Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

Fortalecendo a coluna vertebral


O Programa de fortalecimento do Core tem como o objetivo de fortalecer e favorecer o bom funcionamento e a estabilidade da coluna vertebral. Se considerarmos os significado da palavra CORE em inglês (que, em geral, refere-se a centro) podemos esperar que as aulas que constituem este programa irão trabalhar toda a região central do corpo.

Idealizado com base nos mais recentes conceitos de treinamento para manutenção da postura e suporte da coluna vertebral, o programa Core propõe o seguinte:

Desenvolver a força e a resistência muscular nos principais grupos musculares. Nos últimos anos, vêm crescendo o número de pesquisas que sugerem que perdemos força com o passar dos anos. Como uma das principais conseqüências desta diminuição da força e massa muscular pode trazer problemas para a manutenção do equilíbrio, da postura e aumentar a dificuldade para se realizar tarefas do cotidiano. Contudo, muitos estudos têm demonstrado que a manutenção da atividade física e o treinamento de força podem minorar e até reverter, em parte, essas perdas.

Treinamento proprioceptivo e isometria para os pequenos grupos musculares. Propriocepção é captação de informação referente à localização do corpo e sua movimentação. Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio. Já o termo isometria refere-se a contração muscular onde se tem um equilibrio contração muscular em dois ou mais sentidos de um articulação, mas não se nota um movimento decorrente das contrações, visto serem aplicadas forças iguais entre agonista e antagonista de um movimento. Para mantermos a postura é necessário que os “grupos musculares de sustentação” mantenham uma contração isométrica.

Alongamento geral para todo o corpo. Muitos pesquisadores têm ressaltado que a manutenção da flexibilidade é importante para a postura corporal e realização de atividade do dia-a-dia com menor dispêndio energético.

Consciência corporal e postural. Como já foi dito anteriormente o desenvolvimento da consciência dos movimentos corporais e da postura são importantíssimos para que possamos manter a estabilidade e o bom funcionamento da coluna vertebral.

Relaxamento. Por fim, ocorre um relaxamento que auxilia o indivíduo a aliviar as tenções que podem prejudicar tanto a postura quanto a execução de outros exercícios.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tem que suar


A preguiça já poderia levar a pecha de inimigo público número 1 da saúde dos brasileiros. Ela é uma das principais culpadas pela epidemia de sedentarismo que domina a população, independentemente de sexo, idade ou classe social.

Segundo o Ministério da Saúde, por aqui nem sequer 15% dos adultos realizam exercícios físicos quando têm tempo livre. Isto é, a maioria da população passa distante da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) — meia hora de atividades leves ou moderadas no mínimo cinco vezes por semana ou 20 minutos de exercícios vigorosos três vezes por semana.

Essa falta de vontade encontra aliados dentro de casa. Mais de 25% dos brasileiros assistem a televisão três ou mais horas diariamente, por exemplo. Largar o controle remoto é preciso — questão de vida ou morte, sem exagero! A OMS estima que, se as pessoas se mexessem de fato, seriam prevenidos 22% dos casos de doenças cardiovasculares e até 16% dos episódios de diabete tipo 2 e câncer de mama e cólon.
Já o surto de obesidade perderia peso e fôlego.

Diante disso, é tempo de chamar os amigos e a família. Uma companhia é um excelente estímulo para caminhar no parque ou matricular-se na academia. Lembre-se de checar a saúde com o médico antes de se movimentar e, dado o aval, prepare-se para suar a camisa em nome de um corpo e de um país mais saudável.

A falta de exercício responde pela ascensão das doenças crônicas. O problema começa cedo, até mesmo na infância.

Divulgação







quinta-feira, 29 de julho de 2010

Evite sobrecargas na coluna e previna as dores


Ao andar, fique com a cabeça erguida e mantenha o olhar na horizontal, com os ombros para trás, pois a projeção dos ombros para frente pode ocasionar retração dos músculos peitorais e influenciar na respiração, sendo que caminhar com a cabeça baixa pode levar a uma cifose (coluna curvada).

Em dia de compras, dispense o salto alto e opte por sapatos de salto com no máximo dois dedos de altura, evitando os calçados de bico fino.

Tire o peso dos ombros e alterne a posição da bolsa, pois carregar a bolsa sempre de um mesmo lado pode resultar em escoliose (desvios laterais da coluna).

Distribua o peso do corpo sobre os dois pés quando estiver em pé a fim de evitar diferença na altura do quadril.

Evite permanecer sentado sem apoio para as costas por tempo prolongado.

Evite levantar e carregar pesos (calcule que o objeto pese até 10% do seu peso).

Durma de preferência de lado com um travesseiro entre os joelhos. Dormir de bruços não é a opção recomendada.

Evite a postura de modelo e a postura desleixada, pois ambas provocam sofrimento tecidual.

O colchão e o travesseiro devem ser adequados para você. O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, deixando assim a coluna vertebral alinhada.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alongamento das costas

O objetivo desse alongamento é alongar a cintura. Evite cair para os lados quando fizer esse exercício. Concentre-se em esticar a região da cintura.


Passo 1
Fique em pé com os pés abertos na distância dos ombros, joelhos relaxados, dedos do pé apontando para frente ou em uma posição confortável, tronco erguido, ombros relaxados.


Passo 2
Coloque a mão direita ao lado do corpo, empurrando a coxa para sustentar a coluna. Estenda o braço esquerdo sobre a cabeça, alongando assim o dorso e a cintura. Lembre-se de fazer o movimento completo lentamente. Volte ao ponto inicial e repita o procedimento oito vezes. Repita o movimento com o braço direito.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Massagem Terapêutica desportiva


A Massagem Terapêutica cada vez mais vem sendo prescrita por médicos trabalhando em equipe multidisciplinar junto a Massoterapeutas e Quiropraxistas para complementar aos tratamentos tradicionais nos casos de contusões e dores visto que um número cada vez maior de pesquisas documenta sua eficiência.

Os treinadores sabem que para manterem seus atletas no topo da forma física exige um programa regular de prevenção e manutenção assim como tratamento no local onde os exercícios são realizados antes e depois dos treinos. Sorte é o time que tem um Massoterapeuta eficiente por perto.

A massagem não apenas faz o atleta se sentir melhor. Ela reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares, aumenta a amplitude dos movimentos e ajuda a aliviar a dor, melhorando assim o tratamento médico.

A massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. E a Quiropraxia faz os ajustes em articulações A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.

Uma pesquisa feita pela Universidade Duke, pesquisadores do Touch Research Institute of the University of Miami School of Medicine mediram os níveis bioquímicos do corpo após a terapia da massagem e encontraram uma dramática redução dos níveis de cortisol, norepinefrina e dopamina, registraram mudanças no nível de endorfina e seratonina depois da massagem esportiva. Estas alterações nos níveis de endorfina e seratonina podem reduzir a dor e também contribuir para a redução nas dores musculares pós-treinamento ou competição.


Massagem de compressão:
Compressão rítmica dos músculos, usado para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e um efeito de suavidade nos tecidos. É geralmente usada como aquecimento profundo quando se quer um trabalho de massagem bem específico.

Massagem nos Trigger Points:
A técnica dos trigger points (ou pontos de gatilho) reduz os espasmos musculares e a dor que ocorrem nos músculos machucados. Quando a técnica de fricção das fibras cruzadas é aplicada na fase subaguda e de maturação além de deixá-los mais fortes, o que é vital para manter a região livre de dores permitindo assim movimentos de maior amplitude durante a fase de reabilitação. Deixados sem tratamento, tais pontos frequentemente conduzem a movimentos restritos e dolorosos em regiões inteiras do corpo.

A Massagem no esporte, quando realizada regularmente, pode trazer os seguintes benefícios:
· Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
· Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e desempenho;
· Reduz os tempos de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais.
· Melhora a eliminação dos produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

Massagem de Manutenção:
Um programa de manutenção 3 vezes por semana inicialmente e, uma vez ao mês, como manutenção ajuda assim o atleta a manter ou melhorar a amplitude de seus movimentos bem como a flexibilidade dos músculos. O objetivo básico do programa de manutenção é ajudar o atleta a alcançar um ótimo desempenho através de um treinamento livre de contusões.

Massagem na Competição:
Massagem Antes:
A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento, pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhorar a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para seu desempenho máximo.

Massagem Depois: A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

Massagem de Reabilitação:
Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares podem ocorrer, mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

Técnicas de manipulação dos tecidos moles empregadas pelo Massoterapeuta são eficazes nos tratamentos de dores agudas e crônicas. Por exemplo, acrescentando a massagem linfática aos procedimentos padrões num estágio agudo de uma contusão poderá melhorar o estágio seguinte que é a hipoxi (falta de oxigênio no local da contusão ou ferimento) e ajuda no processo de escoamento da linfa através do sistema linfático, acelerando assim o processo de recuperação.

Contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes requerem tratamentos variados para acelerarem a recuperação e reduzirem o desconforto. O Massoterapeuta pode ajudar nestas situações.

Fonte: Blog do Rodrigo Nora

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por que as pessoas abandonam os exercícios físicos?


Os dias mais quentes ficam para trás e aumentam as camadas de roupa para esconder o corpo com a chegada do frio. Esta parece ser a época certa para pensar em deixar a academia de lado, depois de uma temporada de exercícios intensos para exibir um corpo em ordem no verão. Pelo menos é o que mostram os números: o período com menor procura e maior desistência de alunos começa no outono e segue inverno adentro.

Praticar exercícios fortalece os músculos, melhora os reflexos, aumenta o bem-estar, a velocidade do andar e a flexibilidade, garante mobilidade e reduz os riscos de doença cardiovascular. Com tantas vantagens, o que faz as pessoas desistirem do compromisso com a saúde e permanecerem sedentárias? A Psicologia do Esporte, ciência criada na metade do século passado, já arrisca respostas certeiras.

Os teóricos da disciplina sabem que não basta a informação nem um modelo de sucesso para que as pessoas mudem de atitude e deixem de ser sedentárias. Porém, acreditam que, apesar de informação não ser suficiente para mudar os hábitos comportamentais, um sistema de conhecimento ajuda o indivíduo a persistir, explica o psicólogo André Pércia de Carvalho, autor do livro “Gol de Cabeça: saiba como o domínio da mente pode influenciar seu desempenho esportivo”.

Pércia de Carvalho exemplifica a afirmação com modos de organização do pensamento, como o auto-questionamento, o ato de escrever um diário, entre outros, que são métodos que ajudam cada um a criar os próprios significados para a importância da atividade física na própria vida. "Os métodos para criar um significado para o esporte na própria vida envolvem a reflexão sobre o que provoca em si o prazer, o desejo de superar as limitações físicas ou a socialização com pessoas com quem se tenha afinidade", sugere.

Atenção, corredores!

O problema, alerta uma pesquisa divulgada pelo "American College of Sports Medicine" há dois anos, é que a fase de parada favorece um ganho de peso maior do que o perdido durante a prática esportiva. "As pessoas deveriam ter em mente que os benefícios do exercício não são um depósito de banco. O que afeta a saúde é o que fazem hoje, e não o que costumavam fazer", alerta o pesquisador Paul Williams, do departamento de ciências da vida do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia (EUA).

A conclusão do estudo é que aqueles que corriam pequenas distâncias (até oito quilômetros por semana) estavam mais sujeitos a ganhar peso quando pararam do que os que se exercitavam mais. Não se sabe ao certo quanto tempo de parada levaria ao ganho de peso, mas especula-se que de seis meses a um ano.

A pesquisa mostra ainda que a diminuição nas distâncias da corrida causa ganhos significativos de peso em todos os níveis, mas o aumento na balança é progressivamente maior à medida que o corredor se aproxima do sedentarismo.

Especialistas brasileiros acreditam que o aumento de peso pode ser explicado pelos hábitos alimentares adquiridos durante a prática dos exercícios. A pessoa se propõe a nadar três vezes por semana e, por conta disso, passa a ingerir mais calorias. Então, pára de frequentar, não diminui a ingestão de comida e adquire quilos extras.

Isso ocorre porque, em geral, quanto menos uma pessoa se exercita, menos se compromete com a atividade e tem menos disposição para fazer compensações (como diminuir a ingestão calórica) a fim de evitar ganhos de peso, se parar de praticá-la.

Fonte:saúde plena

domingo, 25 de julho de 2010

Evite dores musculares


Se você costuma sentir problemas ligados à musculatura, saiba que exercícios priorizar para aliviar os sintomas e se manter bem

Por ser um esporte que requer força, velocidade e intensidade de movimentos constantes, o ciclismo exige bastante dos músculos, principalmente quando os treinos e competições são parte da rotina. Então, é muito importante estar com a parte muscular em dia para garantir o bom rendimento na prática da atividade, sem se prejudicar por possíveis lesões. E, para melhorar os músculos, saber quais exercícios priorizar pode ser primordial.

José Maria Santarém, médico fisiatra, reumatologista e diretor do Instituto Biodelta de Musculação, explicou que o principal elemento para definir quais membros do corpo serão exigidos durante a prática do ciclismo é a altura do banco.

“Quanto mais alto o banco estiver, maior será o esforço empregado à panturrilha e à ponta dos pés”, disse. Isso significa que, para quem já tem propensão a sentir dores nessas áreas, além de alongar com muito cuidado, evitar elevar demais o banco é uma medida inteligente. Quem sente desconforto nos quadríceps e joelhos, deve ficar atento à contra-partida e evitar os bancos baixos demais.

“O ideal é manter o meio termo e deixar os bancos sempre em altura média, que corresponda à estatura de cada pessoa”, alertou o profissional, que deixou claro que tomar essa atitude, além de melhorar o ritmo na atividade, evita lesões. “Quanto menos condicionado o esportista estiver, mais sujeito à fadiga muscular e às câimbras, que podem levar a contraturas, ele estará”, finalizou José Maria Santarém.

Dores nas mãos?
Herbert Coelho, 32, administrador de empresas e ciclista há 15 anos, trocou a mountain bike pelo speed há cinco. O que ele queria era ganho de rendimento e ter a chance de realizar cicloviagens, mas acabou ganhando mais do que isso: dores nos punhos e pernas, sempre que pedala nas subidas. “Não consigo calcular uma distância para começar a sentir dores, mas elas sempre vêm quando passo a acelerar o ritmo, depois do aquecimento”.

Herbert sempre acreditou que o problema estivesse unicamente relacionado à postura, mas, apesar de as dicas de regulagem de banco e guidão confirmarem esta teoria, há outras versões para explicar este tipo de problema.

Kelly Stefani, ortopedista e especialista em medicina do esporte, explica que é comum, sim, sentir dores nos pulsos quando se pedala em pé. Isso porque a posição natural exigida dos braços – firmes e voltados para fora – costuma causar inflamações na parte lateral das mãos. “É um tipo de lesão bastante comum no ciclismo de estrada, que pode levar à fadiga muscular”, alertou a ortopedista.

Para evitar que aconteça, ela deixa algumas dicas valiosas, como utilizar luvas acolchoadas para evitar o atrito e variar a posição das mãos durante os treinos. “Como os treinos permitem mais liberdade, é possível segurar embaixo do guidão ou descansar as mãos no clipe, variando sempre”, sugeriu.

Quem pratica mountain bike, por exemplo, tem problemas relacionados mais ao impacto da modalidade do que á postura, mas também pode aproveitar os treinamentos para descansar a posição das mãos. “Este descanso vai prevenir o impacto e o atrito, além de garantir uma atividade duradoura”, ensinou Kelly Stefani.



Por Juliana Saporito

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vencendo Desafios (dica de livro)

Livro Vencendo Desafios
Capa do livro

1 O ultramaratonista amador Marcio Milan, 53, é o autor do livro Vencendo Desafios, onde narra sua historia como esportista amador. Relatadas as dificuldades, dores e alegrias ao longo dos árduos treinamentos e competições ao redor do mundo que o atleta participou.

Os desafios enfrentados por Milan nos remetem principalmente as ultradistancias, como a Comrades Marathon, o Campeonato Mundial de Ultramaratona de 100 Km e o Ironman.

Titulo:Vencendo Desafios - Quando o Desafio é o Principal Motivador para o Alcance do Sucesso Vol. 1
Editora: Atheneu
Referência: ISBN 85-7379-397- 193 pág. - Brochura - 21x14

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como aliviar e evitar as dores nas pernas


Os praticantes de jogging e certas modalidades esportivas e alguns atletas, sobretudo os corredores de maratona, são particularmente propensos a um determinado tipo de dores nas pernas — uma dor que atinge a parte inferior da perna e é provocada por uma inflamação ou ruptura dos músculos e tendões dessa região em virtude de um esforço excessivo, de choques súbitos e violentos ou do repelido impacto do pé de encontro ao chão.

Se você tem sintomas que podem ser ousados por uma ruptura muscular ou; e tendões, não tente diagnosticar sozinho o seu mal. Consulte um médico ou o serviço de emergência de um hospital.

Prevenção
A fim de evitar esses acidentes, convém tomar as seguintes precauções:

Quando praticar jogging ou qualquer esporte numa superfície dura, use sapatos especiais, com uma sola grossa que amorteça os choques.
Evite praticar jogging em solo duro ou irregular.
Mantenha a forma física fazendo exercícios regularmente, sem excessos e sem exigir demais dos músculos das pernas. O exercício praticado ocasionalmente e em excesso pode provocar dores nas pernas ou até entorses e distensões.
Antes de se dedicar a uma atividade que exija um grande esforço dos músculos e tendões, faça sempre exercícios de aquecimento.
Adicionar imagem

Recuperação

Os músculos e os tendões recuperam-se naturalmente após um mês de descanso. Evite praticar exercícios vigorosos enquanto não tiver se recuperado completamente, pois de outra maneira a lesão poderá tornar-se crônica. Quando a dor desaparece, a prática de um esporte que não exija grandes esforços, como a natação, pode contribuir para um restabelecimento mais rápido. A massoterapia pode também ser útil em tais circunstâncias.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desafios


Sócrates já dizia: “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”

Fomos criados para ultrapassar obstáculos e nos superar sempre. Essa é a nossa natureza!

Observe as crianças, maior exemplo de pureza da nossa espécie. Elas adoram desafios... “O último que chegar ao portão é mulher do padre!” “ Vamos ver quem faz a maior bola de chiclete!” “Duvido que consegue cuspir mais longe do que eu.”

As adversidades são colocadas em nossa frente para que possamos encontrar formas de superá-las e assim adquirir habilidades físicas e psicológicas para evoluirmos.

Na maioria das vezes essas dificuldades são impostas pela vida, e não temos escolhas a não ser enfrentá-las. Por outro lado, existem aqueles desafios propositalmente programamos e que por vontade própria desejamos superá-los e assim, como em qualquer outro obstáculo, nos tornamos mais fortes.

Muitas pessoas consideram loucura alguém correr 42km, atravessar nadando o Canal da Mancha ou escalar o Everest. Pois digo, esses atletas estão atrás de algo que lhe faça crescer, se conhecer e evoluir... São desafios duríssimos que exigem treinamento, preparo e disciplina que poucos dariam conta de suportar.

No entanto, os desafios aos quais nos propomos podem ser grandes assim ou pequenos mas não menos desafiadores... Conheço pessoas sedentárias que se desafiam a correr 2km ou simplesmente sonham em emagrecer 4kg. Cada um tem seu Everest do tamanho que quiser!


O importante é seguir o instinto, criar desafios e viver!

Texto:Iuri Lage

terça-feira, 20 de julho de 2010

Como aliviar a rigidez e as dores musculares

Um esforço inabitual, resultante, por exemplo, de uma corrida para apanhar um ônibus, pode causar rigidez e dores musculares. Esses sintomas podem ser tratados com um banho quente ou a aplicação de toalhas quentes na região dolorida ou de linimentos e loções que gerem calor. Uma massagem suave pode contribuir para relaxar os músculos. Em caso de necessidade, tome um analgésico na dose indicada na embalagem.

Um músculo distendido pode ser reconhecido pela inchação, além da dor. Reduza a inchação com uma aplicação de gelo um saco ou um pano dobrado com gelo esmagado sobre o músculo durante 20-30 minutos. Depois de remover o gelo, aplique na região dolorida uma atadura bem esticada, mas não tão apertada que dificulte a circulação. Descanse o músculo até que a dor desapareça e, se necessário, tome um analgésico.

Se a dor for intensa e a inchação acen­tuada ou os sintomas não desaparecerem após 48 horas, consulte um médico.


Fonte:sobresaude.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Corrida previne problemas de visão


Corrida previne problemas de visão, sugerem estudos

Correr pode reduzir o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade, sugerem novos estudos da Universidade de Berkeley (EUA). Os maiores ganhos foram verificados em atletas, mas mesmo pessoas que correm distâncias menores foram beneficiadas.

Um dos trabalhos analisou informações de mais de 40 mil corredores durante sete anos e verificou que os homens que correram cerca de 64 km semanais tiveram 35% menos chance de ter catarata do que aqueles que corriam menos de 16 km por semana.

Os pesquisadores compararam ainda os dados dos homens com melhor condição cardiorrespiratória aos dos menos preparados e viram que os atletas mais velozes apresentaram menos queixas da doença.

A corrida também foi benéfica em distâncias menores. Outro estudo realizado na mesma universidade analisou 152 homens e mulheres e constatou que aqueles que correram entre 2 km e 3,8 km por dia estavam 19% menos suscetíveis a ter degeneração macular do que as que se exercitaram por menos de 2 km diários.

Para o pesquisador em oftalmologa esportiva Marinho Scarpi, os resultados sugerem que a corrida pode ajudar na prevenção da catarata e da degeneração macular por evitar problemas como hipertensão, diabetes e obesidade, que são fatores de risco para as duas doenças.

Estudos anteriores já apontavam que outras atividades físicas podem reduzir tais fatores, mas exercícios vigorosos como a corrida se mostraram mais eficazes. "Com exceção da exposição à luz solar, os atletas, em geral, cuidam mais de si mesmos e de sua alimentação."

Segundo ele, a prática também ajuda no controle do metabolismo do açúcar e reduz o consumo de cigarro e álcool entre seus praticantes, fatores de proteção já conhecidos.
O ponto alto dos estudos de Berkeley, avalia Scarpi, é a indicação de que mesmo quem não alcança tão longas distâncias pode ser beneficiado. "Não é necessário correr 10 km por dia para reduzir os riscos",

Outro estudo, feito em 2006 na Universidade de Medicina de Kaunas, na Lituânia, testou 210 pacientes com cerca de 60 anos internados para cirurgias de catarata e verificou que o aumento da opacidade das lentes oculares foi maior em pessoas sedentárias. Os pesquisadores creditam o resultado, entre outros fatores, ao acúmulo de radicais livres, presentes em maior concentração no organismo de quem não pratica atividades físicas.

Rubens Belfort Júnior, oftalmologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que o estudo traz dados interessantes, que podem sugerir novas investigações. "Talvez a exposição à luz ultravioleta, que é geralmente tida como agravante, não afete tanto seu surgimento", diz.

A degeneração macular e a catarata estão entre as principais causas de cegueira em adultos no mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 350 mil pessoas precisam fazer a cirurgia de catarata todos os anos.

domingo, 18 de julho de 2010

Massagem esportiva: grande aliada dos atletas


A massagem terapêutica e a massagem esportiva estão se tornando cada vez mais populares principalmente entre os atletas que treinam em ritmo intenso. E os benefícios vão muito além do que se imagina. Além de relaxar e servir também como um grande auxílio no tratamento de lesões, a massagem, se realizada regularmente, serve também como uma forma de ajudar o atleta a se recuperar mais rapidamente de um treino para outro, ou mesmo no período pós-competição.

Segundo a massoterapeuta Joelma Silva, que nos últimos cinco anos tem atendido com regularidade muitos corredores e triatletas na sua clínica, a massagem esportiva , quando feita de forma regular, pode inclusive influenciar na performance do atleta. “Temos vários exemplos de pessoas que começam a fazer regularmente a massagem conosco e sentem os benefícios no próprio treinamento. As técnicas que utilizamos ajudam a soltar a musculatura, proporcionando uma maior flexibilidade e mobilidade nos movimentos, o que acaba ajudando também nos treinos e principalmente prevenindo uma série de lesões que poderiam acontecer ou mesmo se agravar quando o corpo é colocado sob estresse intenso”, comenta a terapeuta.

Embora seja fato que os atletas estejam descobrindo cada vez mais a importância de fazer massagem com regularidade como um grande aliado ao treinamento, Joelma lembra que muitos ainda só procuram por um massagista muito tardiamente, quando estão com alguma lesão. “Muitas vezes até conseguimos reverter o quadro e colocar o atleta em condições de fazer sua competição, mas há casos também em que acaba sendo irreversível. Daí a importância de incluir a massagem na planilha de treino, como um trabalho de manutenção e prevenção.”

sexta-feira, 16 de julho de 2010

No esporte, roupa vermelha melhora desempenho do atleta



Cor intensifica poder de percepção e causa certa inibição nos adversários

Os chineses devem estar certos em considerar o vermelho a cor da sorte. E agora a ciência assina embaixo ? ao menos para esportistas. Uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Psicologia do Esporte da Universidade de Münster, na Alemanha, observou que o uso de roupas dessa cor aumenta as chances de vencer uma disputa.

Os cientistas observaram 42 experientes atletas de diversas modalidades durante torneiros usando uniforme vermelho e outros 42 usando azul. Depois de algumas semanas de pesquisa, veio o resultado: os atletas de vermelho tiveram 13% mais vitórias do que os de azul. Segundo os cientistas, isso acontece porque as cores são interpretações do nosso cérebro, que reúne informações das frequências de ondas recebidas e os dados guardados na nossa memória.

Quando nossos olhos vêem a cor vermelha, envia estes estímulos ao cérebro que reage intensificando nosso poder de percepção e causando certa inibição nos adversários.

Alguns anos atrás, antropólogos da Universidade de Durham, no Reino Unido, avaliaram os jogos das Olimpíadas de Atenas e também constataram o poder da cor vermelha no desempenho dos atletas.

Observando aqueles que tinham o mesmo preparo físico, verificaram que os que usavam uniforme vermelho obtinham melhores resultados.

Os cientistas esperam agora desvendar alguns outros mistérios relacionado ao poder das cores no nosso dia a dia, mas outras pesquisas devem ser feitas a longo prazo.

Por Minha Vida Publicado em 18/12/2009

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Consciência corporal afasta dores e lesões


Atenção aos movimentos preserva os músculos e articulações

Consciência é um processo diretamente relacionado ao autoconhecimento. E faz parte deste movimento conhecer o próprio corpo. A técnica da consciência corporal tem a ver com prestar atenção aos próprios movimentos e a relação do seu corpo com o espaço que ele ocupa, com seus músculos e articulações. "Muitas causas estão por trás dos bloqueios de percepção corporal", conforme diz a osteopata (ciência terapêutica que trata das disfunções de mobilidade articular e tecidual) Grace Alves Ferreira.

"Vivemos muito sentados ou em posições incorretas, o que facilita a má postura e acaba piorando a percepção corporal", diz a especialista. Os aspectos emocionais também estão evolvidos na consciência corporal: um sujeito reprimido por questões morais ou com baixa autoestima acaba tendo reflexos no corpo, tornando-se retraído, o que se reflete principalmente na postura curvada e, consequentemente nas dores cervicais.

O sedentarismo não é necessariamente causador da falta de consciência corporal, mas grande parte das pessoas que fazem exercícios físicos interage mais com o próprio corpo e, por isso, tendem a conhecê-lo melhor, mas também vale o cuidado com as posturas e excessos no esporte.
Um erro comum de desleixo com o corpo é sentar errado. "Muitas pessoas passam mais de metade de seu dia nessa posição e fazer isso de forma inadequada pode trazer muitos problemas", explica Grace. Uma boa dica é apoiar sempre os pés no chão, mantendo o ângulo dos joelhos em 90°, assim como o do quadril, e prestar atenção para que esse ângulo não diminua e você não acabe curvado.

A alimentação também tem influência na percepção corporal: comidas gordurosas retardam o metabolismo, prejudicando o funcionamento do sistema digestivo. "Quem conhece o próprio funcionamento corporal sabe os limites alimentares que mantêm o bem-estar em dia", diz a osteopata.

Reconhecimento do corpo

A professora Letícia Nabuco, responsável pelas aulas de Conscientização do Movimento do curso de consciência corporal oferecido anualmente pela Universidade de Juiz de Fora, explica que o principal objetivo das aulas - com duração de oito meses - é "despertar no aluno um olhar crítico e investigativo para o próprio corpo". O curso - que atrai principalmente profissionais da área da saúde, mas também é aberto ao público interessado - envolve a parte teórica e a prática, visando à prevenção de problemas musculares e ósseos, o reconhecimento das incorreções e práticas de correção postural, respiratória e muscular, além da prevenção de lesões.

Os alunos trabalham em exercícios que envolvem princípios de dança contemporânea, de pilates e a análise do movimento, que visam trabalhar a harmonia espacial e a reestruturação do próprio corpo. Os benefícios vão desde uma maior sensação de conforto corporal, o aumento da capacidade circulatória, respiratória e a ampliação da capacidade de movimento. "O aluno, ao mesmo tempo, amplia e toma consciência de sua capacidade e limites corporais", explica Letícia.

Fonte: minha vida

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pulseira magnética pode melhorar desempenho de atletas


Usuários do artefato dizem que objeto propicia mais força, equilíbrio e flexibilidade a quem o usa. Super Esportes realizou testes para comprovar os efeitos

Mesmo no auge do treinamento de base — período de máxima exploração da elasticidade e da força —, o ginasta Aldo Pereira Gonçalo, 12 anos, não conseguia fazer a abertura lateral por completo. Concluir o movimento corresponde a deixar a infância e entrar na adolescência da modalidade. Porém, por mais que tentasse e o técnico dele insistisse, Aldo sempre parava a 20cm do chão.

De surpresa, o Super Esportes levou ao treino uma pulseira de borracha preta, com uma peça metálica incrustada. O aparato fora apresentado duas semanas antes, pelo velejador Lars Grael, herói olímpico brasileiro. Lars, então, afirmara convicto que a pulseira EFX é capaz de propiciar a quem a usa maior capacidade de flexibilidade e equilíbrio.

“Espera, aí! Essa pulseirinha aumenta a flexibilidade? Essa eu quero ver...”, desdenhou o técnico Carlos Augusto Bezerra, o Carlinhos do Setor Leste. “Vamos testar com o cara mais duro que tenho. Baiano, chega aqui!”, convocou o treinador. Aldo, o Baiano, foi. “Faça um espacato (abertura lateral)”, pediu. Com dificuldade, o garoto realizou o movimento e lá estavam os 20cm entre o períneo e o chão. “Agora, coloca isso aqui”, disse Carlinhos, entregando a pulseira ao ginasta. “Faça de novo!” Queixos caíram. O professor arregalou os olhos. Ficou boquiaberto. Aldo, o Baiano, nada entendeu. Mas acabava de completar a manobra, perfeitamente, pela primeira vez na vida.

“Estou muito surpreso. Ele é duro e o efeito foi imediato. Neste período de treinamento de base, trabalhamos a flexibilidade diariamente. Quanto maior a amplitude do movimento, mais motivado o atleta fica. Acho que essa pulseira pode ser muito útil nos treinos para mostrar ao atleta que ele é capaz”, avaliou o técnico.

Relato do velejador

Lars Grael, 46 anos, usa a pulseira há mais de um ano e a indicou ao proeiro Ronald Seifert, 38 anos, parceiro de vela. “O Lars me deu de presente no começo do ano e comecei a usá-la. Com ela, disputei o Mundial de Star, em janeiro, no Rio. Depois do 35º lugar na primeira regata, conseguimos ficar na quarta colocação geral. Não sei se ela realmente ajudou ou se é por superstição, mas não tiro mais a pulseira do braço”, garante Ronald.


Magnetismo sobre os músculos

Com a promessa de maximizar o desempenho do exercício, aumentando o equilíbrio, a força e a flexibilidade, a pulseira de aparência inofensiva tem apresentado resultados surpreendentes até mesmo para os mais céticos. “Não acreditava nisso até ver que realmente acontece”, garantiu Carlinhos.

Segundo o fabricante, os efeitos são provocados por um holograma que, colocado em contato com o campo bioelétrico do corpo, emite ondas eletromagnéticas com atuação sobre o tecido muscular.

Criada pelo norte-americano Dirk Lindley, militar reformado da Força Aérea Americana, a pulseira EFX chegou ao Brasil em fevereiro do ano passado e ainda não há previsão de quando será comercializada no DF. Vendidos na internet, os braceletes custam de R$ 110 a R$ 130. Mesmo sem estudos científicos que comprovem os efeitos do aparato sobre o corpo humano, o fabricante garante que o holograma não tem prazo de validade, nem contraindicação.

Imagem em três dimensões
A holografia é uma forma de registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Foi concebida teoricamente em 1948 pelo húngaro Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1971, e somente executada pela primeira vez nos anos 60, após a invenção do laser. É utilizada pela física como técnica fotográfica para análise de materiais ou armazenamento de dados.

Nada a ver com acupuntura

Segundo o fabricante, assim como a massagem terapêutica profunda e a acupuntura, o holograma promove o fluxo de energia ao longo dos principais canais meridionais, estimulando centros energéticos específicos. O diretor da Escola Nacional de Acupuntura (Enac), Ricardo Antunes, discorda: “Eu não acredito no poder da pulseira. Não posso afirmar que ela não funciona, mas ao que se atribui o funcionamento dela, nada tem a ver com a medicina tradicional chinesa. Pode ser alguma sugestão inconsciente. A pessoa usa e acha que com isso consegue fazer coisas que não realizava antes. Não sei, mas acho melhor testarem a pulseira com um especialista em cinesiologia”.

Teste comprova a eficiência

Para testar as propriedades físicas da pulseira EFX, o Super Esportes submeteu o apetrecho à psicóloga Luciana Peticacis de Avelar, especialista em cinesiologia aplicada. Curiosa para aferir empiricamente os prometidos poderes do bracelete, ela convidou Yago de Moura Quadros, 15 anos, jogador de futebol da categoria de base do Centro de Formação Guti Futebol.

Sem que ele soubesse do que se tratava, Luciana submeteu o garoto a uma bateria de testes musculares. Queria descobrir quais estavam disfuncionais (com falha na força). A partir daí, comprovaria se o produto funciona ou não.

Deitado sobre a maca do consultório, Yago não conseguia reagir à força que Luciana realizava para conservar o braço esquerdo dele distante do corpo. Depois, com a perna esquerda flexionada, em uma angulação de 90º, ele se esforçava para mantê-la parada contra o estímulo de Luciana para que esticasse o membro. Foi em vão.

“Por meio dos testes musculares, podemos identificar não só os bloqueios energéticos e emocionais, como também temos técnicas simples para liberá-los. Fiz o teste para medir a força dos músculos do Yago e descobri deficiência nos músculos de base, que dão força ao quadríceps e ao bíceps femural. Estão fadigados”, explicou.

Após definir os membros que seriam testados, Luciana colocou o bracelete no garoto e repetiu os testes, usando a mesma força aplicada anteriormente. Para surpresa dela, os músculos de Yago reagiram de forma diferente e ele conseguiu passar pelo exame. “Não acredito! Vou fazer de novo, mas sem a pulseira”, disse com espanto. Ela tirou a pulseira, repetiu os procedimentos e Yago não teve êxito.


Palavra de especialista

"Estou impressionada. A pulseira poderia gerar excesso de energia, mas testei e vi que não tinha interferência. Ela não faz mal ao sistema de energia. Uma das principais disfunções do organismo é a fonte de magnetismo e ela deve atuar nele. Também não tem nada a ver com sugestão inconsciente. O Yago não sabia o que estava sendo testado. Existe disfunção por sistema de crença, mas mesmo assim não influenciará na pulseira, por conta dos testes de energia que fiz.

Mesmo confirmando que o objeto provoca efeitos benéficos sobre o organismo, ela alerta para o uso: “É interessante e inovador para o mercado, mas espero que as pessoas não pensem que só o uso da pulseira resolverá todos os problemas e deixem de lado a boa alimentação e o exercício físico."

Luciana Peticacis de Avelar, psicóloga e especialista em
cinesiologia aplicada

Ciência muscular

É um sistema de toque para a saúde, cientificamente definido como ciência da ativação muscular, pois se vale de testes nessa estrutura como instrumento principal de acesso às informações no cérebro. A metodologia foi criada em 1964, pelo norte-americano George Goodheart. Ele tomou princípios de biomecânica e os combinou a elementos da terapia chinesa dos meridianos, da quiropatia e dos reflexos osteopáticos, além da bioquímica. Visa harmonizar os desequilíbrios energéticos do corpo em todos os níveis: estrutural, químico e emocional.





Fonte:correio Braziliense

terça-feira, 13 de julho de 2010

Capoeira traz diversos benefícios para o corpo e a mente


Existem várias teses sobre a origem da capoeira, se africana ou brasileira, o que motivam grandes discussões sobre o tema até hoje, visto que o conselheiro Rui Barbosa, quando ministro da Fazenda do Governo General Deodoro da Fonseca, considerando a exploração do homem pelo homem uma mancha de sangue na história do País a ser apagada, mandou queimar toda documentação referente à escravidão negra no Brasil. Assim, ficou apenas a distorção dos fatos, pois os documentos que nos restaram fornecem apenas o necessário para a reconstituição da nossa história, mas sem a precisão dos acontecimentos do passado.

Tradicionalmente, a capoeira é entendida como uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

Como atividade física, a prática da capoeira envolve exercícios aeróbicos (que provocam o aumento de frequência cardíaca e queima de gordura) e anaeróbicos (desenvolvimento muscular), proporcionando flexibilidade, força muscular e resistência física.

O treino regular é fundamental para que o capoeirista consiga ter um bom desempenho durante o jogo, e a prática pode ser feita por pessoas de qualquer idade e condição física.

A capoeira exige também concentração e observação. O olho no olho é uma das bases do jogo da capoeira. É importante estar sempre atento ao parceiro, procurando onde está o seu olhar, fazendo os movimentos sem perdê-lo de vista.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo e música, e a compreensão da filosofia de jogo são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira angola.

Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força.

Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ótimo, porque a prática constante (pelo menos três vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorrespiratório. E o melhor: você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados.


Confira mais detalhes:

- Resistência: É preciso manter o pique durante o treino ou jogo;

- Agilidade: Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora;

- Flexibilidade: Na capoeira predominam os gestos amplos;

- Velocidade: Necessária para surpreender o adversário sempre que possível;

- Equilíbrio: É preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas;

- Coordenação: É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo;

- Ritmo: Os movimentos do corpo acompanham a música.

Outros benefícios:

- Atenção: É preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda;

- Persistência: Os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas;

- Coragem: Aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos;

- Astúcia: Você cria situações inesperadas para o adversário.

Outro fato é que capoeira não se faz sozinho, por isso é imprescindível a participação dentro de um grupo. Seu ensino é baseado na oralidade, com os conhecimentos passados através da vivência e prática regular. Isso exige que o indivíduo se molde a um grupo e passe a conviver com as diferenças existentes neste núcleo de pessoas, num exercício de tolerância. A capacidade de improvisação – de conseguir se adaptar às diferenças e de dramatizar as situações – é uma característica que o praticante vai adquirindo com o treinamento, envolvendo malícia e brincadeira.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas para a prevenção e o alívio das dores nas costas


Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor nas costas, resultado de má postura, inatividade física, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios. Por “dor nas costas”, entende-se a dor nas regiões cervical, torácica e lombar que não está relacionada a infecções, tumores, doenças sistêmicas ou fraturas.

Conheça alguns truques que ajudam a prevenir a tensão dos músculos e aprenda a fazer uma massagem que relaxa e diminui a dor nas costas.

Acabe já com a tensão nos músculos

- Donas de casa

1) Passe roupa sem dor: deixe a coluna ereta e mantenha a tábua de passar na altura dos cotovelos para que você não se incline demais sobre ela.

2) Não se curve, agache: ao pegar crianças no colo, dobre as duas pernas, agachando com a coluna ereta. Nunca curve a lombar para levantar peso!

3) Use vassoura longa: não se incline demais ao usar rodo e vassoura. Para isso, escolha modelos de cabo longo.

- Grávidas

1) Faça exercícios: se não houver restrições médicas, caminhar durante a gestação é um hábito que dribla a tensão.

2) Controle seu peso: engordar mais do que dez quilos pode causar um problema na coluna. Evite isso!

3) Não force os ombros: o crescimento dos seios força os ombros, tencionando a nuca. Evite o incômodo praticando a massagem contra tensão.

- Terceira idade

1) Caminhe diariamente: de acordo com os médicos, a coluna precisa se mover para os músculos serem alongados. Com uma vida sem exercício físico, mais cedo ou mais tarde, a dor vai chegar. Previna-se!

2) Troque o colchão mole demais: colchões molengos não dão apoio à coluna, causando dor. Perceba se você sente pontadas na região lombar ao acordar. Se isso acontece, é sinal de que o seu colchão precisa ser trocado.

3) Controle sua alimentação: o excesso de peso ocasiona mais problemas nas costas, como artrose, hérnia de disco e desvio na coluna. Além disso, alimentos como café, açúcar e álcool aumentam o hormônio que causa o estresse, facilitando o surgimento de inflamações.

Exercícios e alongamentos

- Dica: Não abaixe e nem se levante muito rápido. Com a idade, acontece um desgaste natural das estruturas da coluna.

- Pescoço: Gire a cabeça no sentido horário e dê cinco voltas. Em seguida, vire no sentido anti-horário e dê mais cinco voltas.

- Ombros: Sentada, coloque as mãos nos ombros, deixando os cotovelos apontados para fora. Empurre cinco vezes os cotovelos para trás e para frente, o máximo que conseguir sem sentir dor.

- Peito: Com os braços esticados para frente, abaixe a cabeça e encoste o queixo no peito. Nessa posição, levante levemente os ombros e mantenha-os assim por cinco segundos. Volte à posição normal. Pratique essa sequência de movimentos toda vez que sentir tensão ou tiver forçado as costas.

sábado, 10 de julho de 2010

Massagem nos órgãos internos com o Bambolê


Bambolê reaparece e ganha status de vida saudável

O bambolê, tão vintage, está de volta, e não está só de brincadeira: ganhou status de atividade física.

"É um exercício muito fácil de fazer. Em dez minutos você aquece, sente que o corpo está reagindo, que as articulações estão lubrificadas", diz Vera Carvalho, 35, bailarina e atriz.


Sorrindo, ela diz que chegou a perder três centímetros de cintura, ao fazer meia hora de bambolê por dia. "O exercício faz uma massagem nos órgãos internos e ativa uma musculatura mais profunda, fortalecendo o centro do corpo", afirma.

Os benefícios ocorrem porque os movimentos trabalham a musculatura interna do abdômen, da coluna e do quadril", segundo Fernanda Lima, reumatologista especializada em medicina esportiva no Hospital das Clínicas.

A médica diz que o bambolê também promove melhoria da postura, do equilíbrio e da flexibilidade. É preciso ativar os músculos posturais para que o bambolê fique em equilíbrio dinâmico paralelo ao solo -ou seja, não deixar o aro colorido cair.

A alegria dos praticantes também tem explicação científica. "A prática contínua de pelo menos 20 minutos seguidos de bambolê pode ativar o metabolismo aeróbio e a liberação da endorfina", diz Fernanda Lima.

PARA COMEÇAR A REBOLAR

O bambolê deve ser compatível com o tamanho do praticante. A médica Fernanda Lima explica como: "Na vertical, ele deve ficar entre a cintura e o peito".

Antes de começar, a pessoa deve checar se não tem problemas na coluna, no quadril ou joelho que contra-indiquem a prática.

Há bambolês com água dentro, ou feitos de materiais mais pesados, que exigem força maior para fazer os giros, aumentando o trabalho muscular e aeróbio.

Às vezes, é preciso ir para um parque ou praça para poder bambolear com liberdade -o que faz o praticante se apropriar melhor do lugar onde vive, na visão de Mariana Bandarra. "Fico fascinada de ver as pessoas fazendo bambolê mudarem a paisagem da cidade."

"Para quem começa, é mais fácil colocar um pé na frente e ir oscilando o corpo para os lados. Não é preciso rebolar, o importante é sentir que quando o bambolê vai para um lado, você deve fazer um movimento sutil para o oposto", ensina.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Exercício rápido e vigoroso combate o estresse


Estudo mostra que 13 minutos é o tempo mínimo para colher o benefício

Investir em períodos curtos de exercício vigoroso - do tipo que faz você suar e aumenta seus batimentos - pode ajudar a amenizar os efeitos devastadores que o estresse tem sobre o envelhecimento celular, de acordo com um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A atividade física é responsável por reduzir um dos principais aspectos do envelhecimento celular: o encurtamento dos telômeros. Os telômeros são partes de material genético que se parecem com caudas e ficam nas extremidades das nossas células. No estudo, 63 mulheres idosas saudáveis foram divididas em dois grupos, o de sedentárias e o de ativas, com base em seus níveis de exercício durante um período de três dias. Muitas das mulheres eram cuidadoras de cônjuges ou pais com demência - o que indicava níveis de estresse.

Foi concluído que as mulheres que exerceram uma atividade física vigorosa breve - pelo menos 40 minutos durante o período estudado - tinham telômeros mais longos do que suas colegas inativas. Os autores concluem que 13 minutos de exercício vigoroso diário parece ser a quantidade mínima para obter esses benefícios.

Além disso, o estresse é ruim para o coração e faz você ficar cansado e abatido, tornando o organismo mais vulnerável a infecções. O tratamento psicológico e psiquiátrico do estresse é tão importante quanto 75 minutos de atividade vigorosa ou 150 minutos de atividade moderada, além de exercícios de levantamento de peso a cada semana, de acordo com os pesquisadores.

Já para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.

Fonte: minha vida

terça-feira, 6 de julho de 2010

Desvios e incômodos da coluna


Livre-se da dor nas costas e entre em forma ao mesmo tempo
Diversas modalidades das academias ajudam a pôr a coluna na linha

Se você usa suas frequentes dores nas costas como pretexto para fugir das atividades físicas, jogue a toalha e desista da estratégia. Muitos exercícios, além dos vários outros benefícios que oferecem a seus praticantes, se transformam em aliados de quem sofre com os desvios e incômodos da coluna.

Para te convencer de que a academia pode ser o lugar certo para corrigir a má postura e espantar as dores que vêm na bagagem, abaixo modalidades eficazes para pôr você na linha. Antes de escolher sua atividade, porém, é preciso ter um aval médico para a prática de exercícios. Se houver algum tipo de inflamação na coluna, o problema precisa ser tratado primeiro.


Musculação

"A prática de musculação pode ser usada como mais uma medida para fortalecer as costas, a região abdominal e peitoral. As séries para atingir o objetivo de equilibrar a postura podem ser feitas nos aparelhos ou com os pesos livres" , ensina Vanessa Carvalho, professora da Competition.

Assim como nas outras modalidades, a única restrição da musculação às pessoas com dores nas costas é feita quando as crises aparecem. Se fizer exercícios sentindo dor, o incômodo pode se intensificar . O restante dos cuidados varia conforme a patologia do aluno. "Um aluno com hérnia de disco ou lombalgia precisa fazer exercícios que fortalecem as costas e, ao mesmo tempo, evitar a sobrecarga", exemplifica Vanessa.

Caso o praticante se exercite de duas a três vezes por semana, o fortalecimento progressivo vai sendo notado. As melhoras significativas, no entanto, aparecem por volta do terceiro mês de prática.

Yoga

"As posturas e os alongamentos trabalhados no yoga ajudam a alinhar a fortalecer a região dos músculos paravertebrais", explica o professor da Competition, Mário Américo. Ainda de acordo com ele, o eixo central do corpo serve de base para os exercícios e movimentações do yoga. "Muitos exercícios, como as torções e posturas, são focados na coluna e, em geral, trabalham para manter a curvatura natural dela. Isso certamente ajuda quem sofre com as dores nas costas", reforça.

Mais uma vantagem da prática de yoga é que os resultados são quase imediatos. Quando as dores nas costas são causadas pelo acúmulo de tensões do dia a dia, o alívio é notado já nas primeiras aulas. "A respiração correta e a meditação ajudam a aliviar as tensões, melhorando as dores" , garante Mário.

Já quem apresenta algum problema mais grave na coluna, precisa contar ao professor. Assim, ele adapta os exercícios, conforme a necessidade do aluno. Vale lembrar que é muito importante buscar profissionais capacitados e que respeitem a condição física do aluno. Caso contrário, o efeito pode não ser o esperado e o aluno ainda corre o risco de se machucar .


Alongamento

Luciano Sanchez, professor da Bio Ritmo, esclarece que a dor indica algum tipo de lesão. "Isso acontece quando o músculo não está alongado ou forte o suficiente", diz. As aulas de alongamento, então, entram em ação para melhorar o primeiro causador das dores nas costas.

Na prática, os alunos trabalham os músculos dos pés à cabeça, na parte posterior e inferior do corpo. "A gente usa alguns equipamentos, como as tiras e as borrachas de alongamento, que auxiliam os iniciantes a melhorar a performance" , fala o professor da aula que, em geral, dura 30 minutos.

Segundo Luciano, as séries de alongamento podem ser feitas não só nas aulas, mas também em casa. "Quanto mais alongamento, melhor. A gente aconselha os alunos a realizarem os alongamentos logo que acordam, ainda na cama para espreguiçar todo o corpo. Basta ficar de 20 a 30 segundos nas posições que aprendem em sala" , conta.

Porém, o professor da Bio Ritmo ressalta que o alongamento só é capaz de amenizar as dores. "O fortalecimento da região das costas e dos músculos abdominais só é adquirido com alguma atividade física complementar" , afirma.

Fonte: Minha Vida

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Massagem e a atividade física


Estimulação da atividade física

Certas técnicas de massagem são bastante estimulantes, produzindo uma forte sensação de revigoramento. Estas técnicas se mostram muito úteis no mundo dos esportes e deram origem ao conceito de massagem esportiva, que simplesmente reflete a noção do uso de certas técnicas de massagem para a promoção da atividade física e melhora do desempenho. Com freqüência ocorre um forte impacto psicológico em função da aplicação das técnicas de massagem apropriadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails