e ao pequeno espaço da estrutura, gera-se um maior desgaste da bolsa devido ao constante choque e friccão da bolsa com osso e tendões.

COMO TRATO A MINHA BURSITE?

Em fase aguda, não se aconselha massagem na zona. No entanto, uma boa aplicacão de bolsa de gelo durantes alguns dias, tem um ótimo efeito terapêutico sobre a àrea dado que vai anestesiar e contornar a inflamação aumentando o espaço entre estruturas.
Bastante descanso sem nunca esquecer que poderá progressivamente a par com a crioterapia, efetuar movimentos dentro do limite de dor, para dar inicio a uma segunda fase da cura.
Nessa segunda fase, recomenda-se a aplicação de estiramentos para o peitoral e inibição muscular, no sentido de rodar o ombro posteriormente, assim como mobilização passiva do ombro com alguns movimentos especificos para criação de espaço entre estruturas adjacentes.
Outras terapias como acunpuntura, ultra sons,infra vermelhos e massagem, aplicação de algas também são a considerar na fase pós aguda.
O principal objetivo no pós agudo será nutrir a zona com sangue, logo a massagem a par com as técnicas musculares, é perfeitamente aceitável e eficiente.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resistência muscular localizada previne dores nas costas



Adicionar imagem De acordo com estatísticas das autoridades de saúde, cerca de 80% das pessoas já tiveram ou terão dores nas costas, o que mostra que o problema é para lá de abrangente. Mesmo os praticantes assíduos de atividade física, em nível profissional ou amador, não escapam dessa estatística. Em muitos casos, as dores são passageiras e vão embora com o auxílio de analgésicos, mas segundo o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de brasileiros acabam procurando médicos para tratar a dor nas costas, sentidas por períodos mais extensos. Nesses casos, uma atenção maior ao funcionamento do corpo e alterações nos hábitos de postura são as únicas maneiras de aliviar o desconforto.


Especialistas defendem que, quanto mais resistentes os músculos, mais protegidos ficamos do incômodo das dores. Por isso, muitos fisioterapeutas pedem para que os indivíduos que precisam proteger as costas trabalhem os músculos do tronco (abdominais e eretores da espinha). Isso foi observado em uma pesquisa que acompanhou os moradores da cidade de Copenhagen (Dinamarca) por um ano concluiu, que resistência e não força foi o fator que aparentemente preveniu o aparecimento de dores nas costas. E neste caso, é importante ponderar as diferenças entre resistência e força na prevenção. O que vale a pena, de acordo com os resultados deste estudo, é investir em mais repetições e menos carga (peso) para os exercícios nos músculos do tronco, já que a fadiga muscular, comum nos grandes esforços, diminui a proteção contra as dores.

O mesmo foi observado em outras pesquisas. Em estudo realizado na cidade de Helsinque (Finlândia), com 126 indivíduos, a resistência dos músculos do tronco também foi o único fator associado à incidência de episódios de dores nas costas. A conclusão foi semelhante em um terceiro estudo, conduzido na cidade de Teerã (Irã), no qual 600 pessoas foram subdivididas em 4 grupos: 150 homens assintomáticos, 150 mulheres assintomáticas, 150 homens com dores na região lombar e 150 mulheres com o mesmo sintoma. Novamente, dentre todas variáveis pesquisadas, a única que apresentou estrita relação com dores nas costas foi a baixa resistência dos músculos do tronco, principalmente os eretores da espinha.

Portanto, a resistência muscular obtida com exercícios para aumentar a resistência dos eretores da espinha e também dos músculos da parte de trás do tronco é fator fundamental na prevenção de dores nas costas. Peça a orientação de um professor para a execução dos exercícios e invista em resistência, ou seja, mais repetições e menos carga, para fugir do incômodo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Kinesiotaping, Ligaduras neuromusculares

O que é?

As ligaduras neuromusculares dão suporte, apoio muscular e articular sem afetarem a circulação e a amplitude de movimento. São usadas como ação preventiva, para edemas e dor relacionada com lesões de todo o tipo.

Kinesiotaping (ligaduras neuromusculares) é uma técnica baseada no processo natural de cura do nosso corpo. A sua eficácia baseia-se na ativação dos sistemas neurológicos e circulatório. Este método advem da ciência kinesiologia, e foi descoberto há 30 anos atrás por um quiropata japonês kenzo kase de seu nome. As tiras são aplicadas para aliviar inflamação local e facilitação muscular.

Normalmente os músculos contraem e extendem numa amplitude considerada adequada, no entanto quando em hiperextensão ou demasiado contraidos em situações de excesso de levantamento de peso, os músculos em questão não recuperam ou tornam-se inflamados. Quando isso acontece o espaço entre a pele e o músculo torna-se muito pequeno resultando na restrição de passagem e circulação do fluído linfático. Esta compressão também pressiona os receptores de dor que se localizam por baixo da pele, que por sua vez vão emitir sinais de desconforto para o cérebro, fazendo com que o individuo conscientemente experencie DOR. As tiras neuromusculares quando colocadas fazem as chamadas "pregas" levantando a pele, e criam assim mais espaço encorajando a passagem de fluído e consequente limpeza de produtos resultantes do processo inflamatório.

Estas tiras neuromusculares são aplicadas sempre com os músculos em posição de alongamento e com diferentes tensões dependendo do objetivo a alcançar. Para relaxamento muscular normalmente aplica-se desde a inserção do músculo até á sua origem. Para facilitação e suporte muscular elas são colocadas desde a origem até a inserção. Para obter a eficácia pretendida o material necessita de ter elasticidade de cerca de 130 a 140 por cento do seu comprimento original, isto para que o músculo tenha uma boa margem de suporte.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dor nas costas e neurotransmissores



Quando estamos frustados ou zangados a nossa dor crónica parece aumentar e causar mais desconforto, no entanto, quando estamos completamente absorvidos em alguma atividade que nos dá prazer, ou por assim dizer distraidos, de certo que já notaram que a dor nesse momento não ocupa espaço nas nossas vidas.

Isto tem a ver com o fato de que existem neurotransmissores químicos no nosso corpo que transmitem os sinais de dor para o cérebro. Existem diferentes tipos dos quais a endorfina por exemplo, que atua na anulação de dor, existindo por sua vez outros que poderão facilitar ou aumentar a sensação de dor.

Teoricamente no caso da dor crónica, existe um desiquilibrio entre estes neurotransmissores. Os que eliminam dor, parecem não estar a funcionar em pleno , enquanto que os que aumentam a dor pelo contrário, funcionam em excesso. É como se tratasse de um interruptor químico que foi ligado e não consegue desligar. Nestas situações a mensagem de dor enviada para o cérebro não significa algo que está danificado ou que está prestes a ser danificado. Isto por si só representa a falha do sistema. Podemos tomar como exemplo, a artrite degenerativa que, continuamente envia mensagens de dor, sem no entanto podermos fazer nada em relação á condição estrutural que se nos apresenta. Isto leva-nos até ao nosso estado emocional, hábitos e padrões comportamentais resultantes desse mesmo estado.

Comportamento/Emoções

Os nossos hábitos comportamentais e estado emocional, alteram e modificam a composição quimica do nosso sistema nervoso, diminuindo ou aumentando estados de dor. Com isto poderemos descobrir e entender outras diferentes abordagens para o alìvio de dor crónica.

Consequências emocionais da dor

É importante não substimar as consequências emocionais da dor crónica. Raiva, frustração e depressão, são estados emocionais que vão alterar a qualidade destes neurotransmissores, aumentando o grau de sensação de dor. Torna-se necessário tomar consciência desses mesmos estados e, aceitá-los. A aceitação é por si só, uma atitude não tóxica para a nossa estrutura integrada. A realidade que construimos em torno das nossas vidas, revela- se a cada instante em cada célula do nosso corpo.

No entanto, a combinação de meditação , técnicas de respiração, yoga, pilates, aconselhamento psicológico e fisico a nivel de exercicios complementares da postura, podem certamente melhorar estas consequências emocionais. A massagem e as chamadas terapias alternativas são são certamente um enorme contributo a nível holistico para o aumento de qualidade de vida do individuo na sociedade moderna.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Contratura muscular



Contratura é um encurtamento ou uma contração permanentes de um músculo. Um fator causal da contratura é um espasmo prolongado ou paralisia. Um músculo também fica contraído quando não pode ser passivamente distendido, o que geralmente está associado à fibrose, isto é, ao depósito de tecido fibroso no músculo ou em torno dele. O processo pode ser precipitado por uma perturbação no suprimento sangüíneo para o músculo devido, por exemplo, ao uso de faixas elásticas apertadas ou de aparelhos de gesso. Como resultado, as células se atrofiam e são substituídas por tecidos fibrosos. O encurtamento do músculo exerce

uma tração anormal sobre ossos ou articulações aos quais está associado. Na contratura de Volkmann, por exemplo, o endurecimento e o encurtamento dos músculos do antebraço forçam as articulações a uma posição fixa (flexão e pronação da mão).


A fáscia também pode encurtar ou perder sua mobilidade plena quando sujeita a fatores de estresse, diretos ou indiretos. Uma vez que cobre todo o músculo, os feixes musculares e até mesmo células musculares individuais, qualquer encurtamento em suas fibras impede que o músculo atinja sua extensão plena e também sua contração completa. Um exemplo é a contração da fáscia palmar na contratura de Dupuytren, que provoca uma deformidade da flexão das mãos e dos dedos. A restrição ao movimento também pode resultar de tecido cicatricial e de aderências entre o músculo e as estruturas adjacentes.

■ A massagem profunda nos músculos e em seus tendões é indicada com o objetivo de reduzir o tecido fibroso e alongar a fáscia. Entretanto, o encurtamento pode ser permanente ou de difícil reversão quando a condição é crônica. Técnicas de trabalho corporal, como a técnica neuromuscular e o alongamento passivo, também são aplicáveis e de grande valor para completar a tarefa terapêutica.

■ A massagem é usada para aumentar a circulação dos músculos e aliviar qualquer tensão. Também é aplicada para a eliminação de toxinas no interior dos músculos, melhorando seu suprimento de nutrientes e aliviando a dor.

■ Compressas quentes podem ser aplicadas para ajudar a relaxar os músculos durante a massagem ou antes dela.

■ Todos os movimentos passivos e os deslizamentos de massagem são realizados até o limiar de dor do paciente. Se qualquer das técnicas causar dor ou inflamação subseqüente, a massagem deve ser ajustada ou interrompida.

domingo, 13 de novembro de 2011

Fascite plantar e dor nas costas o que têm em comum?



A fascíte plantar, caracteriza se por uma inflamação causada por microtraumatismos referentes á zona medial do calcâneo.
Devido a um apoio deficiente do pé , dá-se inicio um processo inflamatório que origina dano das fibras de cólageno e consequente encurtamento da chamada fáscia plantar. Pessoas com o pé chato ou obesas têm mais tendência a adquirir este problema devido á falta de curvatura no lado interior do pé e pressão do excesso de peso sobre o mesmo.


Quando vários processos inflamatórios ocorrem ciclicamente, começa se a notar um aglomerado de depósitos fibrosos e calcificações, que vão fundir- se com o osso do calcâneo formando uma, ou algumas protuberâncias que causam dor e mau estar enquanto se caminha ou na posição de pé.
Ninguém gosta de ter agulhas nos pés enquanto caminha...

Com todo este processo, obviamente o individuo começa a caminhar de forma a descompensar um lado do corpo. Logo, problemas no joelho podem surgir e com isso deslocamento da pélvis para compensar o excesso do esforço nesse lado e, consequentemente a readaptação da coluna vertebral que provavelmente efetuará pressão sobre discos causando DOR NAS COSTAS.

Atenção que isto é explicado de uma forma geral, e depende de cada individuo e da sua estrutura. Mas , a tendência inevitavelmente é apontada nesse sentido..
Portanto DOR NAS COSTAS e fascíte plantar podem andar de mãos dadas.

sábado, 12 de novembro de 2011

Dor na cervical


Existem várias situações que podem provocar o aparecimento de dor na zona da cervical, já que qualquer alteração a nivel estrutural ósseo dessa zona, pode-se manifestar com dores nessa região do corpo, sendo geralmente considerado um problema de índole mecânica, que passa muito pela irritação das terminações nervosas das articulações, ligamentos, ossos e músculos desse sector da coluna.

As alterações que podem levar a essa situação são as artroses,distensões, luxações, fraturas, tumores , processos infecciosos, espondilite etc..Além destas alterações a mais comum com certeza passa pelo fator psicológico ou stress, que provoca a contração dos músculos que suportam a cabeça.

Na maioria dos casos, não se consegue identificar com precisão a causa da dor, já que qualquer pequena lesão é dificil de identificar nos exames mais comuns quanto mais manualmente á palpação.

Esta dor cervical distingue-se por aguda ou crônica, sendo que na primeira definição, normalmente dispara dor para outros locais, tais como a nuca e ombros, mantendo-se por alguns dias ou semanas dependendo muito do tipo e qualidade de movimento que se executa diariamente ou seja, a titulo de exemplo consideremos a flexão forçada de uma esteticista. Este será o movimento a evitar durante uma fase aguda de dor na cervical. Podendo ser um episódio isolado, consoante a sua origem ou causa, é natural que se possa repetir em outras ocasiões.
Por outro lado a dor crônica da cervical, tal como o nome indica advém de uma crise aguda que não cedeu. Caracteriza-se por uma intermitência entre períodos de descanso ou de movimento. A dor crônica também pode ter fases agudas.

Tratamento

O uso de um colar revela-se de algum modo positivo, mas no entanto um pouco incômodo para quem o usa. No entanto é sempre bom isolar a estrutura de qualquer movimento que seja durante no mínimo algumas horas, para que recupere.
Numa fase mais estável, aconselha-se exercicios graduais ou moderados que passam pelo fortalecimento muscular, alongamentos passivos ou ativos. A massagem em paralelo com a aplicação de infravermelhos é uma execelente contribuição para a diminuição de dor e rápida cura de crise aguda. Por fim , sessões de tração cervical oferecem grandes benefícios á área , no que toca a descompressão das articulações da cervical. As trações permitem as vértebras serem "oleadas" por assim dizer, ou seja , permite que o liquido com os nutrientes do corpo circunde por entre estruturas das mesmas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dor nas costas durante o sono



Ao dormir

Passamos uma boa parte de nossas vidas dormindo ou repousando, de forma que devemos considerar as características do leito e as posições mais apropriadas para prevenir lesões na coluna. Se você sente dor no pescoço ou dor lombar, deve tomar cuidados redobrados com as posturas que adota ao dormir.

Uma posição que inicialmente se mostra confortável, se mantida por algum tempo prolongado pode causar dor. A posição deitado de lado é a posição mais recomendável para quem sofre dores de pescoço e de costas, e ainda mais eficaz quando se coloca almofada com volume entre as duas pernas , com o lado afetado virado para cima . Isto vai fazer com que os músculos da zona lombar relaxem através da sensação de apoio. A menos apropriada, é a posição de bruços, pois vai aumentar a curvatura lombar ou lordose, e o pescoço fica torcido e tende a desalinhar.
Na posição de supino, ou seja, de ventre para cima, é sempre bom colocar volume sobe as duas pernas na zona poplitea mais concretamente, posterior ao joelho.Isto vai fazer com que a lombar assente uma área maior no colchão.
Obviamente que durante a noite todos mudamos de posição, no entanto é aconselhável quando se vai deitar relaxar o melhor possível e estar presente naquele momento de descanso. As preocupações ficam na rua ao relento.

Colchões

È sempre necessário`testar o colchão antes de o adquirir. Seja ele ortopédico ou não. Mesmo os ortopédicos por vezes são extremamente duros e podem comprimir as saliências òsseas causando dor e desconforto.
As pessoas mais pesadas necessitam ter colchões de alta densidade de espuma, e , as mais leves colchões de baixa densidade de espuma.

Travesseiro

O travesseiro deve ter uma altura tal que consiga manter a coluna cervical alinhada com a coluna dorsal. Teste os travesseiros de forma que a sua cabeça esteja alinhada na horizontal.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como usar gelo em uma torção de tornozelo




Quando e como aplicar as compressas geladas para aliviar aAdicionar imagem dor e reduzir o inchaço local

A entorse de tornozelo é uma lesão que causa estiramento ou ruptura de ligamentos da articulação. Especialistas sugerem frequentemente gelo na região para aliviar a dor e reduzir o inchaço.

A Academia Americana de Médicos de Família oferece estas diretrizes para aplicação da compressa gelada em caso de torção no tornozelo:

- Encha um saco plástico com gelo picado e aplique-o no tornozelo. Mas, primeiro, cubra o tornozelo com um pano fino e úmido.

Para um "banho de neve", adicione água e gelo em um balde grande, imergindo o pé até que a pele fique dormente.


- Para uma massagem, congele água em um pequeno copo de isopor e remova a parte superior do copo, uma vez que esteja congelado. Massageie suavemente o tornozelo com o gelo, segurando pela parte coberta do copo, em movimentos circulares. Não deixe o gelo na mesma parte do tornozelo por mais de 30 segundos.

Primeiros socorros: como agir em caso de fratura

- Nos três primeiros dias após a entorse, aplique o gelo no tornozelo com intervalos de duas a quatro horas.

- Não faça aplicações de gelo por mais de 20 minutos, para evitar danos aos nervos.

- Pare com a aplicação de gelo assim que a pele começar a ficar dormente.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dor no ombro



Os depósitos de cálcio são uma das principais causa de dor no ombro. Esta condição consiste na calcificação de uma pequena área relativa á coifa dos rotadores .

Normalmente incide em pessoas entre os 30 e 50 anos de idade com uma incidência bastante alta em diabéticos. Nem sempre esta condição é dolorosa, no entanto , mesmo com dor e disfunção do movimento, seguindo a aplicação de massagem e calores secos juntamente com mobilizações articulares, poderemos aliviar a condição ou até controlá-la a longo prazo.


O principal objetivo segundo as técnicas acima mencionadas, será estimular o alívio dos sintomas causados e não propriamente fazer desaparecer os depósitos. Eventualmente poder-se-ão desfazer ou desaparecer. A causa desta condição ainda está por desvendar sendo que se denota uma correlação com pessoas com problemas a nível de rins que consequentemente irão elevar os níveis de cálcio no sangue.


Apesar da possibilidade do melhoramento desta condição , existem também casos onde o paciente não responde ás expectativas do tratamento da massagem e calores onde o mesmo será indicado para a cirurgia.

Após fase aguda , a aplicação de alongamentos passivos é de extrema importância dado que previne o aparecimento de outra condição chamada de ombro congelado que se define como a formação de adesões nas articulações e tendões devido ao seu fraco uso.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alongamentos



Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação, promovendo o alívio do desconforto ou dor em determinadas regiões do corpo.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade e saúde.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos. Nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.


Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento da postura ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, além de causar desconforto e até dor.

Isso mostra-nos a importância de realizarmos alongamentos com freqüência.Entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los da maneira correta, ou então como terapia assistida, o chamado streching ou alongamento passivo.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta, podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.
Alongamentos antes e depois do exercício,mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.

Alongar define-se como sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Todo o profissional de massagem, em caso de alongamento passivo, deve respeitar os limites do cliente/paciente,e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios a par com a respiração.

É recomendável manter o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evitar balançar durante a execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar.

Objetivos do Alongamento

-Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à esta articulação, aliviando dor e desconforto proximal.
-Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.
-Facilitar o relaxamento muscular.
-Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal, de forma geral antes de iniciar exercícios de fortalecimento muscular .
-Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inclinação da pélvis



Sem dúvida alguma, nas pessoas que sofrem com dor nas costas,existe muitos mais casos de inclinação anterior da pélvis em deterimento da posterior.

E porquê ?

Na presença de certos fatores ,existe um grupo de músculos que opera em conjunto de modo a que isso aconteça.
Por exemplo, numa situação de stress, usando a analogia do " foge ou luta" , os músculos peitorais afundam, os abdominais superiores tensionam, assim como os ombros e músculos posteriores do pescoço reagem da mesma forma.Tudo com o simples propósito de proteger orgãos vitais. Esta reação em si está bem gravada no nosso DNA desde os primórdios do homem.

No caso da pélvis, os músculos que encurtam em situação de stress são o Psoas, Quadricepes e os Adutores. Estes três músculos podem contribuir para a deslocação anterior da pélvis quando ao encurtarem , puxam a estrutura òssea no sentido de cima para baixo no plano sagital. No entanto e curiosamente, existe uma porcentagem muito menor da população que quando em stress ativa o deslocamento posterior da pélvis.

Qual a diferença entre deslocação anterior e posterior da pélvis? Porque uns têm e outros não?

-Desiquilibrios posturais e estados emocionais, estão altamente relacionados com alinhamento da estrutura e características muito particulares assumidas por cada individuo na sociedade moderna.

domingo, 6 de novembro de 2011

Livre-se das dores nos pés após a corrida


Escalda pés e massagens ajudam na recuperação para voltar ao treino

Pés exaustos, doloridos e com as unhas de fazer dó. O cenário é comum entre os apaixonados pela corrida e, algumas vezes, até prejudica - ou impede! - o treino. "As dores após o treino podem ser causadas por lesões musculares, nos tendões ou nas articulações. Em todos os casos é aconselhado fazer uma preparação e recuperação antes de praticar exercícios novamente", explica o fisiologista Raul Santo, da Unifesp.

Mesmo que o problema seja comum, é preciso procurar um médico caso o desconforto persista por mais de dois dias, a dor seja muito forte ou se os pés estiverem inchados. "Em alguns casos é preciso fazer fisioterapia para reaprender a pisar e retomar os treinos de corrida. Se a dor for crônica, apenas um médico poderá indicar o tratamento mais indicado", explica o ortopedista Evaldo Bósio, especialista do Minha Vida. Para as situações em que as dores não passam de fadiga, as soluções abaixo são as mais indicadas. Escolha uma delas e relaxe.

Escalda pés

Esse método, bastante praticado para diminuir o estresse, também aumenta a circulação corporal, relaxa e recupera os músculos dos pés. Segundo a terapeuta Shirlei Fideles, do Otris Spa Urbano, o método pode ser feito apenas com água quente (a 35°), mas óleos e sais especiais aumentam ainda mais a sensação de relaxamento. "O sal grosso pode ser usado para ativar a circulação nos pés. A essência de lavanda, por sua vez, tem propriedades relaxantes, que acabam com o estresse acumulado nos músculos", explica a terapeuta.

É importante, após o relaxamento, fazer uma massagem com a toalha na hora de enxugar os pés, relaxando ainda mais os músculos.

Gelo

Também conhecido como crioterapia, o tratamento de lesões e desconfortos com gelo é bastante comum para quem pratica exercícios. "Os principais efeitos da aplicação do gelo nos músculos dos pés, ou de qualquer outro músculo super utilizado em uma atividade física, são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular, explica o fisioterapeuta Maurício Garcia.

O gelo diminui a circulação e a transmissão de impulsos nervosos e, por isso, alivia a dor. "Colocar gelo envolvido por um pano ou toalha no local dolorido e fazer movimentos circulares durante 20 minutos, sempre com intervalos de cinco em cinco minutos para não queimar a pele, diminui a sensação de dor e acelera a recuperação do músculo", diz Raul Oliveira.

No entanto, ao usar gelo como analgésico para os pés, é preciso tomar alguns cuidados. "Como o pé é uma região bastante vascularizada, o contato prolongado com baixas temperaturas pode causar desconforto e ainda mais dores", explica Maurício Garcia.

Água quente

Tentar relaxar os pés usando água muito quente pode ter dois resultados: melhorar ou piorar as dores. "Colocar uma bolsa de água quente nos pés relaxa os músculos e articulações, provocando a sensação de recuperação e bem-estar. Mas, se a água estiver muito quente, essa medida pode esquentar muito os vasos sanguíneos, provocando mais micro lesões que causam as dores", completa o fisiologista Raul Santo.

Massagem

Massagear os pés quando a dor aparece depois do treino é uma boa medida para acabar com ao desconforto e se recuperar o rapidamente para outra rotina de treinos "Massagear a região causa desconforto em um primeiro momento, devido à irritação e possível inflamação do local, mas depois ela ajuda a tirar os nós dos músculos e a amenizar as dores causadas pelas microlesões", explica o fisiologista Raul Santo.

Dores nas costas



Lombalgia, dor lombar, lumbago são alguns termos mais técnicos para definir a comum dor nas costas.
Em geral existe uma dor difusa na zona mais baixa da coluna perto da cintura, e acima dos músculos das nádegas.
No inicio pode ser uma dor leve, mas no entanto vai progredindo e acentuando-se conforme alguns movimentos, melhorando com a posicão deitada. Devido ao espasmo muscular na região lombar, as costas começam a curvar e a enrigecer tornando mais dificil a execução de movimentos básicos do dia a dia.

A dor nas costas mais comum, normalmente aparece de manhã quando nos levantamos e melhora quando caminhamos durante o dia, pois os tecidos aquecem. No final do dia tendencialmente aparece de novo devido ao desgaste e arrefecimento.
Este é um quadro doloroso que pode estar sempre presente, aparecendo e desaparecendo em intervalos variáveis tornando-se se num ciclo crónico de dor.Chegamos a um ponto em que se pode começar a entender a dor em si, e até prever em que situações poderá aparecer. Tais como ficar parado no carro no trânsito ou estar de pé por algum tempo. A gravidade e o peso influenciam bastante este processo de dor.


Em casos onde é bastante frequente a pessoa pode sentir um impacto reflexo psicológico enorme, atravessando periodos de depressão e ansiedade, tornando se antisocial e mau humorado.

A dor nas costas também pode iniciar se de uma forma rápida e aguda devido a mau jeito postural, donde os músculos são obrigados a retrair em defesa da estrutura. Normalmente este tipo de dor afeta sempre um dos lados e dificilmente atinge os dois membros inferiores. A elevação do membro inferior afetado torna se muito dificil ou mesmo impossivel.
Quando a dor irradia para coxas e pernas podemos estar na presença de uma dor Ciática. O nervo ciático poderá estar inflamado devido a compressão de vértebra ou até de compressão muscular através do músculo piriforme.

Entretanto em associação, se houver perda de força ou sensibilidade nas pernas trata se de algo muito mais sério e que requer uma apreciação mais profunda.

A dor nas costas tem cura?

Na maioria dos casos, dores nas costas estão ligadas a ciclos de carácter benigno e somente o paciente necessita de repousar, tomar as devidas medidas ligadas a exercicios isómetricos de mobilidade, massagem, gel terapêutico,calores secos.
Feito isto é uma questão de dias para atingir recuperação total e retornar ao trabalho em segurança e conforto.

Dor nas costas no trabalho

Estudos cientificos demonstram que pelo menos 50% dos trabalhadores da indústria e do comércio, apresentam dores nas costas durante um período em alguma fase de suas carreiras. Inclusive em outras indústrias, pelo menos 4 horas por ano de baixa médica por cada trabalhador e , 85 % destes trabalhadores com dores nas costas normalmente têm crises repetitivas.
Posturas erradas de pé ou sentado, assim como transporte de pesos, contribuem para que 25 milhões de trabalhadores sofram de dor nas costas. Podemos concluir assim , que dores nas costas tem um peso importante não só a nivel médico mas também a nivel econômico.

Portanto, é fundamental a prevenção através da continuação da pesquisa, implementação e incentivação de exercícios e técnicas terapêuticas de mobilidade , implementação da massagem corporativa e orientação para os responsáveis da indústria e comércio sobre as melhores condições de trabalho.

Alívio com gelo ou calor?

A crioterapia é muito eficaz para lesões em fase aguda ou inflamação. O gelo serve para constrição sanguinea, logo, elimina e bloqueia a inflamação através da diminuição da condução nervosa e redução de frequência metabólica, como por exemplo no caso de torção de um joelho ou tornozelo no seu estágio inicial. Em termos de uso do gelo para dor nas costas, provavelmente funcionará melhor se houver em curso um processo espasmódico ou músculos contraturados e hipértónicos, que poderá estar associado a lesão da fibra muscular, articular ou uma outra lesão muscular periférica.Tarefas com esforço no limiar da capacidade ou até queda e contusão podem estar associados a este factor de dor.

Calor

Provavelmente o calor oferece bons resultados de alivio para dor cronica. Uma vez terminada a fase aguda, a maioria de dor de costas é causada por falta de irrigação sanguinea ou isquémia. O uso do calor seco( mais indicado em deterimento do húmido.) vai provocar dilatação das veias e capilares. Esta é uma terapia ideal para dor lombar cronica e uma excelente modalidade após o uso de exercicios e manobras corretivas para os músculos.

sábado, 5 de novembro de 2011

Auto sugestão e dor


Auto sugestão é um processo no qual o individuo treina o sub consciente no sentido de acreditar em algo que lhe é sugerido onde sistematicamente as associacões mentais do indivíduo são postas em jogo para um determinado propósito .


Auto sugestão é realizada através de pensamentos repetitivos(mantras) negativos ou positivos até que os mesmos se tornem parte integrante do sistema de crenças da pessoa. O praticante de auto sugestão tipicamente manifesta os seus pensamentos em atos visualizando-os através do pensamento e da aceitação constante dos mesmos. Isto pode ser usado para o alivio da dor, hábitos, doenças, desenvolvimento pessoal. A realidade criada pelo individuo através da sua crença é imediatamente aceite e de alguma forma manifestada por todo o sistema celular do organismo.

O sucesso desta abordagem esta relacionado com a consistência e duração de tempo com que é usada.

Pode ser vista como uma oração meditação ou qualquer outra atividade similar.
Não existe nada conclusivo que indique a auto sugestão como verdade absoluta, no entanto fatos e números indicam uma porcentagem considerável de casos de sucesso.


Na medicina alternativa a auto sugestão é usada para sintomas fisicos positivos ou negativos explicados através dos pensamentos e crença do individuo. Por exemplo, alguns experenciam mais dor quando se fazem acreditar que realmente vai doer seja qual for o caso, lesão, inflamação, infecção etc.


Dores de cabeça por vezes desaparecem depois de um comprimido, mesmo antes de o efeito terapêutico do mesmo ter início. É o chamado efeito placebo. Esta influência da mente no corpo pode ser usada de uma forma positiva para melhorar a condição ou o estado em que a pessoa se encontra mentalmente ou fisicamente.

Aplicações de auto sugestão deliberada tensionam mudar, a forma como se acredita, sente, percepciona pensa, ou a forma ou condição que compõe a estrutura do individuo a nivel fisico ou fisiológico.
Está provado que em muitos casos como infecções, inflamações, dor, são eliminadas através do efeito placebo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dor Lombar Sentado versus de pé



Será que estar sentado causa dor nas costas??

-Dor em posicão de pé e alivia quando se senta

Na primeira situação má postura e desiquilibrios musculares podem estar a causar a dor.
Principalmente quando se verifica que existe uma inclinação anterior da pélvis referindo a possibilidade de encurtamento dos músculos Quadricepes e Psoas , ou algum tipo de compensação sobre outras àreas das costas, provocando a chamada lordose lombar. Dependendo do grau de curvatura da lordose poderá existir uma compressão posterior relevante sobre os discos intravertebrais causando a referida dor.

Outra situação que poderá causar dor na lombar na posição de pé, poderá ser devido a isquémia, ou seja falta de corrente sanguínea nos músculos, agravado pela lei gravidade como antenuante.Músculos em espasmo poderão não estar a facilitar a criação de espaço para artérias e veias dificultando a passagem de sangue por entre as áreas circundantes.

Vejamos a hipótese para a dor sentado. No seguimento da anterior, poderá haver uma problema estrutural na coluna ou seja, quando existe uma protuberância de disco , estar sentado pode ser mais doloroso do que estar de pé. Ora porquê?

Sentado a pressão do peso sobre as vèrtebras é muito maior do que de pé.

Para clientes que estão sentados todo o dia e que relatam dor, seria ótimo alterar a forma de abordagem ao seu local de trabalho. Recomendo que estejam mais tempo de pé, já que isto vai aumentar a rapidez do processo de cura. È chato estar de pé mas é uma boa ideia e ajuda no combate à dor de uma forma inteligente acelarando o processo de cura.

Também o fato de inclinar a pélvis no plano frontal ajuda bastante, ou seja, executando movimentos de extensão da musculatura das costas, permite aumentar e aliviar o espaço entre o disco e a vértebra .


A chamada bola suíça é uma ferramenta ótima nesse sentido e é bem acessível a nìvel de preço. Alguns exercicios bastante simples podem ser efetuados mesmo no local de trabalho. Tudo isto requere paciência e persistência que a meu ver a maior parte das pessoas não possui ou não quer ter.

Ainda poderá haver outra situação de dor na posição sentado, a degenaração dos discos. Existe uma têndencia adquirida através do código genético. A estrutura perde altura logo aumentando a pressão sobre os nervos que saem da espinha.

Posto isto, verifico que existem pessoas que não têm dor quando sentados, mas mesmo assim padecem deste males na coluna. No entanto conseguem arranjar formas de se sentar tão bem que evitam o aumento de pressão sobre a área disfuncional.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

vaga para Fisioterapeutas _ Lago Sul

Estamos contratando profissionais com CLT + comissão conforme designa órgão da área.

Estamos oferecendo vagas de

-Estudante de enfermagem (estágio)
-Estudante de fisioterapia (estágio)
-Fisioterapeuta recém-formada.

interessados enviar curriculum para jotartari@yahoo.com.br

Saiba como se previnir conta a dor nas costas



Quem nunca sentiu aquela dor nas costas após um dia de trabalho? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população mundial acima de 40 anos sofre com algum problema de coluna. Depois dos 50, o índice sobe para mais de 80%.

Um dos tipos mais comuns do problema é a lombalgia, a típica dor na lombar, que pode se tornar crônica. Ela já é a segunda doença de maior incidência mundial, perdendo apenas para o resfriado. Só no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas sofrem do mal.

Para fugir da dor na lombar, o fisiatra Patrick Stump, do Instituto Lauro de Souza Lima e do Grupo de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, separou algumas orientações:

- Evitar o excesso de peso corporal;

- Praticar exercícios físicos regularmente e de forma moderada;

- Manter posição correta ao dormir: dormir em colchão adequado com travesseiro que posicione corretamente a cabeça;

- Manter posição correta ao transportar objetos pesados que estejam no chão: agachar-se dobrando os joelhos, próximo ao objeto, e pegá-lo sem inclinar a coluna. Não carregar peso excessivo;

- Manter posição correta no trabalho em escritórios: utilizar cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços, sentar usando todo o encosto e os pés totalmente encostados no chão. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável;

- Uso do salto alto: o salto pode acarretar dor na coluna lombar. Deve-se ter bom senso de usar eventualmente e, caso provoque dor, evitar;

- Dirigir: sempre com as costas apoiadas no banco e os braços parcialmente flexionados (não esticados totalmente);

- Gestantes: manter atividade física supervisionada e permanecer dentro do peso. Lembrar que as dores lombares em gestantes são comuns e, na maioria das vezes, não representam nenhum problema sério de coluna. Deve-se procurar um especialista em coluna para fazer o diagnóstico correto, tratamento e prevenção de novas crises.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FAQ's acerca da Libertação Mio Fascial




P1: O que é a fáscia?
R: A fáscia é tecido conectivo que liga, envolve e separa toda e qualquer estrutura do nosso corpo desde a cabeça aos pés. Tudo está interligado pela fáscia. Exemplos são: aponevroses, tendões e ligamentos, invólucros de órgãos e vísceras, baínhas e túnicas de vasos, nervos, etc. Ela forma uma verdadeira teia de aranha ligando todo o corpo.

P2: De que é feita?
R: A sua constituição é sobretudo colagénio (que atua como cola), elastina (que atua como elástico) e polissacarídeos formando a substância base.

P3: Qual a sua importância?
R-1: Uma vez que este tecido envolve, protege e liga toda e qualquer parte do nosso corpo, ele afeta o funcionamento de toda e qualquer parte ou estrutura do nosso corpo.

R-2: Uma vez que ela liga todo o nosso corpo desde a cabeça aos pés, qualquer alteração numa parte do corpo, transmite-se ao longo de todo o corpo acabando por provocar problemas muitas vezes distantes das causas que lhe dão origem.

P4: Como se vê ou sabe que a fáscia está alterada?
R: Através de palpação e movimentação dos tecidos consegue-se determinar onde existem prisões e alterações da fáscia. Isto requer boa capacidade de palpação e bastante treino.

P5: Como se pode confirmar a nível médico que a fáscia está de fato alterada?
R: Através da autópsia! Através da autópsia consegue-se ver ao microscópio as alterações existentes nos tecidos comparando-os com os de uma outra pessoa que era saudável.

P6: Quando foi descoberto a importância desse tecido?
R: Referências a ele são antigas mas só Andrew Still (criador da Osteopatia que viveu entre 1828 e 1917 - séc. XIX e XX ) lhe deu importância e criou algumas técnicas que visavam melhorá-lo. Depois William Garner Sutherland (formado em osteopatia que viveu entre 1873 e 1950 e criador da osteopatia craniana) mostrou a sua importância no estado das meninges (elas são tecido fascial ou conectivo). No entanto apenas recentemente, nos anos 70, anos 80 e anos 90 do séc. XX com o estudo e investigação de vários especialistas entre eles o Dr. John Upledger se passou a conhecer mais acerca deste tecido e da sua importância e implicações para a saúde e o bom funcionamento de todo o corpo.

P7: Quais as terapias que trabalham a fáscia?
R: As terapias que atualmente trabalham a fáscia são: A Manipulação Visceral; A Terapia Sacro Craniana; A Libertação Mio Fascial; e algumas técnicas osteopáticas.

P8: Qual a melhor técnica para trabalhar a fáscia?
R: Tudo depende de qual o problema em causa. Uma vez que a Libertação Mio Fascial trabalha quer a fáscia muscular quer a fáscia de todo o sistema sacro craniano bem como toda a fáscia do corpo, ela acaba por ser uma das mais completas e eficazes para a grande maioria dos problemas.

P9: Quem é o criador da Libertação Mio Fascial?
R: O criador da Libertação Mio Fascial é John F. Barnes um fisioterapeuta que insatisfeito com os resultados da fisioterapia e sem encontrar soluções que lhe dessem respostas para os problemas de saúde, quer os seus quer os dos seus pacientes, resolveu estudar e investigar tendo desenvolvido novas e melhores técnicas para trabalhar a fáscia.

P10: Quais os problemas que a "tensão" (alterações) na fáscia pode provocar?
R: Os problemas podem ser muitos e variados. Eles vão desde; dores (crónicas ou não), ataxia (perda ou falta de coordenação muscular), atonia (falta de tónus ou força normal), restrições de movimento, estases (estagnação ou abrandamento da circulação de líquidos circulantes), problemas musculares, problemas articulares, problemas neurológicos, fibromialgia, síndrome de fadiga crónica, síndromes pré menstruais, alterações do sono, alterações emocionais, etc., etc.

P11: Como é que as alterações da fáscia podem provocar dores?
R: A fáscia pode provocar uma força ou pressão de cerca de 140 Kg por centímetro quadrado pelo que não é de admirar que possa provocar fortes dores, restrições de movimento, estases, problemas neurológicos, escolioses, etc., etc.

P12: Ela também pode produzir alterações emocionais?
R: Claro que sim uma vez que as suas tensões e alterações comprimem mecanorreceptores ao longo do corpo os quais enviam "tensões e stress" ao cérebro o que altera por completo o seu funcionamento, criando alterações emocionais, alterações de sono, stress, etc. Lamentavelmente e apesar disto ser bastante conhecido, ninguém lhe parece dar o devido valor.

P13: E quanto a dores ditas somáticas; somato emocionais ou somato viscerais?
R: Elas no fundo são apenas disfunções miofasciais que se devem a alterações da fáscia e muitas das vezes basta corrigir estas disfunções para que tudo volte ao normal.

P14: Como é que isto ainda não é conhecido dos profissionais de saúde?
R: Simplesmente porque só nos anos 80 e 90 é que saíram resultados das pesquisas efetuadas e ainda não existe divulgação acerca de tudo isto. Apesar dos estudos acerca da fáscia serem dos anos 80 e 90, as técnicas para corrigir as disfunções da fáscia ainda são quase desconhecidas uma vez que ainda existe a crença completamente falsa de que é impossível modificar este tecido. No entanto os resultados não deixam margens para dúvidas.

P15: Qual a diferença entre esta e as outras terapias existentes?
R: Hoje considera-se que a fáscia é a responsável por uma percentagem extremamente alta dos problemas de saúde. Desta maneira usar técnicas ou terapias que não trabalhem a fáscia, apenas produz fracos resultados ou resultados temporários. (Ver P7).

P16: Quais as indicações da Libertação Mio Fascial?
R: A Libertação Mio Fascial está indicada para:
- Escolioses, lordoses
- Problemas de coluna.
- Dores de costas.
- Dores cervicais.
- Dores de cabeça.
- Depressão e Depressão pós parto.
- Tonturas, Zumbidos,
- Sinusite.
- Dores crónicas.
- Traumatismos na cabeça.
- Problemas da ATM
- Problemas respiratórios
- Dores menstruais.
- Preparação para o parto
- Desconfortos da gravidez - Fibromialgia.
- Dores crónicas e dores miofasciais.
- Desordens do tecido conectivo.
- Tendinite e canal carpiano
- Síndroma de Fadiga Crónica.
- Problemas pediátricos.
- Dislexia; Hiperactividade, autismo,
- Desordens de atenção,
- Problemas de aprendizagem.
- Disfunções neurológicas.
- Paralisias
- Restrições de movimento
- Lesões desportivas recorrentes.
- e muitas outras situações.

P17: Ela pode ser aplicada a bebés e crianças?
R: Sim. Devido ao seu toque extremamente suave, ela pode e deve ser aplicada a crianças, bebés e recém nascidos pois muitos dos problemas já existem apesar de não existirem exames nem quem os detecte e assim só mais tarde se detectam, normalmente depois de muitos gastos, despesas e noites sem dormir.

P18: Quem aplica esta terapia?
R: As pessoas que a aplicam, normalmente são pessoas que trabalham com terapias manuais e que têm uma grande sensibilidade e experiência em técnicas de palpação. Os massagistas e os fisioterapeutas normalmente são melhores terapeutas em virtude de terem uma maior sensibilidade e capacidade de palpação dos tecidos.

P19: Observação
Demasiadas vezes os pacientes são tratados apenas aos sintomas que apresentam e não às causas dos mesmos.

O resultado é que o alívio é de curta duração e os sintomas acabam por voltar muitas das vezes acrescidos de outros pois o problema vai alastrando silenciosamente pelo corpo.
Devido ao desconhecimento de que existe algo que de fato trabalha as causas e não apenas os sintomas, é frequente ouvir-se dizer que "não existe solução" ou que "não há nada que possa ajudar", ou que "não há nada que se possa fazer", etc.
Desta forma a pessoa entra numa situação de sofrimento constante que vai aumentando ao longo dos dias, meses e anos, impedindo-a de viver e de ser útil para os seus, acabando por vezes por se tornar um peso não só para a família mas também para quem lida com ela e para o país.


Felizmente que isso não tem de ser assim. Inúmeras pessoas têm encontrado e usado a Libertação MioFascial a qual lhes permitiu o retorno a uma vida normal ou pelo menos muito mais normal.

P20: Onde encontrar um terapeuta?


Dr. Edson Santos Borges
Fisioterapia - Quiropraxia - Osteopatia - Posturologia
Rua Mussumés, 328 Vila Maria Alta
Tel (11) 2825-2269

Rosangela Gomes Piedade
Psicologia - Acupuntura - Massoterapia ClínicaCel: 9157-7754
Rua Mussumés, 328 - Vl Maria Alta - Tel: (11) 2825-2269
Rua do Oratório, 177 - Mooca - Tel: (11) 2605-2154



Nota: As técnicas, terapias e as informações deste site não substituem a consulta do seu médico ou especialista!


Fonte: http://sacrocraniana.no.sapo.pt/lmffaq.html

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dor crônica precisa de tratamento; confira mitos e verdades



Maioria das pessoas se acostumam com a dor e negligenciam o problema

Ela chega de mansinho e não vai mais embora. Logo, a dor passa a fazer parte do dia a dia de milhões de pessoas, que se acostumam ao desconforto e negligenciam o problema, que pode se tornar crônico. De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), uma em cada cinco pessoas no mundo sofre de dores crônicas. No Brasil, estima-se que mais de 40 milhões enfrentam o problema. Apenas nos Estados Unidos, o problema custa mais de 100 bilhões aos cofres públicos anualmente.

A dor crônica é aquela que persiste por mais de três meses. Grande parte delas se instala na ausência de um gatilho ou doença estrutural identificável por exames clínicos e complementares como, por exemplo, a fibromialgia, a lombalgia e as cefaleias crônicas.

Alguns mitos ainda rondam o problema e impedem a busca por tratamento correto. O fisioterapeuta Artur Padão, do Centro Multidisciplinar da Dor, esclarece algumas dessas dúvidas.

"Quanto mais velho eu fico mais dor eu tenho que sentir" - Nem todo mundo que envelhece sente dor. Mas, quanto mais velhos ficamos, mais nossos músculos e articulações apresentam problemas, além de outras doenças, que também causam dor, serem mais frequentes.

"Ter dor há muito tempo é normal e todo mundo tem" - Sentir dor o tempo todo não é normal e é um fato que precisa ser avaliado. A dor aguda protege, mas a dor crônica castiga e leva a limitações das atividades diárias.

"Se eu me exercitar, a dor e os meus problemas vão piorar" - O exercício na dor aguda na maioria das vezes é contra-indicado, pois pode piorar a lesão e a aumentar a dor. Entretanto, nos casos de dor crônica, o exercício ajuda, na maioria das vezes, a controlar a dor e a aumentar a força, a flexibilidade e o condicionamento físico. O fisioterapeuta precisa saber o melhor momento para indicar exercícios para o paciente, respeitando limites e capacidades.

"Devo ficar em repouso se estiver com dor" - O repouso pode ser um amigo mas, também, um grande inimigo. Mesmo nos casos de dor aguda, o repouso deve ser mínimo para se proteger e cuidar da região machucada. Rapidamente devemos voltar as nossas atividades diárias. A dor crônica, muitas vezes, é tratada como dor aguda, o que acaba mantendo os pacientes em repouso. Quando isso acontece, pode ser gerado o encurtamento dos músculos, o endurecimento das articulações, a redução do condicionamento e o aumento da ansiedade com a piora da dor

"Conviver com a dor é para sempre" - Algumas pessoas provavelmente vão sentir dor para o resto da vida. Isso depende de vários fatores, principalmente do impacto que a dor teve. A dor quando se torna crônica, acaba se misturando e se confundindo a incapacidade e ao sofrimento. Existe controle e existe tratamento.

"As mulheres lidam melhor com a dor do que os homens" - Apesar das pesquisas sempre mostrarem diferenças entre as mulheres e os homens, relacionando a intensidade e a tolerância a dor, a maneira como cada pessoa lida com a dor é totalmente individual.


Fonte:Bolsa de Mulher
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails